sexta-feira, outubro 16, 2009

12 Deixa a vida me levar...

Na falta de assuntos futebolísticos do Inter, por conta dos mistérios na escalação do time, treinos secretos, 3.5.2, 4.4.2 e 3.6.1 fica dificil opinar antes dos jogos, que é o nosso perfil, pois comentar depois é muito simplório e mais fácil.

Estamos em outubro e ainda estamos ´testando`, tudo por culpa da falta de planejamento / critério na escalação e compra/venda de jogadores, portanto o Inter é o próprio deixa-a-vida-me-levar... e somos obrigados assistir verdadeiros horrores cometidos pelos intocáveis Indio, Bolivar, dentre outros, sem que perceba qualquer tentativa de melhoria para resolver estas coisas (banquinho prá eles) , além do cansado e arranhado disco intitulado Sem-lateral-direito.

Temos também que aturar o eterno 10zinho, o que nunca está pendurado por amarelo, não é o titular, jogar coisa nenhuma, mas é o mais assíduo no time, só sofreu um ´desconforto` muscular quando da tardia efetivação do Giuliano no time , quando daí ´encaixamos` e o10zinho ficou ´desconfortável` por duas semanas, que por sinal foram de vitórias coloradas. Esperamos que para o Grenal ele fique novamente desconfortável...pois contra o flu, lá estará ele novamente exibindo seu futebol de melhor jogador da Coréia...ou seja jogaremos com 10 !
Por sinal, estes 03 acima citados são adorados pelo Diretor de Futebol.

Enquanto isto, nós conselheiros colorados do Movimento Internet/BV vamos na medida possível, cada vez mais nos inteirando e aprendendo as coisas do futebol brasileiro e particularmente do Inter em todas suas áreas de interesse (futebol, admnistração, marketing, estádio, etc...)

Com autorização verbal do Alexandre Ribeiro - Coordenador do Movimento Internet/BV reproduzimos seu post de hoje no Blog dos Conselheiros Colorados onde relata seu (nosso) encontro com um dos ´papas` estudioso e profundo conhecedor do futebol brasileiro, o Amir Somoggi.

Segue o post no qual onde também se percebe algumas idéias sugeridas / comentadas no BV desde 2005:

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

Match day e stadium facilities

Ola Colorados

Semana passada, dia 05/10 participei do seminário Sports Market onde várias pessoas ligadas ao esporte expuseram as tendências para o mercado esportivo que será muito impactado com a Copa do Mundo 2014 e agora ainda mais com a confirmação do Rio de Janeiro como sede das Olimpiadas 2016.
Quem mais me chamou atenção foi o consultor Amir Somoggi, que atualmente dirige a divisão de gestão do esporte da Crowe Horwath RCS, sétima maior empresa de auditoria e consultoria do país, que defendeu a aplicação de conceitos de stadium facilities, match day e branding, que sempre foram muito defendidos e trabalhados dentro do movimento INTERnet/BV.

Coincidentemente durante a tarde, recebi um convite do Felipe de Oliveira, coordenador do Movimento Interação para participar de uma palestra com o Amir na mesma noite.

Bom, durante à noite, com um publico reduzido devido a tempestade que se abateu sobre a capital gaucha , porem bem mais interessado do que o publico da manhã, o Amir entrou em detalhes sobre modelos de gestão de grande clubes do mundo e do Brasil e levantou um assunto que há muito tempo vem sendo debatido dentro do movimento INTERnet/BV, da necessidade de aumentar a receita de 'match day' do Internacional.

Como entendo que isso deve ser feito? Através de melhorias continuas nos serviços e produtos oferecidos ao torcedor, valorizando sua presença no estádio, gerando assim uma satisfação do mesmo que é revertida em consumo e consequentemente mais renda ao clube.

Abaixo coloco dados sobre o gasto médio dos torcedores dos principais clubes europeus (que beiram os 33 euros). Trazendo esta realidade para o Brasil, mais especificamente para a nossa casa, o Beira-Rio, quantos reais a torcida colorada consegue gastar em um estádio que oferece como alimentação apenas pastéis, cachorros quentes e refrigerantes em bares mal posicionados e material esportivo em uma loja com as portas voltadas pra fora do estádio e que fecha as portas no meio do jogo?


