segunda-feira, julho 21, 2014

Não cabô ainda!!


Tava conversando com um colega indiano, que parou prá assistir ao primeiro jogo de futebol inteiro da vida dele. Alemanha x GrêmioArgentina, no domingo passado. Na Índia, a imensa maioria não segue futebol. Eles adoram Cricket, entre outros esportes menos conhecidos por brasileiros. Mas voltando ao assunto, mesmo antes dele falar, mas já percebendo a expressão dele, eu notei que ele estava decepcionado.

Comentei então que não foi um bom jogo. Não tão emocionante como provavelmente foi para alemães e argentinos (além de secadores-com-inveja e baba-ovos). Mas o jogo em si, isolando o evento, não foi dos mais interessantes.

Comentei com ele que finais de copa do mundo são em sua maioria assim. Chatas, sem gols, resolvidas no detalhe. Como já disse, reflexo do futebol moderno: não se perde primeiro, prá depois tentar ganhar com o mínimo de risco. Logo, 1 x 0, taça no armário, estrela no peito.

Não faz sentido, não é? Os dois melhores times do planeta - na teoria e neste caso na prática também, com a Holanda junto no grupo - jogando pelo título mais importante do mundo (entre todos os esportes), deveriam invariavelmente apresentar o melhor espetáculo. Não me confundam. Não sou contra o tal "futebol moderno". Não sou paurioca-viúva-de-82. Essa copa provou que, apesar do Gauchão e do Brão, campeonatos de futebol podem apresentar bons jogos em sua maioria.

Mas voltando ao assunto inicial, finais de copa do mundo tem sido, no "meu tempo", um saco na grande maioria. Muito anti-climax.

Senão, vejamos:

- 2014: Já falei sobre este ano.

- 2010: Espanha e Holanda. Holanda teve umas duas chances cara a cara, mas o que faltou mesmo foi uma segunda bola em campo, pois a Espanha estava no auge da punhetagem de passes entre seus jogadores. Prá mim, um saco. Sei que outros tinham orgasmos com o futebol deles, mas prá mim, repito, um saco. 0 x 0, e um gol no fim da prorrogação. Entendam, prá quem não acompanha o esporte, e escolhe este jogo prá ver se começa a gostar ou não, foi uma péssima idéia.


- 2006. 0 x 0. Um time que historicamente só se defende, contra outro time que dependia muito de um jogador que resolveu encerrar sua carreira minutos antes do fim do jogo usando a cabeça! Outro jogo chato prá caralho, que acabou nos penaltys.


- 2002. Aqui sim, uma final que valeu o rótulo de final. Não porque o Brasil ganhou, mas porque foi um baita jogo de bola. Chances dos dois lados, bola na trave, um belo gol, uma incrível falha de um goleiro que dizia-se não falhava em campo... De negativo apenas a ausência do melhor jogador da Alemanha na época, o Ballack, suspenso por uma regra que foi alterada justamente para evitar a repetição de tal fato. Este jogo, uma excessão. Ainda bem.


- 1998. Aqui novamente fora o fato de envolver o Brasil, foi um jogo que se decidiu antes de começar a partida - como todo mundo sabe! E logo já no primeiro tempo, qualquer um que acompanha futebol e entende um pouco do riscado, viu que os 2 x 0 que a França abriu equivaliam facilmente aos 5 x 0 que a Alemanha abriu antes dos 30, semana passada. Aliás, a Alemanha acabou com o jogo no segundo gol já... Voltando a 98, legal pelo fato de ter saído 3 gols do time da casa, com aquele frenesi todo, mas em termos de disputa, zero.


- 1994. Igual a 2006. Ambos os times tiveram um punhado de chances, poucas claras, e um jogo mais nervoso do que disputado. 0 x 0 e penaltys. Ah sim! E o título decidido com um chute prá fora!!!!


- 1990. 1 x 0... de penalty! Novamente, uma final decidida com bola parada, e escore mínimo.


- 1986. Aqui, o último dos grandes jogos finais! Jogo disputado, que mesmo os 2 x 0 não indicavam o fim do jogo. Tanto que houve um empate e um gol decisivo, minutos antes do fim. Esta foi a primeira copa que acompanhei, e a última das grandes finais até hoje (com uma excessão nem tanto a altura em 2002).


Estou eu aqui dizendo que um jogo precisa de gols (no plural) para ser interessante? Não. De jeito nenhum. Como já falei semana passada e anteriores, Aleamnha e Argélia foi um baita jogo, e acabou 0 x 0 no tempo normal. Tivesse terminado o jogo ali, eu tinha ido prá casa satisfeitíssimo. Mas como bônus, ainda tivemos 3 gols na prorrogação!

Eu assiti a todos os jogos finais do "meu tempo" ao vivo (começando em 86), e já vi todas as finais desde 1970, além de 58 e 62. Coincidentemente os jogos de 1970 até 86 têm ao menos 3 gols cada, com ambos os times marcando.

1982: Itália 3 x 1 Alemanha
1978: Argentina 3 x 1 Holanda
1974: Alemanha 2 x 1 Holanda
1970: Brasil 4 x 1 Itália

Voltar no tempo antes de 70 é covardia!

Onde quero chegar? Em lugar nenhum! Não tem o que fazer. O indiano vai continuar gostando de cricket, e eu vou continuar parando prá ver as finais chatas. Acho que só quis mesmo fazer uma observação sobre esses jogos que param 90% do mundo, de 4 em 4 anos.

E que já sinto saudades!

E ontem?

Sempre muito bom ganhar do time da Rede Globo. Muito bom mesmo. E de 4! Agora... soube que não jogaram bem, apesar do resultado, contra 10. Vi os melhores momentos, e uma cabeçada que o Nabael Moura perde na pequena área, sozinho, foi prá OFENDER o Fernandão, ao invés de homenageá-lo.
O negócio é somar a maior quantidade de pontos contra babas como o Flamengo (lanterna, lembrem-se) prá conquistar nosso grande objetivo de 2014 que é a saída do Luigi com o time na primeira divisão.
Eu não me engano a muito tempo com esse Inter aí.

Dunga

Dunga voltou prá seleção. Eu gostei. Sim. Gostei mesmo. Em 2010 ele tinha armado um bom time. Saímos da copa por um baita salto alto no segundo tempo contra a Holanda. Podíamos ter metido 3 x 0 no primeiro, e voltaram pro segundo achando que tava no papo. Daí teve falhas, faltou vontade, apagão... aquelas coisas. Mas gostei. O Dunga jogador teve a redenção dele em 94 depois do que passou em 90. Quem sabe essa não é a oportunidade de fazer o mesmo como treinador?

Agora, é incrível ver as máscaras de certos comentaristas pauriocas caindo. O PRECONCEITO, o ÓDIO contra os gaúchos está mais do que evidente ultimamente. A repetição de treinadores gaúchos na seleção "deles" dá um asco nesssa gente. Só no último mês, Juca Kfouri já fez uns 3 ou 4 posts sobre o "estilo bem gaúcho" do Felipão (gereralizando escandalosamente quando se referia a grosseria do ex-treinador), ou então listando os técnicos gaúchos (e o estilo do futebol gaúcho) que já passaram pela seleção. Como se o estilo do futebol "brasileiro" hoje em dia fosse muuuuuuito diferente, não é? Fora ele, tem outros também, é só acompanhar suas colunas ali do lado esquerdo do blog. Uma vergonha. Preconceito escancarado. Mas o Ministério Público está muito ocupado procurando problemas no Beira Rio, então vamos ter que engolir esse PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO calados mesmo.