terça-feira, agosto 12, 2008

35 O X da questão

Talvez eu não entenda nada de futebol. E talvez o que vou escrever hoje não passe de um monte de besteiras para a grande maioria, senão todos.

O que segue são apenas conjecturas. Idéias de futebol de alguém que, como a maioria dos frequentadores do BV, não vive o dia-a-dia e não lida com a árdua tarefa de treinar um time de futebol. Alguém que não precisa lidar com o aspecto tático, técnico, físico e motivacional dos atletas e da comissão técnica.

O primeiro alicerce de uma boa equipe é a qualidade. Jogadores com boa aptidão técnica e física. Creio que neste quesito, vamos bem. O grupo tem carências, mas se comparado a média do futebol brasileiro, nos credenciamos a postular a um dos melhores plantéis.

No entanto, aqui cabe o primeiro porém. Além de qualidade, é preciso diversidade. Não adianta sobreposição de jogadores com as mesmas características. Ai é preciso ter competência para identificar essas deficiências, como por exemplo as laterais.

O segundo alicerce é a preparação física e o trabalho médico. Este ano, estes fatores deixaram a desejar. Seja devido a um inédito surto de hepatite, seja devido as inúmeras lesões, tudo isto somado a atletas que se juntam ao grupo durante o ano, a verdade é que temos um grupo extremamente heterogêneo e descompassado em termos físicos.

Quem bate uma bolinha de vez em quando sabe que quando o físico não anda bem, o técnico fica bastante comprometido. Quem lhes fala isso é um amador, que joga futebol 2x por semana, e que quando para 15 dias já sente uma virtuosa "queda de produção"(haha). Eleve isso ao âmbito profissional. Deve fazer uma bela diferença, não é?

O último, e talvez mais importante alicerce, e justamente aonde quero chegar, é o entrosamento e a repetição. A chamada parte tática. Definição de uma estrutura de jogo. De papéis, de substitutos, de MECÂNICA DE JOGO. Postura, independente do resultado, do adversário ou do local do jogo.

Hoje o Inter padece de triangulações, de jogadas pelos flancos, de articulação. Estamos em agosto. Jogadores desempenhando papéis errados. Formatação tática e indefinida. Um caos coletivo. E aí, caro colorado, não tem jogador que renda o esperado.

O que se vê, para desespero do torcedor, são pornochanchadas explícitas do ponto de vista tático.

É Edinho armando jogo (e sendo crucificado por isso), Guinazu correndo de campo a campo para tentar ajudar o ataque, e mesmo assim tendo que fazer a cobertura do Marcão (que deveria ser feita por um zagueiro), Nilmar recebendo só bolas mastigadas, e sem parceria (qual time teve seus últimos 7 gols marcados pelo mesmo jogador?), time que joga com 4 volantes e mesmo assim seu sistema defensivo vaza a toda hora (vide jogo Cruzeiro) isso entre outras "peripécias".

Hoje o Inter joga um futebol de muita correria, e pouca produtividade. Todos tentam desempenhar várias funções, mas raramente desempenham com eficácia a tarefa primordial a que são destinados.

A falta de consistência tática prejudica o desempenho de todos. Mais do que nomes, o INTER PRECISA DE PAPÉIS. E bem desempenhados. E não me importa se for fulano, beltrano ou ciclano. E que ninguém se engane. Não é mudando meio time por rodada e colocando jogador na fogueira que isso se resolve. Muito menos sem condição física. Tá mais do que na hora de deixarmos de ter um agrupamento de jogadores, e ter um time.

Afinal, se nome ganhasse jogo, ô joguinho sem graça que seria esse tal de futebol.

Bom, mas isso é só a opinião de um mero torcedor. Que provavelmente não entende nada de futebol.

35 Comentários:

Vitório disse...

Bá Davi, tu não entendes nada vezes nada!

O futebol é bem mais simples: o certo é ter no plantel 8 zagueiros, 0.5 laterais, algumas nabas e 3 craques.

E os veteranos da Guerra de Toquio tem a aposentadoria vitalicia no Clube.

Alem disso, o Clube tem 80 mil sócios e uma infraestrutura invejável. Não entendo porque voces reclamam tanto aqui todos os dias.

Luciano Klein disse...

eeehahhahaa Davi pegou na véia!!


E esse vitorio é um fanfarrão!

Vitório disse...

Citei a expressão "naba" pois este é um jargão típico desse espaço. Tenho a devida noção que precisamos dialogar claramente com o torcedor.

Davi disse...

Haha, fake do Piffero é pra matar.

Que bom sr Presidente que o senhor está aberto ao diálogo. Hahaha

Abs a todos

romulo disse...

sem entrosamento, não tem time que aguente um campeonato assim
ano que vem só, estaremos "no ponto" para disputas sérias (se permanecer com esse plantel)

Almilano disse...

É Davi,

Tá feio o nosso caso. O problema é que de 6 em 6 meses o time se descaracteriza, aí não entrosa NUNCA.

Fernando Gonçalves disse...

O meu medo é que agora com o CB e a SA, somados à problemas de preparo físico citados pelo Davi, o nosso DM fique cheio de jogadores com problemas.

