terça-feira, novembro 17, 2009

26 Tão Diferentes, Tão Iguais

Mesmo com muita história, com grandes craques no passado e jogos memoráveis, há clubes que acabam vivendo, apenas, de suas glórias de outras décadas. Apesar disso, suas fanáticas torcidas não os abandonam jamais. Talvez, até, anos e anos de sofrimento façam com que a paixão pelo clube do coração se torne ainda maior, ainda mais intensa.

Não é fácil viver de passado, celebrar apenas a história, momentos nos quais grande parte dos jovens torcedores de hoje sequer viveram. Mais difícil ainda é ter que renovar a esperança de dias melhores sem ver seu time conquistando novos títulos de expressão. Pior que isso, mas recorrente em vários casos, é ter que conviver com as glórias do rival e com os tropeços nos clássicos regionais. Ainda assim, os grandes clubes sobrevivem, pois são alimentados pela paixão incondicional de suas massas.

Não vejo e, creio, nem verei tão cedo, alguém dizer que o Clube Atlético Mineiro seja um exemplo de gestão no futebol brasileiro. Interessante ver um clube que há tantos anos padece com a ausência de títulos de expressão, que não ostenta um grande quadro social e nem mesmo tem patrocínio na sua camisa de jogo, empatado em pontos com o Inter após decorridas 35 rodadas do campeonato nacional. Ambos os times têm 16 vitórias, 8 empates e 11 derrotas. A mesma campanha.

Sorte nossa que o segundo critério de desempate é o saldo de gols. Digo sorte, porque houve um campeonato em que a média de público era critério de desempate e, se assim fosse neste ano, perderíamos feio para o Atlético. Mas por quê?

Uma das explicações, talvez a mais determinante, foram os horários das partidas do Inter neste ano. Foram muitos jogos à noite, em meio de semana, durante o inverno que, neste ano, creio eu, foi mais frio, chuvoso e duradouro que os anteriores no Rio Grande do Sul. Além disso, nos jogos aos domingos, quase sempre estávamos na grade das 18h30min.

Mas outro fator determinante foi a expectativa inicial. Enquanto a torcida do Galo pouco ou nada esperava do seu time, na medida em que perdeu feio o estadual e saiu cedo da Copa do Brasil, a torcida do Inter esperava o melhor possível. O time ganhou o regional com o pé nas costas e chegou às finais da Copa do Brasil. Não foi à toa que o time foi apontado por quase todos os jornalistas do centro do país como favorito ao título no início do campeonato, embora alguns fizessem a ressalva: “Desde que não vendam o Nilmar em agosto”.

E isso, a meu juízo, explica também a grande média de público do Atlético diante da fraca presença de torcedores colorados no estádio ao longo do Campeonato Brasileiro. Enquanto uma torcida não tinha grandes expectativas iniciais, sendo surpreendido positivamente pelo seu time, a outra foi acumulando frustrações com um time que começou muito bem, liderou o primeiro turno, mas, literalmente, desmanchou-se no segundo.

Às vezes, quando vejo a torcida do Atlético no Mineirão, lotando o estádio e torcendo com gana, me lembro da torcida do Inter, no Beira-Rio, há alguns anos. Não era fácil, não sei dizer ao certo se sinto saudade, mas às vezes me questiono se não se perdeu um pouco daquela fome de vitórias, daquele ímpeto quase desesperado por um grande título.

O futebol é um grande negócio e o mercado da bola está cada vez mais inflacionado. Isso é fato e seria ingênuo e inútil remar contra a maré. Só não podemos nos esquecer de duas coisas. A primeira, é que o jogo se decide nas quatro linhas e é para lá que os recursos de um grande clube devem ser direcionados. Essa é a prioridade, sempre. A segunda, é que futebol é feito para a torcida. De nada adianta um grande estádio vazio, sem publico. Futebol é craque no campo e estádio lotado.

Não invejo o Atlético, longe disso! Mas em alguns aspectos pontuais, neste ano, acho que podemos encontrar bons exemplos com os mineiros (http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=14806). Não sem antes, é claro, buscar três pontos no domingo em Belo Horizonte.


26 Comentários:

Schroder-EUA disse...

é a fome de titulo. A fome que parece faltar ao Inter.

A torcida do Galo ta com fome.

É como torcidas de Flu, Corinthians, Botafgo quando tao pra ser rebaixados...lotam o estadio...todos os jogos.

A torcida do Inter como outras perdem um pouco a tesão de lotar o estadio para jogo "comum". Tem que ser pra titulo ou se salvar de rebaixamento.

Quem sabe se a CBF e Clubes respeitassem os torcedores mais os estadios estariam lotados.

Aqui nos EUA tem time que não ganha nada a 100 anos literalmente e tem 95% de capacidade vendida todos os jogos todos os anos..ano apos ano.

Mas no Brasil é quase sacrificio ir a estadio, muitas vezes decadente, sem estacionamete, sem segurança, sem acentos decentes etc...

Fabiano- POA-Germany disse...

