quinta-feira, junho 19, 2008

51 Desconstruindo e Reconstruindo Ídolos

Como já é de praxe, inicio meu texto pedindo perdão. Sendo assim, peço perdão aos corneteiros, pois não bradarei injúrias contra as figuras do ex-técnico Fanfarrão e do Alex "Dodói". Peço perdão aos beatos, pois não exaltarei em cânticos de louvor as imaculadas imagens do Pai Abelão Todo-poderoso nem do misericordioso Alex nosso de cada dia. Peço um perdão todo especial aos fiéis tarados de plantão, pois não poderão me dar nota máxima na estrelinha lá de baixo: hoje não escreverei sacanagem alguma. Ah, e um perdão protocolar aos hipocritamente corretos, pois não poderão me dar a nota mínima na estrelinha lá de baixo: já disse que hoje não escreverei sacanagem alguma, porra!
Pois bem, hoje falarei do assunto da moda: os ídolos. Fazer o quê, né? Culpa do Fernandão! No entanto, não falarei do Fernandão, especificamente. Versarei sobre ídolos de verdade.
Equivoca-se quem pensa que meu ídolo estava no gramado do Gigante na noite gelada de 16 de agosto de 2006. Meu ídolo também não se fez presente no estádio de Yokohama, na inebriante manhã de 17 de dezembro do mesmo ano. Meu ídolo não ergue taças, não ostenta orgulhoso a braçadeira do capitão, não sai bonito na foto e tampouco se declara apaixonado pelo Internacional na TV ou nas rádios.
Muito antes pelo contrário, meu ídolo está longe dos padrões e das pretensões. Meu ídolo passa longe de tudo que se define por fama e sua remuneração voa longe do que penso seria digno de um ídolo de seu calibre. Ele, meu ídolo, está longe, muito longe, dos olhos do mundo. Meu ídolo está longe dos pôsteres, mas perto de mim. Meu ídolo está longe dos holofotes mas pulsa em meu coração.
Falar em coração, meu ídolo é um sujeito de coração supremo, amplo e abrasador e dono de um "risadão" grave, poderoso e sincero. Meu ídolo é também apreciador dos artífices mais simples desta vida insana, como uma boa xícara de cafezinho preto após o almoço.
Sem desmercer ídolos como Falcão, Fernandão, Valdomiro, Figueroa e outros tantos, mas eles não passam de ídolos de barro perto do meu ídolo. Esses ídolos não sentem dor, mágoa, raiva, não amam e nem fazem necessidades fisiológicas. Para esses ídolos, só lhes faltam a capa, um "shortinho" apertado e a publicação de suas aventuras nos gibis de super-heróis.
Meu ídolo, não. Ele não tem pinta nem frases de bom moço. Meu ídolo possui um arsenal de piadas bagaceiras e as conta divertida e despudoramente. Meu ídolo arrota e peida. Com meu ídolo, eu passo conversando horas a fio sobre qualquer assunto: mulher, filmes, política, Brasil e, claro, futebol. Aliás, meu ídolo narrou-me em detalhes a fantástica troca de passes de cabeça entre Falcão e Escurinho, além de inúmeras outras peripécias do Colorado avassalador da longínqua década de 70. Pois é, meu ídolo foi um privilegiado espectador de arquibancada dessas façanhas épicas escritas pelo Colorado daquela década. Meu ídolo não é um ídolo colorado, mas é tão somente mais um colorado, e talvez sua preferência tenha influenciado minha escolha clubística.
Meu ídolo é um líder positivo, que me levanta nas crises, que me impulsiona e que me dá moral. Sempre que arrebento a cara, recorro ao seu poço de sabedoria e simplicidade e lhe roubo uma palavra de consolo, um gesto de perseverança que seja. Meu ídolo sempre trouxe largos os ombros do acolhimento e um sorrisão generoso por trás do cavanhaque sempre bem aparado.
Falando em aparência, meu ídolo nem em sonho lembra a imagem do sujeito alto, atlético e esguio, com longas madeixas negras. Meu ídolo é a imagem invertida do atleta. Ou melhor, é a verdadeira desconstrução do atleta: um sujeito de baixa estatura, barriga saliente de cerveja e careca reluzente, com poucos fios de cabelos refugiados nas laterais da cabeça e na nuca. Mesmo assim, meu ídolo é meu apoio, meu mentor e meu herói singelo.
Por isso, ao eleger esse ou aquele como ídolo, verifique bem em sua volta. Pare, pense bem, utilize-se da visão apurada dos sentidos da alma: os ídolos costumam estar mais perto do que se possa imaginar... E àqueles afortunados que descobrirem seus respectivos ídolos eu aconselho da seguinte forma: abracem seu ídolo, cultivem seu ídolo, valorizem-no, idolatrem seu ídolo, encham-no de adulação, beijem seu ídolo, desfrutem de cada segundo do convívio e da sabedoria do seu ídolo. Vão lá, façam isso de coração! Não percam tempo... pois aqui vai a segunda parte do meu conselho: tomem muito cuidado com seus ídolos, pois via de regra o são ardilosos e traiçoeiros; eles podem nos deixar assim de repente, quando a gente menos espera.
