terça-feira, maio 13, 2014

Limbo

O adversário vem de uma derrota constrangedora, humilhantes 6 a 0 para um time até então em crise.

A pontuação de apenas 3 pontos em 4 jogos é insuficiente, e o time está na zona de rebaixamento.

Time de escalão inferior, recém oriundo da segunda divisão e que mesmo em seu estado não está entre as 4 maiores torcidas.

Clube que têm como objetivo único manter-se na elite do futebol brasileiro e cujo orçamento não permite maiores pretensões, haja visto o elenco limitado e inferior tecnicamente.

Em razão de todas as circunstâncias acima, jogará pressionado, provavelmente com uma escalação ofensiva em busca dos 3 pontos.

Já o colorado lidera a competição, tem o segundo melhor ataque, ainda não perdeu na competição e vem de duas vitórias consecutivas.

Não obstante, o retorno ao Beira-Rio gerou uma onda de otimismo e renovação de confiança que há tempos não se via e os resultados, apesar de sofridos, têm aparecido.

O cenário é todo favorável a mais 3 pontos e uma consolidação na ponta de cima da tabela, certo?

ERRADO. 

Este cenário, repletamente favorável tem sido um dos maiores causadores de frustrações à torcida colorada. Quando tudo parece conspirar a favor, surge o empate sem gols contra o lanterna, a derrota pro adversário em crise e decepções equivalentes.

Exemplos recentes não faltam; de imediato me lembro a façanha de perder a liderança para o famigerado Náutico por 3 a 0 ano passado, entre outros.

Aliás, o Inter tem uma sina, uma fama de reviver os mortos, de desperdiçar pontos precisos no meio do caminho que geralmente fazem falta no fim do campeonato.

Em um campeonato de pontos corridos, chavões a parte, cada jogo é uma decisão, e os 3 pontos do jogo contra o Criciúma tem o mesmo valor que os 3 contra o Cruzeiro (efeitos morais a parte).

Obviamente, você, frequentador do BV pode ponderar que se a equipe precisa fazer “final de copa do mundo” pra vencer o Criciúma (com todo o respeito a equipe catarinense) é porque falta qualidade e não será possível ser campeão de um campeonato tão difícil e equilibrado como o Brasileiro.

Eu concordo discordando.

É justamente na capacidade mental de manter o foco e a concentração em jogos considerados mais fáceis que distingue-se quem vai chegar e quem vai ficar pela metade do caminho.

Perder para Cruzeiro, Corinthians, São Paulo… é indesejável, mas de certa forma aceitável. Desperdiçar pontos (e talvez a liderança) contra o Criciúma não.

3 pontos contra o Criciúma são obrigação de quem quer sonhar alto.

O torcedor colorado, vacinado que é, fica no purgatório, renovando a fé na expectativa de que este ano vai ser tudo diferente mas temendo as oscilações e tropeços de uma equipe que sempre parece poder muito mais.

O céu é o limite.(!?!?!)

@Davi_Inter_BV