terça-feira, julho 21, 2009

42 Placa Luminosa

A ambição é o que move um grande clube de futebol. Aliás, uma das medidas dessa grandeza é justamente a cobrança que sua torcida faz. Comemorar, celebrar, festejar títulos do passado é importante, mas quem vive de passado é museu. É preciso ter a constante ambição de renovar esses títulos.

Para ilustrar melhor o que penso, cito como exemplo os letreiros luminosos do Beira-Rio, alusivos à vitória na Copa do Mundo de Clubes. Acho que nesses letreiros deveriam constar, também, o ano em que conquistamos a taça. Assim, ficaria explícito que fomos Campeões do Mundo em 2006, mas também que queremos vencer de novo em 2010, 2011, 2012... Caso contrário, fica a impressão de que ganhamos uma vez e isso nos basta.

Claro que vencer sempre é impossível, mas jogar com essa ambição é uma obrigação! Só que não vi isso anteontem. Assisti a um Inter superior tecnicamente ao seu adversário. Jogando com naturalidade, com tranquilidade, abriu o placar, fez 1 x 0 e aparentemente dominava a partida. Mas o que um time jamais pode confundir é tranquilidade, serenidade, com soberba, com apatia. Ou será mera falta de ambição?

O Inter de domingo confundiu as coisas e foi cedendo espaço em seu campo defensivo, com a empáfia de quem subestimava o adversário. O que o time parece ter esquecido (não sei se com a conivência da casamata), é que em futebol, muitas vezes o mais fraco vence o mais forte, justamente pelo fator anímico.

Todo mundo sabia que o adversário vinha de sete confrontos diretos sem vitória, sendo quatro derrotas consecutivas. Bastava olhar para a tabela do campeonato e perceber que uma derrota para aquelas bandas seria muito mais catastrófica que para o nosso lado. Só que o que se viu foi passividade diante desse quadro, e não mobilização dobrada.

Às vezes, me questiono se nossos dirigentes trêm presente na memória, quando falam à imprensa, que estão, na verdade, se comunicando com a sua torcida, com os seus 100 mil sócios que abastecem mensalmente os cofres do clube e que, ao final de cada biênio, votam!

Mas mais que isso, uma declaração de um dirigente ou de um integrante da comissão técnica sempre na mesma toada, minimizando os tropeços, acaba por deixar nas entrelinhas que vencer, já não é mais tão importante. E isso, contamina o vestiário.

De declaração em declaração, vou sentindo uma soberba reinando no Beira-Rio, algo que me incomoda. Primeiro porque faz com que nos distanciemos das nossas origens, as quais deveriam estar sendo resgatadas e preservadas neste ano do centenário do clube. Depois, porque essa arrogância acaba entrando em campo. “Somos melhores”, “somos superiores”, só que ao repetir essas frases, nos esquecemos de que a essência do povo colorado é ter que provar isso todo santo dia.

O que sinto falta, no Beira-Rio, hoje, é de um cara carrancudo e mal-humorado. Um cara que quando perde fica até mal-educado. Quero um cara que demonstre toda a insatisfação da torcida quando não vence e que não fique de sorrisinhos e arrotando grandeza quando ganha, porque já está pensando na rodada seguinte.

Quero alguém que tenha fome de vitórias, não importa o quanto já se tenha vencido no passado. Quero alguém com sede de títulos, falando aos quatro ventos que o quer é ser campeão. Não quero alguém que se contente com menos, com vagas ou vices. Quero alguém identificado com a massa, com o povo, com a nação colorada. Senão, vai demorar muitos anos para mudarmos aquela placa luminosa.


42 Comentários:

Julio.Colorado em Sampa disse...

Perfeito!!!
Daniel fez a melhor análise do nosso momento. Pior que esta situação perdura desde o início de 2007 e não aparenta que irá mudar.