O meu ídolo, por exemplo, deixou-me. Sim, deixou-me, pois se é verdade que ele é meu herói, também - e infelizmente - não é menos verdade que ele é um herói de carne e osso e, como tal, adoeceu, fragilizou-se, definhou, definhou... e partiu num vôo definitivo rumo a dimensões desconhecidas. Meu tio Antônio Roberto, meu ídolo, meu herói, partiu em fevereiro de 2006, com quase cinqüenta anos, e não deu tempo de pegar o meu, o dele, o nosso Colorado campeão da América e do Mundo meses depois. O homem se foi, mas a imagem do ídolo permanece intacta e sobrevive na minha memória. Ele não partiu de sopetão, é verdade, e de certo modo pude ir me despedindo dele aos poucos, de maneira doída, sabendo que sua ida não mais teria retorno.
Ainda que em seus derradeiros dias eu tivesse demonstrado todo meu afeto e admiração pelo ídolo debilitado, fiquei com um enorme "EU TE AMO, MEU TIO" entalado na garganta. E lamento não tê-lo dito pessoalmente em alto e bom tom, assim como lamento que ele não possa estar aqui para ao menos ler essas linhas tortas que agora saem sangrando, sofridas, mas carregadas de verdade.
É por isso que lhes friso bem: muito cuidado com seus ídolos. Aliás, melhor mesmo seria não criá-los, esses monstros chamados ídolos, pois a nostagia seria bem menor nas festas de final de ano, por exemplo. Posso dizer que ídolos geralmente se escondem na estrutura familiar. Na verdade, alguns se tornarm mais ídolos que outros, tudo depende de nossas escolhas. Desculpem-me o termo fora de contexto, mas é "foda" nascer, crescer, garimpar nossos ídolos e conviver com esses ídolos para depois perdê-los definitivamente. É muito duro e triste chegar ao final de ano e contabilizar mais uma baixa dentre os entes queridos com os quais nos acostumamos, com os quais sorrimos, gargalhamos, com os quais choramos.
Analogamente, família é como uma equipe de futebol que joga junta há muito tempo. Vai jogando, vai convivendo, vai ganhando, vai perdendo, mas por fim se torna vitoriosa. Então a gente vive a ilusão de que aquele estado de euforia durará pra sempre, achamos que aquelas pessoas são pra sempre, que aquela rotina é pra sempre, afinal queremos aquilo pra sempre. Mas alguém já cantou a pedra: o pra sempre sempre acaba.
E a gente vai levando, como cantou o outro. E vai batendo de frente no muro da realidade e vendo aquela equipe familiar se desmantelar, perdendo peças e, com elas, um pouco do encanto, um pouco da graça. Mas faz parte da vida e nos cabe enxugar a lágrima do canto do olho, erguer a cabeça, aprumar o passo e seguir em frente.
É o que procuro fazer. Inclusive, estou me mobilizando e, como precaução, estou montando uma pequena equipe. Já contabilizo dois membros e só posso dizer que é uma equipe muito promissora. Estou me referindo à Amábile, de seis anos de idade, e ao Antônio, de seis meses de vida. São meus filhos, meus amores, meus heróis. E são pequeninos, é verdade, mas já carregam essa responsabilidade gigantesca de serem meus ídolos. Alguns ídolos meus da "antiga" ainda permanecem na ativa, como pai, mãe, irmão e avó, etc, mas arquitetei com certa dose de sabedoria e outra de esperma a escolha dos meus pequenos ídolos, pois egoísta que sou, o risco de perdê-los enquanto eu estiver permbulando por essa vida é mínimo, visto que a minha Amábile e o meu Antônio são muito mais jovens do que eu.
Eu é que não faço questão de ser ídolo de ninguém. Estou numa fase de desconstrução total, de amizades, de amores e afins. Se meus amigos marcam de tomar uma cerveja depois de muito tempo, eu invento alguma desculpa sem fundamento e não compareço ao evento. Se alguém se apaixona por mim, eu faço de conta que só quero sexo e sumo. Se o pessoal espera que eu escreva sobre futebol nas sextas, eu escrevo mais e mais sobre putaria. Desta forma, se eu morrer hoje ou amanhã os meus amigos, as minhas amadas e vocês, leitores e colegas de blogue, perderão, no máximo, um grande sacana.
E concluo dizendo que eu desejo ser o melhor pai possível para os meus filhos, mas sempre tomando muito cuidado pra não chegar ao ponto de tornar-me ídolo deles, pois os amo tanto e tão intensamente que, quando eu me for definitivamente, não os quero deixar carentes de mim.


