quarta-feira, junho 11, 2008

31 2002 - Começa a Era Fernando Carvalho


Em 2002 chegava à presidência do Internacional Fernando Carvalho. Dirigente colorado desde os anos 1990, já havia tentado ocupar o principal cargo do clube em eleição anterior, mas fora derrotado. Sabidamente o presidente que conquistou os principais títulos do clube, seu começo de gestão não foi muito promissor.

Assumindo o clube praticamente sem atletas, teve de montar um elenco e contratar um técnico rapidamente. A escolha do técnico recaiu em Ivo Wortmann. Quanto aos jogadores, uma leva aportou no Beira-Rio: os goleiros Renato (ex-Corinthians) e Clemer (ex-Flamengo), os zagueiros Chris (ex-Coritiba), Amelli (ex-River Plate) e Júnior Baiano (ex-Shen Shuan, da China), o lateral-direito Maricá (ex-Vasco), o lateral-esquerdo Cássio (ex-Flamengo), os volantes Alexandre (ex-São Paulo), Márcio (ex-Caxias) e Leandro Ávila (ex-Botafogo), os meias Fabiano Costa e Carlos Miguel (ambos ex-São Paulo), o atacante Mahicon Librelato (ex-Criciúma) e o centroavante Fernando Baiano (ex-Corinthians) foram os principais.

Mesmo assim, o clube fracassou nas suas duas primeiras competições: a Copa Sul-Minas, onde não conseguiu classificar-se para as semifinais, e a Copa do Brasil, onde foi eliminado na 3ª fase, pelo Atlético MG.

Depois de alguns amistosos (incluindo uma vitória sobre o Equador, uma das seleções que eram apontadas como possíveis revelações na Copa do Mundo), veio o campeonato gaúcho, já com na zaga. A estréia foi contra o Juventude, em Caxias do Sul. Em plena neblina, o Internacional venceu por 1x0, em um jogo marcado por tragédias. Um torcedor colorado foi morto por uma bomba lançada da torcida do Juventude, e um membro das organizadas da Papada morreu na explosão acidental do explosivo que carregava, ao sofrer uma abordagem policial. No jogo seguinte, um empate em 0x0 com o Esportivo, no Beira-Rio, deixou o clube obrigado a vencer o jogo seguinte, para chegar à final. A possibilidade de ficar fora da decisão do Gauchão pela terceira vez seguida causou a demissão de Ivo Wortmann. Em São Gabriel, com Guto Ferreira de técnico interino, o Colorado venceu por 3x1 e chegou à final, contra o 15 de Novembro, que havia eliminado o Grêmio. Nas finais, duas vitórias: 3x2 e 2x0. Era o primeiro título oficial conquistado pelo Internacional desde 1997.

A competição seguinte foi o campeonato brasileiro. Guto Ferreira, efetivado como técnico, sobreviveu por cinco partidas, mas após um empate em casa com o São Paulo (2x2), foi substituído por Celso Roth.

O atual técnico gremista teve um começo promissor, ganhando 11 pontos em 15 disputados. Na sua sexta partida, o adversário era o lanterna Figueirense, treinado por Muricy Ramalho, no Beira-Rio. A torcida esperava uma goleada, mas o que se viu foi uma estupenda vitória catarinense. O Figueirense chegou a estar vencendo por 3x0, nos minutos finais o Colorado quase encostou no marcador, mas no último minuto veio o gol definitivo: Figueirense 4x2.

Nos jogos seguintes, o time somou um empate fora e uma vitória em casa. Na partida seguinte, novamente um lanterna, o Paraná. No dia do jogo, o vice-presidente de futebol colorado, Pércio França, declara à imprensa que o Internacional “perdera o poder de ressuscitar os mortos”. E o time parecia confirmar isso em campo, abrindo o marcador logo aos 4 minutos do 1º tempo. Mas doze minutos depois a partida já estava 2x1 a favor do Paraná.

Passado o vexame, o clube empata com o Gama, fora, e com o Fluminense, em casa. O jogo seguinte era contra o Goiás, na zona de rebaixamento. Só seis mil torcedores compareceram ao Beira-Rio, para ver o clube novamente “ressuscitar mortos”: Goiás 2x1.