Marco disse...

Davi

este é um dos pontos, mas não o único.

Se tem uma coisa que não entendo é porque um treinador, ao acertar em algo (ainda que acerte ao errar), sente-se tentado a "esquecer" a boa experiênca e jogar tudo fora.

O melhor jogo da Era Titi-k foi contra o SP, no Beira-rio. E por quê deu certo?

Na minha opinião, porque jogou em um esquema com jogadores típicos de suas posições. Não me importo se seria 4-4-2, 3-5-2, 4-5-1, 3-6-1 ou o diabo que o parta!

Para mim importa que nas posições esperadas joguem os melhores jogadores para estas posições. Nem precisa que sejam os mais famosos do elenco nem os mais técnicos, melhores discursadores, os mais bonitinhos.

Acaciano dizer, mas não desnecessário nesta babel futebolística que virou nosso colorados desde 12/2006: goleiro no gol, laterais nas laterais, zagueiros na zaga, volantes na cabeça-de-área, meias nas meias e atacantes no ataque.

Complicado? Simples demais até, mas em um campeonato nivelado por baixo (basta ver o líder) o treinador começa a achá-lo "fácil" e sente-se tentado a inventar.

Contra o SP foi assim, acacianamente simples e com os jogadores natos de cada posição. Tivemos, pela primeira vez, dois laterais, ainda que ruins mas laterais, ocupando esta que é uma das mais importantes hoje: Ricardo Lopes e Ramon; e dois zagueiros (Índio e Danny Morais) em suas posições, um pela direita e outro pela esquerda.


No meio, dois volantes (Edinho e Guina) e dois meias (Taison e Andrezinho, duas nabas). No ataque, dois atacantes (Nilmar e Alex).

Resultado: 2x0 fora o banho em um dos times mais fortes do torneio.

Mas no jogo seguinte o "gênio" tem que entrar em ação, e aí a coisa degringolou.

Fernando Gonçalves disse...

O Alemão falou bam. Agora temos um bom time que com o entrosamento fará um belo 2009.

Só que em dezembro sai o Nilmar, o DC, o Guiña, o Renan, e por aí vai ...

Então teremos que montar um novo plantel.

Fernando Gonçalves disse...

O Alemão falou BEM.

Marco disse...

Por fim, esta lambança que chamam de 3-5-2 (à la Titi-k), na qual ele entra com:

3 zagueiros (Indio, Sorondo e Marcão)
4 volantes (WM, Edinho, Magrão e Guiñazu) ou 3 volantes (WM, Edinho e Guiñazu)

Isto não vai dar certo nunca! NUNCA!
Este é meu único medo: o cara ter tantas opções para montar o time, que faça uma catação dos nomes mais famosos e influentes, coloque-os em campo, e o resultado continue sendo ruim.

Por exemplo: já podemos contar com DC, Dale e Nilmar, e agora volta Alex.

O que acontecerá?

col disse...

Muito bom Davi.

geoband disse...

Então o Rei Vitório I está conosco? Recadinho p/ ti então:

VTNC!!!!

Julio disse...

Acho que entendi tudo, Davi, de Angola.

Perfeitamente.

E, se é isso que entendi, concordo contigo. No atacado e no varejo.

Mas, te pergunto: estarão envolvidos só esses três fatores? Não seria possível haver, também, aquele sentimento imponderável que a gente tem, às vezes, antes ou durante um pega "ferrenho" no pôquer, por exemplo? Tipo aquela "onda de sorte" que no atinge e, enquanto dura, ninguém nos bate, nem na mão, nem no blefe?

Pensa sobre isso e acrescenta aos três aspectos que já analisaste, pra gente poder ler o teu pensamento completo, em relação ao nosso amado Colorado dos Pampas.

Marco disse...

Incrível como a imprensa azul se fechou na versão dos bi-rebaixados, de que vão priorizar o Brasileirão e deixar a Sul-americana para o time B.

Acho que eles estão certos em escalar reservas, o time está esgotado e, assim, não pode continuar se superando na dedicação e na imposição e preparo físicos. Se assim persistir, perderão preciosos pontos, inevitavelmente.

Mas daí à imprensa azul comprar esta tese, unissonamente, é até vergonhoso.

Falcão, na versão impressa do ZH foi o mais realista, mas discordo dele. Ele acha que os titulares serão poupados para evitar uma crise em caso de goleada.

Acho que isto também, mas principalmente para poupar fisicamente os jogadores titulares (belas bostas, também) e, com os reservas, tentar uma derrota miúda que seja possível reverter no 2° jogo.

E, se não der, ah!, as uvas estavam verdes mesmo, a Sul-americana não vale nada e o que importa é o Brasileirão.

Só quero ver a hora que caírem pelas tabelas qual será o discurso.

Joao disse...

Vitório:

Menos, bem menos.

E já que o Davi não entende nada de nada, fala o que você acha da situação atual do nosso time, em 10º lugar e 15 pontos atras das gazelas da Azenha.

Marco disse...

Pato fala que Grêmio é cavalo paraguaio:

"O Grêmio vai na frente, vai na frente e depois cai. Tenho certeza de que o Inter vai ganhar e bem, de goleada".


