quarta-feira, novembro 09, 2011

Macro e Micro

Acho que falta uma visão e um entendimento mais amplo dos Colorados, seja Corneteiros, seja Beatas, ou algo no meio, sobre o Inter atual ou melhor o Inter dos últimos anos. Acho que no passado distante já tinha tocado nesse assunto mas vou repetir.

O Conflito, atrito entre torcedores com suas opiniões opostas sobre o Inter ocorre pelo simples fato de que alguns olham o Inter e sua historia no sentido Macro-Histórico ("beatas") e outros no sentido Micro-Histórico ("corneteiros"). Com isso quero dizer, alguns veem o negocio com uma visão mais amplo de tempo (anos, décadas) onde outros concentram suas analises em períodos menores (dias..semanas...meses..).

Por exemplo hoje falamos do Inter dos anos 70 como um período magico onde o Inter flutuava em campo, onde tudo dava certo. Assim como daqui a 10 ou 20 anos Colorados olharão para essa ultima década como uma década de gloria Máxima.

Em 2030 ninguem vai lembrar do Wilson Mathias ou do Jô assim como ninguem lembra do Pedro Verdum ou do Ico. Ninguem vai lembrar em 2040 das derrotas no Beira Rio para o Fluminense no Brasileirão de 2011...ou o empate de 3 a 3 com o Santos. Assim como quando se fala dos anos 70, ninguem fala na crise de 1979 quando em Setembro daquele ano o Inter terminou o Gaúchão em terceiro atras do Esportivo de Bento Gonçalves (algo que não aconteceia na epoca, ou tu era Campeão ou Vice). Três meses depois dessa crise o Inter se sagrava Tri-Invicto do Brasileirão.

O tempo passa e a gente faz com que o passado pareça perfeito. Como se todo mundo se dava bem e trabalahava por musica nos anos 70. Ou nos anos 40 do rolo.

Não. Não era assim, nem é assim agora. Não existe perfeição.

Podem ter certeza, Fernando Carvalho e os jogadores da geração 2006 tem seus lugares garantidos na historia do Inter lá em cima (a não ser que FC um dia presida sobre um Inter que acaba rebaixado). Ninguem vai lembrar daqui a 30 anos que Sobis e Iarley fizeram gols no Inter, assim como a maioria hoje não lembra ou não reclama que o goleiro Manga em 79 vestiu a camisa do Grêmio em GreNal.

Meu ponto é que você torcedor, antes de sair xingando outro torcedor por ser Corneteiro ou Beata, tem que entender que algumas pessoas tem uma visão Macro Historica do Inter enquanto outros tem uma visão Micro Historica. NENHUM ESTÁ ERRADO. Os dois tão certos.

O Beata está certo de que um dia olharemos essa fase como uma fase de Ouro (assim como fazemos com outras decadas), todos os pequenos detalhes que hoje parecem ser o fim do mundo, um dia será completamente esquecido e apagado da história do clube.

Mas o Corneteiro tambem está certo. Ele quer o melhor para o clube HOJE para que AMANHÃ as coisas continuem a melhorar e para que a "decada de ouro" se extenda. Sem essa preocupação e pressão diaria vinda dos "corneteiros" provavelmente não teriamos tido todas as alegrias que tivemos.

É como na natureza. Abelhas são chatos pra caralho não? Pois bem, mata todas as abelhas do Mundo e é bem provável que o sistema ecologico do planeta desabe, assim como nos eventualmente.

Um precisa do outro.

Entendem bem isso antes de ficarem revoltados e fazerem Jihad com as opiniões dos outros.