terça-feira, setembro 04, 2007

14 ARBITROS

Vocês devem lembrar que a algumas semanas atras fiz as "10 perguntas para" o Juca Kfouri e uma das perguntas era sobre o problema de arbitragem que o futebol enfrenta e que a FIFA nada faz para resolver. No basquete com 1/6 do tamaho de um campo de futebol e menos da metade do numero de jogadores eles tem 3 Juizes e o futel 1 mais dois assistentes. Já comentei sobre isso varias vezes aqui no Blog e até sugeri varias soluções. Mas nada da FIFA eles nem parecem tentar achar soluções. A cada rodada é sempre a mesma história...erros e reclamações. Eu entendo que errar é humano por isso nem culpo o Juizes e sim a FIFA que não arruma essa bagunça.

Mas o legal é que o Juca escreveu sobre o assunto essa semana. Veja:

POR JUCA KFOURI

O futebol quer que os árbitros errem


Não é de hoje que as segundas-feiras são dedicadas muito mais a discutir arbitragens do que propriamente a falar futebol.

E nada indica que isso vá mudar.

Em vez de se falar do gol mais bonito, de escolher, por exemplo, entre os gols de Nilton, Maicossuel e Souza, ou comentar o recorde da torcida do Flamengo, fala-se dos erros das arbitragens.

Ontem não foi diferente e um dos temas era se o carrinho dado por Pierre em Ramirez foi ou não para expulsão.

Fato é que as arbitragens erram pelo mundo afora como sempre erraram.

A diferença, já se disse mil vezes, é que hoje a TV flagra o erro por mais milimétrico que tenha sido, o que torna o árbitro o grande vilão do futebol, muito mais que o centrovante que perde um gol ou o goleiro que come um frango.

E assim será até que três medidas sejam adotadas:

1. auxílio eletrônico para a arbitragem;

2. profissionalização dos árbitros;

3. independência do departamento de árbitros das federações e confederações.

O problema é que nenhuma dessas medidas está no horizonte brasileiro porque:

1. falta dinheiro para profissionalizar a arbitragem num futebol que dá prejuízo;

2. o conservadorismo do mundo do futebol não quer nem pensar em arbitragem eletrônica;

3. dar independência aos árbitros significa deixar de exercer uma grande fatia do poder que está nas mãos da cartolagem.

Qual é a saída, então?

A de sempre.

Discutir os erros da arbitragem depois de cada rodada.


14 Comentários:

Julio.Colorado em Sampa disse...

Louis, andei lendo as abobrinhas dos caras da Wiki. Acho que você deveria pedir para o SLPTA sair de lá. Exclua!!! Aquela m.... não merece a atenção que estamos dando a eles. Cai fora...

Anônimo disse...

Luois,

Uma Sugestão para Enquete:

Faça um enquete com os nomes dos jogadores do Inter, onde possa-se votar em onze (é possível?).

Dessa forma veremos o time titular preferido do Pessoal.

Achoque seria interessante estabelecer o esquema: 4-4-2

Pois senão pode dar um desvio nos votos se o pessoal votar com outro esquema na cabeça.

Goleiro
L.Direito
Zagueiro
Zagueiro
L. Esquerdo
Meia
Meia
Meia
Meia
Atacante
Atacante

Ou talvez seja melhor fazer uma enquete para cada posição.

Ex.: Atacante: escolhe dois
Meia: Escolhe quatro
etc..

Fica a sugestão

cjr-sp disse...

CHEFE...

Aqui já começam as nossas diferenças...para mim, cada funçao do meio de campo é diferente.

Para o abel, sim, são todos meias...

Mas na minha ótica entao segue o meu time:

RENAN.
GRANJA.
DANI MORAIS.
SORONDO.
JORGE LUIZ(A CONFERIR-SENAO PINGA).
MONTEIRO, PRIMEIRO PELA DIREITA,
MAGRAO, SEGUNDO PELA ESQUERDA,
ROGER, MEIA ARTICULADOR PELA DIREITA.
GUINAZU- MEIA MARCADOR PELA ESQUERDA.
F9
ADRIANO.

OBS: PINGA TB SERVE PARA O LUGAR DO GUINA E TB PARA O LUGAR DO ROGER, DESDE QUE BEM ORIENTADO. OU SEJA AINDA TEMOS OPÇOES.

Mas vejam, no meu meio de campo acima é quase um quadrado com 2 pela direita e dois pela esquerda. Time equilibrado, jovem, mais leve, mais rapido e mesclado juventude com experiencia.

Os 3 líderes dentro do campo seriam: SORONDO, MAGRAO E F9.

sds.

