segunda-feira, dezembro 08, 2014

Tá, e agora?


Deu, cabou 2014.
Errei em achar que cairíamos esse ano. Tanto a progressão matemática dos resultados da Era Bananal indicava isso, que tinha certeza que com time, comissão técnica e diretoria (?), cairíamos fácil esse ano.

Errei feio, nunca imaginei que disputaríamos libertadores, e que por algumas rodadas, respiraríamos os ares de esperança de título.

Mesmo assim, estivéssemos brigando pela liderança da "Segunda Página", os comentários ao longo do ano sobre o time et al seriam OS MESMOS.

Muita gente falou em futebol de rebaixado, sendo jogado em um campeonato que mostrou o pior nível de todos os tempos. Nunca o ditado "em terra de cego quem tem um olho é rei" fez tanto sentido quanto no Brão 2014.

Mas acabou, taí o mea culpa, vamos prá 2015.

Tchau Banana. Não volta nunca mais!

E agora, o que vai vir em 2015? Minha opinião é que o Pífero ganha fácil, que não vai manter Abel, e que vai dar uma boa enxugada nas nabas no campo. Algumas ficam, lógico, pois prá uma Libertadores que começa daqui a pouquinho, não dá prá varrer com o time todo. Bom, até daria, seria de fato o melhor a se fazer, mas sem reposição, não tem como. Melhor não piorar, como diz o outro.

E a liber em si? Caímos num grupo não tão fodido, parece que nem o Emelec - o time mais chato da América - vai estar nesse grupo. Menos mal. Dá prá passar de fase, dependendo do que for feito no vestiário. Depois disso, bom daí sei lá.

Tem como sonhar em ir longe em 2015? Eu não tenho a mínima idéia. O que eu sei é que pelo menos existe uma ponta de esperança que eu não tive mais em 2012, 2013 e 2014.

O que eu gostaria, é que o time realmente se dedicasse a Libertadores (dã!), usando o Gauchão apenas como um treinamento de luxo (!?), uma preparação prá Libertadores.

Bota o time titular (ou o que se parece com um) prá jogar no Beira Rio, e esquece os jogos nos potreiros do interior - manda o time do Chicão, sei lá... Na boa, fomos campeões da América em 2006 e 2010 perdendo o gauchão. Fez diferença? Alguém se incomoda com isso? Então, sejamos inteligentes e larguem esse campeonato bosta de mão. Usa como treino, e foca 100% na Libertadores. Só não cai!

O Gacuhão começa com 3 jogos na primeira semana de fevereiro. Dois deles em casa. Em 2014 a Liber começou uma semana depois, logo, tem 2 jogos de preparação, pelo menos.

Muita gente também fala da pré-temporada, que escapando da Pré-Liber foi uma alívio pois não prejudica a preparação. Isso é bom, e além disso, se não me engano, os atletas tiveram uma ou duas semanas de férias durante a copa, não? Dá prá começar ainda mais cedo.

Aí ó, tá pintando um ano com algumas vantagens do nosso lado. É dar uma boa arrumada no elenco, contratar um técnico com vontade de ganhar, BAIXAR OS PREÇOS DOS INGRESSOS, e esperar um ano afoder em 2015.

Boa semana.

ps. Dica de TV (ou Blu-Ray): Oliver Stone's The Untold History of the USA
(Louis, acho que tu em especial vai curtir bastante)

ps2. Não esqueçam de acompanhar e votar no Prêmio BV 2014.