sexta-feira, julho 17, 2009

22 Porque manter o Tite

O melhor técnico é o nosso. Esse foi o título do texto que escrevi (aqui) em 13 de Março de 2009. Na época, o Grêmio debatia a troca de seu treinador, Celso Roth. Quando ele saiu achei ótimo, afinal era começo de 2009 e o Grêmio começava a se preparar. Para 2010.
Ainda nesse texto que escrevi em março, "linkei" uma estatítica publicada no Globoesporte.com com o número de troca de treinadores nessa década em cada um dos grandes clubes do Brasil. Inter, São Paulo e Cruzeiro eram (são) os que menos trocaram. O Corinthians, um dos campeões de trocas, acabou na Série B. Parou de trocar, e está "muito bem, obrigado". E o Mano nunca foi unânimidade entre os críticos de resultados imediatos da mídia guasca.
No Blog Expresso da Bola, do Décio Lopes, ele faz uma comparação com clubes europeus que não têm o hábito populista de trocar o treinador como no Brasil. "Já não se trocam mais de técnicos como quem troca de roupa [no Brasil]. Embora a tolerância ainda seja bem pequena e a saída seja sempre muito conveniente ao cartola que, assim, acha outros culpados para o seu fracasso na hora de contratar, planejar e estruturar". É sempre fácil e cômodo para o "cartola" despedir o treinador. É isso que fazem os "cartolas" mais tipicamente "cartolas" do Brasil.
O futebol é muito mais do que escolher quem vai ao campo, é um trabalho diário que envolve pessoas e, conseqüentemente, a gestão delas. Pessoas, no caso os jogadores, têm problemas, têm família, têm temperamentos. Pessoas exigem gestão. Nem sempre é só o treinador quem acompanha isso. Treinador, não é psicólogo, nutricionista, preparador físico, nem "manager". Treinador não contrata. Nem zagueiro, nem LATERAIS! Pois é, desde 2006 só vendendo laterais e improvisando é dose.
No citado texto do Décio Lopes, após listar vários treinadores de grandes clubes que ficam por 5 ou 7 temporadas sem ganhar nada, ele escreve: "Detalhe: lá eles nem têm os campeonatos estaduais “me-engana-que-eu-gosto” para ganhar um titulozinho de vez em quando e melhorar o astral". "Me-engana-que-eu-gosto" multiplicado por 16 é o Campeonato Gaúcho, no qual o Inter disputa jogos contra equipes de baixíssimo nível, que, muitas vezes, fecham as portas depois do fim do campeonato. 16 equipes na Série A, tudo para alimentar os interesses políticos da Federação Gaúcha, FGF. Se fosse um torneio selecionado de 8 times (o que é compatível com nosso tamanho populacional) todos contra todos em turno e returno, o campeonato seria mais disputado, difícil e equilibrado. Sendo crime atrapalhar a Dupla nos torneios nacionais e internacionais. Tadinho dos clubezinhos? Faz uma "Copa Farroupilha", no lugar da série B, com 16 ou 18 equipes, só que mais longa, organizada, etc.
Mas voltando ao treinador e concluindo. Defendo que a troca de treinador seja algo planejado e, sempre que possível, no começo da temporada. Todos eles erram, todas as equipes têm momentos de futebol irritante e preocupante. Houve a pressão psicológica da final da Copa do Brasil nos jogadores (desfalcados, perdemos). Enfim, há uma série de questões que podem estar erradas e eu prefiro confiar que se for necessário alguma mudança, o colorado mais indicado para dar a palavra final é o que está lá. Todos clamam por "profissionalismo", mas gostam mesmo é de emotivismo, amadorismo. Então, ainda que eu sinta raiva pelas derrotas, ficaria com o Tite até o fim do ano. E, ainda bem, que o Grêmio não ficou com Celso Roth até o fim da Libertadores.


22 Comentários:

bernardo disse...

Como escrevi anteriormente a torcida tem um importante papel em criticar, desde que não use armas e da violência que estamos acostumados a ver nos grande centros.

