terça-feira, novembro 27, 2007

6 NOSSOS TÍTULOS – Campeonato Municipal de 1920

Escrito por Raul Pons

Em 1920, além do Internacional, também Grêmio, Cruzeiro, São José, Porto Alegre e Tabajara disputaram o campeonato da cidade.

A campanha colorada não foi das melhores. Na estréia, uma vitória apertada sobre o pequeno Tabajara (2x1). No segundo jogo, mesmo contando com alguns veteranos renomados, como Kluwe, e novas promessas, como Rosário e Genny, o Colorado perdeu o Gre-Nal por 4x1. Ainda teríamos mais um empate nessa fase.

No returno, o começo foi promissor: 12x0 no Tabajara. Mas em seguida, um empate e nova derrota no Gre-Nal (1x2).

Faltando duas rodadas para o final da temporada, três jogadores do extinto Frisch Auf tiveram suas transferências para o Grêmio impedidas pela "Lei do Estágio" (pela qual um atleta que trocasse de equipe deveria ficar 6 meses jogando apenas amistosos). O Grêmio não concordou e recorreu à FRGD, presidida pelo gremista Aurélio Py, que deu ganho de causa ao clube. Os dirigentes da APAD não aceitaram e o Grêmio se desligou da associação, perdendo os pontos.

O Internacional, que não tinha nada a ver com o problema, passou a liderar o campeonato, e mesmo com uma derrota e uma vitória nos jogos restantes, chegou ao título. O São José foi o vice-campeão.

Mas a confusão não parou aí. Com a chancela da FRGD, o Grêmio montou a APAF, com os clubes da FPAFB (sub-liga da APAD). Apesar de não ter sido campeão pela APAD (que proclamou o Internacional campeão), pela FPAFB (que já realizara seu campeonato) e pela APAF (que não organizou campeonato em 1920), o clube da Baixada foi declarado pela FRGD campeão da cidade e representante de Porto Alegre no campeonato gaúcho.

Campanha colorada:
1º turno
2x1 Tabajara
1x4 Grêmio
1x1 São José
4x0 Porto Alegre
5x1 Cruzeiro
2º turno
12x0 Tabajara
3x3 Cruzeiro
1x2 Grêmio
1x2 Porto Alegre
5x4 São José

Glossário de siglas:
APAD – Associação Porto-Alegrense de Desportos (liga oficial da cidade, de 1918 a 1929).
APAF – Associação Porto-Alegrense de Foot-Ball (liga paralela criada pelo Grêmio, organizou campeonatos em 1921 e 1922).
FPAFB – Federação Porto-Alegrense de Foot-Ball (sub-liga da APAD, uma espécie de 2ª divisão sem acesso).
FRGD – Federação Rio-Grandense de Desportos (federação estadual, atual FGF).

6 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Bah confusao e malandragem ja acontecia no futebol em 1920!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Louis chegou antes...hehehehe
Ia falar a mesma coisa.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

O jogo que não acabou - por Lord C

http://perspectivabr.wordpress.com/2007/09/25/o-jogo-que-nao-acabou-por-lord-c/

'Para completar, naqueles dias, a própria torcida do Grêmio era menor. A alcunha de “clube da elite” ainda tinha a sua razão de ser, enquanto o Inter era, de fato e de direito, o clube do povo. Além disso – e talvez por isso - enquanto o Grêmio patinava nos campeonatos estaduais e nacionais, o Internacional formava uma das melhores equipes do mundo e certamente a melhor equipe brasileira daquela década, capaz de jogar de igual para igual com qualquer seleção do mundo. Para termos uma idéia vaga do que era aquilo só se nos colocássemos no lugar do Espanyol de Barcelona, que tem de ver todos os anos as conquistas do seu conterrâneo mais famoso, mas mesmo assim seria uma idéia inexata. Motta, Iniesta, Deco e Ronaldinho, por melhores que sejam, não são páreos para Batista, Carpegiani, Falcão e Valdomiro. Nem Thuram e Puyol servem para sequer lavar os pés de Figueroa. O Grêmio enfrentava algo pior do que o Barcelona em Gre-Nais. Some-se a isso oito anos sem ganhar um mísero estadual e ver o adversário ser bicampeão nacional para que tenhamos um retrato da situação desesperadora do gremista. Para completar, o Estádio Olímpico, apesar de seu nome pomposo, só tinha um anel – e o Beira-Rio já tinha dois.'

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

testo escrito por um gremista.
mito bom o texto, eu reproduzi somente um parágrafo.

recomento a leitura.

abraço Raul!

Almilano disse...

Bah mas os gremistas criaram até liga deles?

É dose heinooooooo Batista... belo texto Raul, essas histórias são fantásticas!!!

Caco e Su...... disse...

O Tabajara Futebol clube desde 1920 era ruim... 2 x 1 no primeiro jogo e 12 x 0 no segundo heheheheheh

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]