sábado, março 07, 2015

Corneta aos sábados

Alguns tópicos da semana....

--

Cantando a pedra....

Todo mundo aqui comentando sobre a Empresa Jornalística Gremista exaltando as "conquistas" do seu time nessa semana, como o primeiro lugar na segunda página de classificação do Gauchão, e a heróica, revolucionária, arrebatadora tentativa de modificar a fórmula do Brasileiro, spearheaded (dicas inglês BV #22) pelo presidente do departamento de futebol de tal empresa jornalística. E tudo isso numa semana de jogo do time rival pela Libertadores.

Nada de novo prá quem conhece a aldeia.

Pois bem, vamos focar na fórmula do Brasileirão, então.

Já pensou, se o tal Coração Valente consegue mesmo influenciar a mudança de fórmula prá 2016, e aí, na maior ironia futebolística de todos os tempos, eles caem esse ano, não jogam na fórmula que tanto queriam, e aí... a-di-vi-nha quem ganha em 2016?????

A pedra está cantada!

--

Apenas a título de curiosidade...

Mês passado, meu pai, o Maior Colorado Cearense do Mundo, escreveu um email indagando sobre a nomeação de uma das ruas adjacentes ao Beira-Rio com o nome do Fernandão.

O email foi endereçado a todos os vereadores de Porto Alegre:

--

De: Marcelo Mourão
Enviada em: terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 09:20
Para: _Presidencia; Ver Airto Ferronato; Ver Alberto Kopittke; Ver Alceu Brasinha; Ver Any Ortiz; Ver Bernardino Vendruscolo; Ver Cassio Trogildo; Ver Claudio Janta; Ver Delegado Cleiton; Ver Dr Thiago Duarte; Ver Carlos Comassetto; Ver Elizandro Sabino; Ver Fernanda Melchionna; Ver Guilherme Socias Villela; Ver Idenir Cecchim; Ver João Carlos Nedel; Ver João Derly; Ver Jussara Cony; Ver Kevin Krieger; Ver Lourdes Sprenger; Ver Marcelo Sgarbossa; Ver Marcio Bins Ely; Ver Mario Fraga; _Gab Ver Mario Manfro; Ver Mauro Pinheiro; Ver Mônica Leal; Ver Nereu D'Avila; Ver Paulinho Motorista; Ver Paulo Brum; Ver Pedro Ruas; Ver Professor Garcia; Ver Reginaldo Pujol; Ver Séfora Mota; Ver Sofia Cavedon; Ver Tarciso Flecha Negra; Ver Valter Nagelstein; Ver Waldir Canal
Assunto: Alameda Fernando Lucio da Costa

Senhores Vereadores.

Indago a Vossas Excelências e a essa egrégia Câmara Municipal, como anda a tramitação do projeto de lei que denomina a RUA “A” próximo ao Estádio Beira Rio com o nome do ídolo do Sport Club Internacional Fernando Lúcio da Costa?
Pela natureza do local, e por definição gramatical acho que o termo que melhor se aplicaria seria o de ALAMEDA.

Significado de ALAMEDA –

s.f. Rua densamente povoada por árvores, especialmente de trânsito de pessoas, espaço de convivência, espécie de parque linear, viela. Espaço de convivência, lazer e de caminhadas.

Significado de AVENIDA –

s.f. Extensa e larga via urbana, às vezes marginada por árvores.
Alinhamento de casas residenciais que forma uma rua particular, geralmente sem saída pelos fundos, e cuja entrada dá para uma via pública; vila.

 Significado de RUA –

s.f.  Caminho público ladeado de casas ou muros, nas povoações (cidades, vilas etc.)

Cordialmente,
Marcelo Mourão

--

Ele pôde verificar, no outro dia, quais vereadores leram e o responderam, quais apenas leram, quais não abriram o email, e quais o deletaram sem abrir.


De: Marcelo Mourão
Enviada em: quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 11:47
Para: _Presidencia; Ver Airto Ferronato; Ver Alberto Kopittke; Ver Alceu Brasinha; Ver Any Ortiz; Ver Bernardino Vendruscolo; Ver Cassio Trogildo; Ver Claudio Janta; Ver Delegado Cleiton; Ver Dr Thiago Duarte; Ver Carlos Comassetto; Ver Elizandro Sabino; Ver Fernanda Melchionna; Ver Guilherme Socias Villela; Ver Idenir Cecchim; Ver João Carlos Nedel; Ver João Derly; Ver Jussara Cony; Ver Kevin Krieger; Ver Lourdes Sprenger; Ver Marcelo Sgarbossa; Ver Marcio Bins Ely; Ver Mario Fraga; _Gab Ver Mario Manfro; Ver Mauro Pinheiro; Ver Mônica Leal; Ver Nereu D'Avila; Ver Paulinho Motorista; Ver Paulo Brum; Ver Pedro Ruas; Ver Professor Garcia; Ver Reginaldo Pujol; Ver Séfora Mota; Ver Sofia Cavedon; Ver Tarciso Flecha Negra; Ver Valter Nagelstein; Ver Waldir Canal
Assunto: A quem interessar possa.

