terça-feira, agosto 13, 2013

Peneira

Dois empates, nos últimos três jogos, contra Náutico, Atlético-Pr e Grêmio.

Seis gols sofridos, dois marcados, e um retrocesso da primeira colocação para a sexta.

Considerando o jogo atrasado, a ser realizado com o Santos, estaríamos há dois pontos dos líderes. No entanto, computar três pontos jogando em casa tem sido uma tarefa ingrata.

O que me irrita demais é que nos infortúnios contra Bahia, Vitória e Atlético-Pr sofremos gols com parcos minutos de jogo, o que se não é uma prova de desatenção, é no mínimo um sério problema de concentração.

Um gol cedo desestabiliza o plano de jogo por completo, haja visto a tarefa de correr atrás do placar e oferecer o contra-ataque ao adversário. Isto é ainda mais preocupante se considerarmos a falta de velocidade de nossos zagueiros, que acabam ficando ainda mais expostos ao combate direto, geralmente contra atacantes muito mais velozes e/ou habilidosos.

Em um dia que volta-se a cogitar a saída de Damião, a constatação é que falta equilíbrio ao time. Marcamos muitos gols, mas tomamos muitos também.

A justificativa principal, obviamente, é a grande disparidade técnica entre o setor defensivo e ofensivo. Não contamos com bons jogadores atrás, e a isto soma-se fatores como falta de atenção, falhas individuais e também a falta de um primeiro-volante de ofício.

Uma curiosidade alarmante, é que desde a adoção dos pontos corridos, apenas em um dos anos o clube campeão não possuía a melhor defesa; no entanto possuía a segunda melhor.

Isto analisado unicamente pelo prisma dos números não quer dizer nada; mas é importante saber analisar o contexto, e time que toma gols bobos e sofre gols em demasia acaba por eventualmente desperdiçar pontos importantes, que as vezes fazem a diferença entre um título ou representam várias posições na tabela.

Cabe a Dunga achar uma alternativa para que a zaga pare de ser vazada com tanta frequência, sem diminuir o poderio ofensivo do time.

Quinta-feira temos o chamado confronto de seis pontos, contra a boa equipe de Botafogo.

Um empate não seria considerado um mau resultado, mas dado a circunstância de nossos últimos três revezes, a vitória torna-se mais imprescindível que nunca.

Para a retomada de crescimento, a resposta deve ser imediata, e nada melhor que um jogo cascudo como contra o alvinegro carioca para voltarmos aos trilhos.

Três pontos serão fundamentais, assim como não tomar gols bobos e aproveitar as eventuais chances de gol.

Se este grupo almeja o topo da tabela, quinta-feira é uma pequena decisão, e toda a concentração é pouca.

Torçamos para que o enfrentamento contra equipes cariocas continue a render bons frutos.

@Davi_Inter_BV