Tambem coloco abaixo o percentual de ocupação dos estadios dos maiores clubes do Brasil, percentual de 36% no ano de 2008, ainda muito baixo em comparação com os clubes das principais ligas Europeias.


Agora para comparação, coloco os indices de ocupação do Beira-Rio na principal competição nacional, o campeonato brasileiro:

Notem que estamos quase que no mesmo percentual da maioria dos clubes brasileiros (até um pouco abaixo 34%) e isto sendo o clube de ponta em numero de sócios.

O que esta faltando para o Inter levar o seu sócio-torcedor ao estadio, aumentando o percentual de ocupaçao, renda de bilheteria e a renda do 'match day'?

Para mim está claro. Precisamos valorizar o torcedor colorado. Precisamos tratar o torcedor como cliente e não apenas como uma fonte de renda antecipada de bilheteria. Precisamos oferecer ao torcedor colorado serviços e produtos de qualidade, condizentes com a grandeza do Internacional e do complexo Beira Rio. O torcedor não quer entrar em um estádio que tem o tunel de acesso alagado em qualquer chuva, não quer enfrentar um estacionamento caro e enlameado, não quer comer um lanche frio e nem enfrentar filas gigantescas na entrada e na saída do estadio (alguem sabe porque a maioria dos portões da superior ficam fechados na saida dos jogos?)

O torcedor quer ser valorizado.

Teremos uma grande oportunidade pela frente para efetuar estas mudanças com o projeto de reforma do Beira Rio para a copa do mundo 2014. Mas isso passa pela mudanças de conceitos e claro, por trabalhar muito pela implantação dos mesmos.

Fontes utilizadas : Casual Auditores

Alexandre Ribeiro - Conselheiro do Sport Club Internacional



Texto retirado do blog dos Conselheiros Colorados do INTERnetBV



Era isso...

Nelson

12 Comentários:

Cristiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano disse...

Realmente, hoje as pessoas que vão ao estádio é porque gostam muito de acompanhar futebol e seu time, pois a satisfação e o conforto oferecidos no estádio é ridículo.

Mesmo o Beira Rio estando acima da maioria dos estádios do Brasil, temos todos estes graves problemas expostos.

E pior, os valores praticados pela mensalidade ou ingresso em nada condizem com o que é oferecido em contrapartida.

Pagar R$50,00 por um ingresso e ter que assistir o jogo na chuva, estacionar o carro no barro, demorar em média 1h para entrar e mais 1h para sair, pegar fila pra ir em banheiro ruim e comer lanche pior ainda. O cara realmente precisa gostar de futebol e de seu time.

Mas o que mais intriga é que estas melhorias não são tão difíceis de implementar, parece cultura do futebol oferecer um serviço ruim no estádio.

Acho que os conselheiros do time poderiam fazer um empreitada/movimento em prol das melhorias do Beira Rio mesmo não vinculadas a copa de 2014.

Teriam apoio de toda torcida alvi-rubra!

Marcelo Tiarajú disse...

OFF:

Li no blog do Mario Marcos que o Escurinho está para lançar um site para comunicação com a torcida.
Por enquanto ele tem só um e-mail:

escurinho@escurinho.com.br

Para quem quiser deixar alguma mensagem ao velho ídolo.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

OFF - IMPRENSA AZUL !

NO TREINO DE ONTEM À TARDE HERRERA CHUTOU O BALDE E MANDOU O PAULO AUTUORI...PRÁ LONGE !

ESTOU AQUI AO LADO E NÃO SABIA, POUCA GENTE SABIA....

LEIAM ABAIXO;

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=29755&tid=5393086284957825375

Texto
[OFF] CRISE NO GAYMIO? - Isso no ecziste!
Pelo menos para a RBS...

Quem não se lembra da grande especulação que tinha envolvendo TITE e D'alessandro? dizendo que ambos saíram no soco no vestiário tendo que Guina apartá-los, lá no engenhão? sendo que Guina tinha ficado em POA..