51 Comentários:

Colorado de Esmeralda disse...

Sensacional. Sem mais.

Fabiano- POA-Germany disse...

É Rafa, C'est la vie!! Passei por algo parecido antes do mundial, e foi difícil, pois meu ídolo foi de sopetao antes que completar seu meio século de vida e ver o time do coracao vergar o Barcelona. Vida é uma coisa muito frágil mesmo. Mas o que é realmente importante é a gravacao que estes ídolos deixa na nossa memória, imaculada!!!
Mas te garanto que mesmo se esforcando em tentar nao se tornar um ídolo para teus pequenos, no way,esse processo nao tem volta, e já se iniciou.
Bom final de semana a todos

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Sem palavras para definir o seu texto Severo, Parabéns.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

"Fernando Carvalho ligou pro Paulo Paixão para verificar a situação dele e o interesse em retornar ao Inter.

O Tite deu apoio total à iniciativa, primeiro por ser um grande profissional e segundo como forma de corrigir um erro do passado dele, quando estava no Grêmio."

Um amigo me mandou isso num e-mail hoje.... Será?

Douglas - São Léo disse...

Mais um grande texto Severo...Ultimamente, só entro sexta de manhã no blog pra ler teus post...

abs

Alexandre R. disse...

Mesmo eu sendo tarado e fã dos textos pornograficos do severo, esse foi o melhor post dele. Faz a gente lembrar que existe algo muito maior que o futebol e que a nossa diversão e paixão de fins de semana é somente isto, uma boa diversão com os amigos. A familia e os idolos de verdade e carne e osso ainda são muito mais importantes.

Abração Severo.

"família é como uma equipe de futebol que joga junta há muito tempo. Vai jogando, vai convivendo, vai ganhando, vai perdendo, mas por fim se torna vitoriosa..."

CORONEL - AUSTRALIA disse...

Cara...show de bola o que escreveste! Sei bem o que eh contabilizar perdas no fim do ano.
E soh uma obsevacao,te enganas em achar que teu tio nao leu esse texto.

Saudacoes Coloradas!

Marcelo Tiarajú disse...

Cara, meu ídolo se foi em 1982... também com menos de 1/2 século...Hoje de vez em quando ainda dói no peito.

Me lembro do outro dia, dentro do meu carro, num cortejo, minha irmã em lágrimas, a emoção era forte, a data 17/12/2006... e o seguinte comentário: Se o pai já não tivesse partido, hoje estaríamos velando ele.

A vida continua, uma coisa é certa, em breve vamos nos reencontrar!

Parabéns pelo teu texto!

Guilherme CB disse...

Grande Rafael!!

Cara, não pude conter as lagrimas ao ler o texto agora pouco e me dar conta que nossos idolos verdadeiros estão ao nosso lado e derepente se vão.

Severo: OBRIGADO por esse maravilhoso texto.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Bah Severo:

"...ler essas linhas tortas que agora saem sangrando, sofridas, mas carregadas de verdade."
Tem que engolir em seco para ler até o final.
Muito bom texto.
Forte, emotivo até a medula.

Bom final de semana a todos.
[]s.

Knight.SP disse...

Rafael:
Mais uma vez sensacional. Qdo não excita os tarados, nos emociona. :)

Acho que o mais importante do teu texto é quando falas das coisas que deveríamos ter dito e infelizmente não dissemos. Eu tive 3 perdas em 3 anos, e talvez por sorte eu tenha dito tudo o que tinha vontade. Mas que falta faz assim mesmo...

Entretanto, alguns destes ídolos nos deixaram a paixão pelo Colorado, que hoje faz com que nos reunamos aqui virtualmente e às vezes fisicamente no BVFC. E essa irmandade, como diria MasterCard, não tem preço!

Concordo com o Coronel e com o Fabiano: de alguma forma que desconhecemos, teu Tio vai sentir este texto de alguma forma; e teus filhos já te tem como ídolos...

Mas te foca neles: eu sempre digo que qdo a gente é jovem, é atacante, qdo tem filhos a gente vai pro meio campo e qdo perdemos os nossos queridos "velhos", vamos prá zaga. A última linha... :) Talvez a vida seja assim para que aprendamos todas as posições e para termos o sabor de um dia ser flecha e no outro, ser arco.

Mas aposto que mesmo com toda a dor que as perdas causam, tu viveria tudo novamente da mesma forma, certo? Talvez só falando mais o que gostaria de ter dito. Mas para quem crê nisto, não faltarão oportunidades no futuro :)

[]s

SMV

Gonçalves disse...

Eita nóis...sempre surpreendendo e superando as espectativas...agopra o lance de marcar e deixar os amigos esperandp pra cerva nada de falahar com a gente dia 12 de julho hehehe, ok?

Almilano disse...

Bah Severo grande texto mais uma vez, meus parabéns.

Com certeza nossos maiores ídolos são os que estão perto de nós, e às vezes demoramos pra nos dar conta disso.

Porém, faço somente uma ressalva, no meu caso ao menos: meus ídolos futebolísticos (Fernandão, PPPAAATTOOOOO huahauha e outros tantos) não mudam em nada a minha vida, graças a Deus.

Torço por eles, pelo nosso Inter sempre, mas não irei ficar decepcionado se ele errar um gol ou outra coisa do gênero.

Meus ídolos esportivos são uns, meus ídolos da vida são outros.

Não sei se é bom ou ruim fazer essa distinção, mas eu a faço e comigo "funciona".

Meus ídolos pessoais, aqueles caras que me ajudaram nas horas mais difíceis, e me ensinaram e muito sobre a vida, são pessoas que fazem toda a diferença pra mim.

E que bom que temos pessoas assim nas nossas vidas.