Anônimo disse...

CJR,

Não há dúvida quanto a isso, mas para a enquete eu pensei em fazer dessa forma porque dá mais liberdade pro pessoal escolher.

Se for colocar 1° homem, 2° homem, 3° homem, armador, é um estilo.

Outro estilo é 2 volantes, 2 meias atacantes.

Outro é 2 volantes, 1 meia e 1 meia atacante

outro é 1 volante, meia-direito, meia-esquerda, armador.

Ficaria complicado...

O meu time é o seguinte:

Renan
Granja
Sidney
Sorondo
Alex
Edinho
Magrão
Guiñazú
Roger
Fernandão
Nilmar

Marimas disse...

Gostei da idéia da enquete CHEFE...

o meu time fica mais ou menos assim


Renan
Granja
Sidney ou ìndio
Sorondo
J. Luis
Edinho
Magrão
Guiñazú
Roger
Fernandão
Nilmar ou Gil ou Adriano...

Jamais colocaria pinga de lateral esquerdo, já me basta o alex sem força de marcação por ali, não entendo essa invenção, falam das invenções do Abel e apoiam o Pinga de lateral esquerda?!!... e o Dany Morais?!! Nada contra o guri, mas com Índio, Marcão, e Sidnei, o Dany Morais seria minha 3º opção... qundo é novo é ruim porque é novo, quando é velho é ruim porque é velho?!!!

cjr-sp disse...

pergunta ao nobre colorado tiago...

E SE O JORGE LUIZ NAO DER CERTO, O QUE TU FAZ COM AQUELA POSIÇAO??

SDS.

cjr-sp disse...

Sobre a minha escolha no Dani Morais, é convicçao pessoal. Tenho certeza da qualidade impar desse jogador muito superior ao INDIO.

Marcao, considero ex jogador. E orozco nao tenho avaliaçao ainda. Por isso entre o cansado Indio de tantas batalhas que ainda nao estreou em 2007, prefiro ver sangue novo. Sobre o Sidnei, nao acho-o pronto e nao sei se algum dia ficará para ser bem honesto, pois é só chutao, meio brucutu, meio trapalhao tb e se posiciona mal nas bolas aereas.

AGORA O DANI MORAIS ESSE EU GARANTO...É O CLONE DO BOLIVAR COM MELHOR TECNICA. ALTO, RAPIDO, LEVE, ANTECIPA COMO NINGUEM, OTIMO CABECEIO E BOA TECNICA.

É a dupla ideal com Sorondo, pois como já expliquei muitas vezes aqui, um time nao pode ter dois pesadoes como zagueiros, casos de indio e sorondo juntos. NAO DÁ. Assim como nao deu indio e marcao. Um dos zagueiros tem que dar alternativa de saída de bola inclusive, coisa que o eller fazia muito bem...mas vejam bem, eu to falando de saída de jogo e aí passa a bola...nao o que o indio faz...abre uma avenida e se manda que nem um louco para o ataque a mando do seu chefe louco. Aí nao.

SDS COLORADAS.

Marimas disse...

Cara, se a incógnita não der certo, vai de Alex mesmo, enquanto não tiver ngn melhor (armando o time para cobrir a deficiência de marcação dele, de repente com um zagueiro fazendo as costas dele e um volante caindo para zaga quando o Alex atacar)... Ou de Ramón, ou até de Cone Cardoso, de repente até dá para testar o Pinga, mas no meu time ele nunca seria uma opção para esta posição, porque acho que o Pinga vai fazer o mesmo que o Alex faz por ali... não sabe marcar, vai fazer um monte de falta perto da área, e correr (pelo menos isso) sem rumo... se a incógnita não se confirmar ou a gente contrata um lateral esquerdo, ou dá chance para o Ramóm...

Quanto à zaga, torço muito para que o Dani Morais seja tudo isso que tu falou, e mais um pouco... torço mesmo... mas eu nunca vi o cara jogar, me lembro dele ter entrado em um ou dois jogos, mas nem lembro da atuação dele, portanto, com o númenro de defensores no plantel, ele seria minha 3º opção...
Da onde tu sabe tudo isso sobre o cara?!!

Gonçalves disse...

