quarta-feira, março 10, 2010

18 De Retrancas a uma nova esperança...

Retrancas e ferrolhos defensivos têm sido uma constante em Libertadores.

Times fechados, duas linhas de quatro, meio-de-campos congestionados, excesso de jogadores com características defensivas como principal característica.

Alguma especulação em jogadas de bola parada e tentativas escassas e fortuitas de um gol em contra-ataques

E este o modelo que vejo sendo implantado em nosso time.

Ao menos para esta primeira fase.

Três zagueiros, dois volantes (que por mais qualidade que têm não são pensadores), três a quatro supostos armadores (os dois laterais, um único armador, e um meia-atacante) e apenas um atacante, isolado na frente.

3-4-2-1, 3-4-1-2, 3-5-2, 4-4-2, 4-5-1, 3-6-1.

Os números não dizem nada.

O que importa é quantos jogadores são capazes de - além de desempenhar funções defensivas – se somarem aos jogadores de frente e participarem da articulação e definição ofensiva.

Edu parece sofrer de desleixo, Taison a muito perdeu seu ímpeto goleador, caindo demais pelos lados e concluindo pouco a gol e Walter, bom, este justamente no momento em que poderia brilhar…

Kléber e Giuliano, por características próprias, apesar da excelente qualidade técnica, sofrem de aversão a incursões na pequena área e conclusões a gol.

E ai reside o suposto desequilíbrio, que tem levado a algumas críticas ao sistema adotado até então.

O time padece de definidores e de ímpeto ofensivo.

Não obstante um único atacante, este as vezes recua em demasia para auxiliar na articulação pois qualquer marcação razoavelmente executada no Giuliano e no Kléber faz com que Alecssandro sofra de inanição.

E assim o time tem dificuldades de furar retrancas, pois falta um articulador para auxiliar nas tarefas de criação e se as laterais forem bloqueadas, apenas um lance ocasional ou um lampejo individual pode resultar em gol.

Se este é a melhor maneira de enfrentar uma competição copeira como a Libertadores, poderemos ter uma melhor amostragem amanhã.

Jogo difícil, onde somar pontos é essencial.

Este é o padrão de jogo, ao menos na primeira fase, onde é fundamental somar a maior quantidade de pontos possíveis para escapar de confrontos perigosos e obter a vantagem de decidir sempre em casa.

Creio que com o andar da carroça as melancias irão se ajeitar.

É possível sermos campeões com qualquer sistema tático, mas acho natural, e até mesmo inevitável um maior equilíbrio da equipe, com a retirada de um dos zagueiros e a adição de um atacante/armador.

Confio em Fossati, treinador experiente e conhecedor do futebol sul-americano.

E, apesar de algum receio com o futebol apresentado até então, resta-nos nada a não ser torcer e apoiar a equipe na reconquista da América.

Sei que todos gostaríamos de ter um atacante de exceção, mais um zagueiro confiável e uma dose maior de ousadia na formação do elenco.

Mas para quem já foi campeão com Michel, Adriano Gabiru e Rúbens Cardoso como jogadores titulares nas primeiras fases, acho que não custa nada ter esperança.

Afinal, a equipe que começa não é necessariamente a equipe que termina.

18 Comentários:

Roberto disse...

A escalação inicial de 2006 é o único consolo que tenho ao ver o inter jogando com Edu... com um único armador... com 3 zagueiros... tudo pode mudar realmente.

Mas não esqueça que 2006 era um técnico, hoje é outro bem diferente.
Uma pessoa burra e teimosa, que insiste em 3 zagueiros até no gauchão contra o poderoso São Luiz, dificilmente vai mudar isso numa libertadores da américa contra um sorinthians, um flamengo.... Esse é o meu medo.

E o que sempre insisto:
Em libertadores, time que entra para não perder, raramente sai com a vitória.