Acho que o principal fato de não termos lotado foi a incosntância do time. Se estivéssemos feito uma campanha excelente o estádio estaria sempre lotado independentemente do horário, tempo, etc.
O gremio ano passado lotou direto, este ano o estádio deles tá vazio, afinal, eles são bobos, mas nem tanto.

Fabiano- POA-Germany disse...

E essa novela que vá tomar no rabo!!! É foda botarem pras 10 da noite por causa de uma merda daquelas. Se o cara mora em São Leo ou na Tinga, já era, não pode ir no jogo das 22h.

romulo disse...

louis tu ainda tens o boné branco com aba reta à venda?
se tiver, quanto queres?
me manda um e-mail
romulocsilva@gmail.com
abraço!

Marco disse...

Ler a Diana e, na sequência, o Chiodelli é um privilégio dos Colorados e leitores do BV.


E, para quem foi no jogo domingo, aquele goleiro do Santos parece ser bem bom, não? O que acharam?


Quanto ao Galo, uma de minhas mais antigas lembranças do futebol: Humberto Ramos leva ao fundo e cruza. No ar, parado, esperando a bola chegar, só ele, Dadá Maravilha, Dadá Beija-flor, Dadá Peito-de-aço, Rei Dadá!

Bola lá dentro, galera enfeitiçada. Meu coraçãozinho ainda não era vermelho, só tinha 5 aninhos, encantou-se com o Galo.

Nas tardes de domingo, ligava o rádio do meu pai, que era mineiro mas corintiano (e não cúrintiano!), e tocava escutar jogo do Galo.

Até que, 2 anos mais tarde, conheci minha verdadeira paixão, e descobri que não só meu coração, mas meu sangue era todo vermelho!

Coincidentemete, aquele título que arrebatara, temporariamente, meu coração infantil, foi o último que eles conquistaram.

Volta e meia, dou uma espiadinha no Galo e sinto compaixão pelo sofrimento dos atleticanos, principalmente pelas sapecadas que tomam do rival azul.

Mas, domingo, não tenho dúvidas: que o Inter cale o Mineirão, e entristeça metade de Minas Gerais.

FÉ!

Marco disse...

O rato (TTK) ameaça rugir....



Do GloboEsporte.com:

Sobre o líder do campeonato, o treinador elogia a continuidade adotada pelo São Paulo como política de futebol.

- Não sei se é favorito, mas está dando uma lição da importância da manutenção. Assim, está com um grupo forte até o fim do campeonato.


Isto só reforça a opinião que tenho de TTK: covarde. Foi covardia o que fez com Alvaro, Magrão e Dale, quando perdeu a Copa do Brasil e a Recopa.

E, agora, reclama do desmonte do time durante o ano.

Por quê não fez isto enquanto era treinador? O Muricy vive reclamando, antes ainda de venderem "os caras" (como ele diz). Luxa saiu do Palmeiras por terem vendido Keyrrison sem falar com ele.

TTK ficou lá, mamando quietinho. Agora, quer culpar a diretoria pelo seu fracasso.

Celso disse...

Daniel:

O Galo de hoje é muito semelhante ao Inter antes de 2006.

Prova a ser feita: será que a soberba e arrogância tomará conta de seus dirigentes caso venham a vencer o Brasileiro? Somo fomos campeõs do mundo porque além da garra tivemos toda a humildade

Louis:

O botafogo não lota estadio nem classico nem caindo pra segundona.. não da pra entender.

Fabiano:

além da inconstancia o tempo e o horario foram determinantes né.

O Hiltor Monbach ta flando sobre a torcida do inter hoje no link abaixo

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=48&Caderno=0&Noticia=57665

40 mil socis pagando 55 mangos pra entrar de graça e não vão no jogo ... fora os outros socios que não estão indo (eu por falta de grana e pelo TCC, outros talvez pelo tempo, pelo horario, pela grana ...)

a de se lembrar que o galo assim como outros times cobra preços baixos (5,00) pelo ingresso

é so ver no site ... até o São Paulo tem ingresso de 30 reais e nós não

abraços

João Gabriel disse...

Os ingressos são sacanagem.

Antes de termos 100.000 sócios o preço da superior, em jogos do Brasileiro, era entre 20 e 25 reais. A inferior era entre 10 e 15 reais.

Daí inventaram o "sócio campeão do mundo", que paga meia entrada, assim alcançando os cem mil sócios.

Agora a entrada da Superior é 50 reais! Sendo sócio e pagando meia entrada pago...25! O mesmo que pagava antes!!!!

Eu sei que a lei da oferta e da demanda, princípio básico de economia (ou assim penso eu), dita o preço a ser cobrado.

Mas a demanda, como mostram os números, não está nada boa!

Sócio deveria pagar entre 5 e 10 pilas para inferior e no máximo 15 para superior.

Com certeza dobra a média de público.

João Gabriel disse...

Ps.: ESSE É O TÍPICO ASSUNTO A SER TRATADO NO CONSELHO. Ou assim deveria ser...

Alô movimento INTERnet/BV: tem eleição ano que vem. O que tem sido feito? O que pode ser feito? Pq não consultar seus eleitores????

