quarta-feira, agosto 13, 2008

14 Saudações, Oh Gigante:



Este texto foi escrito para atender o pedido de uma grande amiga paranaense, que torce à distância pelo Internacional, e que lamentava só ler textos relatando a experiência de torcedores que frequentavam de forma cotidiana o Beira-Rio. Como durante vários anos eu também fui um torcedor distante, quando morava no interior, resolvi fazer esta homenagem aos colorados dos rincões mais longínquos. Espero que gostem.
Durante muito tempo, eu esperei este momento!

Por vários anos, meu sentimento era muito mais fé que certeza. Eu acreditava na sua existência, sem poder vê-lo. Mas jamais duvidei de sua imponência.

Na infância mais tenra, um radinho de pilha cheio de estática, enfiado embaixo das cobertas, em uma noite fria de inverno, ou sentado no quintal, em uma quente tarde de verão, eu acompanhei as peripécias dos 11 guerreiros que defendiam tua casa, e invejei, salutarmente, a sorte dos milhares de assistentes destas aventuras.

Em momentos de maior felicidade, podia ver os heróis rubros baterem-se pela TV, fosse no Gigante, ou em expedições guerreiras por territórios inimigos. Me agradava muito quando invadíamos o território dos maldosos gremistas, nossos arqui-inimigos, e trazíamos seu escalpo para pregar na entrada da nossa casa. Digo nós, por que me sentia presente em alma e pensamento, apesar da distância física.

As vezes me sentia diminuído, quando ouvia exortações do tipo: “lugar de colorado é no Beira-Rio!” Gostaria muito de estar lá, vibrar com o time, festejar com a torcida, mas tudo parecia ocorrer em outro planeta. Mas eu sei que o coração de um gigante é imenso, e alcança os sentimentos de afeto pelo clube, por mais distantes que estejam.

Se há o lado negativo desta distância, não poder compartilhar o dia a dia do clube, há o lado positivo, fantasioso, da paixão pelo futebol. Os jogadores deixam de ser seres humanos, para tornarem-se semi-deuses. Suas jogadas, mais do simples lances de uma partida, passam a simbolizar a eterna luta do bem contra o mal. Os estádios tornam-se templos sagrados de uma misteriosa religião, onde apenas os eleitos têm acesso. E o radinho tem a força mágica de transformar qualquer jogador em um craque, os lances favoráveis ao adversário em falhas do juiz, e todo gol colorado em uma pintura.

As vezes pensava: quando ele vier jogar aqui, eu irei assistir a partida. Mas para meu azar, minha cidade fica fora da rota dos grandes acontecimentos esportivos. Posso apenas torcer para que venha jogar alguns quilômetros mais perto do que no Templo Sagrado.

Mas hoje estou aqui: olhando a imponência do Gigante da Beira-Rio! Não importa que não tenha jogo. Respirar o ar que alimentou o fôlego de Falcão, Figueroa, Valdomiro e Fernandão, já me basta. Posso imaginar a torcida descendo pelas rampas, gritando “É Campeão”. Nunca fiz isso presencialmente, mas foram muitas as conquistas em que estive aqui em espírito. Agora posso me orgulhar. O que sinto, os assíduos freqüentadores do estádio não sentem. Não se emocionam com cada detalhe, um escudo do clube aqui, uma foto de um ídolo ali, um pedaço de ingresso lá adiante. Aquilo que é cotidiano para alguns, é mágico para mim. Não precisava estar aqui, para acreditar em sua existência, mas estar aqui renovou minhas energias, para continuar torcendo à distância.

Mas o que mais me alegra, é saber que não precisaria estar aqui, não preciso conhecer Porto Alegre, sequer ser gaúcho, ou mesmo brasileiro, para poder venerar este clube, e ser reconhecido como um verdadeiro colorado, pois este clube é INTERNACIONAL!

14 Comentários:

Unknown disse...

Muito bom, parabéns :D

Cleber_Tapes/RS disse...

ótimo texto raul

então é hoje o grenal gurizada

não aceito outro resultado que de 3 a 0 pra cima

Pelo menos no gol temos o Clemer e não o Renan (lutador de vale tudo)

mas a grande espectativa é o Dalessandro

hoje veremos se vamos ter alguma coisa pra disputar ainda no brasileiro


PS. vai ter BVTV hoje?

