sexta-feira, maio 04, 2012

Agora que o BID andou...

Às vezes leio os comentários dos leitores, em relação às matérias publicadas na imprensa sobre o Inter. É interessante ver até onde vai a ignorância dos indivíduos, se é que não seria o caso mesmo de esquizofrenia. Estes dias vi um comentário de um gremista, dizendo-se feliz pela "novela Oscar" e afirmando que "o Inter nasceu em 2006". O mais curioso, é que não é a primeira vez que ouço isso e, pior, já vi até colorados pensando assim.

Para estas pessoas, vale então trazer alguns dados (Wikpedia):

1. Antes do Inter, apenas Palmeiras, Santos, Cruzeiro e São Paulo haviam jogado uma final de Libertadores. Isso significa que times como Flamengo, Grêmio, Vasco, MSI, Botafogo, etc., só conheceram essa experiência DEPOIS do Inter ou nem conheceram.

2. O Inter foi o PRIMEIRO tri-campeão brasileiro (Campeonato Brasileiro) do Brasil e o único até hoje, a ter um título invicto. O Grêmio, por exemplo, só foi saber o que era ser campeão brasileiro quando o Inter já era tri. Aliás, foi só em 1981 que o Grêmio jogou sua primeira final em nível nacional. O Inter já havia feito finais (nacionais) do Torneio Gomes Pedrosa em 1967 e 1968.

Diante disso, devo dizer que não, meus caros, o Inter não nasceu em 2006. O Inter foi sempre um clube de ponta no Brasil, pelo menos desde a década de 1960 pra cá. É uma pena ver que até colorados desconhecem minimamente a história do clube. Mas o problema destes colorados é simples de resolver, basta um pequeno estudo. Já o de gremistas e outros (são-paulinos, etc.), o problema é mais grave, pois já beira, como eu disse antes, à esquizofrenia. Para estes, apenas uma solução: compaixão. Sem grosserias, bate-bocas, etc.

Com gremistas, flamenguistas e cia, temos que ser educados, dar um sorriso gentil e mudar de assunto, como a gente faz com que não bate bem da caixola. ;-)