Até aí tudo bem, estamos acostumados com essa imprensa sensacionalista..

Mas agora, acontece um xilique público no treino do grêmio e a RBS sequer toca no assunto?

Herrera, ao ser substituído, mandou o treinador longe e foi para o vestiário:


Meira já estava confirmando que o Grêmio iniciou a procura de reforços. E agora o Herrera antecipa a sua dispensa. Primeiro , em São Paulo, anunciou que tem interesse em voltar ao Coríntians, aí no treino desta sexta,ao ser substituído no time reserva, manda o treinador longe, vira as costas e vai para o vestiário. Acho que não tem conversa,o Grêmio deve mandar mais um frente, e rápido. Ele, nesta volta ao Grêmio,não confirmou o que fizera no tempo da Série B,nem o que conseguiu no Coríntians ano passado. Então, prá que serve ? E ainda é brabo.Não vai deixar saudade nenhuma.
A rbs falou disso?

http://www.blogdoedegar.com.br/

Daniel - Sta. Maria disse...

Eu não sei o porquê da preocupação com o bem-estar do torcendor no Beira-Rio... Afinal não é esse o estádio que praticamente já atende às exigências da FIFA para sediar jogos de Copa do Mundo, segundo a nossa direção?

cjr-sp disse...

Agora no Brasil tá cheio de especialistas em gestao esportiva e de arenas que estão tentando surfar a onda da copa, arenas novas, mas no fim, é tudo velho para nós aqui do BV e que de a muito tempo insistimos no conceito de primeiro atender bem o cliente para depois fideliza-lo que são dois conceitos diferentes e ai sim aumentar o ticket medio de consumo por cliente seja num dia qq ou em macth days.

O Movimento InternetBV tá muito bem servido nesse aspecto com pessoas que entendem bem esses conceitos, principalmente o Mallet que é um dos pioneiros a falar aqui em coisas que os novos auditores e experts nacionais em gestao esportiva tao falando aí mas é tudo batido e velho para nós aqui da blogosfera colorada e até antes do BV, alguns de nós já falavamos em outros blogs etc, sobre o cliente do futebol e como fazer para encher um estadio 7 dias por semana, 24 horas por dia...


O grande problema é que os dirigentes atuais nao coadunam com novos conceitos de atender melhor o seu cliente. Alias eles pensam que os clientes deles ainda sao os sócios e esquecem a imensa torcida.

Inclusive o Sr. Emidio beira ao ridiculo quando ele fala que falta poucos detalhes para atingirmos o padrao FIFA. Inclusive vai fazer uma cobertura que é 70% estetica e 30% funcional para os clientes do clube(Afinal nao chove mais do que 30% das partidas). Antes da cobertura haveriam de se fazer coisas básicas como um estacionamento melhorado ao menos..já nem digo o definitivo, mais a arrumaçao dos degraus da inferior com a colocaçao de assentos de qualidade em todo o estadio e nao essas cadeiras de ultima categoria que temos no estadio. Outro detalhe importantissimo seriam as rampas de acesso no BR que sao extremamente estreitas e fazem que o fluxo fique afunilado, dependendo se nao der uma correria de uma briga qq que alguem seja até pisoteado. Sem falar nos portoes fechados proibindo o direito de ir e vir mantendo o cliente em carcere privado. E por aí vai, falta de banheiros, copas decentes, sinalizaçao aperfeiçoada, correçao de fluxos, orientadores, enfim tudo que ja falamos aqui, que em muitos casos só falta a vontade de fazer já que algumas soluçoes são baratíssimas.

Ou seja tao começando o projeto gigante para sempre pela estetica e nao pela correçao dos problemas de funcionalidade do estádio hoje que são inumeráveis.

Mas como sabemos...o povao é facilmente manipulado e vai gostar da cobertura nova(vai render muitos votos decerto) em cima de tuneis de acessos que alagam cada vez que chove...hehehe.

Mas uma coisa vos digo...nem a cobertura salva com esse futebolzinho de merda e jogadores medíocres...com certeza nao haverá cobertura nesse mundo que salve essa gestao atual senao derem um jeito no futebol do time.