Obs: Uma diferença CRUCIAL do inter de 2006 para o de hoje está na postura. Tinhamos perebas como MIchel, Mossoró, Adriano Gabiru e por aí vai, mas o time tinha sangue nos olhos, tinha vontade de ganhar. O nosso parece ter vontade de não perder. E em campo, principalmente na libertadores, jogar para ganhar e jogar para não perder são coisas ABSURDAMENTE diferentes.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Essa falta de ambição ofensiva é ´resquicio` ainda da era tt que ´moldou´ o time no 3.5.2 e mesmo sendo forçado a jogar no 4.4.2 ora privilegiava o toque de bola improdutivo pros lados ora o ´vai Nilmar`

Isto reflete da composição do grupo onde não temos bons jogadores de meio-campo que chutem fora da área, aliás o único atacante que chuta de longe é o Walter.
Hoje no plantel só vejo o TH (fora da LA) como um meio-campo (meia-atacante) que chuta bem, Giuliano também chute bem mas prefere sempre a infiltração na área.

Pela ´cara` de time pesado, o Inter ´como um todo` corre pouco no campo, a zaga se resguarda e fica muito atrás,em compensação o Sandro / Guina tem de correr léguas, já os atacantes dão uma ´voltadinha´ na marcação, mas quando atacamos só quem está com a bola joga, pois os outros não se deslocam prá receber, ficam ´estáticos` em suas posições esperando a bola (na TV não sei...mas no campo é muito claro isto)

O time corre muito prá RETOMAR A BOLA (por defeito de compactação) e CORRE POUCO prá jogar (mesmo defeito de compactação)

As ´energias` do time são CANALIZADAS visando ANULAR as virtudes do ADVERSÁRIO, quando se trata das nossas VIRTUDES O TIME FICA APÁTICO (não é falta de preparo físico, profissionalismo, vontade...é estratégia totalmente equivocada)

geoband disse...

P/ mim, o jogo de quinta-feira próxima será uma amostra representativa das reais prestensões coloradas na LA.

Geoabraço

cjr-sp disse...

Muito boa analise.

E esse 3-5-2 ainda tem alguns agravantes, sendo o pior deles é que jamais se verá um time agrupado, compactado em campo. E nao vai se ver pq os 3 zagueiros e os dois volantes tem ordens expressas para ficarem atras, mas atras mesmo.

Aí sobra 70% do campo para 5 jogadores do Inter ocuparem os espaços o que sabemos é humanamente imposssível, gerando buracos enormes, erro de troca de passes, afinal eles estao sempre longe um do outro(tudo que se ganhou com entrosamento na era ttka, foi perdido, jogado no ralo,com esse esquema), e rebotes, segunda bola, nao se pega mais.

É de chorar ver o time jogar assim.

Ainda se fosse um 361 a la Vesgo com os zagueiros de lado subindo e empurrando para compactar, seria bem melhor, mas infelizmente nao é o caso.

Agora só nos resta realmente torcer muito, pq se tiver que ser é certo que vai ser a forceps ainda por cima.


*******************

E ainda nao querem levar o balao de O2...

Seria prudente levar, pois os alas, mais o giulano sao 3 certos que vao morrer em campo. Essas vao ser as 3 substituiçoes desse jogo. Ou fica o Buno Silva pq o mesmo já declarou que vai jogar postado tb, o que aumenta a retranca, a descompactaçao, e a trocas serao, Kleber, Giulano e Edu. Podem anotar e me cobrar depois.

*******************

A nossa sorte é que parece que o outro time é muito fraco.

Enfim, só nos resta torcer...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

CJR matou a pau....

´´ Aí sobra 70% do campo para 5 jogadores do Inter ocuparem os espaços o que sabemos é humanamente imposssível, gerando buracos enormes, erro de troca de passes, afinal eles estao sempre longe um do outro(tudo que se ganhou com entrosamento na era ttka, foi perdido, jogado no ralo,com esse esquema), e rebotes, segunda bola, nao se pega mais.``

Louis coloca nos ´anais` do BV

Ramon Dongo disse...

