domingo, março 01, 2015

Dai a Cesar


Torcida única! Que coisa linda! Os olhos do país e do mundo voltados para o Beira-rio! Que sacada da diretoria do INTER! Que gênio o cara que fez is... OPA! Calma que não é bem assim. Vamos conversar um pouco?


Capa de um jornal gaúcho em 01/03/2015
Sacar e pilhar! Depois disso dividir o butim. Coisa de piratas antigos e hoje em dia visto apenas em filmes de aventura? Creio que nem sempre só por ali.

Pra quem não lembra ou não sabia, em 2013 o INTER teve de pagar quase R$ 2 milhões (isso mesmo, quase R$ 2.000.000,00) plagiar um projeto de publicidade para o Beira-rio e o Gigantinho. O que ficou mais feio foi ter contratado a empresa, recebido a proposta, depois dispensar porque não tinha mais interesse na campanha e, logo em seguida, usar as peças como se tivessem sido desenvolvidas pelo marketing colorado.

Alguns queriam instaurar o "marketingate", outros o "impeachment" do Jorge Avancini e a degola de todos os envolvidos. Já os mais lúcidos queriam que os "espertos" pagassem o prejuízo que acabou na conta do clube. Dessa última ideia eu era simpatizante. 

Até aí tudo bem, a empresa identificou e foi buscar seus direitos. Mas e as ideias que "surgem" do marketing colorado "inspirados" em sugestões enviadas pelos sócios? Como a posição das estrelas no escudo após a conquista do mundial? O Gaiato que escreve esse post mandou um e-mail em 22/12/2006 com uma imagem e a sugestão que coincidiu com o escudo do fardamento. E devem ter havia inúmeras outras, que uma camisa oficial e um obrigado (depois de assinar um termo de ceder qualquer direito ao INTER) já seriam de bom tamanho e teriam posto um sorriso largo no rosto de bocós como eu.

Mas e das "inspirações" da internet? Eu não lembro até que ano aparecia no site do INTER, mas na página oficial podia-se clicar e conhecer alguns sites externos, que falavam do clube, a maioria de torcedores. Algum dia essa informação foi tirada do ar. Não questiono os motivos da decisão, mas é estranha essa sisão unilateral e sem aviso.

Mais fácil copiar e não descobrir a fonte, diria algum gaiato. Ha! Pois então...

Grenal de torcida mista foi inventada por essa diretoria? Tá! então me explica que esse humilde site já sugeria isso em 2008: Torcida mistagate.

Cabe destacar aqui: "E repito uma sugestão do passado aqui para as diretorias do Inter e do Grêmio. Abram um pequeno espaço no estadio em um Grenal para digamos 50 BEM SELECIONADOS torcedores do Grêmio e do Inter, para sentarem juntos, tranquilamente e sem brigas. Escolhem famílias e amigos/amigas, pessoas responsáveis. Acho que da pra achar 25 Colorados e 25 Gremistas em porto Alegre que sabem agir responsavelmente num estadio!"

A ideia original era mais humilde do que o tamanho que ela tomou com sua conta de torcedor para cinquenta almas, bem como teste. Pra quem acompanha esse humilde site desde 2006, como eu, sabe que isso foi comentado, recomentado e citado de novo várias vezes... como por exemplo AQUI.

Crédito: é bom, é descente... é coisa de homem e faz bem pra alma. De resto, que seja um ótimo jogo e um dia histórico e bonito.


freNAL é freNAL
(freguês)