terça-feira, março 03, 2009

31 De volta às origens

Se há um erro que não posso cometer é o de negligenciar a cultura da comunidade na qual vivo. Valorizo minha história, minha origem, minhas raízes. Sou fiel a valores e princípios em respeito ao conhecimento que os mais velhos adquiriram pelejando, pois quem aguenta as porradas que a vida nos dá, levanta e segue lutando, invariavelmente, vence!

Faço essa breve introdução para confessar que ultimamente eu vinha deixando de dar valor ao rival citadino. Respeito aquele clube enquanto adversário, pois, no futebol, é inegável que, apesar de tropeços monumentais em sua trajetória, também tem admiráveis conquistas. Contudo, já fazia um bom tempo que os grenais não vinham me empolgando mais. Mas como disse antes, é um erro que não posso cometer.

Não tenho dúvida de que uma das características da minha personalidade que me fazem ser colorado é a admiração que tenho pela história daqueles que superaram grandes desafios, com garra e perseverança. E se valorizo a história do meu clube, não posso deixar de reconhecer que o primeiro passo para conquistar o mundo foi estabelecer a hegemonia regional. Pois esta, antes de nos pertencer, pertencia ao citado rival.

Contudo, nesse fim de semana fui contagiado pelo sentimento de pessoas ao meu redor, que me fizeram vivenciar o grenal de domingo como há anos, muitos anos, eu não vivenciava. É verdade que eu não fui ao estádio e provavelmente isso fez com que uma certa angústia me contagiasse de modo especial. Estar tão perto e, ao mesmo tempo, tão longe, definitivamente, mexeu comigo. Só sei que foi algo positivo.

Não sei se a vantagem estrutural do Inter sobre o Grêmio continuará a se repetir também dentro de campo. Não sei se a grande vantagem de vitórias sobre o rival se ampliará e se tornará praticamente inalcançável. Não sei se a escassez de títulos de expressão do Portoalegrense manter-se-á por muitos mais anos. Talvez, se isso tudo acontecer, daqui a alguns anos o grenal terá a mesma expressão de um Real x Atlético de Madri. Não importa. O importante é que valorizemos nossa história, a rivalidade, o rival e, assim, nos mantenhamos sempre fiéis às nossas origens, pois isso, também é parte do que nos faz grandes.

Nossa torcida, bem sabemos, não é fácil de agradar. Vínhamos cobrando muito do time, do clube. Resultados não nos bastam, queremos segurança. Isso se explica, já sofremos muito no passado. Nós, colorados, sabemos bem que as grandes conquistas não são obra do sobrenatural nem fruto do acaso. Igualmente, derrotas não se explicam tão-somente por erros de arbitragem ou por culpa única e exclusiva de um bode expiatório qualquer. Sabemos reconhecer os nossos erros e as virtudes do adversário. Assim, e somente assim, nos mantemos grandes nas vitórias e honrados nas derrotas. Talvez isso explique porque ultrapassamos o rival há tanto tempo e, desde então, jamais fomos superados. Mas isso é só um jogo, apenas resultado. O grande mérito está na postura que adotamos nos confrontos, nas batalhas.

Foi bom resgatar alguns sentimentos do passado nesse jogo, isso me rejuvenesceu, me renovou as energias. Foi bom voltar a valorizar o rival, relembrar que vencê-lo, um dia, foi o primeiro grande desafio do meu clube. Foi bom ver a festa da torcida colorada, num simples grenal de primeiro turno de Gauchão. Quem sabe com essa vitória, nosso time também resgate um pouco daquele velho espírito, daquela velha humildade do Inter, e faça, neste ano do centenário, o povo vermelho reviver, dentro de campo, os mais dignos e belos momentos da história colorada.


31 Comentários:

diana oliveira disse...

graaaaande dani,
foi um jogo especial, de fato.
acho q mexeu com todos, jogadores, comissão técnica, direção e torcida.
esse sentimento foi contagiante!
muito bom!!

grd texto, pra variar.

bjs

cjr-sp disse...

Atençao...vcs todos com pensamento circular aí debaixo, subam para o post acima...hehehehe.

******************

Entao M R OLIVEIRA...

Acho que o TITE vai dar um jeito de encaixar o Andrezinho no lugar do SANDRO...pode escrever aí.

E o rosinei, o Carvalho sempre gostou dele...e pelo jeito tá pronto, segundo o Carvalho...entao te preparas pq em algum lugar ele vai ter uma chance...

TITE é sempre a favor da acomodaçao. Para manter a uniao do grupo e tal...entao todos jogam aqui e ali...e vamos que vamos...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande Daniel, também não pude ir o jogo e o sentimento foi semelhante.

Cleber_Tapes/RS disse...

eu nunca quis o tite no inter

agora..... AGUENTA

Guilherme CB disse...