Cleber_Tapes/RS disse...

agora sim.....

o Tite me escutou....hehehehe

" Esquema 3-5-2 pode ser surpresa de Tite
No esquema 3-5-2, o Inter atuaria com Clemer, Índio, Sorondo e Bolívar; Wellington Monteiro, Edinho, Guiñazu, D'Alessandro e Gustavo Nery; Daniel Carvalho (Taison) e Nilmar. "

agora vai...

Joceli disse...

Ótimo texto, me incluo entre os torcedores do interior gaúcho, que poucas vezes teve a oportunidade de ver o Colorado jogar no Gigante.

Quanto ao jogo, é hoje, continuo com meu palpite de 3x0 feito ontem no post do Louis.

Espero que o Tite realmente jogue com 3 zagueiros e com o Marcão, de preferência na arquibancada já que o Edinho (quebrador de bola) é insubstituível, hehe.

Vamos torcer para que o recomeço seja hoje.

Saudações coloradas e pra cima deles.

romulo disse...

ótimo texto

apesar de morar a 1h:30min de poa, eu me considero nesta gama de torcedores à distância. cada ida ao beira-rio é uma batalha. cada dia de jogo, é um dia em função do jogo.

se todo time se doasse em campo, SEMPRE, tanto quanto boa parte dos torcedores que pela pura paixão vão até o beira-rio até nos momentos ruins, não perderíamos UMA em casa.

quero o mínimo de respeito pela direção.
NÃO ACEITO OUTRO RESULTADO, SENÃO VITÓRIA NO GIGANTE!!

É colorado, 2x0 hoje

"Cantarei sempre ao teu lado
Raça em campo, puro amor

És, INTER, minha religião"

Guilherme CB disse...

Me id. com esse texto. Nasci em Rio Grande e logo fui morar em Blumenau em SC, depois em Lages tbm SC.

Quando cheguei perto do BR aos 15 anos foi demais.. era muito maior do era pela TV, os jogadores estavam ALI, a um alambrado de distancia. Grandes tempos.

Abraços

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Muito bom o texto Raul, e o que mais me emocionou e a semelhança com a minha experiência. Também sou do interior e a DOIS anos estou morando em Porto Alegre. Sinto tudo oq ue falaste. As vezes me vejo em pleno dia útil, a tarde ou de manhão, passeando pelo pátio do BR e imaginando todas as emoções que aquele concreto já vivenciou desde os meus idos anos de infância quando conquistamos os primeiros títulos nacionais que se tem notícia nestas plagas. Chego sempre duas ou três horas antes dos jogas apenas para conviver com o ambiente do BR, com os torcedores que caminham ao seu redor, com o clima dos jogos. Nos últimos dois anos acho que perdi apenas 2 jogos no BR, motivados profissionais inadiáveis. Adoro tudo aquilo. Para mim é um prazer indescritível estar naquele templo do futebol, e HJ mais uma vez, a partir das 17hs já estarei lá para vivenciar mais um Gre-Nal e viver a sublime e eterna magia de ser colorado!

Iuri disse...

Me mudei para porto alegre em abril de 2007. Primeiro jogo que fui, tomamos um chocolate dos bananas ainda com o técnico pintinho.

Se começou mal, depois virei sócio torcedor e nunca fui em uma derrota (tá certo que não vou sempre) e já tive a alegria de estar, sob chuva e frio, nos 8 a 1 em cima do Juventude.

E hoje estarei hoje, com sol mas um pouco de frio, para ver, pela primeira vez no estádio, uma vitória em gre-nal. Ir no beira-rio ver o inter ganhar? Não tme preço!

geoband disse...

Grande Raul! Pefeito!

col disse...

Texto muito legal Prof.
Sinto na pele o peso da distancia.

Cleber_Tapes/RS disse...

a distância é um problema mesmo....

falar em distância

o jogo vai passar aki no BVTV?

Cleber_Tapes/RS disse...

hoje o Inter vai ganhar de 4 a 1

dale Inter

e

dalessandro

Cleber_Tapes/RS disse...

ouvi dizer que a RBS também vai passar o jogo pra todo o RS

será?

Polaco na Serra disse...

Só quem vive ou já viveu essa distância, sabe o que tu realmente está dizendo Raul... Mente o colorado que ancioso por anos, não treme as pernas ao botar o pé no concreto mistico e sagrado do BR...

Texto nota 10!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]