O time ameaça uma recuperação, ao bater o Atlético PR, na Arena, por 3x2. Mas no jogo seguinte veio a derrota no Gre-Nal (0x1), disputado no Beira-Rio. Na partida seguinte, o lateral Cássio marca o milésimo gol colorado em campeonatos brasileiros, o que não evita a derrota de 3x2 para o Atlético MG. Na partida seguinte, no Beira-Rio, o Internacional enfrentava o Coritiba, que teve um jogador expulso no final do 1º tempo. Mesmo com um jogador a mais, o Colorado não soube se impor, e ainda levou um gol aos 47 minutos do 2º tempo. A catástrofe gerou duas demissões: o técnico Celso Roth, substituído por Cláudio Duarte, e o vice-presidente Pércio França, que cedeu seu lugar para Ibsen Pinheiro.

Faltando quatro rodadas, o Internacional não estava em uma posição tranqüila na tabela. Na primeira partida de Claudião, o Internacional arrancou um empate heróico diante do São Caetano (1x1), com Fernando Baiano fazendo o gol salvador a seis minutos do final do jogo. Com este resultado, o Internacional ficava fora da zona de rebaixamento. Mas na partida seguinte, uma derrota de 3x2 para o Juventude, em Caxias do Sul, devolveu o Internacional à zona de rebaixamento. Três dias depois, o Internacional enfrenta o Cruzeiro, no Beira-Rio. O time joga melhor, tem mais volume de jogo, mas volta a perder: 0x1. Na saída de campo, o abatimento é total. Alguns jogadores dão entrevista achando que o time já estava rebaixado. Fernando Baiano, quase chorando, promete ficar para jogar a 2ª divisão. Os repórteres têm de avisá-los de que o clube ainda tem chances de permanecer na elite.

Na última partida, o Internacional entra no gramado, no Magueirão, em Belém, precisando vencer o Paysandu e ainda torcer por resultados paralelos. O clima é tenso, mas a equipe consegue ser melhor em campo que o adversário. Porém, seu domínio não se traduz em gols. Quando começa o 2º tempo, boas notícias começam a chegar aos jogadores colorados. Os resultados paralelos são favoráveis, mas o Internacional precisa vencer. Mas aos 13 minutos, Mahicon Librelato apara um cruzamento de Fernando Baiano e estufa as redes: Internacional 1x0! Mesmo assim, a apreensão ainda permanece. O Paysandu pode empatar. Mas o alívio vem logo em seguida: aos 17 minutos Fernando Baiano cobra falta da intermediária. Apesar da distância, seu chute rasteiro desvia na barreira e entra no canto direito do goleiro Róbson: Internacional 2x0! Agora era só esperar o tempo passar, e torcer para os resultados paralelos permanecerem favoráveis. Quando o árbitro Valdomiro Mathias da Silva Filho apita o final do jogo, a imensa nação colorada respira aliviada. O fantasma da 2ª divisão apenas passou perto do Beira-Rio, mas não parou por lá. Na verdade, seu objetivo era a Azenha, onde ele chegaria em 2004.


31 Comentários:

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Pois é Raul, talvez um pouco dehistória, faça alguns beiçudos pensar melhor....

Compreenderão (quem me dera...) o que é ajustes numa equipe. Com a formação de uma nova diretoria.

Porém nos cabe lembrar, que a relação Fernado - Vitório sempre transpareceu ser converjente, não sei os outros vices...

Hoje temos no Internacional o desencontro opinativo de Vitório e Giovane, o que nos leva a crer que estaria chegando a hora de mexer neste vice.

Presidencialismo é isso, e o regime no Colorado é esse. Votei no homem, se vai dar certo não sei, mas ele que tome atitude!

Schroder-EUA disse...

Baita Texto Raul!! Valeu!!

É as coisas não começaram bem para o FC. Bah mas como doi pensar neeses dias escuros e na epoca a gente pensando que até tinha time.....sera que nao é o mesmo hoje??

Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...

Otimo texto.

