terça-feira, setembro 16, 2008

32 “Castellano, Pero No Mucho”


A rivalidade entre brasileiros e argentinos é histórica, sendo mais evidente no futebol. No que diz respeito ao povo gaúcho, essa rivalidade é ainda mais acirrada, pela proximidade territorial e também por todo um contexto histórico e cultural. Mas assim como os gaúchos são brasileiros que, em geral, demonstram maior resistência com relação aos argentinos, também entre os gaúchos há aqueles que apresentam esse traço de maneira mais acentuada: os colorados.

Ocorre que, por razões que quem nunca caiu para a segunda divisão desconhece, a partir de uma determinada época, gremistas começaram a se atribuir uma tal de alma castelhana, como se isso fosse motivo de orgulho. Pasmem, orgulho maior que o de ser gaúcho! Diziam-se fortes, aguerridos e bravos, mas parece que se esqueceram da virtude em algum canto país (do nosso). Como conseqüência lógica, os colorados das glórias, orgulho do Brasil, aumentaram ainda mais a sua rejeição a tudo que vinha da terra de Gardel. Ressalva feita a alguns “hits” da Popular, que por sua vez também se intitula uma Barra Brava (lamentável).

Então como explicar que a grande maioria dos colorados que, como bons gaúchos e brasileiros, nunca foram muito afeiçoados aos argentinos, têm hoje como seu jogador mais admirado em campo, justamente um castelhano?

Se por um lado Guiñazú demonstra uma raça e entrega comoventes nos jogos, personificando bem a imagem de jogador aguerrido que se confere aos castelhanos, fora de campo ele tem um comportamento diferente daquele que estamos acostumados a ver em jogadores argentinos. O Guina tem uma postura sempre humilde e simpática, é falante e sorridente.

Além disso, Guiñazú não representa, fisicamente, o estereótipo clássico do jogador argentino. Mostrem um jogo do Inter a uma pessoa que não conhece minimamente nenhum jogador colorado e lhe peçam para indicar quem é o argentino. Vai apontar algum cabeludo com tiara na cabeça. Guiñazú, não. Note-se que os próprios argentinos o chamam de “Cholo”, expressão usada para designar cidadãos com traços ameríndios, qualquer que seja sua nacionalidade, mas mais freqüentemente para identificar imigrantes peruanos e bolivianos. Guiñazú não é ídolo na Argentina, não na mídia.


Além do mais, no Beira-Rio, Pablo Horacio virou Guina. Este apelido, que pelo que sei lhe foi dado por Abel Braga, não soa como um nome ou “apellido” de castelhano. Tá mais pra integrante de banda de pagode. E a torcida colorada, por sua vez, também lhe concedeu um novo apelido, o de Cachorro Louco, ou “Perro Loco”, inspirado num sucesso do rock gaúcho, evidenciando assim, mais um aspecto da integração cultural provocada pelo fenômeno Guiñazú.

Teríamos nós, colorados, deixado de ser tão avessos a argentinos com ele no time? Talvez, de certo modo. É que o povo colorado, do qual agora o Guina faz parte, é gaúcho, brasileiro e latino-americano também. Uma coisa nunca excluíu a outra. Pelo contrário, como bem nos ensinou o Prof. Raul há algumas semanas, uma sempre se somou à outra. É uma característica do nosso clube que, afinal de contas, é internacional no seu nome e também nos ideais que inspiraram sua fundação.

O fato é que, desde 2006, quando conhecemos o Guiñazú na Libertadores, ainda jogando pelo Libertad, desejamos vê-lo com a camisa colorada, sendo que nossas expectativas com relação a ele foram atendidas e, até mesmo, superadas. É que o Guina, “El Cholo” ou o “Perro Loco” encarnou com perfeição o espírito colorado: guerreiro, humilde, irreverente, aguerrido e, ao mesmo tempo, muito bom de bola! Para nossa sorte e felicidade, e azar de quem não vê.

Então, som na caixa, DJ: www.ataquecolorado.com.br/guina.mp3

Baita abraço a todos!



32 Comentários:

geoband disse...

Hehehe, esta está sendo a semana da adoração ao Guina...