Diferentemente de ti, eu iria sentir muito orgulho em ter pessoas que me tivessem como ídolo (filho, por exemplo). Mesmo que não queiras, tu és o ídolo deles sim, e vê o lado bom disso. Tu és o "todo-poderoso" deles pela importância que tens pra essa dupla, e isso deve ser fantástico de se passar.

Parabéns pelo texto, pela lição de vida que tu nos deu hoje, pois eu repensei muitas coisas nessa sexta-feira chuvosa aqui.

Abraço

ps^: pra descontrair, tenho certeza de que o CJR é meu fã, sou ÍDOLO dele ahuhuhauhuhauhahauha

col disse...

Bacana, Rafa.

Bom, hoje posso abrir a pagina do BV sem receio...hehe.

cjr-sp disse...

Quando todos imaginavam que viria um sexo grupal...dessa vez...o genio vem com palavras doces.

Este jovem é referencia para mim...pois consegue tocar dois blogs e ainda ser multitarefa, alem de ter a responsabilidade de ter dois filhos que nao é para qq um...Parabens Severo.


********************************

O meu fã nº 1 aqui no blog é o Alemao bicha(CATEGORIA CRIADA PELA DIANA QUE DEFINE BEATAS ENRUSTIDAS-OU EM CIMA DO MURO), aquele que nao vive sem mim. O cara veio ao mundo com a tarefa explicita de me contrariar...
Alemao...tu nao tem uma muié para tu encher o saco dela porra????? Aheauiheauhauhaaa.

cjr-sp disse...

BOM FALANDO DE FUTEBOL....A HORA DA VERDADE TÁ CHEGANDO PARA UM RAPAZ FILHO DO PAIZAO QUE O DEIXOU ABANDONADO AQUI...E QUE AGORA NAO VAI PODER MAIS SE ESCONDER...

É O GRENAL...A HORA QUE SEPARA OS HOMENS DOS MENINOS....


********************

Eu se fosse o CARVALHO vendia esse menino logo...pq vai dar vexame no grenal e vai ficar desvalorizado.


Se bem que agora parece que ele tá descobrindo a sua funçao tática no time....hehehehehehe.

Porra em 3 anos o PAIZAO tentou ele em todas as funçoes do time e chegou inventar até um carrosao para ele mas nao teve jeito...agora chegou a hora da verdade.

GRAN DODOI SE APROXIMA DA HORA DA VERDADE NA SUA VIDA....SE FALHAR..NAO VAI TER COMENTARISTA NO RIO GRANDE QUE NAO DETONE A SUA INCAPACIDADE JÁ SABIDA AQUI PELO TRIO....

**********************

Carvalho..pensa melhor e faz como o F9...poe o dodoi no DM e vende antes de a gente perder o grenal, afinal todos sabemos que o grenal é jogo para homens e nao meninos pipoqueiros.

cjr-sp disse...

Eu se fosse o GRAN DODÓI conversava em particular com o GUINA e pedia pelo amor de DEUS para o guina se conter e nao tomar o amarelo diante do vitoria...

Afinal resta um fio de esperança para o dodói...que é o EDINHO, MAGRAO E GUINA, jogarem por 4 na meia cancha. O que sabemos nao será tarefa facil no grenal...

Até pq o ataque terá nilmar e adriano...ou seja nem o F9 tá aí mais para secretariar o ALEXXXXX.

Resumindo...a hora da verdade tá chegando...chegando....chegando....para o GRAN DODÓI..ALEXXXXXXXXXXXX.

E o bixo vai pegar....

**************

alguem pode me informar aonde vai ser esse grenal aí ???

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pô Rafa, fudendo com os nossos sentimentos, grande DINOVO !

Mas Rafa, temos vários ídolos, o lance é sabermos distinguir suas classificações.

Voce por exemplo, queira ou não, era até há pouco ídolo dos tarados....huauauaua

Com estes posts ARRASA CORAÇÃO, voce cada vez mais conquista admiradores (eu já tava ´dominado`).

Aproveita muito bem aqueles seus 02 maiores pequenos fãs pois logo..logo estarão do tamanho do meu ´animal de estimação`, daí não tem pai nem mãe que possa competir com as Jezebéis da vida...

Abraço, Rafa

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Mais uma prá coleção dos órfãos do Paizão

========================================================

Futebol
Marcão diz que com Tite equipe ganhou mais consistência defensiva
20/06/2008 - 11:13:30 - por Fernando Soares / Final Sports

Na manhã desta sexta-feira, o técnico Tite orientou um coletivo no Estádio Beira-Rio, onde cuidou, principalmente, do posicionamento da zaga colorada. O lateral-esquerdo Marcão, ao final do trabalho, comentou que isso tem sido uma característica do treinador, que gosta de priorizar o setor defensivo do time.

“Acho que a consistência defensiva melhorou. O time está mais compacto e estávamos deixando o adversário começar a jogada muito fácil. Cada treinador tem o seu estilo e o Tite gosta de parar o coletivo e conversar sempre. Nos treinos ocorrem os erros e isso precisa ser corrigido para não acontecer nos jogos. (...) Nosso objetivo hoje é conseguir a vitória e entrar no grupo dos dez. Sabemos que precisamos de uma seqüência de vitórias e claro que vencer no domingo dará mais confiança para o clássico”, disse Marcão.