Não sou como um Wianey Carlet, banido com razão desde blog, que tem horror ao 3-5-2. Só acho que não temos jogadores ideais para esse sistema. Pra começar, quem é o libero? Não existe esse jogador no Beira Rio, justamente porque o time foi construido ano passado, pra jogar no 4-4-2. Penso que, no 3-5-2, haveria espaço para OU Sandro OU Guina, mas duvido alguém deixar um deles no banco. Não que eu não goste do futebol deles, mas com esse sistema de jogo e esses dois jogadores ao mesmo tempo, ficamos engessados. Para mante-los no time, deve-se repensar o esquema.

Cornetearam o D'alessandro ano passado, mas junta o Taison, Edu e Walter e ainda assim não dá metade do D'ale.

João Gabriel disse...

Ai ai.

Vai dar tudo certo.

Este vai ser o jogo do Edu.

Ele sabe que tá devendo e já falou que ainda tem muito a mostrar.

Um jogador que passa dez anos jogando o campeonato Espanhol não é (não pode ser) desprezível.

Será que o esquema de jogo não está o fritando?

Ike disse...

O que esperar do Inter e do jogo no equador?

1. Se o deportivo repetir a atuação da primeira rodada vai ser mais fácil que enfrentar o S Luiz

2. Se o adversário vier pro jogo (e deve vir pois já perdeu a primeira partida) teremos espaços pra jogar, coisa que não tivemos no beira rio

3. Temos cerca de 75 minutos de jogo pra garantir o resultado, os 15 minutos finais serão o terror de sempre na altitude, não importa o que diga nosso preparador físico

4. É jogo pra arriscar chutes de fora da area (Giuliano? Kleber? Bruno?)

5. Se viermos com 3 pontos de lá, acho que embalamos e classificamos com alguma folga

Pablo Faria disse...

Concordo contigo, Davi. Neste momento, prefiro o Inter jogando mal e com pés no chão, do que o Inter faceiro de 2009, que não venceu nada importante, pois na hora H, faltava justamente os pés no chão.

No mais, eu tbm acho que o time ainda mudará bastante e levará algum tempo para se equilibrar. Este processo não está nas mãos do treinador, embora ele possa apressá-lo ou atrasá-lo. São vários fatores, inclusive de ajuste entre os jogadores, então temos que aguardar, observar, cobrar, mas TORCER, MUITO.

Abraços!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pablo !

Mais faceiro do que uma zaga centenária não existe...o melhor jeito é tirar um dos véios da defesa e fazer com que a bola não chegue perto deles...

Imagina o preparo físico deles + velocidade da bola + bola alta e já prevejo grandes problemas..

O Antidoto para a correria dos Equatorianos é bola no chão e compactação do time (não retranca...)

Klaus disse...

Palmeiras está trazendo o Vitor e quer o F9 do Goiás... SENTIRAM O CUTUCO!!!


Quanto ao Inter:

Acho que o Eller pode ser este líbero que falta à nossa defesa.

Não gosto do 3-5-2, ou 3-6-1.

Mas se é para ficar com 3 zagueiros, que se coloque alguém que arme e saia para o jogo bem. Ainda mais depois do advento do Juan.

geoband disse...

E é esse "espaçamento" entre os homens de meio/frente e zaga que o CJr citou que faz com que:

# Não tenhamos uma marcação eficiente na saída de bola.

# Não tenhamos um meio campo RÁPIDO E MOEDOR (lembra Fossati?). Ou se preferirem, um bom coração.

Óbvio que a ausência destas duas virtudes desencadeiam uma série de efeitos, todos negativos ao time. Acho que o pessoal aqui escreveria um livro sobre isso.

Com um meio campo capenga a coisa é difícil... p/ não dizer impossível.

*******************
Me resta a camisa!

Geoabraço

geoband disse...

A melhor defesa é aquela que a bola não chega!

MEIO CAMPO!
MEIO CAMPO!
MEIO CAMPO!
MEIO CAMPO!
MEIO CAMPO!

