sábado, outubro 24, 2009

17 Deficiente, mas libertário

Mais que uma simples escolha, o macaco é símbolo do racismo alheio
Sendo que durante os anos 40, o grande time "Rolo Compressor" dominou o cenário futebolístico do Rio Grande, com diversos grandes jogadores negros, para desespero do então Time do Moinhos de Vento, que só em 1952 passou a aceitar negros em seu quadro social.
Eu, que sou branco e absolutamente abjeto a preconceitos, talvez escute mais manifestações racistas do que negros, afinal, racistas não fazem seus comentários racistas na frente de negros. E é comum encontrar gremistas que se referem ao Internacional como "aquela gente" (com certo complexo de Dona Florinda), "aquela negrada", aquela... enfim... "Macacada".
E o câncer do racismo por parte desses gremistas, se reflete no uso constante da denominação "macacada" aos torcedores colorados e em imitações de barulhos simiescos nos estádios de futebol. E essas atitudes são fatores de estímulo e divulgação do racismo.
Não me importo com essa parcela racista da torcida gremista. Gente assim, não merece, de fato, nenhuma consideração. O que lamento e sempre lamentei foram as teses da parcela inocente da torcida gremista, que não é racista, inclusive negros, mas que ignoram a origem racista da denominação "macaco".
Essa inocência, circula pela Internet em algumas tentativas de auto-preservação ou de má-fé mesmo de gremistas que tentam REESCREVER a História e negar o racismo tricolor. Usam-se, para isso, de absurdos históricos, teses não comprovadas, fotos escurecidas para dizer, por exemplo, que um cara mulato é negro, que um cara bronzeado é negro...
Eis que, essa semana, a Diretoria do Inter, aquela que reinventou o símbolo, aquela que NUNCA utilizou a bela história do SACI, deixando-o praticamente no esquecimento, aquela que atropela o Estatuto do Clube, aumenta mensalidades sem consultar o Conselho Deliberativo... inventou um "Novo Mascote", um macaco(!).
Para delírio dos gremistas inocentes que viram a sua tese de que o torcedor colorado se auto-denomina "macaco", de forma espontânea (leia aqui).
Depois dessa iniciativa autoritária e desrespeitosa com a história do Inter, chamar um colorado de macaco (inclusive negro) não será mais racismo. Mas "apenas" uma referência inocente ao "novo mascote do Internacional" (que, dizem, não substituirá o SACI). Além disso, fora do Rio Grande do Sul essa história sempre foi péssimo para a imagem do Grêmio. E mais que uma referência inocente ao nosso mascote por parte de gremistas, o país inteiro estará autorizado a tratar os colorados por essa denominação.
E o marketing profissionalizado do Inter (todos lá são remunerados) que deveria trabalhar, zelar, pela imagem do Clube, sua marca e sua identidade histórica para comercializá-la e fazer negócios, associa ao Inter a imagem de um macaco, um animal que facilmente é alvo de piadas, que pode dar idéia de involuido e de imitador.
Reação negativa e uso de mentiras
Após a divulgação da iniciativa, tiveram que correr atrás e explicar-se, para isso, foram incoerentes e usaram-se de mentiras. Na Rádio Guaíba e no jornal Correio do Povo, um Diretor declarou que o SACI (1) "perdeu força", (2) é "tabagista" e (3) "deficiente físico".
Inicialmente, a perda de força de um símbolo do Clube decorre exatamente da não utilização desse personagem histórico (que deveria ser feito pelo marketing). Tanto é que até hoje utiliza-se o desenho feito pelo Ziraldo para a Copa União de 1987. Segundo, o tabagismo há tempo foi resolvido de uma forma bem simples pela Diretoria da FECI (Função de Esporte e Cultura do Internacional) que havia criado o Projeto Saci Colorado: tiraram o cachimbo. Simples! Quanto a chamar o personagem da cultura popular de "deficiente físico", como se isso fosse uma ofensa, demonstra-se ignorância.
No página da Sociedade dos Observadores de SACI, de um grupo que defende exatamente a valorização da cultura nacional, lemos uma breve história do Saci: "No início era um indiozinho protetor da floresta. Tinha duas pernas. Depois foi adotado pelos negros e virou negro. A perda de uma perna tem várias histórias. Uma delas é que ele foi escravizado, ficou preso pela perna, com grilhões, e cortou a perna presa. Preferiu ser um perneta livre do que escravo com duas pernas. É um libertário, então. Dos brancos, ganhou o gorrinho vermelho, presente em vários mitos europeus. O gorrinho vermelho era também usado pelos republicanos,durante a Revolução Francesa. Na Roma antiga, os escravos que se libertavam ganhavam um gorrinho vermelho chamado píleo".
Como se vê, é uma bela história. Altamente positiva para a imagem do Clube e para divulgá-lo pelo mundo para crianças, adultos e idosos. Sem estuprar a história, pelo contrário, valorizando a nossa identidade popular e, de quebra, a cultura popular do folclore brasileiro.
Incoerência de doer
Também justificaram o apelo do macaquinho, porque o público infantil gosta do "Bobby Jack"(aqui). E os royaltes? São indevidos, claro. Não se está usando o desenho, mas algo inspirado no desenho. De mesma forma, que o Clube não precisa utilizar o Saci do Ziraldo, embora possa se inspirar nele.
Em outra justificativa incoerente, disseram que o macaco está sendo bem aceito, pois já recebeu mais de 10 mil sugestões de nomes. Se está recebendo tanto apoio, o que justifica essas notas, entrevistas na imprensa? Outra incoerência. E quem escreve uma sugestão, não quer dizer que esteja apoiando. Eu, por exemplo, sugeri o nome "Saci", gremistas estão sugerindo "morangotango" em massa em sua comunidade... Divertindo-se com a piada pronta que receberam essa semana.
Claro que não vão acabar com o Saci
Não falo tudo isso como Conselheiro, não aponto nomes, grupos políticos, nem nada. Falo como um torcedor colorado que sempre defendeu a História do Clube e luta pela preservação da identidade colorada. Fiquei assustado com a arbitrariedade com que, mais uma vez, um símbolo do Internacional foi desmerecido e atacado de forma incoerente e mentirosa. Também ficou evidente a total falta de sintonia da Diretoria com a realidade das ruas e de consciência sobre a importância de preservar ícones históricos do Clube, por ética e também por interesses comerciais.
O Saci à tudo vence. Ele não precisa de divulgação por quem não o respeita. É um defensor da floresta, que aparece num rodopio para aprontar travessuras. Ele foi visto pela última vez após um gol do Internacional, pulando em direção à popular. Claro que não vão acabar com ele, nem tentarão, pois sabem tratar-se de tarefa impossível. E isso deve doer para alguns. Deve doer saber que o Clube é do Povo. E o povo é maior do que eles e tem poder sobre eles.
Dia 31 de Outubro é Dia do Saci!
-------------------------
Sociedade dos Observadores de Saci: http://www.sosaci.org/
Instituto Nacional de Propriedade Industrial: http://pesquisa.inpi.gov.br/
O Inter tem registro de um Saci (feio de doer, mas tem). Proc. Nº. 814183840.


