terça-feira, agosto 20, 2013

Saudades do 4-3-3

Para os mais jovens o 433 é coisa de livro e historias contadas. Mais pra quem já vivia uma vida pos-6 anos de idade nos anaos 70 ou inicio de 80 lembra bem como era o 433.

Futebol era delicioso de se assistir. 2 ponteiros e um centroavante. No Inter tinha Valdomiro que era ponta direita, vivia indo a linha de fundo e fazendo cruzamento perfeitos. Com a 9 estava Dario...ou Flavio ou pra mim Bira...Geraldāo e outros. Mas o ataque nao parava ai. Na ponta esquerda tinha Lula fazendo o papel inverso do valdomiro. Mais tarde tinha Silvinho...antes do silvinho Mario Sergio que nao era bem ponteiro, caia pelo meio e seu cruzamento nao era seu forte. Mas era escaldo como no estilo 433 e vestindo a 11.... Valdomiro, Bira e Mario Sergio.

Ai depois de 85 quando sai do brasil e acabei me desligando do futebol notei em 1990 que os ataques eram so de 2 jogadores. Ponteiros ja eram. Era o tal primeiro e segundo atacante. perdeu muita graça o futebol sem o ponteiro tradicional. Quem viu os ponteiros dos anos 70 e 80 jogar como o Valdomiro, Eder, Jairzinho antes o Garrincha ate o proprio Renato e varios outros que no momento me escapa o nome, sabem do que falo.

Nao sei o que aconteceu pra matarem o 433 mas aquela copa de 90 foi a de menos gols. A mais fraca de todas as copas. Era um sinal. E quem viveu lembra do jo soares pedindo semanalmente " bota ponta tele! Bota ponta!" Ainda genial.

Quais eram outros grandes pontas da epoca?

Por isso gosto do papo de forlan damiao e scocco todos jumtos no ataque.

Ps. E olha o meio campo do Inter em 79, Batista, Jair e Falcāo.  So um volante de verdade Batista. Pois Falcāo nāo era volante classico nem de perto. E principe Jaja muito menos (era quase um segundo ponta direita em campo com valdomiro!). Hoje temos que aguentar 3 volantes e so um atacante que fica la na frente de verdade. Talvez seja por isso a drastica diferença em diversao de se assistir futebol nesses ultmos anos e decadas.