Olha Dani, em fev/2000 fiz uma viagem à bordo de um Bandeirante até o Peru. Cruzei a Argentina na porção central (ida) e no extremo norte (volta). Na ocasião levei 2 pacotes de cigarro para evitar possíveis problemas com a polícia castelhana. Foram inúmeras barreiras policiais, tanto nas fronteiras como no interior do país vizinho. Sabe a conclusão que cheguei? Que o brasileiro tem boa dose de arrogância. E isso complica o relacionamento com eles. Te explico, imagina aquela figura clássica de policial argentino vindo em sua direção, baixo, bigodudo e gordo. Além disso uma expressão nada amistosa. Chegando próximo da band eu tascava: ola, que passa? E falava com espontaneidade, sem temor algum e na mais pura simplicidade. Pronto! Estava desfeita a cara de poucos amigos. Muitos, após a verificação habitual, queriam saber mais sobre minha viagem, o roteiro, o cunho e etc. Bueno, encurtando a história, tive que fumar os 2 pacotes de cigarro... P/ finalizar, penso que o tratamento com respeito deva ser recíproco.

Sempre fui um pouco anti-argentino. Mas a experiência que tive no país vizinho derrubou esse preconceito todo.

Detalhe: quando viajo p/ fora do país carrego sempre uma bandeira do Brasil e outra do Colorado. No Brasil, levo uma do Inter e outra do Rio Grande.

E essa da torcida "código de barras" babar ovo de argentino: bah, como foi bom o Boca ter sido hexacampeão... tiveram que engulir à seco!

Obs.: argentino e brasileiro acham uma lâmpada mágica. O argentino solicita ao gênio que construa um muro de 50m de altura em toda a borda limítrofe do país. O gênio atende o pedido e pergunta p/ brasileiro qual seu desejo. E o brasileiro: enche d'água.

Huhauahuahuahauhauhauhauahuahauhauhauhauh

Roberto disse...

Fear of the Dark, do Iron??


"Fear of the Perro Loco"!!!!

geoband disse...

Fear of the Perro Loco!!!

Huhauhauahuahuahuahauhauhauhauha

Celso disse...

O fato de jogadores argentinos se darem bem não tem relação (na minha opinião) com a aversão dos brasileiros aos argentinos.

tres aversões:

1 - rivalidade das seleções
2 - turistas porcos no Brasil
3 - identificação com o gaymio

fora isso acho tudo tranquilo...o povo argentino é gente boa.. quem é um pouco arrogante são os portenhos .. outras provincias é mais tranquilo

e quanto a esse comentário:

"Ressalva feita a alguns “hits” da Popular, que por sua vez também se intitula uma Barra Brava (lamentável)."

PERFEITO ! tem umas musiquinhas que queimam o filem do Inter .. tipo: "PASOS AL COSTADO" uma vergonha para os colorados

abraços

geoband disse...

Profº Raul poderia fazer um post sobre os jogadores argentinos pioneiros no Inter e no RS.

Marco disse...

Geoband Roquenroll!!!!

Sempre fui muito anti-argentino, muito pelas Libertadores da década de 1970 e pela Copa de 1978.

Os mais novos vêm a Libertadores hoje, e não podem imaginar como era. Cotovelada, cusparada, botinada, tudo junto e desde o começo, porque jogador brasileiro tinha fama de pipoqueiro.

E os juízes, todos de língua espanhola, achando bonito, mas bastava um brasileiro chegar o aço e estava expulso, vendo o argentino contorcer-se, fingidamente, no chão!

Hoje a Libertadores parece um jogo de compadres, é quase como um passeio ao shopping com a família!

Quando teve a Guerra das Malvinas (1982) e o porta-aviões General Belgrano foi a pique com centenas de marujos portenhos, comemorei como um gol em final de Copa.

Mas, já em minha primeira viagem a Buenos Aires (Bué, para eles), mudei totalmente minha impressão sobre os argentinos. Em geral, gostam muito do Brasil e dos brasileiros, são muito educados e solícitos conosco.

Foi, para ser bem sincero, não um tapa na minha cara, mas um soco de 300kg a seco, no osso.

