quinta-feira, janeiro 23, 2014

'Book Smart'

Enquanto isso o outro Moura o ex diretor de futebol do Inter Luís Cesar Souto de Moura, que foi parte do fracasso dos ultimos anos, estreiou no seu Blog. Depois de apenas alguns posts cripticos onde ele não foi direto ao assunto dá pra se ter uma ideia do porque da existência do seu blog. Como ele mesmo diz no seu ultimo post ele é vaidoso intelectualmente. Ele explica que passou 39 anos estudando, que tem "orgulho excessivo dos titulos acadêmicos conquistados".

Quando ele saiu do Inter mês passado uma das primeiras coisas que falou foi "Meu currículo mostra que eu não era o imbecil que todos queriam que eu parecesse".

Ou seja o fato de ter sido carimbado pela torcida como "mais um burro que não sabe nada de futebol" está incomodando muito ele. Afinal ele é em suas proprias palavras um 'intelectual vaidoso'. Tem estudo...aparentemente muito estudo. Aparentemente ele acredita que anos e anos de estudo isenta ele de ser um "burro no futebol".

Ele vai alem e escreve o seguinte:

"...a vaidade intelectual não é exclusividade dos acadêmicos. Não é necessário estudar tanto para ser intelectualmente vaidoso, É só achar que se “sabe tudo de futebol”, que se tem solução para todos os problemas do time, do clube. É só ser daqueles que entendem e afirmam que “esses dirigentes não sabem nada”, “esses caras não são do ramo”; “se fosse eu no lugar deles, eu faria o seguinte...”.

Ou seja nós meros mortais, torcedores nem tão acadêmicos como ele, não somos os donos da razão. Nós estamos brincando de Monday Morning Quarterback (girias em inglês BV #712). Ele estava lá. Nós não. Então devemos nos calar pois não sabemos da realidade do clube.

Eu até entendo isso. Ele deve sim saber de muitas coisas...centenas de coisas, que acontecem lá dentro que nós simplesmente não temos como saber. Mas isso não isenta os comandantes do futebol do Inter de ser criticados. Muitos de nós não criticamos só por criticar. Nós analizamos os dados que nós temos. Que acumulamos com tempo junto com os resultados em campo. Muitas vezes ANTES de cagadas serem feitas nós meros torcedores em uníssono imploramos que não sejam feitos. Não criticamos simplesmente ÁPOS os acontecimentos.

Como por exemplo que se explica a contratação do outro Moura, o Rafael, reserva do Fluminense por um caminhão mensal de dinheiro, com um contrato inexplicavel, de 3 ou 4 anos e ainda por cima o jogardor tendo dois tornozelos com necessidade de ser operados?!! Como que senhores bem educados, com milhares de horas de estudo acadêmico pode chegar a conclusão de que esse é um bom negócio?

Como que senhores que aparentemente acreditam em Academia, em estudo, ou seja num caminho estabelecido para se chegar de Ponto A a B profissionalmente,  podem colocar no comando do time (Fernandão e Clemer) pessoas com nenhuma experiência no ramo?  Como se sentiriam se seus professores acadêmicos eram novatos tambem? Se ensinaram jardim de infancia e foram direto pra univesidade depois?

Mais uma giria BV em Inglês pra vocês...#713. Book Smart. Se fala muito isso aqui nos EUA, pessoas Book Smart. Eu conheço alguns. Uma menina em particular vem em mente. Quando converso com ela quase acredito que é pegadinha. Ela me fala cada merda que tu não iria acreditar. Mas aí outros que conhecem ela há mais tempo me dizem "Oh but she is very book smart" ... ou seja nos estudos ela se dá muito bem, sempre tirava 100 em quase tudo, é muito inteligente nos Livros. Mas na vida real...em pratica.....vai tudo agua abaixo.

Não conheço o Souto de Moura então não estou dizendo que ele é só Book Smart, não tenho a minima ideia. Mas é bom que se entenda que ser um intelectual acadêmico não faz de você automaticamente um otimo diretor de futebol. Por mim pode ser um pedreiro, motorista de onibus, porteiro, acadêmico...qual a diferença na hora de ser Diretor de Futebol? Quem me garante que um pedreiro não tomaria decisões mais sensatas do que um acadêmico? Pensando bem, quais os pre-requisitos para ser diretor ou vice-presidente de futebol de um clube alem de estar enturmado no grupo certo de pessoas até chegar a sua vez?

OK Senhor Moura. Sabemos que tu não é burro. Sabemos que tu acha que nós torcedores deveriamos só torcer. Pois então comece a explicar em linguagem que nós meros torcedores 'menos educados' possa entender. Stop beating around the bush (opa terceiro BV Girias em Inglês #714 posso pedir musica?) e vá direto ao ponto. Em bom portugues nos explica como que um elenco milionario pode quase ser rebaixado. Explica o porque da contratação do He-Man naquelas condições. Me explica como senhores profissionais com muito estudo vão trabalhar num clube de futebol de graça por anos e anos. Explica todos os outros mistérios que há anos tem nos deixados loucos.

Se é por isso que está escrevendo seu blog, perfeito. Vamos aguardar e ler ansiosamente. Mas se é pra fazer mistério, enrollar e no fim não falar nada (como adoram fazer ai no Brasil) não perca nosso tempo.

A bola está contigo.

PS: Alguem questionou porque eu coloquei o Blog do Moura na coluna esquerda do BV. Eu coloquei porque gosto quando as pessoas no Inter ou que tiveram no Inter escrevem sobre suas experiências no clube. Eu gosto de saber os detalhes. O Fernando Mirando por exemplo faz isso no seu blog. Espero que o Moura cumpra tambem sua promessa. Se o blog dele não tiver muito a ver com o Inter, aí eventualmente será tirado da pagina do BV.