====================================================

O que o Paizão fazia nos treinos secretos ?

Marimas disse...

Baita texto Severo...

Me identifiquei com a história dos ídolos, pois os meus ídolos tb estão bem longe dos gramados.

Quanto ao futebol, para não ser axincalhado vou tentar falar o mesmo possível do nosso Gênio das Arábias... mas é que tá muito estranho esse papo dos jogadores (Alex, Marcão...), todos dizendo que agora cada jogador sabe de suas posições, que teve evolução tática e talecoisa... o pessoal do próprio grupo deu uma torrada legal no Abel...

Aê Estevam, especularam o nome do Fernandinho e do Jádson... quem sabe?!

Pediram E$2,5 mi pelo André Lima, ahhh.. vão se catar, pagar essa grana toda pelo cara... por empréstimo, ou por um valor menor eu aceito.. mas por esse preço trás o Daniel carvalho, o Tinga.. e bota o Liquinho no ataque, se precisar de centro-avante taca o Guto lá...

Não sou contra a vinda do cara, mas não por esse preço.

O nome do Rosinei tá forte na imprensa tb... esse eu não quero, vai jogar onde, no lugar de quem?

CJR, o gre-NAL é na azenha!

Colorado de Esmeralda disse...

Ô Alemão! Se queres realmente saber qual a sensação de ser idolatrado por um filho, assume duma vez teus perdidinhos por aí. Você diminui teus débitos com o cara lá em cima e ainda faz ao menos uma coisa decente nessa vida...huahuahuahuahua

Almilano disse...

CJR,

Eu já te disse:

"Tu não veve sem eu!!!"

ahahuahuaauauhuahuahauh

Ah, já que isso aqui tá sem putaria hoje, vou te dizer uma coisa nobre colega CJR; na minha mulher eu esvazio o saco e não encho ahuahauhauhauhauha

Clecius, ainda não tenho herdeiros, mas um dia os terei heheheheh seu safado...

Sobre futebol, acho estranho que os que odeiam o Gil estão "normais" pelo fato dele estar no grupo do Pastor Tite.

Eu tô loco da vida com isso, pqp, TIRA ESSA NABA!!!!

Guilherme CB disse...

CJR, essa é pra ti:


No Ginásio Tesourinha, ocorre o Gre-Nal pela competição. Como o Inter também venceu na primeira rodada, o clássico pode ser decisivo. Apenas o primeiro colocado de cada grupo se classifica e o melhor segundo colocado dos três grupos da competição.

GRENAL DE SHOWBOL!!

Marcelo Martins disse...

É MEU AMIGO, A VIDA É ASSIM MESMO: CONSTANTES MOVIMENTOS DE APROXIMAÇÃO E AFASTAMENTO DAS PESSOAS QUE AMAMOS E DAS QUE ODIAMOS... CONSTRUÍMOS E DESCONTRUÍMOS ÍDOLOS. A DOR E A FRUSTRAÇÃO QUE SENTIMOS DURANTE ESSES AFASTAMENTOS OU APROXIMAÇÕES SERVEM PARA NOS LEMBRAR QUE A VIDA NÃO É SEMPRE COMO IDEALIZAMOS...
MAS E DAÍ?
NOS AFASTARMOS DE NOSSOS AMORES (MUITAS VEZES IDEALIZADOS) NÃO NOS SALVAM DA DOR; NOS EMBRENHAR EM NOSSOS AMORES TAMBÉM NÃO GARANTEM A ETERNA E DOCE FELICIDADE (IDEALIZADA TAMBÉM);
ENFIM, NESSA CONSTANTE CONTRADIÇÃO DE AMAR E ODIAR, CONFIAR E DESCONFIAR; PROTEGER E SE EXPOR; AFASTAR E SE APROXIMAR, SÓ NOS RESTA VIVER NOSSAS VIDAS. OS PLANOS QUE FAZEMOS SÃO VÁLIDOS, PORÉM, QUASE SEMPRE FALHOS...

ABRAÇOS;

MARCELO MARTINS

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Marimon,

Vc deve estar falando dessa notícia:
http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=77813&u=0\

Piada total. Deve ser algum jornalista policial que resolveu escrever a parte de esportes do site. Não tem outra explicação.

"No clube ucraniano, os dois não vêm sendo aproveitados, porém são jogadores caros e com contrato longo."

Vai no site do Shaktar Donetsk (http://shakhtar.com/homeen.html) e lá no canto superior direito dá uma olhada em quem foi escolhido o Melhor Jogador da Temporada 2007/2008. E o cara tem a capacidade de escrever que eles "não vem sendo aproveitados"...

Piada. Sem mais.

Sobre o Jádson, mais a baixo tem uma notícia (mais antiga, do início do mês) sobre o Fernandinho em que eles falam também do Jádson. Tá em russo, vai no Babel Fish e traduz pra Inglês e vc verá o que eles acham da saída do Jadson do time... E tem também essa notícia de Terça Feira (17/06/2008):

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL601748-9842,00.html

Meio difícil eles virem...