Eles têm uma frase que define muito bem esta relação:

- Os argentinos odeiam amar os brasileiros, e os brasileiros amam odiar os argentinos.

Menos o Guina e o Dale, claro!

Marco disse...

Faltou eu deixar bem claro:

hoje, depois de duas viagens a Bué, não só deixei de lado o ódio aos argentinos, como aprendi a entendê-los e admirá-los.

E sempre que possível retornarei a Bué, onde estive 3 dias antes do Boca esmagar o meia-boca na Libertadores 2007 (tirei até foto na Bombonera com a camisa do Inter).

Costumo dizer a um amigo de Bué que, brasileiros e argentinos, somos irmãos morando em casas diferentes.

diana oliveira disse...

ai geo... vai apanhar! o prof raul já fez esse post! fala do dalessandro, do guina e dos argentinos no inter.

baita abraço pra ti tbm dani!

geoband disse...

Ops...
Darei uma olhada no histórico, hehehehe... eu não quero apanhar hehe...

Marcelo Tiarajú disse...

Oh Geoband...

To vendo que tu e o Samuca fizeram muita saída de campo juntos... huahuahauhuahua...

O professor Raul já dissertou a respeito do assunto...

Cleber_Tapes/RS disse...

o Guina é sem dúvida o melhor jogador do Inter

pra mim ele é mais importante que Dale
ou qualquer outro jogador que jogo no BR

e ele é o responsavel pela melhora do time

Cleber_Tapes/RS disse...

eu não vi o jogo só escutei um pouco
eu fui domingo as 6:00 am pra Rivera e lá não consegui olhar o jogo
mas pelo pouco que escutei, o Inter jogo bem
o Tite cagão até que um dia acerto na troca
quando o Alex saiu entro o Taison
isso é o normal como todos sabemos


comprei la em Rivera o famoso Gato Negro
a 3 dólares

me abasteci pro resto do ano.... hehehe

geoband disse...

É Tiarajú. Horas e horas de divagações à frente de um barranco...

Muitas cervejas tbém...

E concordo com o Cleber aí. Guina é o principal jogador do Inter.

Vou reproduzir aqui o que o Nelson escreveu no post abaixo:

"Imaginem o Inter hoje com:

Danny, Magrão, Guina e Dale
Nilmar buscando o gol pelos lados e F9 dentro da área....é de chorar !"

Obviamente teríamos que ter uma boa jogada de linha de fundo, mas seria interessante mesmo essa formação.

Fabiano- POA-Germany disse...

Vergonha é em pleno grenal o time sendo vaiado no Beira durante o jogo enquanto o gaymio tinha apoio total. Daqui a pouco vai achar legal aplaudir o Messi, como os mineiros fizeram no jogo da selecao!!!
Cada um torce da maneira que quer, isso deve ser respeitado. Um dos fundadores da popular é argentino e colorado. Barra brava é o estilo de torcida, querem que eles copiem a torcida e nao de os créditos????!!!
Nao tenho naa contra argentinos que eu nao tenha contra uruguaios, paraguaios, gremistas, qualquer um que joga contra o Inter!! Quem acha que nao temos nenhuma influencia castellana dê uma boa revisada na história do RS.
E continua a cruzada anti-popular...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

GeoBand:

Certamente com esta formação logo acima sugerida por mim:

================
"Imaginem o Inter hoje com:

Danny, Magrão, Guina e Dale
Nilmar buscando o gol pelos lados e F9 dentro da área....é de chorar !"

===================================

teríamos posse de bola com muita técnica, dando tempo pros laterais chegarem no lado e cruzarem, mesmo que chegam Marcão e R Lopes, que tem um razoável cruzamento, eles não tem preparo físico para correrem o tempo e o campo todo, se ficarem mais postados na marcação e subirem só ´na boa` pensam que até poderão ser úteis, mas para isto temos que ter MUITA POSSE DE BOLA NO MEIO CAMPO, o que convenhamos, com o EDINHO e o dodói se escondendo da marcação fica mais difícil. Se pelo menos o Dodói preocupasse a marcação (mesmo jogando mal) como o Nilmar, a zaga adversária não teria como respirar, então L. Carlos (clone de F9) e Nilmar na frente, Dodóizinho no banco.
DC e DALE, opr enquanto disputariam posição...é isto

Fabiano- POA-Germany disse...

