quarta-feira, julho 02, 2014

Legado da Copa


Ainda respiro, ainda como, ainda durmo, ainda como... Mas não vou muito além disso. CARALHO, que copa magnífica! Sigo exagerando na dose: troquei meu horário de almoço, o meu cachorro já sabe que não tem passeio enquanto tem jogo, suspendi academia, encontros, bares, igreja... minha última proeza foi levar vários dias pra ir buscar a roupa na lavanderia pra não perder momentos dos jogos. No trabalho é olho na TV e celular "sintonizado" nos app que oferecem transmissão dos jogos ao vivo enquanto não estou em casa. UFA! Overdose pouca é bobagem.

Em cada jogo tenho um preferido, vibro com cada gol que sai e com cada grande momento. Só cochilei um pouco no jogo Brasil vs. México. De resto, acho que acompanhei os jogos da copa do mundo em 90%. Já se considerar as reprises pode contabilizar uns 210%.

O que ganhei com isso? Nada! É que nem gordinho que ganha de presente uma caixa de bombons com os seus chocolates favoritos, pede pra ele parar de comer pra ver o que acontece. Pior que cão de guarda quando alguém mexe no pote do aninalzinho enquanto ele se alimenta: ganha uma bocanhada. Ainda bem que gordinhos não transmitem raiva. Nem aficionados pela prática do bom futebol bem jogado.

É perigoso falar em futebol bem jogado, porque esse conceito é uma ideia diferente na cabeça de cada um. Para alguns seria como uma espécie de "Harlem Globetrotters" do Soccer, com belas jogadas de efeito, etc e tal. Para outros é apenas a emoção, como um filme de ação em que os grandes momentos e desfechos acontecem sempre no último segundo, já para outros é o futebol jogado com raça, vontade e muita raça (dose extra), dedicação com técnica sendo um elemento secundário. Meu conceito de futebol bem jogado tem os três elementos bem dosados, dentro da realidade de cada elenco.

Nessa copa temos muito de tudo. Que Copa! É o que eu costumo dizer: quando as coisas acontecem no quintal de nossa casa a ressonância é maior.

Depois com o passar do tempo, fui percebendo um elemento muito importante que nenhuma equipe se deu muito de conta, se percebeu não vem trabalhando adequadamente: a finalização no gol.

Pausa: momento BV revoluciona o futebol. Sim, entregaremos mais esse legado para o mundo. De nada, humanidade! Mas só na próxima quarta pra apresentar de uma maneira descente pra vocês. Inté! 

Preview: Cacete! Os caras jogam por milhões de corações. Eles treinam uma vida e... e... quando chutam (vale também para cabeceio, barrigada e todas as outras formas de conclusão), 90% das... Tá, vamos a um eufemismo: 75% das conclusões vão em cima do goleiro, 20% vão para fora ou uma posição de fácil defesa e o resto talvez seja uma boa conclusão (ou resultam em gol ou num grande momento do goleiro).

Mas por que isso acontece?