Para as cabeças pensantes do Beira Rio, o Inter é MELHOR, é SUPERIOR A TUDO E A TODOS. Os resultados são detalhes de menor importância.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

E a soberba, arrogância parece ser inversamente proporcional ao trabalho a ser desenvolvido...

Isto nos leva a pensar que fomos Campeões Mundiais só no ´pensamento positivo`...não existiu trabalho, cujones, vontades, o escambau...

Lembro o que R. Amarelão disse que foi ao Japão para se divertir, parece que estamos nos divertindo desde dez 2006...e certamente estamos justificando o ´carinhoso` apelido de hienas vermelhas...

Alô Direção......
Queremos o Brasileirão (em 2009, tá)

Prof.Maurício disse...

Quero o mau-humor e a carranca do Muricy para ontem. Chega de entrevistas educadas e elogiadas pela RBS. Quero ver técnico esculachando repórter da gaúcha e afins.

col disse...

Perfeito, Daniel!

O FC é o que mais me dá desilusão, o Píffero é aquele fanfarrão mesmo. Algumas recentes declarações do FC:

"Não muda nada. Vocês me conhecem. Sabemos que isso acontece no futebol. Ninguém vai entrar em depressão. É só um jogo no campeonato, em 38 rodadas".(até faz parecer que o time vinha jogando bem ultimamente).

"Sabemos que o trabalho de Tite é bem realizado e ele irá continuar " (segunda-feira, 20/07/09).

Julio.Colorado em Sampa disse...

Bem lembrado Nelson, em 2006 ganhamos porque jogamos de branco e eu carregava uma figura de Santo Expedito no bolso.

Iuri disse...

Mal humorado e carrancudo quando perde?
Acabaste de descrever o meu técnico favorito: Muricy Ramalho.

E não sei porque tem gente que reclama dele dizer estar com saudades da família, isso nunca fez com que ele trabalhasse ou cobrasse menos, pelo contrário.

E ele já deixou claro que os filhos estão maiores agora e ele poderia trazê-los para o sul, em uma entrevista quando o Inter contratou o Tite e ele foi sondado.

cjr-sp disse...

Parece que o Inter tem 78% do Nilmar e nao 30% como divulgado antes.

Acho que TITE cai na manha seginte ao jogo do flu, com BURRICI assumindo.

A direçao vai meio que casar as notícias para amenizar o processo doloroso todo.

PORTANTO TITE NAO VIRA SEXTA FEIRA NO COLORADO. APOSTO ISSO.

Davi disse...

Sinceramente vejo como benefica a troca do treinador apenas em caso do Muricy, e sem loucuras do ponto de vista financeiro.

Creio que nossos problemas passam muito mais pela questao animica, pela humildade e pelo planejamento do que pela bola propriamente dita.

Muito bom Daniel, como sempre.

cjr-sp disse...

RETIFICANDO...

Parece que o Inter tem 78% do Nilmar e nao 70% como divulgado antes.

Unknown disse...

Eu também não estou vendo reação da torcida, temos que mostrar a nossa insatisfação com a diretoria e como as coisas estão sendo levadas.

Se o Nilmar sair, perdemos 90% do ataque; vão conseguir repor a altura? Se continuar com essa lentidão parece que não.

Vamos lá gente, temos que fazer barulho. Nada de barbarismos, mas sim manifestações inteligentes.

Fabiano- POA-Germany disse...

Bah, leste meu pensamento Dani!!! Chega de ir na carona do ano de 2006!! Quero viver aquilo tudo novamente, de outra maneira!!!
Saudações

rubensborges (rbfn04) disse...

Pera aí que em 2006b a gente venceu pq eu usei minha cuaeca da sorte.

Mas, sério agora: eu tenho esperanças do discurso "tá tudo bem, tudo perfeito" do FC é da boca pra fora. A esperança está diminuindo bastante, mas existe ainda.