Eh bom pra fazer a gente pensar. Se nao fosse uma vitoria fraca sobre o Payssandu e um monte de resultados paralelos muito provavelmente o FC teria sido exorcisado do colorado e perderia para sempre a chance de ser consagrado como o maior presidente da historia do clube. Agora eh muito facil endeusar o cara...

m.rodrigo.oliveira disse...

Cruzes!!!

Não gosto nem de lembrar daquele Brasileiro.

Eu assisti aquele jogo com o Paisandu com a certeza de que já estávamos rebaixados. Não consegui acreditar quando escapamos.

Mas a fase era tão ruim que o nosso melhor jogador acabou morrendo uma semana depois.

Fabiano- POA-Germany disse...

Nao digo bela história porque quase me cago só de lembrar desta época, hehehe. Mas foi emocionante, que loucura!!
Valeu Raul

Colorado de Esmeralda disse...

Torcida colorada! Está na hora de agir! Se o caminho pra reclamar for apenas mandar e-mail pra ouvidoria, pois que seja. Vamos entupir aquilo de e-mails para deixar bem claro que essa momento de desmando pode ter sérios desdobramentos. Vamos pressionar agora enquanto é tempo antes que a coisa degringole de vez.

Colorado de Esmeralda disse...

E desculpem o comentário fora do contexto, mas confesso que está batendo um certo pânico...hehehehe

Alexandre R. disse...

Nelsinho Batista? O Piffero enlouqueceu de vez....

geoband disse...

Grande Prof. Raul. Mais uma vez muto obrigado.

É isso aí Clécius. Além dos e-mails, sugiro faixas no estádio e aquela visita tradicional ao portão 8.

1º DIVISÃO ETERNA!!!!!!!!!
Pessoal, durante anos as discussões entre gazelas e colorados chegava ao fim quando os azuis tascavam a tradicional frase: ...é, mas nós somos campeões do mundo... bah, mesmo tentando desmerecer este título, apoiando-se em qualquer grande episídio do Glorioso, a discussão tinha vencedor. Mas o cenário modificou-se, e hoje o grande trunfo é nosso: nós somos de 1ª divisão. E isso é fundamental para um clube que se intitula grande. E vou dizer, isso dói num azulzinho, hehehe...

Bueno, por mais realista ou até mesmo pessimista que eu possa ser, não penso em segunda divisão p/ Colorado, pelo menos não este ano.

E outra, inicialmente não gostei dos grenais pela SA. Não temos técnico, não temos esquema, não temos direção. Fiquei preocupado. Mas querem saber?????? Vambora que rapadura é doce mas não é mole. Vamo tochá as gazelas. Espero que pelo menos o Glorioso tenha vontade de colocar as gazelas no seu devido lugar. E depois vamo tochá os argentinos. Vamo tochá, vamo tochá.

Guilherme CB disse...

Bah, nem lembrava mais de alguns ocorridos naquela temporada.

Vale lembrar que Celso roth sempre começa bem os campeonatos e termina quase na segunda. Fica o aviso aos vizinhos do Humaita.



Ainda acho que vamos lutar esse ano pelo titulo, ano passado o Flamengo estava na zona de rebaixamento no fim da primeira fase e ainda se classificou pa LA. Temos que reagir, rapido e sem o Nelsinho.

cjr-sp disse...

E aí gurizada???

Quase enfartei naquele dia contra o paissandu,,,mas quando fizemos o segundo gol...fiquei tranquilo...heheheh.

**********************


Bah, gurizada...o pifero vai dizer que o Nelsinho ja foi campeao brasileiro, e agora quem sabe campeao da copa do brasil e que tem mais CV que o TITE.

e aí como fica?...falem aí??? DIGAM ALGUMA COISA...FALEM!!!!

Guilherme CB disse...

ELE NÃO É LOCO, SE ELE TEM O MININO DE INTELIGENCIA NÃO VAI BATER DE FRENTE COM A TORCIDA.

ACHO QUE SABADO VAI TER PORTÃO 8.

cjr-sp disse...

Como um Luigi DESPRESTIGIADO vai conseguir se impor no vestiario???

**************

Diante da situaçao, sugiro chamar o PAULO PORTO entao e ver no que dá...