Taí, concordo com o Patinho.

Vitório disse...

Veja bem João,

A direção tem trabalhado incessantemente na busca de reforços que qualificam o Inter como o Clube de melhor plantel na América Latina. Os reforços já estão `a disposição do nosso técnico e creio que temos todas, digo todas, as condiçoes de alcançar o topo da tabela nas próximas rodadas. Gostaria de aclamar a torcida colorada para apoiar incondicionalmente o time nas próximas rodadas.

Acho também que o torcedor precisa dar tranquilidade para que os profissionais que trabalham no departamento de futebol do clube, incluindo técnico e jogadores, possam dar o seu melhor em prol dos objetivos traçados pela direção.

Marimas disse...

vlw Vitório...

É definitivamente um shô de direção!!!

col disse...

kkk...quer apostar comigo tambem Sr. Presidente?

Marcus Seattle disse...

Eu acho que estrutura tatica e conceito do que o time deve ser e'o mais importante. Quando tu tens a estrategia definida ai tu buscas as pecas que melhor se adaptam a estrutura. Olha o caso do recreativo. Faz 2 anos que,porque estao quebrados, estes bostas tem time de aluguel que se desmancha a cada 6 meses mas que se remonta muito mais rapido que o inter que perde um jogador aqui ou ali (no ano passado disputou a final da LA e agora ta liderando). Acho que um dos nossos principais problemas e' que vamos buscar as pecas sem uma estrutura definida ai querem forcar uma estrutura em funcao das pecas. E por nao ter uma estrategia definida qualquer jogador que e' oferecido eles abracam (ai terminamos com 10 zagueiros, angelos, adrianos e marcoes da vida). De volta a prancheta de planejamento!!!!

Marco disse...

Dou um dedo se este Vitório não for o Dadinho.

Gonçalves disse...

huaiuhaahuiaiauhaha

Marco disse...

... quem sabe assim não acabo Presidente da República?

Agora, falando sério:


PQP!!!
AMANHÃ É A ESTRÉIA DO D'ALESSANDRO, PORRA!

Não dá para injetar um pouco de adrenalina neste blog, ô?

Klaus disse...

E agora? será que é verdade?


http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3083985-EI10378,00-Valencia+acerta+contratacao+do+goleiro+brasileiro+Renan.html

Klaus disse...

Puta merda, e a história de vender 2 por ano?

Esse ano veneram todo mundo!!!

PORRA, QUERIA GANHAR O QUÊ???

QUE BAITA PLANEJAMENTO!!!

GRANDE VITÓRIO!!!

PS: se isso realmente for verdade...

Julio.Colorado em Sampa disse...

Concordo plenamente com o Marcus Seattle.

Vitório disse...

Veja bem Klaus,

Ainda não conseguimos vender o Alex. Recebemos uma proposta pelo Alex do time do Sindicato de Atletas do RS mas consideramos os valores um pouco aquém do valor de mercado do atleta. Como o Clube precisa desfazer-se de um grande atletla por ano, estamos considerando seriamente a possibilidade da venda do Renan se os valores forem compativeis com o futebol dele.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande Vitório:

Acho que o Alex no time do sindicato dos Atletas seria titular, capitão do time e ainda contrubuirá com o seu maior talento, porta-voz do Sindicato !

Vamo, vamo Sindicato !

Sou Sindicatoooo, com muito orgulho no coraçãaããoooo !

Votarei no senhor para próximo Presidente do Sindicato ! Vai que é tua Vitório !

Samuel Ramos disse...

Até que enfim o Presidente resolveu falar com a massa associada.

E tenho uma pergunta para vossa majestade: o que lhe impede de tomar um copo de ácido sulfúrico antes de dormir?

Davi disse...

Alemão: este é o EXATO problema. Como ter entrosamento descaracterizando completamente o time em cada janela de transferencias?

Marco Aurélio: concordo plenamente. Por isso não temos entrosamento. Conceitos táticos e jogadores são revogados independente dos resultados. Ai não há mecanica de jogo, e a produtividade de cada jogador fica mto aquém das possibilidades.

Davi disse...

Julio: fico lisonjeado pelo comentário em altíssimo nivel. Parabéns. A propósito, creio que a sorte só acompanha os competentes. Não estamos fazendo por merecer.

Marcus Seatle: concordo com seu ponto de vista. Ai pergunto, quem contrata? E como e porque contrata? Face a isso, onde estao os laterais que tanto precisamos?

Abracos a todos

Gilberto Colorado do Brasil disse...

E o presidente AGORA acaba de admitir que o Renan está praticamente vendido ao Valência. Leia-se: VENDIDO!

Cleber_Tapes/RS disse...

o Nelson é o Vitório

só pode

PS.

volta Alex pelo amor de Deus volta

precisamos voltar a ganhar

e tem outra

amanhã o Inter jogo com tudo o que tem

menos o Alex

será que vamos golear?

Cleber_Tapes/RS disse...

hoje o Inter vai ganhar de 4 a 1

dale Inter

e

dalessandro

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]