E, pelamordedeus, se o Nilmar sair, Bolaños não é a solução. Jogar com o Alecsandro no tática lateral não passa da linha da bola do Pastor não vai dar certo... e aí?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Passividade da New-Torcida de 2006

A DOR ENSINA A GEMER
e esta gurizada não abe o que é isso (dor) !

Uma vez, fazem uns 20 anos, saíamos seguidamente com um casal de amigos, cujo rapaz, começou a aprontar depois de vários anos de casados. Separam-se e coisa e tal...e por ser amiga nossa também continuamos saindo com ela, só que após algum tempo o ´rapaixx` começou a insistir em voltar, o que aconteceu, mas as ´aprontações` continuaram e nossa amiga perdida não sabia o que fazer / decidir, pois AINDA estava em dúvida da condição ´anímica` do marido. Com o que dissemos duramente, pois era nossa amiga de verdade:
- Ainda não foste ´corneada` o suficiente...DEIXA ROLAR, NÓS ESTAMOS FORA !

Ficou puta da vida com a gente, realmente separou-se dele e meio que nos deu um ´gelo`, mas estávamos ´fartos` daquele ´chove-não-molha`... e não mais poderíamos ajudar, pois demos nossa real e sincera opinião.

Passaram-se uns 03 anos, voltaram e estão juntos desde então, hoje só nos cumprimentamos de longe, numa boa, prá nós, são ´gente boa` mas entolados....

Moral da história:

A geração de 2006 ainda não foi suficientemente corneada...ainda estão em lua-de-mel com o FC&Cia !

Anônimo de todo dia disse...

100.000 sócios despejam um caminhão de dinheiro todo o mês no clube, e ficou confortável para a atual administração apenas gastar essa dinheirama toda, sem efetivamente se preocupar com a continuidade do clube.
Por que eles iriam mudr alguma coisa? Para todos que mamam nas tetas do clube a situação está ótima.

Unknown disse...

Ainda resta a placa de campeao de tudo, nao vejo essa soberba nos estadios de outros times, principalmente europeu, temos que deixar 2006 morrer, nossa diretoria ainda está deitada no esplendido berço de 2006. é bom ser campeao do mundo? claro que é, um feito como poucos, sem ter chegado ao fundo do poço como muitos, porem nós da geraçao 80/90 temos a obrigaçao de nao deixar que ela seja esquecida, pois foi por todo sofrimento dela que hoje alcançamos um patamar invejavel, mas fomos forjados a base do clube do povo, e hoje nao o somos mais, somos tão ou mais arrogantes que os da azenha. temos que voltar as origens, deixar a ganancia e soberba de lado, para basta ser do clube do povo.

col disse...

nesse momento de crise, gostaria de ler algumas idéias do foranelson1954.

bernardo disse...

Fala Daniel, beleza?

Sera que eu vi o mesmo jogo???

Basta olhar o video dos melhores momentos... o Inter é um time que saber desarmar bem no meio campo, so que isso não ganha jogo, é preciso objetividade.

Fora desarmar bem no meio de campo o Inter jogou a partida inteira passando o pé na bola, tocando de ladinho e sem levar perigo ao gol, a bola chega muito mal na frente para os atacantes, a zaga é um horror, Indio não consegue se recompor de um drible e se deixa-lo mano a mano com os atacantes é um deus nos acuda, D'Alessandro esta muito mal de pontaria, Kleber não apresenta agressividade nas saidas de bola, sendo que Sorondo e Alecsandro poderiam ser mais utilizados para bolas aereas.

Eu discordo que o Inter tenha sido melhor no primeiro tempo do Grenal... foi no maximo equilibrado em termos de oportunidades.

A boa noticia é que o Wolfsburg desistiu da negociação, espero que seja fato consumado porque se com Nilmar ja esta dificil imagina sem ele.

alepauperio disse...

