Ontem completou-se 20 anos da morte de Ivo João Wink, goleiro que até o surgimento de Manga era considerado o melhor da história colorada.
Ivo Wink iniciou sua carreira no São José, em 1940, aos 20 anos. No ano seguinte, foi considerado o melhor do campeonato citadino, e acabou contratado pelo Colorado.
O goleiro colorado na temporada de 1941 havia sido Júlio Petersen, com Marcelo de reserva. Mas a direção não estava contente. Tanto que contratou Ivo, do São José, e Ciscador, goleiro reserva do Sport, que excursionava pelo sul e Sudeste com grande campanha.
O ano de 1942 começou com os últimos jogos do campeonato municipal de 1941 e com as partidas do campeonato estadual, também de 1941. Júlio foi titular nestas partidas, e no amistoso contra o Sport. Após conceder férias aos jogadores em fevereiro e início de março, o Internacional voltou à ativa no amistoso contra o Cruzeiro, em 07.04. O goleiro foi Ciscador, que estreou no Colorado. Outro estreante do dia era um zagueiro vindo da várzea, Nena.
A partida seguinte já foi válida pelo campeonato municipal. O adversário era o São José, ex-clube de Ivo. O novo contratado colorado estreou muito bem, e o Internacional venceu: 5x2.
Ivo assumiu a titularidade imediatamente. Na temporada de 1942, só não disputou três amistosos, onde Ciscador atuou, e em um dos Gre-Nais do campeonato, que teve Júlio no arco colorado, fazendo sua despedida. O Colorado foi campeão municipal e estadual.
Em 1943 o clube contratou Aristeu, que chegou a ser titular durante o Campeonato de Honra, na abertura da temporada. Mas a seguir Ivo voltou ao posto, conquistando novamente os títulos municipais e estaduais.
Em 1944, Ivo jogou todas as partidas da temporada. Em 1945, cedeu o posto para De Lorenzi, que como ele havia vindo do São José, por três ocasiões. E os títulos continuavam se acumulando.
Em 1946 o Colorado perdeu a hegemonia municipal e estadual, mas os reservas Ênio e Harry conseguiram jogar apenas uma partida, cada um.
Em 1947 o Colorado recupera a hegemonia municipal e estadual. De Lorenzi joga duas partidas e Harry uma. No resto, Ivo reina insuperável.
Em 1948, mais títulos. De Lorenzi e Jamil jogam uma partida, cada. No final da temporada, no Torneio da ACEPA, Everton, o novo reserva, joga algumas vezes.
Em 1949, Ivo ainda é o titular, mas Everton o substitui mais frequentemente. O clube voltou a perder a hegemonia estadual.
Em 1950 Ivo começa a temporada como titular, mas Everton seguidamente o substitui. A partir de agosto, Everton torna-se o novo titular. Em 28.10.1950, Ivo faz sua última partida pelo Colorado, em um Gre-Nal válido pelo campeonato municipal. No final da temporada, o goleiro encerra a carreira.
Depois de trabalhar por algum tempo nas categorias de base do Colorado, foi para São Borja, onde treinou o Internacional e Cruzeiro locais. Em 1954 e 1955 atuou como goleiro e técnico do 14 de Julho de Santana do Livramento. Treinou também o Bagé, e acabou retornando aos clubes de São Borja.
Adotou a cidade natal de Getúlio Vargas, passando lá o resto de sua vida. Ivo faleceu em 08.03.1991.
Títulos de Ivo pelo Internacional:
campeão estadual em 1942/43/44/45 e 1947/48
campeão municipal em 1942/43/44/45, 1947/48 e 1950
campeão do Torneio Extra em 1946 e 1950
campeão do Torneio ACEPA em 1948
campeão do Torneio Dia do Desporto em 1949
4 Comentários:
Isso é história.
Gosto muito de ler estes apanhados históricos.
Assim, podemos conhecer mais como chegamos até aqui.
Obrigado.
Só eu preocupado que o clemer seja o preparador de goleiros da base...? Tomara que seja só paranóia minha...
Raul
Ótimo post, mais uma vez!
Queria dar uma sugestão, ou melhor fazer um pedido: seja lá como for - com parceria ou dinheiro próprio - estamos encaminhando a reforma do Beira-Rio, então me veio a seguinte dúvida: como era o time do Inter quando estavamos construíndo o Gigante? Já ouvi o Cabral dizendo várias vezes na Band-AM que era uma amontoado em campo que sequer merecia a designação de time. Mas ele usa isso pra defender a tal parceria, então queria uma opinião mais, digamos assim, argumentada, do que apenas deixar uma frase largada no ar...
Raulm sei que as vezes teus post ficam perdidos em meio a assuntos mais atuais, mas valeu por lembrar a história linda do Colorado
Postar um comentário
Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________
Para colocar LINK faça assim
Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:
[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]