Clone do F9, forcou a tanga hein Nelsito...

geoband disse...

Perfeito Nelson.
P/ mim uma marcação adiantada, domínio do meio do campo e rebotes, bem como as investidas pelos lados do campo é o divisor de águas do futebol. Quem possui tais virtudes credencia-se sempre a vitória. Quem não as possui, bueno, aí lamento.

E para possuir estes ingredientes, antes de mais nada, deve-se ter um bom PREPARO FÍSICO!!

Até acho que o time corre 70min no estágio atual...

Fabiano- POA-Germany disse...

Geo, fico com uma inveja dos pijmas da azenha, eles reclamam do Paulo Sérgio, um cara que corre pra cacete etem um cruzamento forte. Queria ver esse time deles com um Ricardo Lopes, ia matar o Marcel de fome. Ficar nao sei quantos meses sem preparador físico foi o fim da picada. Concordo com voces dois, fora a parte do Alex do Nélson, que já é caso antigo.

Marco disse...

Nelson

o Luiz Carlos chegou na cara do gol e chutou lá na arquibancada.

F9 jamais faria uma jogada tão bisonha.

col disse...

Da-lhe, guina! Monstro!

Sobre a discussao aqui nos comentarios...

Ainda acho que o Imperador merece mais chances. Ele jogou mais do que 30min.? Certemente nao eh o centroavante dos sonhos, mas tem otimo porte, bom passe e presenca na aerea.

Fabiano- POA-Germany disse...

Também acho Col, mas clone do F9, o Nelson delirou...

Lúcia Bastos disse...

Bueno...Nasci na fronteira com Argentina e, me criei atrevessando o Rio Uruguai com meus pais, que iam ao pais vizinho confraternizar com os amigos.
Tb do pais vizinho aprendi a gostar dos doces, das "galetitas".

A rivalidade nunca me preocupou, pq nunca "vesti" a camiseta de nossa seleção.
Em copas escolho umas 3 seleções pra torcer, as vezes o Brasil não fica entre elas...

O contato com os "hermanos" me fez detestar o espanhol, idioma que entendo, até falo e escrevo um pouco, mas faço questão de não saber !!!
Pq isso ??? Simples, qd iamos a casa deles tinhamos que falar em espanhol pq eles não entendiam português...Qd eles vinham a nossa casa tinhamos que falar espanhol pq eles não entendiam português...
Ora, se nós podiamos aprender o idioma deles, pq eles não faziam o mesmo aprendendo o nosso ???
Nunca obtive resposta a essa pergunta !

********************************

Marco se vc foi a BA após a criação do Mercosul, com certeza foi muito bem tratado pelos portenhos.
Só quem conheceu BA antes do mercosul sabe da antipatia com que eram tratados os brasileiros.
De BA só não gosto das pombas e, das pessoas falando em espanhol...
De resto tudo é adoravel !!!
La Boca e suas casas de tango...São Telmo....Até o cemitério onde está Peron, apesar de ponto turistico estranho, para quem admira arquitetura é bonito.
Metrô é sinistro...Lembra muitos filmes de suspense...kkkk
Os cafés...As massas...As carnes...
Nossa!!! Sempre é pouco o tempo que se fica por lá....

***********************************

Quanto ao futebol dos "hermanos" sempre admirei !!!
Possuem a seriedade e a garra que falta a muito atleta brasileiro.
Sabem valorizar os clubes que lhe dão oportunidades.
Qd vestem uma camisa doam o sangue por ela.
Guiña já mostrou tudo isso no Inter !
Torço que ainda possa contribuir mais.

Celso disse...

Sem provocação Fabiano

o que tu acha da popular fazer a avalanche tambem?

o que tu sabe sobre a fundação da popular? sabe dos raxas internos.. da origem coreana ?

creditos ? nada a ver com creditos velho ! barra brava é o estilo .. se não tivesse esse que tu diz ser fundador iam chamr de baras do mesmo jeito.. não viaja ...

eu faço as minhas criticas mas gosto muito da festa da torcida ... ne mtud oe perfeito

abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"Ressalva feita a alguns “hits” da Popular, que por sua vez também se intitula uma Barra Brava (lamentável)."


lamentavel era o estadio canta OLE OLE OLE INTER INTER todo o jogo

mas com o resto do texto eu concordo

Fabiano- POA-Germany disse...

