quarta-feira, março 09, 2011

4 Craques do Passado IV - Ivo

Ontem completou-se 20 anos da morte de Ivo João Wink, goleiro que até o surgimento de Manga era considerado o melhor da história colorada.

Ivo Wink iniciou sua carreira no São José, em 1940, aos 20 anos. No ano seguinte, foi considerado o melhor do campeonato citadino, e acabou contratado pelo Colorado.

O goleiro colorado na temporada de 1941 havia sido Júlio Petersen, com Marcelo de reserva. Mas a direção não estava contente. Tanto que contratou Ivo, do São José, e Ciscador, goleiro reserva do Sport, que excursionava pelo sul e Sudeste com grande campanha.

O ano de 1942 começou com os últimos jogos do campeonato municipal de 1941 e com as partidas do campeonato estadual, também de 1941. Júlio foi titular nestas partidas, e no amistoso contra o Sport. Após conceder férias aos jogadores em fevereiro e início de março, o Internacional voltou à ativa no amistoso contra o Cruzeiro, em 07.04. O goleiro foi Ciscador, que estreou no Colorado. Outro estreante do dia era um zagueiro vindo da várzea, Nena.

A partida seguinte já foi válida pelo campeonato municipal. O adversário era o São José, ex-clube de Ivo. O novo contratado colorado estreou muito bem, e o Internacional venceu: 5x2.

Ivo assumiu a titularidade imediatamente. Na temporada de 1942, só não disputou três amistosos, onde Ciscador atuou, e em um dos Gre-Nais do campeonato, que teve Júlio no arco colorado, fazendo sua despedida. O Colorado foi campeão municipal e estadual.

Em 1943 o clube contratou Aristeu, que chegou a ser titular durante o Campeonato de Honra, na abertura da temporada. Mas a seguir Ivo voltou ao posto, conquistando novamente os títulos municipais e estaduais.

Em 1944, Ivo jogou todas as partidas da temporada. Em 1945, cedeu o posto para De Lorenzi, que como ele havia vindo do São José, por três ocasiões. E os títulos continuavam se acumulando.

Em 1946 o Colorado perdeu a hegemonia municipal e estadual, mas os reservas Ênio e Harry conseguiram jogar apenas uma partida, cada um.

Em 1947 o Colorado recupera a hegemonia municipal e estadual. De Lorenzi joga duas partidas e Harry uma. No resto, Ivo reina insuperável.

Em 1948, mais títulos. De Lorenzi e Jamil jogam uma partida, cada. No final da temporada, no Torneio da ACEPA, Everton, o novo reserva, joga algumas vezes.

Em 1949, Ivo ainda é o titular, mas Everton o substitui mais frequentemente. O clube voltou a perder a hegemonia estadual.

Em 1950 Ivo começa a temporada como titular, mas Everton seguidamente o substitui. A partir de agosto, Everton torna-se o novo titular. Em 28.10.1950, Ivo faz sua última partida pelo Colorado, em um Gre-Nal válido pelo campeonato municipal. No final da temporada, o goleiro encerra a carreira.
Depois de trabalhar por algum tempo nas categorias de base do Colorado, foi para São Borja, onde treinou o Internacional e Cruzeiro locais. Em 1954 e 1955 atuou como goleiro e técnico do 14 de Julho de Santana do Livramento. Treinou também o Bagé, e acabou retornando aos clubes de São Borja.

Adotou a cidade natal de Getúlio Vargas, passando lá o resto de sua vida. Ivo faleceu em 08.03.1991.

Títulos de Ivo pelo Internacional:
campeão estadual em 1942/43/44/45 e 1947/48
campeão municipal em 1942/43/44/45, 1947/48 e 1950
campeão do Torneio Extra em 1946 e 1950
campeão do Torneio ACEPA em 1948
campeão do Torneio Dia do Desporto em 1949

4 Comentários:

João Gabriel disse...

Isso é história.

Gosto muito de ler estes apanhados históricos.

Assim, podemos conhecer mais como chegamos até aqui.

Obrigado.

Ivan disse...

Só eu preocupado que o clemer seja o preparador de goleiros da base...? Tomara que seja só paranóia minha...

Ramon Dongo disse...

Raul

Ótimo post, mais uma vez!
Queria dar uma sugestão, ou melhor fazer um pedido: seja lá como for - com parceria ou dinheiro próprio - estamos encaminhando a reforma do Beira-Rio, então me veio a seguinte dúvida: como era o time do Inter quando estavamos construíndo o Gigante? Já ouvi o Cabral dizendo várias vezes na Band-AM que era uma amontoado em campo que sequer merecia a designação de time. Mas ele usa isso pra defender a tal parceria, então queria uma opinião mais, digamos assim, argumentada, do que apenas deixar uma frase largada no ar...

Rubens Borges disse...

Raulm sei que as vezes teus post ficam perdidos em meio a assuntos mais atuais, mas valeu por lembrar a história linda do Colorado

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]