Mas gostaria de deixar claro que se fosse possível meus reforços para o Inter seriam (dentro da realidade):
--------------------
Zagueiros:
Rafael Schimidt (Lille) 1.ª Opção
Fabiano Eller (Atl-ESP)
Edcarlos (Benfica)
--------------------
Meias:
Meia Armador (Terceiro Homem do Meio):
Fernandinho (Shaktar-UKR)* 1.ª Opção
Dudu Cearense (CSKA-RUS) 2.ª Opção
Ibson (Flamengo)*
Felipe Melo (Almeria-ESP)*
Rosinei (Murcia) - (Último Caso)
Ramon (CSKA-RUS) - (Último Caso)
-------------------
Meia Atacante (+):
Pablo Aimar (Zagaroza-ESP)* 1.ª Opção
Cleber Santana (Atl-ESP) 2.ª Opção
Jádson (Shaktar-UKR)
Morais (Vasco)
Cícero (Fluminense)
Dátolo (Boca)*
Belluschi (Olimpiakos)*
-------------------
Atacantes (Opção da Diretoria):
Rafael Sóbis (Bétis-ESP) - Empréstimo
André Lima (Hertha-ALE) - Empréstimo
-------------------
Ala/Lateral Esquerdo:
Michel Bastos (Lille-FRA) - 1.ª Opção
Filipe (Juan Figger)* - 2.ª Opção
Fábio Santos (Mônaco-FRA)
Michael (Dínamo-UKR) - 3.ª Opção

* - Acho Difícil ou quase impossível de vir.
+ - No caso do Alex sair em agosto.

----------------------
Lembrando que:
Lille-FRA: Não vai disputar Champions League nem Copa da UEFA na próxima temporada.

Zaragoza-ESP: Caiu pra Segunda Divisão e seus jogadores tem contratos com cláusulas de rescisão por despromoção (rebaixamento). D´Alessandro saiu de lá porque o time estava caindo.

Múrcia-ESP: na mesma que o Zaragoza.

CSKA: Não existe multa rescisória na Rússia, nem aquele esquema de pré contrato 6 meses antes, só sai quando acaba o contrato. (o do DC acaba em 02/2009).

Juan Figger: É um empresário que é dono do Filipe. O contrato dele com o La Coruña acabou agora.

Vasco: Morais brigou com Antônio Lopes e foi barrado do time.

Shaktar Donetsk (WAXTAP): tem dinheiro sobrando e não está disposto a emprestar jogadores, só vender. O dono é riquíssimo.

Se eu pudesse escolher entre esses:
* - Rafael Schimidt (Edcarlos), Fernandinho, Michel Bastos e Sóbis (André Lima).
Mas não seria o fim do mundo se viessem:
*Eller, Rosinei, Ramon, Michel Bastos e André Lima.
Mas eu acho que o Inter vai trazer:
Ramon, Rosinei, Um lateral esquerdo desconhecido, um atacante de segunda linha.

Anônimo disse...

Meu ídolo (pai) ainda está perto de mim, apesar de vivermos em cidades diferentes. Assim como todos os ídolos humanos ele já apresenta idade avançada, mas continua firme e forte na minha família. Graças a Deus, pois dessa forma minha pequena filha (9 meses) poderá conhecê-lo e lembrar dele, ao contrário do que aconteceu comigo em relação aos meus avós!

Excelente o texto, mas ao mesmo tempo difícil de ser lido sem dar aquela engasgada!

Como já disseram aí em cima, o teu tio certamente leu e ficou muito orgulhoso do teu texto hoje, Severo! Podes ter certeza disso.

E tbm como já comentaram, os pais se tornam os maiores ídolos dos seus filhos, quer queiram quer não! É a vida!!!

cjr-sp disse...

Vixe .. o grenal é no CHIQUEIRO...


COMPLICOU AINDA MAIS PARA O GRAN DODÓI...

E AGORA ALEXXXX, TE SINUCARAM ???
É MELHOR TU IR PEDINDO PARA TE EXPULSAREM EM SALVADOR...SENAO O BIXO VAI PEGAR...


kkkkkk.....

SDS.
FUI.

Guilherme CB disse...

Pô, o estavam anda estudando os jogadores, maioria desses eu nem lembrava mais. parabens

Marimas disse...

Eu pensei nisso Estevam... no "aproveitamento" dos caras na Ucrãnia, pois, se não me engano no final de semana eu vi uma matéria na TV falando sobre o Jádson.. onde ele falava sobre as chances que o Elano e mais um de lá, que eu não lembro quem é, tiveram na seleção, enquanto ele nada ainda...

Eu conheço lhufas do futebol da Ucrãnia, mas na matéria essa o pessoal enchia a bola do cara...

Marimas disse...

Vi o link agora da globo, é essa matéria aí mesmo que tu postou, mas a que vi foi na TV, mas dizia a mesma coisa...

O outro era o Fernandinho então, não lembrava.. achei que tinha mais um brasileiro por lá. o William aquele que saiu do MSI não tá por lá tb?

Guilherme CB disse...