17 Comentários:

Unknown disse...

Belo texto, Mallet. Espero que a Internet/BV atue de alguma maneira que evite este tipo de descalabro. Essa direção PERNÓSTICA e MAL INTENCIONADA que está no comando do Internacional quer mudar os símbolos do clube como forma de simbolizar sua passagem, já que falharam feio no futebol. E isso é ridículo.

Contem com a minha torcida e o meu apoio. Mas ajam, porque senão a coisa vai ficar assim mesmo.

Pablo Faria disse...

Não que eu ligue para conotações pejorativas designadas ao macaco. SE NÃO TIVÉSSEMOS MASCOTE, o macaco seria bem-vindo e poderíamos jogar na cara de qualquer racista (gremista ou não) o quanto não damos bola para essas baixezas.

MAS... pô, temos um mascote e é magnífico!!! É negro, é do folclore brasileiro, é levado, divertido, esperto, simboliza a libertação e é funciona muito bem com o público infantil (o que facilita e muito seu uso para conquistar crianças para nossa torcida). Então, pq reinventar a roda e, pior, uma roda inferior, em termos de potencial de marketing? Mais do que isso, como vêm dizendo os colunistas do BV, pq violentar a história do clube?

Há um problema sério no Inter dos nossos dias. Muita arrogância, muita independência, muito desrespeito ao clube, à torcida, ao futebol...

Unknown disse...

Mallet,

Achei o macaco sensacional. Além de ser extremamente simpático, vem ao encontro de outros fenômenos ocorridos no próprio seio da torcida colorada, como o grito "Ah! Eu sou macaco!"; a sigla da Massa Cachaceira Colorada (Ma.Ca.Co.); um dos bandeirões da 12; o torcedor fantasiado de gorila da inferior; etc. Portanto, não há nada de novo, a não ser a iniciativa ter partido do clube.

Além disso, o efeito de todos esses fatos é exatamente o de afastar a vinculação do apelido ao contexto racial original. O que é melhor para todo mundo. Até porque quem convive com gremistas (e quem não convive?!) sabe que muitos compreendem o apelido como vinculado a outros fatores, p.e., imitação ou bagunça, também fortemente ligados ao símbolo "macaco"; e que não usam o termo por conotação racial ou depreciativa (ou, pelo menos, não mais depreciativa do que "colorado" possa significar para um gremista).