Dessa vez a direção colorada aparentava miopia no que se refere a futebol, se não vejamos:

1 - Achou que poupando o D'Alessandro do primeiro jogo da final da Copa do Brasil poderia ganhar mais para o segundo jogo que seria 1 mês depois (??).. como puderam pensar dessa maneira??

2 - Tanto poupou titulares que 2 pontinhos nos escaparam contra o Vitoria desfalcado em casa e acabamos perdendo Sandro durante um treino - que normalmente deve ser pegado leve, mas a essas alturas o time havia perdido a confiança e quando isso ocorre tudo mais pode acontecer

3 - FC apostou suas fichas no DVD, muitos não concordaram, eu concordei em partes - acho que não deveria ter falado sobre Tinga nem mostrado a faixa - e o adversário veio super motivado a campo e preparado, conseguiram expulsar D'Alessandro, fazer o mais fácil que é usar as laterais do Beira Rio e o resto agente já sabe.

4 - Não leva em consideração a dinâmica das competições e o contexto do futebol brasileiro.
Em 2008 vencemos a sula com o 4.4.2, em 2009 demos show de futebol no gauchão, o Inter ficou visado e quando fomos jogar contra verdadeiros treinadores... laço tático na gente, Mano não é treinador de gauchão.

5 - Veio a pressão da torcida e pelo que vejo a soberba dos dirigentes continuam a mesma, não aceitam criticas, ora bolas, criticas fazem parte da vida de qualquer pessoa, qualquer organização... e lá vem o Pifero disparar ironias com a imprensa e torcedores falando um monte de bobagens juntamente com jogadores como Bolivar e Taison.

Esta na hora de mudar o esquema tático, vamos para com essa bobagem de que só quem ja chutou uma bola pode palpitar. Somos 100 mil socios, muito mais do que isso são 100 mil coloboradores, até os corneteiros tem direito a criticar... Tite tem seu passado conhecido em insistir goela abaixo seus esquemas táticos que já deram certo, foi campeão pelo Gremio com 3.5.2 e pra onde ia fazia sua peregrinação (Palmeiras, Corinthias, São Caetano)... além do mais o seu Adenor é conhecido por ser o pastor de ovelhas, não tem postura firme na hora de cobrar, dar uma bronca no vestiário para mudar o ânimo da equipe no segundo tempo e adora filosofar, trocar elogios com adversários e outros treinadores como no ridículo caso do Maracanã com Cuca durante o intervalo.

O que me deixou mais tranqüilo no jogo contra o Flu foi a mudança de esquema tático - já discutidos no post anteiror – e a dos jogadores, mas não é hora de amenizar e aliviar o pé, a pressão deve continuar de maneira a mais coerente possível... o grenal será um bom teste para avaliar o comportamento e postura do time... a reafirmação pode significar uma promoção do 3.5.2 e a escalada rumo ao titulo!

Sds Coloradas!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Com qualquer esquema os laterais em que ser velocistas e saberem cruzar do fundo de campo...

Não há esquema que resista com Bolivar na LD e Kleber, bom lateral, porém estilo clássico, preferindo o toque de bola, daí não tem como surpreender o adversário, o contrário, nós sermos surpreendidos está acontecendo...

Aliás o Gen. quando passa a bola dá a impressão de estar jogando golfe com a bolinha a 2metros do buraco, tamanha é a ´falta` de energia ao passar a bola, e assim mesmo consegue errar muitas vezes e até dar um fogo-amigo nos colegas, e o balão do Bolivar é brincadeira, a bola vai ali pertinho...

Mas eu não posso criticar por que nunca joguei bola...profissionalmente então fui treinar meus neurônios em outras atividades...

Porra...além de nada joga...quer censurar a crítica !

Estamos muito bem de líderes no grupo...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Quanto ao post...o dia que tivermos um GERENTE DE FUTEBOL ´NÃO POLÍTICO`, remunerado, comissionado pela produção e descoberta de valores, o treinador vai poder desempenhar só a sua função, ESCALAR O MELHOR TIME / ESQUEMA / JOGADOR, mas a Direção de Futebol Política tem que permitir...