Celso Juarez Roth = C.J.R (???)

-------

Eu acho que o Alecsandro tem que entrar no time para fazer dupla com o Nilmar.

Taison pode jogar no meio.

Gonçalves disse...

Talvez o aparente desleixo e comprometimento com o greNAL é o que tenha ajudado a provocar a tempestade que está pelo lado do Olímpico...que sirva de lição pra gente mesmo caso um dia estivermos com outra competição em mente e sequer pensarmos em tratar o clássico da mesma forma.

col disse...

Muito bom, Daniel.

Que tal o lancamento de uma campanha para tentar revitalizar a valorizacao do Grenal pela torcida colorada?

hehehhe

Davi disse...

Grenal é sempre ótimo ganhar. E foi ainda melhor baixar a bola dos futuros "tri" campeões da america. Cada uma que tem que aguentar.

Abs

Anônimo disse...

Alguém sabe confirmar se o jogo Inter x União vai passar pra POA, pelo sportv?

Por esse link parece que sim:

http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CalendarDataServer,selectCalendarData&template=201.dwt&mnit=6&section=calendario&sport=todos&sportmedia=todas&eventdate=04/03/2009&begintime=04/03/2009+00:00

Mas alguém pode dar certeza?

Plinio Júnior disse...

Aí Davi!!!

Concordo plenamente com vc! É ótimo ganhar grenal, isso nunca vai mudar, pelo simples fato de poder tirar onda com as gazelas e elas não poderem se esconder atrás de desculpas ....
E tb, servi pra baixar a bola deles ...
agora escutando esporte na rádo o time deles já não é mais aquela maravilha da semana passada, e jão estão cogitando que eles possam perder pro Boyacá Chicó ... o que não faz uma derrota no clássico né?

m.rodrigo.oliveira disse...

Hahahaha.

Agora está solucionado o mistério.
O Guilherme decifrou o maior dos enigmas do Blog Vermelho.

Muitas dúvidas ficaram esclarecidas com essa grande contribuição.

CJR = Celso Juarez Roth.

Como é que eu nunca tinha pensado nisso???!!!

Hehehehe

Almilano disse...

É Daniel, gre-nal é muito bom de ganhar sempre!!!

Só um pequeno reparo aí no teu belo texto: em 2006 PERDEMOS o Gauchão lembra? E aí embalamos para a LA e Mundial.

Abrassssssssss

Marco disse...

Daniel

Não se iluda com os elogios da Diana!
No post dela, ali embaixo, ela mandou os cornetas virem desfilar seus pensamentos circulares aqui, logo no SEU POST!


Quanto ao rival, certa vez li uma entrevista do enxadrista Kasparov, lamentando a ausência de seu grande rival Karpov.

Disse algo assim:
- Quando você tem um inimigo, se ele desaparece, você perde um pouco da razão de sua existência.

Eles eram muito mais do que adversários; eram mesmo inimigos.

Ah, sim! Belo post!
Mas logo o CJR volta com seus pensamentos circulares... huauhauahdsuhausdhaufdsa

Almilano disse...

Ah, sim! Belo post!
Mas logo o CJR volta com seus pensamentos circulares... huauhauahdsuhausdhaufdsa


AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Essa foi boa Marco me matei rindo!

Marco disse...

Pior que o Nelson está lá embaixo ainda, corneteando no post da moça.

Vai rolar mais stress ainda!


E falando em pensamentos circulares, os segundinos estão correndo atrás do rabo, só o que se lê nos sites e blogs é a negada pedindo a cabeça do Roth.

Daniel Chiodelli disse...

Os comentários de hoje superaram em muito o texto, huahuahuahau!

Alemão, quando falo em hegemonia regional, me refiro ao maior número de conquistas estaduais e ao maior número de vitórias em grenal. Contemplo toda a história do Inter antes de conquistar o mundo, não apenas o ano de 2006.

Acho que o Gonçalves conseguiu resumir bem o que quis expressar hoje.

Baita abraço a todos!

cjr-sp disse...

MARCO E ALEMAO....


PQP é melhor ter pensamentos circulares....do que pensamentos retílineos, como vcs....hehehehe.


NELSON...tamo mal de cumpanheiros de blog hein....kkkkk.



****************************

PARA DESESPERO DE VCS...COL VEM AÍ LOGO LOGO COM UM DOSSIE COMPLETO SOBRE O ALEXXXXXXXXXXX.



SDS.
fui que aqui em Sampa o bixo tá pegando...

****************

Circula em SP que o GAYNATO vai assumir os gazélicos. Dizem que tá alinhavado.

cjr-sp disse...

MARCO...

A TUA REDE BUNDA SUJA CONFIRMOU AQUILO QUE EU JÁ SABIA...

PORTANTO É COMO EU DIGO...TTK NAO É SOLUÇAO...É PROBLEMA.