A tendência é que o Macaco seja TAMBÉM mascote do clube, como Periquito e o Porco do Palmeiras. Nesse dia, "Macaco" será sinônimo de "Colorado", de "Gigante", de "Tri-Invicto", de "Papai", de "Campeão do Mundo".

E os gremistas babacas terão que inventar outra bosta para encher o saco, ou adotarem de vez a GAZELA como símbolo da torcida!

Tchê, a sacada foi ótima, e o resultado será excelente.

Um abraço,
Roberto

P.S.: Disse e repito, quando sair em pelúcia, meu afilhado será um dos primeiros a ganhar um.

P.P.S.: Não sei quantas vezes não ouvi "Planeta dos Macacos" quando ganhamos do Barcelona!

Celso disse...

DICA: NOVO PORTAL DO CORREIODOPOVO.COM.BR

esta muito bom e e uma boa alternativa pra não dar audiência pro globo.com

abraços

Guilherme Mallet disse...

Roberto,

Na minha opinião, não é interessante para o INTERNACIONAL afastar o "contexto racial original". Isso é problema do GRÊMIO, não do INTER.

Enquanto manifestação autônoma da torcida, não há nenhum problema, e, de fato, vira uma provocação ao rival. Mas, quando a Diretoria, decide dar oficialidade, está abrindo as portas, mais, está incentivando para que sejamos chamados assim.

Se tu acha positivo que um dia "macaco" seja sinônimo de "colorado", a maioria da torcida não acha. Não acha legal ser alvo de piadas.

E não houve "sacada" nenhuma. A idéia veio de cima, e o que o marketing fez foi apenas (tentar) justificar o injustificável.

Fariam o mesmo, se o animal escolhido fosse um viado.

Abraço.

Samuel Ramos disse...

Sensacional, Mallet,

Concordo palavra por palavra.

A diretoria do Inter perdeu a noção há muito tempo, acham que são donos do clube e que por isso podem fazer o que bem entender.

Unknown disse...

Mallet,

Se o problema fosse só do Grêmio, bastaria que "macaco" para os gremistas fosse utilizado como sinônimo de "colorado" por outro motivo que não o racial-evolutivo. Como eu disse, já há gremistas -eu conheço vários- que pensam assim. Contudo, não é bem assim que acontece, não?

A responsabilidade é tanto também nossa, que, muitas vezes, somos NÓS quem diz para os gremistas que o termo é racista, quando eles não estão usando o termo para ofender, mas somente para nos denominar. Quero dizer, há um impulso -se fraco ou forte, não importa; mas existe- para que o termo perca essa conotação grotesca, mas isso é IMPEDIDO POR NÓS mesmos, pelo simples fato de que gostamos de jogar na cara dos gremistas que nós não somos racistas. Eles é que são porque nos chamam de "macacos". Isso é confortável para nós, e péssimo para relação entre as torcidas.

Aliás, isso, desculpem-me, é tão patético quanto chamar-nos, os colorados, de "macaco" com a idéia de nos menosprezar. Tchê, foi dessa atitude de "nós somos melhores que eles" que o apelido surgiu. Eles não são melhores do que a gente, mas nós tampouco somos melhores do que eles. Apenas torcemos para clubes diferentes, ok? E o que for feito para que o apelido perca essa noção de superioridade -de qualquer um dos dois lados- é bem-vindo.

Desculpem-me se isso reflete a minha experiência pessoal, mas é difícil falar de outra. A maioria dos gremistas que conheço respeita os colorados, e vice-versa. Não nos vemos como inimigos, mas como adversários. A rivalidade faz parte do folclore, com secação e flauta liberadas. Eles aceitam o "Bananas" (que também pode significar OTÁRIO, a propósito), o "Pijamas", o "Segundinos", até mesmo o "Gazelas" (animal africano, aliás, símbolo da África do Sul). E nós aceitamos o "Amargos", o "Macacos" e sei lá mais que vem daquelas bandas. E isso porque não é para ofender.

A "compra" do apelido "Macaco" por parte do Internacional é algo que vem ocorrendo lentamente, goste-se ou não. E isso é extremamente salutar. Como disse, eu aprovo a iniciativa. Para mim, é sinal de grandeza do Internacional. Ridículo é o gremista achar que pode tirar vantagem do episódio.

Foi um golaço do Inter!

Um abraço,
Roberto

Unknown disse...

leio o blog há 3 anos e nunca comentei...mas esse eu vo ter q comenta...

nada a ve esse negócio de macaco ae dos "donos" do SCI..
se axam donos..

o saci tem tudo a ver com o Inter.

avacalharam com essa de macaco.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Guilherme Mallet, Parabéns pelo post.

Passei rapidamente por aqui.

PERFEITO.

Quero parabenizar também o Nelson e o Daniel que fizeram posts essa semana sobre o tema, e que na verdade não se resume a uma coisa só.