A quem interessar possa.
O bom do Regime Democrático é que nós podemos conhecer “nossos representantes” em um simples gesto de solicitação de informações sobre projetos que tramitam independentemente do interesse coletivo ou de segmentos da comunidade.
Solicitamos a informação sobre a tramitação do projeto de denominar a “Rua A” próxima ao Complexo do Estádio Mudialista Beira Rio com o nome do ídolo colorado Fernando Lúcio da Costa, a grande maioria (14) de nossos vereadores leu a mensagem e uma minoria apagou sem ler, e dois estavam com a caixa postal lotada e a mensagem retornou.
Aos senhores Vereadores que tiveram a cortesia de ler a mensagem nosso sincero agradecimento, aos demais vamos solicitar que o torcedor colorado apague seus nomes na próxima eleição.
É do processo democrático termos consideração por quem nos tem consideração. O VOTO é nossa consideração.
Cordialmente,
Marcelo Mourão

--

Aqui a lista:




Ele foi me atualizando, a medida que recebia os resultados.

Uma semana depois, me enviou uma compilação das respostas que recebeu de alguns vereadores.

Aqui o resumo:

De: Ver Dr Thiago Duarte 
Caro Marcelo
Havia um Projeto que ajudamos a construir (quando eu era Presidente da casa em 2013) com todos os Vereadores e por solicitação do clube de denominar a Rua A – rua Estádio dos Eucaliptos – antes da morte do nosso ídolo Fernandão (eu também sou colorado).
Após a morte do Fernandão retiramos este projeto e houve um consenso de uma das ruas com o nome do Fernandão – (este projeto deve ser assinado por todos os vereadores).
Já solicitei a Diretoria legislativa informações sobre a tramitação dele
Abraço
Thiago

De: Vereadora Lourdes Sprenger
Prezado Marcelo
Movimento justo pelo ídolo que sempre deverá ser lembrado.

De: Vereadora Séfora Gomes Mota
Marcelo,
Encontra-se em tramitação nesta Casa o Projeto de Lei do Legislativo - PLL nº 286/14 DENOMINA RUA FERNANDO LUCIO DA COSTA O LOGRADOURO NAO CADASTRADO CONHECIDO COMO RUA B - SPORT CLUB INTERNACIONAL -, LOCALIZADO NO BAIRRO PRAIA DE BELAS.
Agradecemos sua contribuição e analisaremos a possibilidade da alteração sugerida.
Um forte abraço,

De: Vereador Delegado Cleiton
Marcelo,
Nós não recebemos tua primeira mensagem, temos mantido contato com grupo no Facebook que busca por estas informações, mas podemos lhe atualizar sobre andamento do Processo e que estamos bem a par por se tratar de Projeto deste Vereador.
Após tramitação dos seis projetos concomitantes para as três ruas no entorno do Estádio Beira Rio, ficou definido que a Rua B será Fernandão, como propusemos. O Processo se encontra tramitando, ainda sem previsão de votação, mas estimamos nestes primeiros meses do ano.
Colocamo-nos À disposição para atualizações do andamento.
Atenciosamente

De: Vereador Cássio Trogildo
Prezado Marcelo.
Amanhã quinta-feira 12, teremos reunião da Mesa Diretora da CMPA e líderes partidários as 11h00 , onde estarei solicitando atualização da informação.
Abraços

De: Vereador Professor Garcia
Prezado Marcelo,
No final de 2014, em reunião dos Vereadores de Porto Alegre com a Direção do Sport Club Internacional e Escolas de Samba do entorno, ficou acordado que a Rua A será denominada Nestor Ludwig, a Rua B Fernandão (Fernando Lúcio da Costa) e a Rua C Carlos Medina. O projeto está para ser votado. Um abraço.

--


Trocando de dia

Faz tempo que eu não assisto a um jogo do Inter. É um saco ter que ficar procurando link, e assistir com qualidade variável pela Internet. Pior ainda é ter que assistir ao SC Luigi dos últimos anos. Aí eu me negava mesmo.
Talvez agora, com o Inter voltando a atuar depois de 4 anos de abusos durante hibernação forçada, eu me puxe um pouco mais e consiga assistir a uns jogos.
Fora isso, tem a diferença de fuso horário. Um jogo da Liber as 7:30 numa terça, por exemplo, me pegará no transito voltando prá casa. Daí não dá.
No finde pode ser mais fácil, mas aí o cara querer ver porcaria de gauchão é dose.

Tudo isso prá dizer que o BV merece, na segunda feira, um comentarista melhor e com mais tempo e dedicação pros jogos de domingo.

Eu achei muito legal o Louis me deixar escrever de cara na segunda, um dia tão high profile (dicas Inglês BV#222), até porque tinha uma vaga faltando ali. Até tentei, mas logo vi que escrever na segunda sem poder falar direito de um jogo é frustrante prá todo mundo, principalmente quem vem aqui e quer ler um treco legal.

O Henri topou trocar de dia comigo, e como ele não falta, segunda agora fica todo mundo com um texto afu sobre os jogos de domingo.

Eu fico com o dia dele - sábado - com a corneta afinada pro finde!

Por favor, avisem meus três negativadores, que o plantão mudou de dia.

--

Por fim...

Louis, I'm not gonna steal your thunder, but it's time to capitalize on what's being written and said about BV!