Perfeito. Títulos e glórias geram acomodação. Eu quero ser campeão brasileiro seis vezes, para superar o Pablito. Eu quero ser campeão mundial 10 vezes, para superar qualquer outro time da Terra. Eu quero ganhar mais LA do que todos os argentinos juntos. Esse time está sem ambição! Me irrita profundamente o técnico dizer que o objetivo é a vaga na Libertadores. O objetivo sempre tem que ser levantar o caneco. Isso me lembra esses guris de hoje, que saem à noite para beber, fumar e dançar. Sempre saí com meus amigos para atacar as mulheres, esse era o objetivo (isso também vale para as mulheres, sem preconceito). Não podemos nos contentar com pouco. Precisamos querer de verdade as melhores. A comparação com outros medíocres não adianta. Que time no Brasileiro de 2009 pode meter medo? E em 2008? E em 2007? E em 2006? Vamos resolver essa falta de tesão, porque nós somos fanáticos e precisamos de vontade, raça e luta o tempo todo. Durante anos ficamos patinando, tá na hora de valorizar o que construímos. Mas boato sobre venda de craques (???) não fica para a história. O que fica para sempre é caneco no armário.

Ike disse...

A falta de tesão no time do Inter começa nos discursos da presidencia, passa pela direção de futebol, treinador e é claro que contamina o time. Quem foi o torcedor/associado do clube que apoiou a diretoria pra ouvir que perder grenal é "normal"? Pra fazer elogio chapa branca pro treinador? Eu acreditava que esse discurso deprimido, fatalista, medíocre que "perder é do jogo" fosse pra consumo externo, não é o que parece. A conclusão é que a aclamação das ultimas eleiçoes não fez bem ao grupo que hoje detem o poder absoluto no Inter. Nas democracias a oposição serve pros mandantes nunca se acomodarem, procurarem sempre justificar a sua permanencia com novos argumentos, os dessa direção precisam ser revistos com urgência.

Pablo Faria disse...

Como é que o Intermômetro ainda tá em 2,5?!!!! Vai ser iludido assim lá na azenha...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pô AlexandrePauperio !

Matou a pau...uma vez eu também tinha os mesmos teus objetivos, pegar mulher, sem carro, sem grana, só com o papo, pois a lata nunca ajudou muito, mas não é que eu conseguia !!! .....eheheheh

Hoje meu objetivo ao sair a noite é levantar um caneco de chopp, um bom copo de vinho, uma rango legal, acompanhado da minha santa !

Talvez para o pessoal da Direção esteja faltando objetivos mais condizentes com a grandeza do Inter atual que é muito maior do que a questão regional do século passado.

Temos que pensar em passar o SP, como disse o AlexandrePauperio...e isso se consegue ganhando os Brasileirões e LA´s

Jonatammm disse...

O AlexandrePauperio lembrou muito bem:

QUE PORRA É ESSA DE O TITE DECLARANDO QUE O OBJETIVO É A VAGA? AQUI É INTER PORRA! VAGA É OBRIGAÇÃO, É CONSOLO! OBJETIVO DE COLORADO É O TÍTULO NACIOAL. SULAMERICANA ESSE ANO É TROCO PEQUENO, É MOEDA DE 5 CENTS!

Esse TITE é um verdadeiro lixo!

m.rodrigo.oliveira disse...

Vi no FinalSport que o Índio pode perder a vaga na defesa.

É possível que o time para amanhã tenha a defesa com Danilo, Bolívar, Sorondo e Kleber.

Jonatammm disse...

Quando será que teremos um lateral direito?

Se o Arilton é ruim, por que não contratam alguém? Danilo Silva é de doer, pior que o Bolivar pra lateral.

Unknown disse...

Alô Direção......
Queremos o Brasileirão (em 2009, tá). (2)

O Tite deveria ser demitido por justa causa, sem direito a nada, depois de dizer que o objetivo é a vaga, se ele tem por objetivo vaga tá no clube errado, o lugar dele é ao lado do cemitério, ali sim comemoram vaga.

Depois desta não aguento mais nem ouvir o nome Adenor, Tite, TT, Ttica, ....