Esse lance da arbitragem é um tanto complicado...esses dias assisti o TVCOM esportes..e lá estava o Gaciba...e exemplificou que muitos árbitros exercem outras profissões e não se dedicam só ao fato de apitar aos jogos, por causa da tal função não ser uma profissão...chegou até à falar de que esse lance de sorteio em parte é um verdadeiro crime para aqueles que só trabalham apitando...exemplificou até que na data da entrevista acho que foi bem no finalzinho desse mês de agosto ele não tinha ganho nenhum sorteio no brasileirão...e só havia apitado 3 jogos pela sulamericana, por que era por escala...disse ainda que no caso da expulsão do técnico do Cruzeiro num jogo pelo brasileirão, foi intimado à depor no STF e para ir lá teve de pagar a passagem do próprio bolso pra ir lá explicar o que havia descrito na súmula, fora material que eles tem de comprar do próprio bolso e tal....tanto que também há um outro rolo envolvendo falcatruas com um lance de passagens aéreas e tão dando gancho tipo bicho nuns arbitros de MG...e iam investigar se de outros estados também não o faziam...o fato é que esetes caras tinham de se profissionalizar, mesmo sabendo que ficariam muito mais fortalecidos, diante de algum rolo em meio à campeonatos.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Mesmo se profissionalizando, eles podem errar igual! Pra mim só com ajuda eletrônica resolveria. Evitaria até falcatruas como aquela de 2005, que pra mim foi uma farsa, o cara nem influenciou nada, foi só o "laranja" na história. No futebol americano não existia ajuda e a que existe hoje é restrita. Não precisa ser todo lance, pode ser só um ou outro lance capital. No hockey, eles conferem se o puck entrou ou não, se o cara "chutou" o puck dentro da área do goleiro ou não, coisas assim. E tb tem mais de 1 juiz.

É tão fácil de fazer, mas tira a "magia" do futebol. O problema é que magia não é bem o que se pensa que é...

Marimas disse...

é... eu tenho restrições quanto ao uso da TV para validar ou anular lances, primeiro porque seria restrito a gols, ou alguém vai validar um impedimento mal anulado e mandar o cara correr em direção ao gol novamente?!! Até para a marcação de faltas eu acho que não serve... pela TV às vezes não se consegue perceber a real força aplicada na jogada...

Mas a profissionalização dos árbitros é veemente, assim como a independência em relação as federações... teria de haver uma organização dos árbitros, com receitas e normas próprias... tipo uma coperativa... e não sei até que ponto falta dinheiro para profissionalizar os caras...

Mas uma solução emergencial seria de colocar um árbitro em cada metade do campo, correndo mais e fazendo com que fiquem mais próximos do lance... como já foi testado em uma camp. paulista há uns anos atrás, se não me engano...

Schroder-EUA disse...

Rodrigo concordo..profissionalisaçao sozinho fará NADA para melhorar arbritragem...

e essa tal de magia...heheh...a magia hoje em dia é a magica dos lances duvidos..so isso...ta na hora de cada time ter 1 ou 2 chamadas por tempo pra usar o replay....isso acabaria com 90% dos lances de estrema urgencia tipo gol anulado, impedimento , penalti...

Por exemplo contra o Nautico eles teriam usado 1 no lance do penalti (se nao tivesse usado todos ainda) e ai o penalti era anulado..a decisao pode ser feito pelo 4 assistente com um monitor em 1 minuto.

Marimas disse...

O simples fato de profissionalizar, sem apoio algum já seria uma melhoria... os caras não precisariam ter atividades paralelas e poderiam se dedicar 100% à arbitragem...

É claro que o ideal é profissionlização dos caras, com apoio, treinamento, estrutura... mas acho que a simples e pura profissionalização, sem ajuda alguma, já dá uma bela de uma melhorada... imagina um jogador de futebol que exerce atividade paralela, aí um dia ele ganha para jogar futebol, e passa dedicar seu tempo só a isso... não vai melhorar?!

Eu por exemplo fui aluno de ed. física do Vinícius Costa no CEFET em Pelotas... ele tá sempre apitando jogos do gauchão, e já vi ele até no brasileirão... o cara dá aula de segunda a sexta no CEFET e apita final de semana... se ele se dedicasse de segunda a sexta à arbitragem não melhoraria seu desempenho no final de semana?!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Sugiro fazerem um comparação ente Pinga e Alex, pois parece que alguns aqui acham que o Alex é melhor em todos os fundamentos do que o Pinga.

Se acharem isto, desculpem-me, não dá para ficar discutindo futebol.

Sugiro os seguintes fundamentos:
Técnica, marcação, força, velocidade, drible, chute, passe, cobertura, doação para o time, insistência, coragem nas divididas, cruzamento, roubadas de bola, posse de bola, etc...

Me parece que o Alex é considerado um bom chutador, mas até o Mineiro tem mais gols de falta do que o Alex neste Brasileirão (Atlético-PR e Flu).

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]