quarta-feira, outubro 07, 2009

10 Há 30 anos

No dia 7 de outubro de 1979 o Internacional foi a campo, no Beira-Rio, para enfrentar o Grêmio, em partida válida pela 4ª rodada do campeonato brasileiro.

A torcida colorada estava desconfiada. Não havia passado um mês ainda do término do campeonato gaúcho, vencido pelo rival com uma larga vantagem sobre o Internacional, que ficara em 3º (e, na época, era inaceitável um dos grandes ficar atrás de um clube do interior).

No campeonato brasileiro, ainda não tinha ocorrido uma atuação de encher os olhos da torcida. Na estreia, um 0x0 com o Atlético Paranaense, em Curitiba. Depois, uma vitória de 2x1 sobre o Santa Cruz, em Recife. Na terceira partida, um magro e frustante 1x0 contra o Figueirense. Enquanto isso, o rival havia goleado o Coritiba (4x1), Sport (4x0) e Operário MS (3x0), tendo empatado em 0x0 com o Rio Branco.

O Grêmio entrou em campo confiante. Estava invicto há 34 partidas, e chegou ao ponto de dar férias ao seu técnico, Orlando Fantôni, depois do título do Gauchão. No campeonato brasileiro a equipe estava sendo comandada pelo preparador físico Ithon Fritzen.

Nas escalações, vantagem gremista também. O Tricolor estava com o time completo, enquanto o Colorado jogava desfalcado de Batista, Valdomiro e do recém-contratado Bira, todos lesionados.

Em campo, porém, a situação foi outra. O Internacional foi sempre superior ao rival. Um meio-campo extremamente habilidoso, com Jair, Falcão e o falso ponta Mário Sérgio tocando a bola, enquanto Toninho, um jogador mandado embora do Grêmio, destruía as tentativas de ataque do Tricolor.

Na defesa, os zagueiros Mauro Pastor e Mauro Galvão (mandado embora das categorias de base do Grêmio) seguravam os bons atacantes gremistas. O que passasse por esta muralha, ficava nas maõs de Benítez. João Carlos (pai dos gêmeos Diego e Diogo) neutralizou Éder e seus potentes chutes e cruzamentos. Cláudio Mineiro, além de abafar Tarciso, ainda encontrava tempo para apoiar o ataque.

No setor ofensivo, os reservas Adílson e Chico Espina (outro dispensado do Olímpico) incomodavam a defesa adversária. Mas a partida parecia se encaminhar para o 0x0. Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, falta para o Internacional. Era próxima da entrada da área, e poderia sair uma cobrança direta. Mas Falcão decidiu cobrar, rolando para Jair, que tinha um chute forte. O "Príncipe Jajá" pegou em cheio, a bola fez uma curva e enganou o veterano Manga: Internacional 1x0!

Era a primeira grande vitória daquela temporada, e também iniciou uma crise no Olímpico. Antes da partida, o rival sonhava com o primeiro título nacional. Após a derrota, as férias de Orlando Fantôni foram suspensas, e jogadores que estavam a disposição para negociações, como André e Iúra, foram reincorporados ao grupo.

A campanha no Brasileiro de 1979 foi marcada por irregularidades. Se, por um lado, goleou equipes como o Sport (3x0), Coritiba (3x0), Rio Branco (5x1) e Desportiva (4x0), por outro empatou em casa com equipes como o Operário MS (2x2) e Anapolina (0x0), além de vencer por apenas 1x0 o Goytacaz.

Somente a partir da 3ª fase o time realmente deslanchou, deixando claro que o título tinha dono. Goiás, Cruzeiro, Palmeiras e Vasco foram as vítimas na arrancada final para o tricampeonato. E se a campanha não foi tão brilhante como em 1975 e 1976, ficará marcada eternamente por ter sido invicta. O único título invicto em 39 campeonatos disputados (já contando 2009).

INT: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Toninho, Jair e Falcão; Chico Espina, Adílson e Mário Sérgio
Técnico: Ênio Andrade

GRE: Manga; Eurico, Vantuir, Vicente e Dirceu; Vítor Hugo, Jurandir e Leandro (Nardela); Tarciso, Baltazar e Éder
Técnico: Ithon Fritzen

10 Comentários:

kla.jk disse...

A fila anda, volta MIRANDA!!!

Ruim 2007, pior em 2008, FIASCO em 2009 e se em 2010 continuarem, será o nosso FIM!!! SEGUNDONA a VISTA...

Fora pifio e fc gabiru.
Fora pifio e fc gabiru.

A Instituição S.C.INTERNACIONAL, a Torcida Colorada, os Sócios e o Clube do Povo agradecem.

A fila anda, volta MIRANDA!!!

Se em Dez/09 não deixarem a INSTITUIÇÃO S.C.INTERNACIONAL, cancelo minha associação, é muito amadorismo a frente de um Clube de Futebol. Uma palavra resume tudo, VERGONHA.

Lucas Stephanou disse...

Puxa vida.

É sempre um prazer ler textos Sr Raul.

Por favor, escreva mais e mais a historia desse tipo de jogo.

Schroder-EUA disse...

Otimo Raul! Meu Primeiro Grenal! O Video do Gol ta no youtube!

Davi disse...

É sempre um prazer ler textos do Raul. [2]

Rossato disse...

Massa do texto, Pons!

alepauperio disse...

Belo texto, boas lembranças. Que a presença do Vesgo tragam esses bons tempos de volta.

Marcelo Tiarajú disse...

Baita texto professor!!!!

OFF: Corre a boca miuda que o Luxa já estaria acertado com o Inter para ano que vem.

Alguém sabe alguma coisa?

Pressinto que as mensalidades terão um aumento substancial em 2010...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Muito bom Prof. Raulo, principalmente para quem assistiu ao vivo e já com seus 25´s

Legal !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

OFF:

Coluna do WC na ZH de hoje !

Gremistas cobram que eu escreva ser possível ao Inter vencer o Náutico escalando um pipoqueiro na lateral. Não tem problema. Mudarei, apenas, a figura. Como o jogo é noturno, direi que Mário Sérgio não deverá ter problema para ganhar mesmo se escalar um pizzaiolo na lateral.

Guilherme L. disse...

Excelente, como sempre

Esse gol do Jair é aquele golaço que colocaram o video ja faz algum tempo aqui no próprio BV, não é. Queria saber se alguem tem o link desse video. Foi, sem duvida, um dos maiores golaços que eu ja vi.


Ah, e Raul. Uma sugestão. Seria muito interessante criar um tópico contando a história do Mário Sérgio, o Vesgo.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]