Direção incompetente e irresponsável, é muito dinheiro fácil na mão desta gente.

Direção, técnico e time sem vontade, sem vergonha na cara, voltamos aos anos 90, só mudou o saldo bancário do clube, pq dentro de campo é uma vergonha.

VAZA TITE, tenha um pingo de vergonha na cara e pede pra sair, pq teu discurso mole já não cola mais. Tá faltando pulso no vestiário e também trabalho pq futebol não se faz fechando os treinos e no jogo não tendo uma, eu disse uma só jogada ensaiada.

Tô revoltado com o situação que se repete ano após ano apartir de 2007.

Só mudaram as moscas no banco e dentro de campo de lá pra cá, pq a m... continua a mesma.

cjr-sp disse...

Perfeito Alexandre Paupério...

A questao regional nao interessa mais....queremos titulos e jogar todas as libertadores sem excessao. Menos que isso com a maior folha salarial do país é fracasso de planejamento. A meta deveria ser passar o SAN PABLO em tudo. Até no tamanho do estadio. Mas para isso a direçao tem que deixar de ser ridicula e ficar valorizando GAUCHAO, VAGAS E VICES.
GAUCHAO, É PARA OTÁRIOS CARVALHO.

**********************************

Sobre o INDIO...faz o busto dele, dá uma milha de reais por serviços muito bem prestados e aposenta. Já deu. CHEGA. larga o osso. ALVARO E INDIO podem procurar times na arabia, no JAPAO.
Já fica aqui a minha dica para dupla de zaga titular no SURUBAO JAPONES....INDIO E ALVARO...quem sabe já nao ficam por lá contratados por alguem lá.

Se pintar uma proposta boa para o KLEBER e o LAURO...solta tb..nao fazem muita diferença.

ALIAS O LAURO NAO TEM CONDIÇOES DE VESTIR A CAMISA COLORADA. É UM GOLEIRO MEDIANO, COMUM. É MUITO POUCO PARA 100 MIL SÓCIOS.

10ZINHO, JUNTO COM O TITIKA, FAZ UMA ESCALA NA VOLTA E EMPURRA DO AVIAO NA CORÉIA...DO NORTE DE PREFERENCIA...HEHEHHEEHEE.

*******************************

CARVALHO, SE MEXE E TRAZ O RENAN DE VOLTA...LAURO É RIDICULO.

*******************************

E o preparo fisico em Carvalho? Quantos gols vamos tomar dos bambis no segundo tempo?

Anderson Cruz disse...

Parabéns Daniel. Conseguistes expressar o que, acredito ser, o sentimento de boa parte da torcida colorada.
Fico indignado ao ouvir após cada derrota as entrevistas de um presidente que rasga a história do nosso clube e destila arrogância. A mesma arrogância que tanto criticamos por ser tradicional nas bandas da Azenha. A mesma arrogância que contamina o vestiário. Também engrosso o coro: QUERO TREINADOR, DIRIGENTES E JOGADORES QUE APÓS UMA DERROTA SE MOSTREM INDIGNADOS, QUE TENHAM HUMILDADE PARA RECONHECER ERROS AO INVÉS DE DISSIMULAR NAS ENTREVISTAS JÁ PROJETANDO O PRÓXIMO JOGO. QUERO JOGADORES E DIRIGENTES QUE TENHA AQUELE SENTIMENTO DE "QUEREMOS MAIS, SEMPRE MAIS". OU SERÁ QUE TEREMOS QUE NOS CONTENTAR COM DIRIGENTES QUE PENSAM QUE O INTER CUMPRIU SUA MISSÃO NO DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2006???

Cleber_Tapes/RS disse...

O Inter tem poucas chances de conseguir uma vaga na LA 2010

nesse 4-4-2 sem laterais não tem nenhuma....

podem anotar

rubensborges (rbfn04) disse...