Pena que provavelmente será encoberdo pelo grenal que ocorrerá amanha.

Gostaria de debater mais, mas só volto semana que vem.

Saudações Coloradas.

Daniel Chiodelli disse...

Guilherme, eu ainda não havia lido este teu texto e tenho que te dizer que é um dos melhores que já escreveste! Das abordagens sobre este que foi o tema da semana (semana de grenal, inclusive!), foi o melhor que li!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

A sim antes que eu esqueça.

Racismo existe em todos os cantos do planeta. Devemos lutar contra ele sempre.

Mas o que ocorre costumazmente pelas bandas da azenha é um pouco mais do que isso.

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2567055,Torcida-gremista-faz-gestos-racistas-contra-jogadores-do-Cruzeiro.html


Vídeo racista faz ameaças a torcedores do Grêmio - Primeiro Jornal Band
O grupo se diz contra a presença de negros, homossexuais e mulheres na torcida.

http://www.youtube.com/watch?v=RJxzA5LvFwA


Nazistas no Grêmio - Jornal da Globo

http://www.youtube.com/watch?v=dJBQLVfX3lo


Polícia gaúcha prende torcedores neo-nazistas do Grêmio

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2007/10/02/297982701.asp


Agora sim, me vou.

E vida longa ao SACI.

Daniel Chiodelli disse...

Roberto,

negar a origem racista da expressão "macaco" utilizada por gremistas em relação a colorados, seria negar a história incontroversa do futebol gaúcho.

Vale destacar que o pioneirismo colorado na quebra dos preconceitos racistas, adotando jogadores negros e ganhando identificação com torcedores afroescendentes, guarda coerência, também, com os princípios de igualdade étnica que inspiraram a fundação do clube, lá em 1909.

Bem, me parece incontroverso que quem está "oficializando" o macaco enquanto um símbolo são pessoas sem capacidade para avaliar o quão ofensiva a expressão pode ser, pois a ofensa não é dirigida especificamente a elas. Contudo, tenho certeza de que os destinatários da expressão dotada de conotação racista não foram consultadas. E se fossem, bastaria que uma se sentisse ofendida, para que tal medida fosse rejeitada.

Certamente a tua realidade pessoal deve influenciar tua opinião. Todavia, não é porque vivemos em realidades distintas que devemos ignorar as outras que existem.

E neste episóio da adoção de um macaco como mascote, me parece que foi isso o que o Marketing colorado fez. No mínimo.

Gonçalves disse...

Mallet..perfeito!!!

Jay disse...

Otimo texto, mas nao vejo a diferencia entre condenar algo racista/preconceitoso contra nos e depois ir chamar um gremista de gay. Infelizmente essa e' uma grande hipocrisia que exista em uma boa parcela de nossa torcida.

Pablo Faria disse...

Roberto

Acho que vc está forçando ingenuidade onde não há. É possível, mas improvável, que não haja conotação racista em todas essas "denominações" de uma torcida à outra (macacos de lá, gazelas de cá). Mas, a despeito disso, não é esse o ponto e acho que vc não percebeu ou não está querendo percerber.

O problema é que temos um mascote e que este vem sendo sistematicamente ignorado pela direção do clube. Em qual ação vemos a exploração da imagem do Saci? NUNCA. Se não fosse pelo Rentería, poderíamos dizer que há décadas o clube não explora a imagem em termos de marketing. ESTE É O PROBLEMA.

Podemos ter até uma floresta inteira sendo explorados pelo clube, só não podemos admitir que o símbolo primeiro e mais tradicional seja jogado às traças.

Guilherme Mallet disse...

Otimo texto, mas nao vejo a diferencia entre condenar algo racista/preconceitoso contra nos e depois ir chamar um gremista de gay. Infelizmente essa e' uma grande hipocrisia que exista em uma boa parcela de nossa torcida.

JDAWG,

Concordo integralmente contigo, mas pelo raciocínio do marketing colorado, o Grêmio assumiria uma gazelinha como mascote, ou um viadinho...

Abraço.

Unknown disse...

Daniel,
Seus argumentos não trouxeram nada de novo ao que eu disse acima.

JDAWG,
Esse foi um dos pontos que expus.

Pablo,
O suposto abandono do Saci é um outro problema, independente do mascote do InterSocial. O Inter pode usar o Saci de diversas outras maneiras e aproveitar para adotar e vincular outras marcas em projetos diversos. Acredito que o Avancini deixa isso claro aqui.

Mallet,
Se eles gostam tanto de rugby (esse esporte em que homem fica agarrando homem), por que não? A Gazela é o símbolo da África do Sul. Ademais, é um bicho que corre pra c@r@lho, e eles sempre foram bons em sair correndo...

Saudações coloradas a todos.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]