quinta-feira, março 14, 2013

MEMÓRIAS



Sei que ganhar um turno de Gauchão, ou taça Piratini, é uma coisa menor, depois de tantas conquistas parece uma taça sem importância, isso para os mais jovens é claro. Eu comemorei essa conquista que me encheu de nostalgia.

Em 1986 pela primeira vez fui ao BEIRA-RIO, com meu pai e irmãos, mas comecei mesmo a frequentar o estádio (indo a todos os jogos) no campeonato Brasileiro de 1987. Eram anos difícieis, onde o INTER não vencia títulos e o rival ameaçava perigosamente igualar o feito do octa-campeonato gaúcho, conquistado entre 69 e 75.

Mas o ano de 1991 foi um ano diferente, começou com o primeiro rebaixamento na azenha, naquele inesquecível mês de  maio, com o Botafogo carimbando o descenso (com gols do Piqueti). O Ano avançou e antes do Gauchão havia a Copa Governador do Estado Alceu Collares.


Para encurtar a história, o INTER chegou a decisão contra esse mesmo São Luiz de Ijuí. Seria essa minha primeira oportunidade de ver o meu INTER campeão, nunca havia assistido a uma volta olímpica, nunca havia gritado É CAMPEÃO, naqueles meus primeiros anos de BEIRA-RIO.

A mobilização COLORADA para vencer aquela taça era tão grande que impedimos o São Luiz de utilizar o  seu atacante Edmundo, pois ele era atleta do INTER emprestado para eles. Lembro até hoje da torcida cantando a seguinte música (em ritme de "Pense em Mim" do Leandro e Leonardo), olha a pérola:

91 vai dar COLORADO
vai dar COLORADO UUUU
O Zachia abriu a mão
Aquele tempo que era ruim já passou
Nós demos a volta por cima
O Clube do Povo
Tem Cuca e Lima

Vejam bem, Cuca, Lima e Zachia na mesma canção em aspecto positivo. Ao final vencemos aquela final com gols de Simão e Cuca, o INTER comemorou aquele título, teve volta olímpica, grito de É CAMPEÃO, jogadores jogando a camisa para a torcida e eu cheguei em casa sem voz.


Naquele mesmo ano fomos Campeões do GAUCHÃO, pela primeira vez fui no olímpico e assisti ao COLORADO vencer com gol de Alex, mas isso é outra história. Para os mais jovens, esse título de domingo pode representar muito pouco, mas para nós, os mais antigos, todo título é comemorado, mesmo que seja no futsal.

Seja pela nostalgia que me invadiu ao rever o INTER jogando uma decisão contra o São Luiz, seja pelos gols do Damião, seja pelo bom trabalho que o Dunga vem fazendo, seja pela vontade que o D´Ale vem demonstrando, ou por um monte de outros fatores, eu fiquei muito feliz com a conquista de domingo.

Sei que o Gauchão é fraco e que nossa obrigação é vencer. Vencemos e de goleada, sem susto e o time teve uma atuação convicente, e eu fiquei feliz com o título, não tão feliz quanto em 1991, mas fiquei satisfeito por mais uma conquista.

Nem que seja pelas boas recordações daquele ano a vitória de domingo já valeu, depois da partida fiquei pensando, se todos os anos fossem como 1991 os anos 90 teriam sido bem melhores para nós COLORADOS!


André Flores
@ojogodointer