*******************

E jogar com 10 jogadores, pois 10zinho nao conta, nao ajuda para fazer o time ganhar. Só para constar.

*******************

Sds Coloradas.

cjr-sp disse...

Só para esclarecer..quando eu disse encher o estadio 7 dias por semana, 24 horas por dia, eu quiz dizer o complexo BR que compreende o estadio.

********************

O clube poderia criar uma serie de eventos noturnos no entorno do complexo dia apos dia, uma especie de calendario meio que fixo, o que certamente aumentaria o ticket medio de pessoas consumindo alimentos, produtos licensiados em lojas do clube etc...

Como ex, cito um evento que a muito tempo tem na frente do portao principal do estadio pacaembu aqui em SP na pça charles miller, que é uma especie de mostra de carros antigos onde proprietarios desses carros levam semanalmente esses carros para se mostrarem, trocarem ideias, venderem ou comprarem carros e acessorios do genero e nisso já tem uma serie de mini stands vendendo de tudo o que se imaginar, desde CDS, a bugigangas, etc, sem falar nos ambulantes que vendem de tudo tb.

A cada terça feia a noite deve passar mais de quatro/cinco mil pessoas pela mostra de carros antigos e ou diferenciados. Nao se paga nada para entrar e nem levar os carros. Agora imagina o lucro de tudo que é vendido para esse povo todo...

Isso é só uma ideia...mas vc pode fazer muitos outros tipos de eventos...em parking lots e que dá para faturar uma grana preta...

***************

Segue um link com eventos do tipo e como eles fazem...

Essa feira que falei que era de terça no Pacaembu tornou-se tao grande que agora é feita no autodromo de interlagos e as quintas eles fazem uma mini feira meio que clandestina no pacaembu. Mas vai muita gente.


http://www.hotclassic.net/?a=periodicos&b=lista_eventos_semanais&k=encontros+semanais#


********************
Sds.fui.

Cleber_Tapes/RS disse...

Se esse é o caso

Levar o torcedor colorado pro BR, e trata-lo muito bem pra que ele se sinta muito bem acolhido e deixe o maior valor em dinheiro possível e saia satisfeito prometendo que voltará sempre...

sei a pessoa certa pro Inter procurar e pedir dicas e sugestões....

EDIR MACEDO

Esse é o cara que transformaria o Inter no maior clube, enditade do mundo.

Claro que assistir uma partida com todo conforto é muito bom, mas o que lota estádio mesmo é TIME.

Com esse time do Inter ai nem se me pagar 100 fora as despesas eu saio aqui de Tapes pra ver.

Ramon Dongo disse...

Se o pessoal do InternetBV puder me responder essa, eu agradeço:
Existe algum plano para o Gigantinho? Para se falar em "Complexo Beira-Rio" o ginásio deveria estar incluído, imagina se tivesse uns 2 ou 3 eventos mensais ali o que não daria de grana pro clube... Convenhamos, ficar ali pra bonito, não serve!

Marco disse...

Esta é boa!
Capergiani no Terra: se tivesse sido convidado para suceder TTK, aceitaria e levaria junto o Falcão:

http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI4046668-EI1988,00.html

---
Se tivesse sido contatado, o retorno de Carpegiani no Beira-Rio não seria simples. Seria bombástico, causando um alvoroço poucas vezes visto no futebol gaúcho. O treinador revelou à Rádio Bandeirantes que ele formaria uma dupla com outro grande nome da história do Inter.

"Seria um grande desafio. Eu faria parte de um duo de treinadores. Sondei uma pessoa que jogou muito tempo comigo, pois precisava de um impacto. Seria o Falcão", revelou.

---

Tem mais lá no Terra, leiam.

geoband disse...

"Claro que assistir uma partida com todo conforto é muito bom, mas o que lota estádio mesmo é TIME."

Roquenrou Cleber!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Depois das declarações do técnico da Arg o Rolandona...uahsuahsuhausa, um pessoal já tá vendendo camisetas pela net.

http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA ... radona-_JM

Tem um site também. UHuashuhaushuaa.

http://quelachupen.com/

Fim da várzea.

Huashuhaushauha.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]