************************

RBS CONFIRMA QUE DEZINHO É TITULAR AMANHA. LEIA LÁ MARCO.

cjr-sp disse...

E AÍ MR OLIVEIRA ????

TTK TÁ FAZENDO AQUILO QUE TE FALEI E TU NAO ACREDITOU....

E AGORA ??? O QUE TU TENS A DIZER ???

diana oliveira disse...

hehehe, adoro q eu lanço as frases de efeito...
hahahaa
pensamento circulaaaaaaaaaar!

mas, confesso, ele me irrita, mas o adoro... cjr
mas agora q descobri sua verdadeira identidade, só posso promover
fica cjr
fica celso roth!!!!!!!!

hahahahahahahahaha

mas como ele é chato, pela madrugada, não dá tempo nem de tomar um kisuco!
me alivia cjr, me alivia parceria...

hehehe
segue o baile

m.rodrigo.oliveira disse...

CJR.

Eu não disse que não acreditava que ele faria. Disse que seria cagada se fizesse.

Vai abrir mão de dar continuidade ao sistema que fez todos os jogadores subirem de produção pra acomodar o Andrezinho no time.

Falei antes da notícia se confirmar e falo agora novamente. É uma MERDA de decisão!!!

Espero, sinceramente, que na hora do jogo isto não aconteça.

m.rodrigo.oliveira disse...

O pior disso é que como o adversário é fraco, vão patrolar os coitados.

Aí, o Tite vai ganhar o aval pra continuar com essa escalação, que condena Magrão e Guina e virarem o que não são, volantes defensivos.

Os dois deveriam jogar soltos, pra frente. Mas sem o Sandro a frente da zaga, eles não podem fazer isto.

PQP!!!!

Julio.Colorado em Sampa disse...

Pensamentos circulares são ridículos.

cjr-sp disse...

M R OLIVEIRA....

TITIKA É DOSE...É DE ACOMODAR AS COISAS...VAI POR O QUE CONSEGUIU POR AGUA ABAIXO RAPIDINHO...QUER JOGAR COM 17 TITULARES...

SE O TITIKA VACILAR, LUXA VEM AÍ LOGO LOGO....DEPOIS DO VEXAME DELE HOJE...
ACHO QUE O PORCAO TÁ FORA DA LIBERTADORES...
SEQUEI MUITO...HEHEHEHE.


E GAYNATO NAO DEVE PASSAR DE SEXTA PARA ASSUMIR O GAYMIO...

***************

TEM UM JOGADOR NO SPORT DE 19 ANOS...DIZEM QUE É UM MATADOR FIRST CLASS. CHAMA-SE CIRO. DIZEM QUE O INTER JÁ SONDOU O GAROTO.

SPORT VAI LONGE NA LIBERTADORES...

SDS COLORADAS.

diana oliveira disse...

huahahuhahauahahaaha

são ridículos julio, tens toda razão!

Cleber_Tapes/RS disse...

A para CJR

O cara toma 3 do Colo Colo em casa e to sonha com ele pra vir treinar o Inter

não do 3 partidas pra os cornetas apilidar o Vanderlei de

Luxemburro

o pessoal gosta de um apelido aqui

Murici fico Burrici

Abel fico Abelhão

Tite fico Titika

o como ja falaram ai, treinador bom e aquele que nunca treinou o Inter.....hehehe

m.rodrigo.oliveira disse...

Falou tudo Cleber.

Mas isso não elimina o fato de o Tite estar fazendo um crime ao tirar o Sandro do time, num momento em que era esta a peça que garantia segurança pra toda a equipe render mais.

É um absurdo!!!!

Marco disse...

Opa!

Destes 2 últimos, reivindo a autoria!

E, logo corrijo: não é Abelhão, é Abelhão-rei (o masculino de abelha-rainha).

Titika também, mas a ótima sigla TTK é do CJR. O Celso Roth entende de siglas huauauauauauaua

Eber Prado disse...


Pensamentos circulares são ridículos.


Há vida inteligente na Terra.

Acrecentaria mais um adjetivo:


Além de ridiculos são Idiotas

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

A Diana tomando kisuco é um pensamento circular..........

huauauauua

Plinio Júnior disse...

Cara,

Não sei por que toda essa revolta caso se confirme que não jogue o Sandro e sim o Andrezinho ... lembrem que o jogo é contra o time da fábrica ....
O Inter tem que ir pra cima, o Sandro vai marcar quem? Só acho que um centroavante de área seria mehlor ... mas até mesmo isso não é razão pra revolta, por que com o time que temos, os jogadores que foram a campo são OBRIGADOS a ganhar!!!!
Repito: é contra um TIME DE FÁBRICA!!!
Não importa o esquema, a vítória é obrigação!!!
Nos jogos contra times de verdade o Sandro é titular!!!
Que tempestade em copo d'água!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]