quarta-feira, janeiro 29, 2014

Morno

Esse começo de ano não traz muita animação para nós torcedores. Um campeonato semi-amador pra começar o ano de maneira morna, requentada, choca.

Mas é o que temos. Foi um "presente" do Luigi e seus amigos a toda nação colorada para esperar pela copa do mundo.



Quanto ao mundial, Imagino que o torneio no Brasil será um evento ao melhor estilo "vergonha alheia seria se a vergonha não fosse minha". Não pelo Inter, nada pela seleção, mas sim porque ainda não estávamos preparados como nação para receber uma copa do mundo ou outro evento de escala mundial. 

Pra começar, um país que quase metade da população não tem esgoto tratado e aproximadamente 14 milhões de habitantes passam fome - Isso mesmo gente, 14 milhões de almas vão dormir sem ter o que comer no dia seguinte - não tem a mínima condição de se oferecer pra ser sede de um evento que leva recursos na magnetude que uma copa ou uma olimpíada toma. Até louco sabe que não podemos fazer frente a uma Noruega, Austrália e Estados Unidos, três campeões mundiais no único "campeonato" que realmente importa: IDH.

MAS... isso não é problema nosso. Não mais. É como a mocinha que se entrega pro rapaz errado, a vida não oferece a tecla "undo" como opcional. Não tem mais o que fazer, é levar a vida da melhor maneira que há. Agora, ficar destruindo o que foi construído para a copa, depredando patrimônio público e privado não tem fundamento: cadeia neles! Certo ou não, deixaram que a decisão principal fosse tomada, o resto é conseqüência.

Se tem uma coisa que brasileiro deve aprender é honrar os compromissos e fazer valer a palavra dada. Mesmo que isso custe o que custará essa copa do mundo, mesmo que a escolha final não seja nossa. Afinal, na escolha inicial silenciamos e deixamos que nos levassem a isso. Taí Estocolmo e suas loiras que não me deixam mentir: largaram de mão de ser sede pra usar melhor o dinheiro do povo.

Por outro lado, sugiro dar um tiro no c* de quem disser que isso serve pra que obras necessárias sejam feitas, obras básicas são a obrigação de qualquer governo descente. Pra terminar, uma população que reclama depois de ser escolhida a sede e não antes tem mais é que se F***R: não tinha que ter deixado nem se candidatar.

A Africa que é um país pobre sediou? Isso é problema deles! O nosso problema é que esses recursos deveriam ser usados pra outros fins e não, por exemplo, enterrar R$ 2 bilhões num mané garrincha.

Ter um jogo de copa do mundo no país não vai mudar a vida de ninguém pra melhor. Mas uma criança que pode se desenvolver sem ficar doente por causa de condições precárias de vida, não tenha de passar fome e possa ter no estudo uma formação digna pode mudar o presente e o futuro de muita gente. Vai que um desses que morrem de disenteria (sim, na GRANDE economia brasileira ainda morre criança por doenças medievais) poderia ter descoberto uma nova fonte de energia, ou alguém que morreu estupidamente num acidente de trânsito por conta das péssimas condições viárias poderia ter descoberto a cura da AIDS ou do Câncer. Ou mais importante ainda: toda essa gente que vergonhosamente tem sua vida aniquilada poderia fazer muita gente feliz. 

Imaginem o potencial humano que foi aniquilado só na catástrofe da boate Kiss, em Santa Maria (RS), que até hoje - um ano depois - não houve muita novidade pra punir os culpados. Nem uma sombra de justiça. Os primeiros a serem presos são as autoridades (deveriam), pois elas quem tem a responsabilidade. Mas não! Na republiqueta de bananas nanicas os últimos a serem julgados (e, via de regra, inocentados) são as "otoridades".

Toda as gentes deveriam era barbarizar nas urnas. Gente de bem se candidatar e ter apoio da população pra extirpar os corruptos e incopetentes que todo mundo sabe o nome de lá. Mas, a velha sina brasileira de esperar a oportunidade de meter a mão não vai permitir. Isso é Fato!

No "Quintal de Casa" dói mais que em qualquer outro lugar do mundo :'(