quinta-feira, abril 26, 2012

GUARDIOLA SONDADO

Exclusivo do BV

Em Dezembro quando Muricy Ramalho no Mundial de Clubes falou que Pep Guardiola seria o melhor do Mundo quando ele ganhasse o Brasileirão a imprensa achou graça. O Proprio Guardiola achou graça e logo em seguida tocou 4 nos Santos na final. Mas pessoas proximas ao Guardiola confirmam que aquilo incomodou o tecnico. Ele se deu conta que com aquele comentario do Muricy que realmente é o Brasil o berço do futebol. Poucos países tem tantos grandes times. Ele lembrou de seu Pai, um grande fan do futebol Brasileiro.

Meses antes Guardional comandou o Barcelona contra o Inter na Copa Audi. O jogo foi para os Penatis onde o Barcelona ganhou. Quando Guardiola começou a pensar mais no que Muricy falou, ele contou a uma fonte que se tivesse que trabalhar no Brasil trabalharia no Inter, o clube que enfrentou na Copa Audi. Ele tambem lembrou que o Inter era o clube que conquistou o Mundial sobre o proprio Barcelona em 2006. Um Barcelona bastante parecido com o dele.

Há quatro semanas esses comentários chegaram ao Beira Rio e se pensou na remota possibilidade de Guardiola no Inter. O Problema seria o salário astronômico.Mas a surpresa veio quando o Inter fez uma sondagem com o procurador do Guardiola. Eles se mostraram interessados.

A verdade é que Guardiola atraves de seu Pai tem uma leve obsessão com a história do Futebol Brasileiro, começando com Pelé e passando pela seleção de 82 da qual Pep já varias vezes revelou sua admiração. O proprio apelido Pep, é uma homenagem do seu Pai ao Pele. Alem dos apelidos serem parecidos, o Pai do Guardiola gostava muito do companheiro de Pele no Santos e na Seleção, nada menos do que um tal Pepe, segundo maior artilheiro na historia do Santos.

Inclusive antes disso tudo acontecer. Antes mesmo do Pep se dar conta de que um dia gostaria de ser tecnico no Brasil, o provável clube candidato seria o Santos. Mas o fato do Muricy Ramalho estar lá e do Santos ter sido vitima do proprio Pep, o Santos foi descartado antes mesmo desse pensamento atravesar a mente do tecnico.

Fernando Carvalho que aparentemente andava meio desaparecido na verdade foi a Espanha no inicio de Abril para um encontro secreto com Guardiola. Eles já se conheciam de um evento FIFA e novamente se encontraram na Copa Audi. Dessa vez o encontro foi sobre sua vinda ao Inter.

Guardiola falou que quer passar no minimo 1 ano treinando um clube Brasileiro. De preferência 2. Ele acredita que pode aprender muito no Brasil assim como o Brasil pode aprender com ele. O preço não seria pouco mas seria bem reduzido ao quanto ele ganha no Barcelona. A diferença viria de patrocínios. Guardiola falou para Fernando Carvalho "Dinheiro não é o problema, o mais importante é o sonho dele e de seu Pai". E tambem o sonho do Guardiola de treinar a Seleção Brasileira. Esse na verdade seria o objetivo maximo do Guardiola. Conquistar titulos no nivel clubistico no Brasil e entrar no lugar do Mano Menezes na Seleção antes da Copa de Confederações 2013 ou especialmente depois da Copinha se o Brasil perdesse ela já que a saída do Mano seria certa.

Estava tudo acertado entre Inter e Guardiola. O Anuncio de sua vinda seria na Segunda Feira apos o GreNal. Seria o grande Coup d'etat de Marketing do Inter. O mundo todo estaria de olho no Inter no próximo ano e em especial nessa Brasileirão.

Mas o inesperado ocorreu. O acordo com o Inter tinha uma clausula. Se o Barcelona perdesse a Champions League, Guardiola não saíria do Barcelona. Ele não queria sair por baixo. Sair do Barça derrotado e ir para o Brasil poderia parecer que ele tava se escondendo. Ele não queria isso.

Mas com a bola que o Barça vinha jogando ninguem no Inter ou no mundo esperava que o Chelsea passaria por eles. O inesperado aconteceu.

Minutos depois da coletiva, Guardiola ligou para o Fernando Carvalho e confirmou que não poderia sair. Fernando Carvalho ficou devastado. Alem do Mundial e Libertadores isso teria sido seu proprio Triplice Coroa: Libertadores, Mundial, Guardiola. Ele teria recuperado sua imagem tão desgastada nos ultimos anos com torcedores do Inter. Mas agora o sonho acabou. Amanhã Guardiola anuncia que ficará no Barcelona.

Postscript: Há indicios que Fernando Carvalho está fazendo uma força para que Guardiola mude de ideia e saia do Barcelona.