quarta-feira, maio 21, 2014

Depois do desabafo

Ironicamente depois de escrever o ultimo post fui ver minha gravação de um programa no HbO americano chamado Real Sports que é um programa investigativo sobre o esporte. E qual foi um dos assuntos? Elefantes Brancos na Copa!

ehhhhhhhhhhhh (som de irritação)

Mostraram protestos, falaram com lideres, foram a favelas...mostraram até o Beira Rio. O foco deles foi o estadio em Manaus, mas no inicio generaliza que "muitos dos estadios não terão uso pos copa". Falaram isso enquanto mostravam fotos de todos os estadios incluindo o Beira Rio. 

A imagem que fica pra quem talvez não conheça o futebol brasileiro de perto é que o Beira Rio e todos na verdade serão elefantes brancos. 

Deu vontade de gritar pra TV "não po, talvez 2 ou 3 elefantes, mas não todos e nem a maioria!! E com certeza o Beira Rio não!!"

Em vez disso apenas mandei uns tweets para #realsports

Mas o interesante é que na reportagem eles entrevistram alguem no comando do estadio em Manaus e ele disse que eles planejam outros eventos no estadio e que a exposição mundial que Manaus terá será beneficial para a cidade no ambito turistico. E ele tem razão. Muitos gringos vão ficar fisurados com a tal cidade no meio da floresta amazonica muito mais do que com curitiba ou até porto alegre. E mesmo a reportagem sendo negativa sobre os estadios Manaus já recebeu uma boa exposição para alguns milhões de Americanos (e outros) nesse programa da HBO.  Como dizem aqui "theres no such thing as bad publicity". 



Ps:

Uma das outras reportagens tambem era sobre futebol. Uma raridade ter futebol nesse programa, imagina duas vezes numa noite. Mas o assunto tambem negativo. Racismo. Onde mostraram as cenas de racismo na europa. Ate o americano Altidore sofreu gritos de macacos quando jogou na holanda ano passado. A partida foi quase interompida pelo juiz. Entao nao é só na espanha, russia, italia... Até na holanda. É uma epidemia de ignorância. 

A conclusão da reportagem é que a Fifa tem feito pouco pra aliviar o problema nos estadios. Onde agora jogadores tem que to ar atitudes tipo sair de campo ou como dani alvez comer a banana. O problema já existe ha muitos anos. O mesmo programa em 2005 ja havia feito uma reportagem sobre isso e a coisa não melhorou com a fifa dando apenas tapinhas nas mãos dos culpados. A fifa, agora diz que tomou medidas que vão fazer a coisa melhorar..já que times podem perder pontos e até ser rebaixados. Isso não vai curar o problema de falta de inteligência desses racistas, mas talvez ajude a elimina-lo um ao menos um tanto..dos estádios. Veremos.

PPs:

A repentina saida do Dale do Time causou certa revolta nos "anais do BV". Somos um dos dois unicos invictos no Brasileirão...mas isso está a perigo contra o Coritiba sem Dale, sem Aranguiz.........OU NÃO? O Inter tem vez que joga bem sem Dale........OU NÃO?



Gostei ou Não
2
0

i