GUINA FORA DO GRENAL

----------------------------

O Inter visita o Vitória neste domingo, em Salvador. Depois, já pensa no Grêmio. O eterno rival colorado é o adversário da oitava rodada do Brasileirão. Apenas um jogador do time vermelho vai a campo no Barradão com possibilidade de ser suspenso para o clássico Gre-Nal. É Guiñazu, que vem colecionando cartões na última rodada. Na série atual, ele tem dois, mas garante que não está encucado com a possibilidade de levar o terceiro e não jogar no Olímpico.

------------------------------

GUINA TA FORA DO GRENAL. LAMENTAVEL

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Ah só faltaram umas informações:

*O São Paulo está mantendo contatos com o empresário do Pablo Aimar, mas está difícil. Mas, a princípio ele quer voltar pra Argentina. O River Plate está tentando também sua contratação. Noticiou-se na imprensa internacional que o Newcastle fez uma proposta de 6,5 mi de Libras (uns R$ 20,8 mi) e que o Liverpool pagaria até 10 mi de Libras (uns R$ 31,9 mi). O São Paulo também está forte na concorrência para trazer o André Lima. Mais que o Inter.

*Até onde consta, o Milan está em negociação com o Shaktar Donetsk para a compra do Fernandinho.

*O Bétis estuda emprestar o Rafael Sóbis para tentar valorizá-lo caso seja convocado para a Copa 2010. Mas parece que vai aguardar o início das Olimpíadas.

*O Flamengo está negociando com o Dátolo (Boca). A Olympikus bancaria a contratação como "presente" ao clube. Caso não acertem, Ibson pode ser contratado em definitivo. Ibson declarou que só joga no Brasil pelo Flamengo (com a saída do Abel as chances de trazer ele são mínimas). Ah, o Ibson é 3 cm mais alto que o D´Alessandro.

Marimas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marimas disse...

dã.. mas tá difícil hj...

Li agora a notícia completa.. os caras tem uma república brasileira lá...

Ilsinho, Jádson, William, Fernandinho, o nosso Luiz Adriano e até o Marcelo Moreno, boliviano goleador do Cruzeiro... e ainda um tal de Brandão, que é daqui tb, mas eu não faço a mínima idéia de quem seja...

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

No Shaktar tem o Jádson, o Fernandinho, o Willian (ex-MSI), o Ilsinho (ex-SP), o Luiz Adriano (ex-Inter) e o Brandão (ex-um monte).

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

O Marcelo Moreno foi pra lá, mas ainda está fazendo os testes físicos e clínicos, ainda não assinou contrato.

O Brandão jogou no São Caetano e salvo engano, no Coritiba.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Ah, claro, esqueci de falar... o Marcelo Moreno é Boliviano, não Brasileiro (até é brasileiro... mas joga pela Bolívia).

Unknown disse...

Poxa vida, Rafa...
Quase não me contive.

Eu, mais do que ninguém (mesmo não vivendo quase nada, e não conhecendo porra nenhuma da vida), já aprendi que a vida nos tira muitas peças pessoas importantes, mas as repõem depois. Tentando preencher o vazio que as outras deixaram.

Perdeste um tio, um ídolo, Rafa. Mas ganhaste dois anjos.

Marco disse...

Estevam

o Fernandinho até fez gol no último jogo do Shakhtar, 4x1 contra o Donetsk. Não precisa traduzir, o site é bilíngüe, é só clicar "English".

Severo, sensacional!

Marco disse...

E só discordo de um, nesta lista do Estevam.

(ai ai ai, lá vem pedrada das viúvas virgens)

Sóbis. Não contrataria ele enquanto o Nilmar estiver aqui, os dois junto não funcionaria. Ou vende o Nilmar já, porque o Sóbis era mais goleador.

Além do mais temos garotos dos júniores com as mesmas características dele. Por mim ele nunca teria saído, mas já que foi, não é hora de voltar.

Dos meias, eu faria tudo para trazer Aimar ou Cleber Santana, embora prefira Tinga e Daniel Carvalho (neste caso, venderia o Alex).

Gonçalves disse...

Brandão ese era do Coritiba se não me engano...fazia gol pra caramba...ao menos me lembro vagamente os cara infoprmando em mio as transmissões esportivas.

Marimas disse...

Olha a seleção da CBF...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Selecao_Brasileira/0,,MUL607922-15071,00-RONALDINHO+VIRA+SALVACAO+PARA+A+SELECAO.html

Rico Terra quem convoca a seleção que se diz brasileira... o Dunga é apenas um fantoche.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Marco,

Só a página inicial do site do Shaktar é bilingue, se tu clicar nas matérias está em russo não? Eu pelo menos só vi as matérias em russo, não consegui convertê-las pra inglês.

O Nilmar deu certo jogando com o Tevez, por que não daria com o Sóbis?

Ah, se o Inter trouxesse o Michel Bastos, é melhor mesmo trazer o André Lima, pois vai chover bola na área. Dos dois lados.

O Daniel Carvalho não vem agora. Não tem como tirar ele do CSKA. A não ser que ele queira sair. Pra agora, duvido, pro centenário, é uma opção real.

