quinta-feira, março 28, 2013

Empate em 0

Desculpa aí galera nem sabia que tinha jogo hoje por isso só to abrindo o topico hoje. Pelo jeito não perdi muito.

Vai ser quase meio ano antes do Inter disputar uma partida que não seja GreNal contra um time de primeira divisão.

Como foi terrivel ter ficado fora da Libertadores.

OFF:

Essa semana fui vê uma banda cover do The Doors. Uma banda que existe desde 1990 e o cantor é ou era 20 anos atras muito parecido com Jim Morrison. Mas a banda faz o som dos Doors bem direitinho e usam o mesmo instrumentos que The Doors usava. Confere aí especialmente o pessoal que curte a banda esse clip que gravei de boa parte da musica Light my Fire começando na parte instrumental.




OFF 2:

Tô redescobrindo Receivers classicos dos anos 70 para minha sala de musica. Meu Pai sempre foi ligado em radios e lembro de nos ano 70 ele ter receivers muito bons e bonitos. Os anos 70 foi a decada da "Guerra dos Receivers" onde as marcas como Pioneer, Panasonic, Yamaha, Marantz etc...tentavam lançar aparelhos cada vez mais potentes que os outros. Era uma epoca que se comprava aparelhos de som pra escutar MUSICA e não pra ouvir efeitos de filme. Os aparelhos eram monstros, pesados, bem feitos e bonitos com um som "quente" e rico.

Aí chegou os anos 80 e tudo começou a mudar. Digital entrou em cena e lá se foi os Dials redondos, as faces prateadas e as luzes illuminando o dial. Plastico começou a aparecer mais e mais. Inumeros botões. A cor preta. Designs "futuristicos" e complicados que tu tinha que ler o manual pra usar. A qualidade começou a decair.

Hoje os aparelhos são feitos mais para 5.1 surround sound e outras 1001 coisas que ninguem usa. A qualidade do som em si ficou em segundo plano. Pessoas vão a lojas e compram aparelhos sem se quer escuta-lo, parece não importar. A unica coisa que importa hoje ao consumidor é os numeros de potência no pacote...a maioria da qual são exageros das empresas. Quanto mais alto o numero o consumidor acha que tá comprando algo bom.

Fui ligar meu toca disco num aparelho semi-novo da Sony e nem tinha entrada pra toca disco. Ai comecei a pesquisar. Lembrei dos aparelhos do meu Pai (alguns que ele ainda tem) e descobri que os aparelhos dos anos 70 ainda circulam por ai com frequência e ainda com preço bom.

Esse é um que meu Pai ainda tem e que se consegue ainda por preços decentes (entre $75 e $200 US). Fabricado entre 78-79. Quem já usou um aparelho desses sabe a diferença entra um Dial e um botão digital pra mudar estação.
Esse ai tem "apenas" (o Technics SA-400) 45 Watts por canal mas são 45 Watts reais e não falso como hoje. Já esse ai em baixo é o Technics SA-300....quase o mesmo aparelho, só que de 35 Watts por canal. Ambos feitos em 1978-79. Comprei um hoje por $US55.

Em poucos anos em 1985 esse mesmo modelo já tinha virado nessa bagunça.
Então fica a dica, quem quer comprar um som, pra escutar musica e escutar bem, procura achar aparelhos de som dos anos 70, especialmente de 73-79 e as marcas Pioneer, Marantz (esses são caros), Technics, Yamaha entre outros. Quase todos dessa epoca tinha a face prateado.

Agora quem quiser comprar o receiver mais potente dos ano 70 onde Pioneer quiz topar todo mundo, ai tu tem que comprar o Pioneer sx-1980. Um monstro que pesa 4 vezes os aparelhos das outras fotos e tem 270 Watts por canal. Era carissimo na epoca e hoje continua caro...facilmente mais de $1000 US e provavelmente mais de $2000. Mas outros aparelhos menos exagerados podem ser achados por preços bem mais razoaveis. Nesse topico é verdade o velho ditado...não se faz mais as coisas como antigamente.