segunda-feira, janeiro 27, 2014

Goleiros

Precisamos de goleiros. No plural!! Urgentemente. Simples assim.

Faz tempo que não se presta atenção no cara que pisa onde a Bermuda Green não nasce.

Eu me criei vendo Taffarel vestindo a 1 do Inter. Não me acostumei ainda a ter que me preocupar com o cara que tá ali.

Não admito nenhuma critica ao melhor goleiro brasileiro de todos os tempos. Se ele não ganhou nada no Inter foi porque o Inter não tinha time naquela época, e quando chegou, encontrou o melhor Flamengo de todos os tempos, e o maior salto alto de todos os tempos um ano depois.
Ah, tomava frango em Grenal? Tá, tomou um, mas quem não tomou?

Depois do Taffarel, passamos anos tendo problemas no gol do Inter. Passaram alguns que até garantiam um pouco a posição, tipo Goyco, Fernandez e André, mas fora isso, tivemos que conviver com notáveis fracassos como Maizena, Sérgio, Renato, etc.... Sem falar nos reservas.

Até que veio Clemer. Outro que muita gente não gostava, tomava uns frangos de vez em quando, mas garantia na maioria das vezes. Tinha sorte. Talvez o frango mais significativo que tomou acabou não dando em nada, na final da Liber2006 contra o SP. Ninguém comenta, mas foi UM PERU! Não tivesse 2 x 1 já era!

Mas voltando ao assunto.

Os goleiros atuais do Inter são horrorosos. Estamos há anos apostando nos mesmos. Já deixou de ser aposta. Passou a ser incompetência! Não se cogita trazer um goleiro decente. Ficam achando que os que tão aí vão dar conta... vão amadurecer... Chega! Não vão! Não servem nem prá reserva!

Agora vem o Dida. Podem falar o que quiserem sobre o ano que ele teve no Grêmio, sobre a história do cara, o escambau. Mas já tem 40 anos. Vai garantir esse ano? Sei lá! Só em dezembro prá responder, mas repito: já tem 40 anos! Por melhor fisicamente que ele esteja, por melhor o condicionamento, lá pelas tantas o corpo manda o cara parar. Ele já se lesionou, não foi? Então!

O que se precisa fazer? Olha prás categorias de base. Começa ali. O Inter até uns anos atrás era considerado Escola de Goleiros! Sério! Tem que trabalhar os goleiros! Em separado. Treinador de goleiros desde que o guri é guri! E treinador de goleiros bom! Nada de cara que se aposentou e ganhou um CC de treinador de goleiros. Ah já tem treinador de goleiros das categorias de base? Ah é? Então TROCA ELE TAMBÉM, porque não tá dando certo!

E a curto prazo? Bom, aí tem que contratar. Não tem jeito. Olha, não vai demorar muito prá saber se o Dida vai segurar esse ano ou não. Daqui a pouco ele começa a jogar (quando se recuperar da lesão!!!), e aí vai acontecer uma das três coisas:

  • vai garantir. Ótimo! Mas que seja só por 2014. Depois contrata um que não tenha visto a Challenger explodir.
  • vai viver machucado. Aposenta.
  • não vai garantir. Aposenta.

Nos dois últimos casos vai acontecer o quê? Os reservas de agora vão assumir. E os reservas de agora, REPITO, NÃO GARANTEM!

Precisamos contratar.

E trabalhar bem a base, prá daqui a alguns anos.

ps. contratar quem? Sei lá porra, não sou responsável por isso. Só meto corneta.


Off-topic do dia: ia escrever sobre as similaridades entre a Terra Nova Expedition e a atual direção do Inter, mas ia ficar um texto muito longo. Prá quem conhece a história vai entender bem direitinho. Prá quem não conhece, recomendo o livro "A Pior Viagem do Mundo".

Aê.