Interferir às vezes, não interferir às vezes, ´passar talquinho` nos profissionais, bajular, paparicar, não cobrar, não ajuda o resultado de campo...

Isto não ajuda a formar homens, apenas guris imaturos, numa competição às ganhas os ´guris` amarelam, vide LA2009

Felipe disse...

Já tava escrito:

Dois dias antes do grenal:

A RBS vendeu o Nilmar para o Villareal.


A torcida do Inter ficou eufórica com a possibilidade da volta de Fernandão.

A notícia surgiu no próprio blog do jogador. Se intermediários.

A RBS não pode evitar, mas tá fazendo o possível pra diminuir essa euforia: O F9 já tá acertado com o São Paulo...

eheheheh

É tão óbvio, que é engraçado...

Saulo disse...

Se o Inter perder para o Grêmio de muito, vai complicar para o lado do Tite.

Luiz Felipe disse...

Eu penso justamente o contrário. É exatamente pelo fato de o futebol ser profissional que deveríamos trocar de técnico.

Quando o Tite foi contratado, era o melhor técnico disponível. Hoje, porém, não é mais.
Então, paga-se a ele todos os direitos da sua rescisão contratual e ponto final. Seja feliz!
Emotivismo é ficar dizendo que não se pode negociar com um técnico enquanto o outro não caiu.
Ou alguma empresa demitiria o seu manager sem já ter negociado com o substituto????

Somos um time e um clube de ponta. Deveríamos aproveitar que o mercado, atualmente, tem melhores profisionais a disposição.

Pablo Faria disse...

Concordo com o Luiz Felipe. Embora o Guilherme tenha razão, quanto a não trocar de técnico toda hora, é preciso entender que a estabilidade deve prevalecer para TÉCNICOS DE VERDADE e não para engana-bobos como o TTKA. No momento, há opções melhores que ele disponíveis, então deveríamos trocar sim, pois o ano JÁ FOI PELO RALO.

Bobo de quem ainda se iludir com o título do brasileirão... Anotem isso aí.

Marcelo Rosa disse...

Concordo!!!

Jhonny_região do ABC disse...

Nessa Lista Negra que está a esquerda, não aparece a Rede Bi-Segundina....

A RBS não estar entre as dez coisas mais repugnantes para o colorado não é justo.....ehehee
Eles vivem agindo com parcialidade para com o gaymio, em reportagens, negociações, etc, etc, etc...
Louis coloca aí na lista, por favor!

Mauricio Lorenzetti disse...

Este assunto de tecnico e igual a tomar remedio, ou investir em acoes... dificil saber quando trocar!
Eu ainda acho que o mais importante e contrar bem, com base em um plano, nao para cobrir buracos. Tambem e importante uma pessoa que se identifique com a cultura do clube.
Se isso acontecer, basta esperar um pouco e os resultados aparecem. Senao, nao, ja era!

Unknown disse...

"Reviravolta: efeito suspensivo garante D’Alessandro no Gre-Nal de domingo

Tribunal libera argentino da pena de 60 dias até o julgamento do recurso, na quinta-feira da semana que vem. Meia começa o clássico"

Estou curioso pra ver como o D'Alessandro vai se portar nesse novo esquema, agora não vai ficar mais isolado entre 3 jogadores. Meu medo é que ele tá sem ritmo, pouparam TANTO ele na copa que se ele jogou uns 3 jogos nesses últimos 2 meses é muito.

Anônimo disse...

Hey thanks for sharing information with us..

___________________
Jessica
Get 28 movie channels for 3 months free

Ike disse...

Se o Tite :
1) conseguir se impor no vestiário
2) conseguir reinventar a forma do Inter atuar
3) conseguir soluções pras laterais do campo
Não se justifica a troca de comando
Sinceramente, pelo que se ve nos ultimos 2 meses, não tenho a confiança de que ele tenha essa capacidade

P.S. Dalessandro no grenal gera PÂNICO no time da azenha, se conseguir botar a cabeça no lugar expulsa dois ou três jogadores do gremio, que nutrem um ódio quase irracional pelo argentino.