O Tinga está conversando com os dirigentes do Borússia. Ele é o principal jogador do time (como era no Inter) e eles querem renovar de qualquer jeito, pois temem perder ele em Junho/2009. O time vai passar por uma reavaliação total, mas o Tinga é unanimidade no elenco. Acho difícil ele vir agora, apesar da diretoria já ter tentado e estar tentando. Há algumas semanas era mais fácil, pois o time corria risco de rebaixamento no Alemão, mas agora acho difícil.

Marco disse...

Este timeco do Dunga, com Robinho e Diego tem mais é que tomar bucha. Nenhum dos dois tem condições de ser sequer convocado, mas os empresários quem mandam aqui, e o Robinho vai entrar no salseiro para o Real conseguir Cristiano Ronaldo.

Torci para a Argentina a partir do momento que Diego tirou o agasalho. Depois o Dunga ainda tira o Adriano, o único que incomodava, para deixar o Robinho. Este, então, tem mais é que ficar na feira, fazendo embaixadinha com laranja e tomate.

E o Pato no banco... feia a coisa... feia.

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...

Estevam

as matérias estão em russo, mas se clicar em English elas também passam para inglês.

Preciso dar umas aulas pro webmaster do Shaktar, quem sabe eles não liberam o Fernandinho...


Sobre Nilmar e Sóbis, o Tevez tinha uma característica de mais movimentação que o Sóbis, acho que Nilmar+Adriano parece bem mais com Nilmar+Tevez.

E o Sóbis demora bastante para recuperar o ritmo, toda vez que ele ficou fora um tempo, demorou para jogar bem. E tempo é tudo que não temos...

Para 2009, vendendo Nilmar, Sóbis seria fantástico.


Melhor que André Lima, na minha opinião, é o Grafite. Bom por cima e por baixo.

Mas, como disse ontem, não vou ficar especulando nem torrando meus miolos, confio no Fernando Carvalho, apesar do Pinga...

Marco disse...

E, caro Rafael Severo, não adianta tentar desconstruir amizades.

Tinha um amigo que fazia e sempre fez bem isto que você diz estar fazendo.

Um grande amigo, quase um irmão. Um cara diferente, inteligente, com uma visão de mundo toda dele, formado em Medicina encarnava o anti-médico, embora genial na sua profissão.

Torcedor do América-RJ na infância, ultimamente era fanático pelo Paraná Clube. E sempre o foi pela Ferrari, nos bons e maus períodos.

Ironia das ironias, cardiologista, filho de pai cardiologista, nasceu com um problema insanável no coração.

No última dia 09 de junho, este parou de bater para sempre, debalde todos esforços da medicina e de si próprio.

Foi um irmão e um exemplo de vida, que encerrou-se precocemente aos 42 anos.

Em meu "blog", escrevi para ele uma de minhas mais tristes poesias, se chega a tanto.

O Paraná e a Ferrari perderam um grande torcedor, mas a humanidade um de seus melhores exemplares.

Rafael Severo disse...

Marco, é claro que não luto pra desconstruir minhas amizades. Isso foi ligeira concessão poética para fechar o texto e torná-lo mais agradável. Pelo contrário, tudo que eu quero é cultivar minhas amizades antigas e saudar as novas.

Por falar em velhas amizades, quero exaltar a presença do meu grande amigo e grande colorado Marcelo Martins, que postou um comentário. Esse é um dos meus ídolos, com certeza.

Ps.:Marco, sinto muito pela perda do teu amigo. A vida fica mais pobre sem os amigos.

Abraço.

Almilano disse...

Prezados Marco e Severo,

Acho que vocês vão querer me internar depois dessa, mas é o seguinte:

Penso que quando perdemos "ídolos" nessas circunstâncias da vida, seja por doença, acidente, etc., a dor é inqualificável, pois fica a saudade e as coisas boas que aprendemos com ele.

Só que acho que maior que essa dor, deve ser aquela dor das pessoas que "perdem" seus ídolos em vida, por decepção pura.

Pois essa decepção ficará conosco até a nossa morte, pois tínhamos pessoas com as quais contávamos, nos espelhávamos e éramos "fãs" mas fomos decepcionados por elas de alguma forma, ou seja, toda aquela admiração foi por água abaixo.

Isso também ocorre conosco às vezes, infelizmente, e quando isso ocorre a gente pára e vê que nossos ídolos são de carne e osso e erram. E ainda pensamos: pqp como eu achava esse cara tudo isso!!!

Acho que essa decepção é o que "nos mata".

Hasta!!!

Marco disse...

Tá difícil o Cartola esta semana... não tem nenhuma barbada...


Alemão
vc está certo, é isto mesmo. Quando alguém se vai, ficam as lembranças, o que está feito, feito está. Mas quando alguém pisa no tomate conosco, a decepção é inevitável, embora haja sempre a chance de reparação.

diana oliveira disse...

impossível não deixá-los carentes de ti, caro poeta.

eles vão chorar sim, independente do teu esforço para desconstruir-se.
vão lamentar por um tempo e depois contarão aos amigos: meu pai escrevia cada texto num tal de blog vermelho...

resumo, deixa de ser cagalhão e assume teu papel de ídolo, hehehehe

bjs

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]