terça-feira, janeiro 21, 2014

REUNIÃO CD #9

Conselheiros visitaram o gramado

Ontem houve uma reunião do Conselho Delibertativo, mas antes da reunião houve um "rolezinho" dos conselheiros pelo gramado e arquibancadas do BEIRA-RIO, e eu aproveitei para tirar muitas fotos e fiz até um vídeo.

Na reunião de ontem a pauta era um relato sobre a entrega do estádio. Como já expliquei outras vezes essa é minha opinião parcial sobre o que eu vi e eu considerei importante, não tem a mínima pretensão de ser a ata da reunião, penso que essa é uma forma de prestação de contas do meu mandato

RECEPÇÃO DAS OBRAS

Foi feita uma exposição pela direção da situação da entrega da obra, dos prazos dos trâmites, dos ganhos das perdas, dos percentuais de recebimento e muitas outras coisas. Em resumo posso dizer para vocês que do projeto original houveram algumas mudanças (para melhor) nos acabamentos. 

Há uma divergência sobre o percentual da entrega, e parece que está um pouco mais atrasado do que se tem divulgado, mas se acredita firmemente que dentro do prazo FIFA vai estar tudo pronto, e que na festa de aniversário do clube já estará tudo no lugar. 

Eu não sou engenheiro, não entendo muito de obra, mas me parece que no estádio só faltam acabamentos, me preocupa mesmo é o entorno do estádio, o piso das áreas de circulação de carros e pedestres.


Com o sol se pondo ao fundo

PRAZOS E ENTORNO

O escritório de advocacia contratado para acompanhar o contrato fez uma análise dos prazos da obrigação da BRIO de fazer as obras do entorno e das multas, manifestous-se que que a multa não deveria ser cobrada, que o prazo estava em dia e que não era obrigação da BRIO fazer as obras do entorno.

Foram apresentadas cláusulas do contrato que sustentam essas afirmativas. Esse é um rápidissimo resumo (ou seja há muito mais coisa no meio disso tudo). Como assinei termo de confidencialidade não vou referir detalhes das cláusulas nem nomina-las, mas farei um rápido apanhado sobre isso. 

Entendo que a obra esta sim atrasada, que deveria ser cumprido o cronograma previsto no contrato e por isso é passível de multa. Já no que tange o piso do entorno a matéria é controversa, embora haja elementos para dizer que é obrigação da BRIO  também há elementos para justificar que a obrigação do INTER.

Agora, há previsão contratual de que a loja o museu e o estádio estaria reabertos desde setembro. É evidente o prejuízo da loja fechada no Dia dos Pais, das Crianças e Natal, isso sem falar no estádio, com a perda de bilheteria, gasto de logística na ida para Caxias sem falar o prejuízo desportivo, pois esse atraso quase nos custou a permanência na Série A.

Por essa razão entendo, e sugeri isso a direção, que reabra negociações com a BRIO, para que a falta de cumprimento do cronograma seja compensada com a colocação do piso do entorno, para que não haja a necessidade de litígio. O Presidente da Comissão de Obras ficou de avaliar, embora tenha manifestado que seu entendimento inicial era de que não seria viável tal negociação.

Um Conselheiro sugeriu que fosse lançada campanha de marketing, uma espécia de calçada da fama, onde o COLORADO poderia comprar um tijolo com seu nome para ser colocado no piso, e com o lucro desta campanha pagar, pelo menos em parte, o custo do piso do entorno.

O Presidente Luigi disse que o Marketing já está plenejanto uma ação deste gênero, que em breve será lançada. Como conheço as promessas do Presidente Luigi e também a agilidade do Marketing COLORADO seria capaz de apostar que não teremos campanha alguma, mas vamos aguardar e torcer para eu estar errado.

ACESSIBILIDADE

Um outro ponto da minha fala foi a questão da acessibilidade do BEIRA-RIO pois fui procurado por alguns sócios, em especial o Pablo, dando conta de que o INTER ainda não assinou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o ministério público, para fazer as adequações necessárias para receber os chamado PNE (portadores de Necessidades Especiais).

Minha preocupação eram duas, a primeira obviamente era ver atendida a demanda destes COLORADOS, muitos deles sócios, afinal o CLUBE DO POVO tem de ser também o clube a inclusão, de todos, e para todos, sem distinção, tem que ter lugar na nossa casa.

A segunda preocupação é que esse TAC fosse assinado logo, pois depois da entrega da obra em definitivo caberia ao INTER custear essas adaptações, e entendo que essa conta é da BRIO. Não me foi respondido no microfone, mas informalmente me informaram que esse processo está parado no próprio MP aguardando um laudo dos bombeiros.

Esse foi um breve resumo do que aconteceu ontem, saibam que muito mais foi dito, mas foi isso que achei mais importante, até mesmo para o post não ficar ainda mais longo. 

Como eu já disse antes da reunião houve um "rolezinho"  dos Conselheiros no interior do BEIRA-RIO, e no meu post de quinta-feira vou colocar uma fotos legais e o vídeo que fiz, tenho certeza que vocês vão gostar, mas vão ter que esperar até quinta.


André Flores
@ojogodointer