quinta-feira, março 07, 2013

POLÍTICA


Um breve resumo do que está acontecendo na política COLORADA, esse é o objetivo de meu post de hoje, mantendo aquilo que prometi antes das eleições. Relembro a todos essa é a minha visão sobre os fatos, uma visão parcial portanto. Os últimos dias foram muito movimentados na política do nosso INTER, com muitas informações e desinformações circulando pelas redes sociais e pela imprensa. 

PROFISSIONALIZAÇÃO

Recebi a informação que um Conselheiro da situação, eleito pela primeira vez em dezembro do ano passado, está em vias de virar funcionário do INTER e por isso terá de renunciar ao Conselho Deliberativo. Essa teria sido a forma encontrada pela gestão para que o ex-vice-presidente Danie Dubin assumisse uma vaga no Conselho Deliberativo (atualmente ele é o primeiro suplente), se se confirmar seria uma vergonha, quase uma venda de vagas no Conselho Deliberativo.

Alguns dias atrás recebi também a informação de que pelo menos um (seriam 2 nessa situação) integrante do INTER Grande , movimento do Presidente Luigi, teria abrido mão de integrar a chapa do Conselho Deliberativo, para se tornarem funcionário do INTER. Se isso for verdade é um verdadeiro absurdo, seria um aparelhamento eleitoral impensável e irresponsável do clube.

Nos próximos dias darei mais informações sobre isso, para o post não ficar tão longo.


ELEIÇÕES DA MESA DO CONSELHO DELIBERATIVO

Participei ativamente das negociações que permitiram haver uma chapa da consenso entre as principais correntes políticas do clube na eleição da mesa do Conselho (Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal). Em um ano de tantos desafios buscamos pacificar o clube, sem que a oposição perdesse o protagonismo.

É preciso que se entenda que há no Conselho Deliberativo 3 campos políticos organizados, o DIRETAS SEMPRE, CONVEGÊNCIA e ARCA (situação) cada um com suas divisões internas. Além disso há os Conselheiros independentes (em sua maioria natos) mas são em número reduzido, a grosso modo é isso, claro que há milhares de variações sobre esse tema, mas para o texto não ficar tão longo deixemos assim.

Na última eleição para o Conselho Deliberativo cerca de 80% dos sócios votaram nas chapas de oposição, ou seja, nada mais justo que a oposição ficasse com a maioria dos cargos. Em razão disso a coalizão DIRETAS SEMPRE  e o CONVERGÊNCIA iniciaram tratativas para compor uma chapa.

Em primeiro lugar estabelecemos quais seriam as propostas em comum, e essa foi a parte mais fácil de todas as tratativas, pois ambos os grupos tem muitas pautas em comum estabelecemos, conjuntamente, as seguintes prioridades: Reforma Estatutária, Realização da Eleição de Consules, Incremento das Ferramentas de Transparência, Acompanhamento da Reforma do Beira-Rio.

A aliança das oposições garantiria a vitória, mesmo assim convidamos a situação (ou Arca) a participar da gestão do Conselho, pois entendemos que em um ano tão cheio de desafios o clube precisa da união de todas as forças políticas.

Em conversa entre representantes das três forças, por consenso de todos, ficou definida a seguinte nomintata:


Conselho Deliberativo
Presidente: Ibsen Pinheiro (Diretas Sempre)
Vice: Geraldo Costa Da Camino (Convergência Colorada)
1º Secretário: Rodrigo Ribeiro Sirangelo (Arca)
2º Secretário: José Ricardo Superti Brasil (Diretas Sempre)

Conselho Fiscal
Eduardo Knijnik (Convergência Colorada)
Marcelo Ducati Ferreira (Diretas Sempre)
Paulo Rogério Martinez Nunes (Diretas Sempre)
Jorge Vieira da Cunha (Arca)
Luís Fernando Aloísio (Arca)
Suplentes:
Arthur Caleffi (Convergência Colorada)
Diogo Ferri Chamun (Diretas Sempre)
Filipe Ribeiro Gonçalves (Convergência Colorada)

Notem que o DIRETAS SEMPRE ficou com 5 vagas, o Convergência com 4 e a situação com 3, criando uma nova correlação de forças no Conselho Deliberativo e refletindo o resultado das últimas eleições. Eu pessoalmente fiquei muito satisfeito, tenho certeza que todos são muito qualificados para as funções que se propuseram a exercer.

Particularmente estou muito confiante que essa gestão do Conselho Deliberativo vai fazer um grande trabalho para o INTER, em especial o Ibsen Pinheiro na Presidência do Conselho e o Eduardo Knijnik na Presidência do Conselho Fiscal, não só pela capacidade e competência de ambos, mas pela capacidade de diálogo, que é uma característica marcante dos dois.

MANIFESTAÇÕES DO LUIS CESAR

Em uma semana decisiva para o futebol COLORADO, quando decidimos nossa primeira final do ano, vejo AQUI e ALI que o Diretor de Futebol Luis César manifestou contrariedade com a eleição do Ibsen Pinheiro para presidente do Conselho Deliberativo.

Essa manifestação me causa estranheza por diversos motivos, o primeiro é que imaginava que o pessoal do Departamento de Futebol estava completamente focado na decisão de domingo em Ijuí, mas ao que parece não é o caso. A outra coisa que me causou estranheza foi ele ter procurado o Presidente Luigi somente após o prazo de inscrição de chapa haver se encerrado.

Se ele e seu grupo não queriam que o Ibsen fosse presidente do Conselho Delibertativo bastava inscrever uma chapa e tentar vencer a eleição, ou ao menos marcar posição. Para inscrever chapa bastava 12 Conselheiros, algo relativamente simples.

Em seu twitter (@drlcesar), no dia 05 de dezembro o Luis Cezar escreceu: 

"Estou preocupado com a possível fragmentação do CD. Isso vei ser muito ruim para o INTER num ano difícil como vai ser 2013. Sério"

E você, assim como eu, deve estar se perguntando, por qual razão o Diretor de Futebol do INTER está tão preocupado com a eleição do Conselho Deliberativo em uma semana tão decisiva para o futebol COLORADO, visto que a só houve uma chapa inscrita?? Ou ainda como pode estar contra uma chapa de consenso se ele mesmo se dizia preocupado com a fragmentação?

A resposta pode estar no twitter do mesmo Luis Cesar, veja o que ele escreveu em 21 de novembro de 2012:

"Sou d M. Coração Colorado @Movcoracao Conselheiro. Concorro pela chapa 1, situação. S for reeleito, pretendo concorrer  à pres. do CD"

Não sei se a situação tinha compromisso de apoiar o nome do Luis Cesar ou se essa era uma pretensão  única e exclusivamente pessoal, mas o fato é que a chapa de consenso liderada pelos movimentos de oposição frustaram seu plano de dirigir o Conselho Deliberativo.

Muitas outras coisas também causam estranheza como o fato dele ter ficado 30 dias longe do BEIRA-RIO e nesse período não ter buscado informação ou questionado, por telefone que fosse, seus parceiros de gestão.

Sei que o post ficou um pouco longo, mas a política é algo muito importante, e nisso eu concordo com o Luis Cezar, o futebol acaba sendo influenciado pela política. Se você acha que a política não é algo importante sugiro que assista o vídeo abaixo com o poema do Bertold Brecht chamado "Analfabeto político"






André Flores
@ojogodointer