*****************

Agora a PREPARAÇAO FÍSICA do INTER tá um fiasco...esse pessoal tinha que vir a publico e dar explicaçoes sobre o rendimento dos atletas?????

O que está acontecendo ??????

Precisodevcakis2 disse...

Nelsinho não! O cara que disse que estava saindo aqui pra ir pra um time grande não!!!!!!


Sou beata mas fecho com o corneta do CJR, Leão já! Num time que não tem direção e muitos jogadores de personalidade só o Leão pra colocar ordem na casa!

Alexandre R. disse...

Gente, se o D. Piffio I bateu de frente com o FC, pq nao vai afrontar a torcida tb?

Por isso defendo a ideia que precisa existir oposição no clube; sem oposiçao para cobrar, quem está como dirigente(qualquer um) sente-se no direito de fazer tudo pela sua cabeça.

E rezo pra que a decisao do tecnico nao passe só pela cabeça do piffero, senão...

cjr-sp disse...

O pifero vai conseguir o ninguem nunca conseguiu ainda....que é unir

BEATAS,
BIXAS,
TARADOS,
VIUVAS VIRGENS,
e CORNETAS

todos a favor do LEAO...

tinha me esquecido, que o LEAO é a unica pessoa no mundo capaz de por ordem nessa jagunçada toda.

LEAO JA NO INTER....


EU TOPO ESSA...

geoband disse...

FOCO ATUAL:

GANHAR DO BOTAFOGO!!!!

Cada partida é a partida.

cjr-sp disse...

VAMOS PEDIR LEAO PESSOAL....

É A UNICA SOLUÇAO....

DIREÇAO OMISSA....VESTIARIO PODRE...LEAO É A SALVAÇAO DA LAVOURA...

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Bom, pra quem quer relembrar:

Reportagem Paysandu x Inter 2002.
http://www.youtube.com/watch?v=phbY1AJwBzw

Raul, uma pergunta... não foi o Librelato que chorou e disse que jogaria no Inter na segundona? Eu achava que tinha sido o Librelato...

--------------------------
Alguém viu a coluna da RBS onde eles falam que o Píffero reclamou esses dias que um fotógrafo estava tirando fotos demais do Fernando Carvalho?

Fernando Gonçalves disse...

Valeu Prof. Raul !

É realmente interessante lembrar que no 1º ano de gestão do presidente que nos levou às maiores glórias foi tão ruim a ponto de precisarmos de resultados paralelos para fugir da segundona.

Todo o dia eu passo pela curva da beira-mar norte onde o Librelato sofreu o trágico acidente.

Aquele guri prometia muito no Inter.

Daniel - Sta. Maria disse...

Bah, e pensar que o Píffero está fazendo força pra que passemos por isso novamente.


"O fantasma da 2ª divisão apenas passou perto do Beira-Rio, mas não parou por lá. Na verdade, seu objetivo era a Azenha, onde ele chegaria em 2004."

huaeuhuaeuhueahuaeuhuau

cjr-sp disse...

Eu vi esse lance em algum lugar nos veiculos rbs, ontem mesmo, de o pifero reclamar das fotos em excesso do FC....

Anônimo disse...

Bah, valeu Raul pela história. Não lembrava de tantos detalhes assim! Porém, como é ruim de ver que o Inter era tão podre a pono de chegar a depender de resultados paralelos pra fugir do rebaixamento. Que bom que deu tudo certo e o mesmo FC nos levou as conquistas da LA e Mundial em 2006.

Nelsinho Batista só pode ser palhaçada desse Pífio, né?

LEÃO? Não sei se encaixaria no Inter. É arrogante demais e quer todos os holofotes virados pra ele. Muito estrelismo!!!

Daniel - Sta. Maria disse...

Eu quase morri no jogo contra o Cruzeiro. Começou a me doer o peito, isso que eu tinha apenas 22 anos, e tive que parar de assistir à partida.
Que crime aquele dia, nunca vi o Inter perder tanto gol na vida, e o Cruzeiro na única chance que teve nos matou.
Ao final do jogo, lembro de ter chorado, achei que não tinha mais volta. A minha tristeza era tanta que até a minha namorada e a família dela, todos gremistas, acabaram torcendo pro Inter não cair. Depois, ficaram p... por eu ter secado o Gaymio até o fim em 2003 e 2004...