Bueno, o Pastor acabou de falar, segundo a ZH, que o Kléber joga assim pq ele pede.
Claro que o Kléber não é um jogador de velocidade, mas o cara tem um toque de bola muito bom. Prender alguém assim a linha de quatro é uma idiotice sem tamanho...


FORA TITE

cjr-sp disse...

Esqueçam o MURICI, pois o mesmo acaba fechar com o palmeiras.

Agora complicou...

Renan Santos disse...

VAI TOMAR NO CU, DIREÇÃO DO INTER

Rossato disse...

FO-DEU!

Resta o Mancini e o Parreira

HAUHEuhuHAUHUEhuahUHAUEHuhUAHUEhauE

É A MALDIÇÃO DO CENTENÁRIO!

Julio.Colorado em Sampa disse...

Onde posso encontrar a notícia da ida do Muricy para o Palmeiras?

kla.jk disse...

Ai TTK o TECNICO PENTACAMPEAO do BRASIL, porque 2009 o CB é do PALMEIRAS, nao vai substitui-lo no INTER.
INTER no 100 TENARIO
sera um CLUBE
100 NADA
100 direcao
PQP

kla.jk disse...

Eh, vamos comecar a ORAR para no ANO do 100 TENARIO do INTER nao virar uma TRAGEDIA, olha com este pastor em conjunto com esta direcao, dias piores virao.

Eh nosso INTER, a copa sulamericana que foi conquistada em funcao da TORCIDA presente no GIGANTE, deixou a nossa já incompetente direcao, pensando que o INTER conquistaria tudo no ano de seu 100 TENARIO.

Oremos...

Guilherme Barcelos disse...

Julio, no ClicRBS tem a notícia do Muricy.

Para mim Muricy não seria a salvação da lavoura, mas o desemprego dele estava bom porque botava pressão no Tite.

FC, antes do jogo contra o SP, já garantiu a permanência do Tite mesmo no caso de derrota ("Nosso planejamento não se altera em função de um jogo.").

O cara tá meio fora da casa mesmo.

UM jogo? Se fosse por UM jogo até eu estaria defendendo, mas são MUITOS jogos horríveis, em sequência, sem esperança no horizonte.

Cleber_Tapes, se o 4-4-2 sem laterais é ruim, o 3-5-2 sem laterais (alas) é kamikase, vira um 5-2-2 sem ninguém no meio.

Saudações.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Beleza Guilherme, é que procurei no Terra, UOL, Folha e no site do Palmeiras e não encontrei nada.

Estranho uma empresa do RS dar um furo sobre times de SP.

Vamos aguardar para ver se confirma.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Acabou de sair no UOL. Confirmado.

Ainda bem que a RBS não tem a mesma eficiência com o Nilmar.

kla.jk disse...

Pessoal, VAMOS comecar a ORAR, mas o INTER esta virando uma ZONA SOH. Apos o gre-NAL o Alecsandro reclamou por nao ter saido jogando, hoje o Bolonhos tambem reclamou, ambos falar para a midia, vejam como que esta o VESTIARIO do INTER, mas como o fc diz, NAO vamos alterar o nosso PLANEJAMENTO, ehehe
Dias piores VIRAO, voces verao se acontecer uma DERROTA amanha, que eu acredito vai ocorrer, quem deveria sair nao é somente o TTK, mas toda direcao junto.

kla.jk disse...

Mas isso eh o reflexo do TTK. No jogo do mengo o INTER levando 3 o treinadorzinho no intervalo vai comprimentar e se solidarizar ao kuka. Bom no final foi 4 a zero.
Isso que é exemplo, talvez a direcao tambem jah aprendeu e esta fazendo o mesmo.
FORA direcao incompetente.

Ramon Dongo disse...

Tudo bem que o Mundial é o maior título conquistado pelo Colorado, mas acho que o letreiro deveria ser o nome do clube, ou talvez "academia do povo", apelido do colorado que muito me agrada.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Ouvi falar que o Abel está com saudades das carnes do Barranco...hehehehehehe fudeu de vez...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]