Pablo Faria disse...

Dale vai ferrar o Inter de novo. Pra variar. Tomara que não comece jogando.

Cleber_Tapes/RS disse...

pois é Pablo

perdemos o grenal no tribunal...

com o Dale jogando o inter volta pro 4-4-2 que na verdade é 2-3-2

porque não temos laterais e o Dale é um a menos no meio campo então são 3 jogadores a menos no time

o Gremio vai abusar de ir a linha de fundo e cruzar pro Xuxa (que é um bom cabeceador)

Schroder-EUA disse...

O Mallet com certeza mora no continente errado. Ele se preocupa com segurança nos estadios, acredita que futebol é espetaculo e deveria ser tratado assim perante sua audiencia e apoia trabalhos mais longos dos tecnicos em vez da dança constante de tecnicos.

Antes de segurar tecnicos por anos e anos os jogadores tambem tem que ser condicionados a isso, porque eu acredito que eles tambem já começam a pensar que o tecnico vai cair e o rendimento cai tambem. Se eles soubessem que o tecnico ficara "no matter what" e que é eles que seriam dispensados acho que jogariam mais.

Aqui nos EUA eles exageram na paciencia com tecnico. Meu time de Football o Miami Dolphins ganhou o Campeonato em 74 por ultimo...e o Tecnico Don Shula permaneceu no cargo até meados dos anos 90. Ele sempre chegava longe mas o titulo focou quase 25 anos sem ganhar. Imagina 25 anos de um tecnico no Inter?

Tem que ter um meio termo e derepente o que o Mallet falou ta certo....o Tecnico deveria começar e completar o ano sempre. (?)

kla.jk disse...

MALLET, tbem entendo assim, mudanca de tecnico em meio a um campeonato quem perde eh somente o CLUBE. Acredito que o TT talvez seja o técnico mais motivador no futebol brasileiro, porem, esta motivacao em excesso, faz com que o jogadores se tornem submissos ao excesso de faltas cometidas pelos nossos adversarios, ainda mais que o nosso Capitao, nao fala o portugues. Nada contra o GUINA que faz jus a camiseta que veste, mas acredito que nao temos outro jogador de linha, realmente preparado para ser capitao da equipe.

Eh! como DEUS eh Colorado, ou TT nos da o titulo do Brasileiro ou do contrário vai dancar. Acredito que o Muricy ficara de férias ate o final do ano, talvez por isso rejeitou as propostas de santos e palmeiras. Em relacao ao INTER o Murici ja declarou varias vezes a sua indentificacao com o Clube do Povo.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao Cleber:

Dale foi o melhor jogador do Grenal de maior goleada do Inter na história do BR, 4 x 1 !

Dale nunca perdeu Grenal e já fez 02 gols, sem falar nas assistências...já o Russo ! baaahhh passou em branco uns trezentos Grenais e precisou duma ´papinha` do Dale prá tirar a virgindade...

Memória fraquinha, heinhô ?

Cleber_Tapes/RS disse...

Isso foi ano passado Nelson

Ano passado o Dale jogou muita bola, conduziu o Inter pro título da Sula
batendo o time campeão da LA esse ano

mas como falei isso foi em 2008

Esse ano o Dale simplesmente não ta jogando nadinha e ainda ta comprometendo,
tanto que até um jogadorzinho comum igual ao Andrezinho ta melhor que ele.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

É muita cerveja Cleber:

E este ano, num Granl o Dale deixou o Indio ´pifado` prá fazer o gol...porra !

Que má vontade contra o Dale...e era eu que tinha preconceito contra o Alex que ficou 04 anos no ´chinelinho`....

Ramon Dongo disse...

Sou favorável que um técnico faça um trabalho por longos anos num clube, só discordo que esse técnico deva ser o Tite. Ao menos não no Inter.

Gilberto Nascimento disse...

Sou da moda velha!

Futebol para mim, é resultado!

Ficar perdendo tudo e afundando, só para ser/parecer politicamente correto, não me serve!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]