sexta-feira, abril 06, 2012

Dá pra chegar lá

Bom dia, amigos. Feliz páscoa a todos. O texto é grande, mas acredito que vale a pena (e ainda é feriado, poxa).

Depois do jogo de quarta e lendo os textos e comentários aqui no blog e alhures, acredito que é preciso fazer alguns contrapontos importantes. Em primeiro lugar, quero dizer que nosso colega Felipe Wallau não está errado quando afirma que o Inter se "apequenou". Mas nosso colega, na minha opinião, está MUITO ERRADO ao fazer essa crítica no contexto do jogo de quarta-feira. Eu defendo que é justamente o contrário: no jogo de quarta-feira o Inter se AGIGANTOU novamente. O time fez O CONTRÁRIO DO QUE O DESTREINADOR Dorival Jr pediu. Jogou como time grande que é, fazendo de um time DESTREINADO e, portanto, inferior ao time TITULAR E TREINADO do Santos, um time aguerrido, brigador e que exige respeito. Mostrou para todos que QUANDO JOGA SÉRIO não tem jogo jogado, seja qual for o adversário.

Quando, em 2006, o Inter surpreendeu o mundo, ele não surpreendeu sua torcida. Desde os primeiros minutos de jogo, devido à postura adotada, qualquer torcedor colocarado que se prese, sabia que podíamos vencer o Barcelona, como vencemos. Pois, sabendo-se INFERIOR, o Inter jogou com alma, com atitude de time grande, que não é grande por ter os melhores jogadores, mas POR ACREDITAR NA PRÓPRIA FORÇA SEMPRE. O Inter sabia que tinha poucas chances, mas que se as usasse, venceria. Guardadas as proporções, o jogo de quarta-feira foi semelhante. O Santos vem realmente num ótimo momento, vencendo jogos de modo convincente, com o Neymar extremamente confiante pois todos enchem sua bola (mesmo depois de maus jogos), e é treinado pelo melhor técnico do Brasil na atualidade (embora eu não goste dele e ele também seja covarde, porém MUITO MENOS que Dorival).

Quarta-feira eu tive muito orgulho do Inter. Foi o primeiro jogo desde a LA 2010, em que vi o time mordendo de verdade, com gana, querendo mostrar a todos sua força. Alguns vão desanimar e dizer: "Ok, se é assim, então estamos mal, pois mesmo jogando tudo, apenas empatamos com o Santos". Vou dizer por que não vencemos o jogo. Em primeiro lugar,  por que era o Santos, atual campeão da libertadores. Se você subestima um campeão, você está no sal, vide Barcelona-2006. Em segundo lugar, pela noite horrorosa de Damião e Dagoberto. Por fim, empatamos por total responsabilidade de Dorival Jr, como vou explicar. Nossa derrota não passa pela questão de entrosamento (embora Oscar, Dale e Guina pudessem ter ajudado, substituindo os jogadores cansados/pendurados), pois o Dorival DESTREINA o time, daí que o time titular foi humilhado lá na Vila.

Dorival Jr. Primeiro, SUBSTITUI MUITO MAL. Com seus volantes pendurados, ele simplesmente me tira Tinga (que não tinha cartão) e coloca Gilberto. Dorival queria perder (ou é retardado). Tinga não apenas queria continuar jogando, como era peça central para o Inter levar ainda algum perigo ao gol do Santos. Não satisfeito, Dorival continua com seus volantes pendurados. Por quê não entrou com o Fabrício no lugar do Elton, com o papel de continuar grudado no Neymar (já que Bolatti é lento demais para isso)? Não apenas isso, mas vendo a substituição do Muricy, não estava na cara que os cruzamentos deveriam ser evitados? Mas pra isso, era preciso sangue novo na volância, para que os laterais do Santos não tivessem espaço. Não, ele tira o Tinga e põe Gilberto.

Moledo fica pendurado, com o jogo cada vez mais complicado, pelo espaço que o Inter dava. Ele faz o quê? Espera pra ver o que acontece, como se ninguém soubesse que um deles (Moledo, Elton ou Sandro) seria expulso. Por quê não se antecipou, entrando com Bolívar (que seja, é a única opção), Fabrício ou mesmo JP (colocando Tinga mais atrás)? Eu digo por quê: Dorival é incapaz. Não sabe o que fazer nunca. E digo mais e novamente: ele queria perder, pois seria a confirmação do seu choro, a prova de que estava certo em seu temor. O jogo era nosso, pois estávamos marcando perfeitamente e anulando o Santos, contando também com a grande atuação de Muriel.

EMPATAMOS POR OMISSÃO do treinador, que não sabe o que fazer, além de não saber treinar. Prestem atenção: quando o Inter improvisa uma escalação, por conta de lesões/cartões, o Inter joga melhor. Deixo a conclusão pra vocês. As substituições do jogo eram (independentemente do que Muricy fizesse): Fabrício -> Elton (no intervalo!), Jajá -> Dagoberto (aos 15min do 2o) e Gilberto -> Damião (aos 35) (essa última, talvez não fosse necessária, pois mesmo mal, o Damião sempre prendia dois marcadores com ele). Com essas substituições, manteríamos um razoável poder de marcação e ataque durante toda a partida.

Por fim, eu fiquei muito satisfeito, apesar do empate. Eu tive orgulho do Inter e da torcida na quarta-feira. Jogamos com o coração, como há muito não fazíamos, nem mesmo naquele GreNal do ano passado (que não foi coração, mas apenas pelo deboche que fizeram do time). Nesse jogo, os jogadores tinham mais a provar do que serem capazes de jogar de igual para igual com Santos: o time tinha que provar que ainda podia jogar com raça, disputar com o coração. Torço para que o que Tinga disse seja verdade, ou seja, que essa foi uma partida de mudança, um ponto de inflexão para o time. Só assim o time tem a chance de superar o destreinamento feito pelo Dorival. E tomara nossos jogadores encontrem sua melhor forma, pois mesmo com essa raça, no nível em que está, o Inter não será campeão (salvo muita sorte).

Mas para isso acontecer, os jogadores terão que "sabotar" o Dorival, fazendo o contrário do que ele pede. Dorival quer perder e ser eliminado, para ter desculpas para dar. Dorival joga contra o Inter, seja por incapacidade, por burrice ou má vontade mesmo. Em relação ao que disse Felipe Wallau, o apequenamento vem sendo feito desde o título da LA2010, quando largou o brasileiro, com Roth. E estamos ainda colhendo os frutos de todo esse processo. Mas quarta-feira pode ter sido um sinal de mudança. Cabe aos jogadores continuar com esse pensamento e a nós torcedores continuar com a energia de quarta-feira. Dá pra chegar lá.


Dorival é um atentado ao Inter.