Estamos aí!

Cristiano disse...

Perfeito... o que baliza a gana da torcida é a expectativa da mesma com relação ao time.

Tivesse este time, com esta oscilante campanha, infiltrado nos anos 90, e o Beira-Rio teria lotado no domingo último.

Mas é natural, a medida que o clube ganha e cresce, as expectativas aumentam.

João Gabriel disse...

PS2:

SEXTA TEM JANTAR/SHOW!!!

Consulado de Viamão. Vai ser no colégio Marista Graças, dia 20/11.

Show com a Ataque Colorado!

João Gabriel disse...

Fica a dica:

----> http://www.inter-viamao.com.br/

Cristiano disse...

João Gabriel, não foram poucas as vezes que eu fui ao estádio pagando R$5,00 o ingresso antes de 2006.

O aumento dos preços foi absurdo após 2006 e o aumento do quadro social. Tivesse o estádio lotado sempre, e seria normal este preço, pois a lei da oferta e procura baliza todos os segmentos que não tenham cunho social hoje em dia.

Mas como dito, com uma ocupação média de 30% do estádio, é impossível entender os preços cobrados.

Cristiano disse...

Não é tão dificl assim o Inter chegar na ultima rodada com chances matemáticas de título.

O problema é que, caso aconteça, provavelmente precisaremos de 2 ou 3 resultados paralelos na MESMA rodada.

Seria o improvável... mas que seria bom torcer, seria.

Ike disse...

Faltou tesão pro time do INTER
Faltou mostrar pra torcida que o time iria dar o máximo pra ganhar todos os jogos

na final da CdoB, mesmo nos jogos anteriores (flamengo e curitba) já se podia observar que aequip era morna em campo

time morno não traz torcida pro estádio, o inter é burocrátco até o osso, é inoperante a ponto de dar raiva

ou trazem reforços e treinador capazes de acender esse time ou 2010 tá perdido também

Daniel Chiodelli disse...

Marco:

Privilégio é ler a Diana na segunda. Escrever depois dela na terça é jogar na obriga pelo bom resultado, hehe!


João Gabriel:

Praticamente todos os temas trazidos ao BV são debatidos internamente no INTERnet/BV. E aquilo que o torcedor escreve/comenta por aqui também. Na medida do possível, são assuntos levados à Direção e ao Conselho.

Ah, e sexta-feira estarei em Viamão! Baita abraço!

João Gabriel disse...

Ai ai...

Se o Nilmar tivesse feito os mesmos 8 gols em 10 jogos do Inter no returno nossa sorte seria outra.

Digamos que destes 10 jogos (30 pontos) com o Nilmar em campo, o Inter tivesse ganho 3 partidas (além das outras) em um pensamento muito modesto, eu acho que seria muito mais..

9 pontos.

9 pontos a mais... já temos 56... seriam...65 pontos e a liderança com 3 pontos de vantagem... faltando 12 pontos...

Vai dizer..

Que merda, não?

João Gabriel disse...

Tô falando do Nilmar na Seleção... 8 gols em 10 jogos.

Se um ou dois gols desses fossem na final da Copa do Brasil (que ele não participou), talvez pudesse ser outra história.

Assim como no Campeonato Brasileiro.

Assim como na primeira partida da Recopa.

Mas ganhamos a Suruga no show do Andrezinho (e não estou tirando méritos, tem mais é que ir e ganhar mesmo).

Mas o ano poderia ter sido tão bom... Vamos nos agarrar no G4 para poder dizer que não foi uma perda completa de tempo.

Gonçalves disse...

Bah João, sem falar que depois da provável convocação e o pós Copa o Villareal é capaz de ganhar uma grana ainda.

Marco disse...

Mas Nilmar vazou, tem gente que deveria estar feliz, aqui.

E querem que o Dale vaze também... são os mesmos!

Aí ficaremos com 10zinho, como ficamos com Alecsandro no lugar do outro que vazou.

Melhorou?

Schroder-EUA disse...

Nilmar e Dalessandro sao pessoas e jogadores differentes...então não dá para comparar. But nice try.

Marco disse...

O que acharam do goleiro do Santos?
Quem foi ao estádio, o que pode me dizer?

Alguém tem acompanhado o rapaz? Pareceu bom...

Marco disse...

Sim, Luis.

Pessoas diferentes, de posições diferentes.

Mas os que não enxergam o futebol, de um e outro, os mesmos.

Pode ser coincidência...
Pode ser miopio...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Fui Marco !

Bom goleiro...o Luxa tem culhão porque bota jogador jovem prá jogar e parece não ser ovelheiro (claro que estou falando do treineiro e não do empresário)

Cleber_Tapes/RS disse...

Pode escrever no teu caderno ai Marco

Enquanto o Dale estiver no Inter

não vamos a lugar algum

escreve ai e me cobra depois

cjr-sp disse...

Tb achei bom goleiro o guri do Santos.

Tem o goleiro reserva do curintia que é filho do Ronaldo goleiro curintiano da decada de 90...esse é bom tb.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]