Ministro disse...

Prezado Raul, muito bom o texto!

Seria este para chacoalhar a nação colorada?

Eu fiz minha parte, mandei o seguinte e-mail para a ouvidoria:
-----------------------------------
Presidente Vitório Píffero!

Diz o ditado, onde há fumaça, há fogo!

Sou sócio, tenho cadeira locada, conheço um número muito grande de colorados pois sou professor universitário, e lhe digo, Nelsinho Batista NÃO! A maioria dos colorados não quer este cidadão treinando o Internacional novamente! Também não quer o Tite!

Mas, antes este que o Nelsinho Batista!

Não nos conduza à segunda divisão! Penso que a coroa está nos fazendo mal, muito mal!

Atenciosamente,

-----------------------------------

Pode não adiantar nada, mas, não estarei me omitindo!

Rafael Severo disse...

O primeiro ano do King Carvalho no comando do clube foi terrível mesmo. Mas depois foi só alegria. Poderia ter sido ainda melhor se as forças do mal não tivessem agido e nos roubado o título brasileiro de 2005...

Celso disse...

Está tarde... provavelmente poucas pessoas ou nenhma vai entrar nesse tópico

minha opiniao sobre os ultimos jogos do brasileiro da primeira gestao FC

* o jogo contra o Cruzeiro na quarta a noite antes do jogo contra o Paisandu foi MUITO MAIS DRAMATICO QUE o ultimo jogo ... foi terrivel... muita gente chorando .. clima de funeral... violencia nas ruas depois do jogo .. colorados de joelhos em frente ao portão 8 cantando o hino... manchete da zero hora no dia seguinte: "A PIOR NOITE DO BEIRA RIO" (+ ou - isso) .. matei aula pra ir no jogo .. no ultimos jogos dquele ano eu matava aula direto pois eu tinha um sentimento "nao posso abandonar meu time nessa hora" ... eu sou um torcedor de momentos dificeis ... a torcida era bem diferente do pessoal que hoje vai ao estadio

no jogo contra o Paisndu .. os resultados paralelos estavam ajudando e o inter jogava bem.. o gol ia sair.. e siu

Librelato.. que Deus te tenha ..

MUITO OBRIGADO EM NOME DOS MILHÕES DE COLORADOS DO MUNDO

asbraços a todos,

Celso LOCOLORADO

Celso disse...

Está tarde... provavelmente poucas pessoas ou nenhma vai entrar nesse tópico

minha opiniao sobre os ultimos jogos do brasileiro da primeira gestao FC

* o jogo contra o Cruzeiro na quarta a noite antes do jogo contra o Paisandu foi MUITO MAIS DRAMATICO QUE o ultimo jogo ... foi terrivel... muita gente chorando .. clima de funeral... violencia nas ruas depois do jogo .. colorados de joelhos em frente ao portão 8 cantando o hino... manchete da zero hora no dia seguinte: "A PIOR NOITE DO BEIRA RIO" (+ ou - isso) .. matei aula pra ir no jogo .. no ultimos jogos dquele ano eu matava aula direto pois eu tinha um sentimento "nao posso abandonar meu time nessa hora" ... eu sou um torcedor de momentos dificeis ... a torcida era bem diferente do pessoal que hoje vai ao estadio

no jogo contra o Paisndu .. os resultados paralelos estavam ajudando e o inter jogava bem.. o gol ia sair.. e siu

Librelato.. que Deus te tenha ..

MUITO OBRIGADO EM NOME DOS MILHÕES DE COLORADOS DO MUNDO

asbraços a todos,

Celso LOCOLORADO

jo disse...

CONSIDERO QUE O INTER CORREU COMO EU SEMPRE QUIS SÓ 2 VEZES;NA FINAL DO MUNDIAL E NO JOGO CONTRA O PAYSANDU1 AQUELE JOGO NINGUÉM NOS GANHAVA POIS OS CARAS CORRIAM MARCANDO METRO A METRO O PAYSANDU...

Unknown disse...

Fora Pífio! Volta logo FC!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]