Sem provocacao né, sei... Me pergunta o que acho da avalanche!! Primeiro, torcida que usa barras verticais torce de pé com cantos no estádio, sao as barras bravas. Existentes no Uruguai, Argentina, Peru, Colombia, etc... Acho a avalanche uma baita bosta!! Mas cara, sinceramente, le o que escrevi, falei que barra brava é o estilo, nao sei onde nao entendeste??? Eu disse que tem um argentino que lidera a popular apenas para dizer que esta rivalidade é em termos de Brasil, Inter e Argentina, é muito pouco...

Celso disse...

noa teve provocação noa velho.... pode cre que nao

as barras de peur , colombia e todo o resto são influenciadas pela argentina .. presta atenção nisso... a influencia deles e continental

Fabiano- POA-Germany disse...

Sem problemas, é que achei estranho tu me perguntares sobre a avalanche, achei que estavas ironizando. A minha opiniao é que se eles estao imitando uma maneira de torcer, nao tem porque inventar pseudonimos. É Barra a torcida e deu. E assim com o Inter copia, o gremio copia, o Flamengo copia, o próprio Boca copia. Mas é fato, torcidas no estilo Barra tu existem em toda amerina latina.

Celso disse...

Na america latina tem duas influencias principais: Buenos Aires e Rio de Janeiro .... durante a vida toda tivemos a influencia carioca... de 2005 pra cá começamos a ter a popular que virou barra em 2006 .. muitos eram contra .. mas prevaleceu o grupo "guarda" .. pra velho o perfeito seria uma torcida indepente como a popular é .. porem torcendo do jeito brasilero.... por tu noa estar em porto alegre (ai já é divagação minha) talves tu nao esteja acostumado... mas basta tu ir no beira rio e vera UMA GALERA que reclama do ritmo monotono da popular.. o bumbo argentino e muito devagar... ja outros dizem que a bateria antiga e SAMBÃO... entao fica uma rixa entre as tendencia.. enfim.. o importante e o inter acima de tudo... apesar dos argentinos.. apesar do tite.. do pifero..etc .. falo !!!

Fabiano- POA-Germany disse...

To em POA desde dezembro, vou a todos os jogos. O que mais escuto de reclamacao sabe o que é?? A charanga da 12 estilo sambao. Aquilo só atrapalha o resto do estádio de acompanhar os cantos da popular. Eles distribuíram folhetos com as letras, mas o pessoal nao guarda para levar aos jogos. Tem músicas que nao gosto, mas é isso, gosto é gosto. Na minha opiniao é mais bonito a torcida inteira num "vamo vamo Inter", num "Colorado colorado" do que aquela charanga irritante na orelha do vivente, hehehehe!! Mas acho MUITO importante as torcidas tradicionais também, embora nao curta organizadas.
Saudacoes

Celso disse...

pois é velho... essa é a minah maior critica à 12 ... eu acho que as mudanças são bem vindas... não da pra ficar cantando pro resto da vida marchinhas de carnaval da decada de 60 ... eu adoro aquela bateria.. porem deveriam botar musicas novas... a minha utopia e a popular com a bateria da 12 ... o hino do inter.. colorado colroado nada vai nos separar ... vamo vamo inter.. todas podem ser acompnahdas com a outra bateria... a charanga teve jogos que a popular teve uns tropetes.. pode pesquisar .. so que as musicas tem que mudar.. ficar a vida toda na mesma nao da ... e tambe tem outras batucadas bonitas sem ser no estilo sambao

mas o foda e que pra gente dizer tudo que pesn so se falando.. daqui a poco esse topico sai fora e dai ja era..hehehe

Fabiano- POA-Germany disse...

Podicrê, o importante é transformar o estádio no caldeirao que foi a Recopa que TODOS os times perdem de 4x0...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]