André "Braddock" disse...

Primeiro, tive lendo lá pra baixo e um pessoal me chamou a atenção concordando ou discordando do que escrevi alguns tópicos atrás... Foi mal não ter respondido...

Não vou invadir o post do amigo Davi e voltar no assunto, conforme surgirem oportunidades voltamos a conversar... Por aqui vamos acabar falando no mesmo assunto...

Li a postagem abaixo, do encontro com o FC, e acho que seria interessante que parte da torcida entendesse a proposta de futebol dessa diretoria... Se gosta de ver o Inter disputando lá em cima nas competições, ganhando títulos, que abraçasse a causa... Um futebol de qualidade defensiva é o que eles propõem... E fazem muito certo na minha visão...

Pois então, a memória seletiva, sazonal ou conforme conveniência é que prejudica o debate em torno do futebol...

Pergunto eu, o Inter fez algum bom jogo, algum jogo convincente, em mata-mata me refiro, ano passado, jogando em linha? Não recordo... Contra o Corinthians, depois do jogo no Pacamebu, quem foi pedido no time? Bolívar, estou certo... O erro no primeiro gol teria sido do "incompetente" Danilo... O único jogo que me deixa com esperança na retomada da linha de 4 foi contra o Atlético-MG em Minas no segundo turno do Brasileiro, um jogo com todas as características de Libertadores, onde um erro pode acabar com tudo... Ali o Inter defensivamente foi muito bem... Mas havia um zagueiro na lateral, o próprio Danilo... Vamos pesar o que aconteceu a partir dos jogos de mata-mata do ano passado? Perdemos Magrão e Nilmar, ganhamos Giuliano e um lateral direito... Na minha visão Magrão e Giuliano praticamente se anulam, fazem a terceira função, pesando em favor do Magrão a experiência... Um lateral direito em troca do Nilmar é suficinete? Acho que não, em mata-mata o esquema de linha de 4 fracassou ano passado...

Ontem vi o Estudiantes fazer um excelente jogo a 3660m de altitude contra o Bolívar, levou um excelente empate... Desde o jogo de volta aqui contra o Inter na Sul-americana 2008, os pincha vem jogando assim, inclusive contra o Barcelona, onde só perderam no preparo físico e por que o Celay perdeu uma jogada na cabeça pro Piquét... Ontem jogando no 3-6-1 foi sensacional de ver, uma linha de 4 jogadores se formava, os dois laterais/alas Angeleri e Clemente Rodríguez formavam linha atrás, um avançava ao meio e o outro formava a linha conforme o lado do ataque do Bolívar, um movimento de jogo muito bem feito...

E só uma última questão, acima o Nelson faz a descrição, sem saber, do que os argentinos propõem nos jogos como visitante... Fazem uma marcação incessante sem a bola, retomam e descansam enquanto de posse dela, e o que acontece? Quando perdem a posse, estão descansados pra retomar o combate, com mesma intensidade, pra voltar a ter o controle da bola... Times como o Independiente, Boca, Vélez, River, dentro dos seus domínios, aí sim, corriam de posse e sem a posse dela, o gol era questão de tempo... A ordem era amassar o adversário...

Mas volto a falar, o jogo contra o Galo no Mineirão no fim do ano passado me deixa esperançoso na retomada do esquema de última linha com 4 defensores, mas e também, e se e gente perde o Giuliano? Não vi o Mathias com a intensidade de jogo dele pra fazer a 3° função... Aí só o Tinga se viesse...

E vamos parar com o oba-oba, é Libertadores, não torneio de verão, se empatar lá tá mais do que bom... 11 a 14 pontos na primeira fase é o meu cálculo pra dizer que tivemos um bom aproveitamento...

Renato Rolim disse...

O futuro dirá!!!! [mãe diná on]


Ora... Se o once caldas ganhou a libertadores só na retranca, por que nós não podemos?

O importante é pontuar na primeira fase, seja jogando mal, seja humilhando os adversário.

cjr-sp disse...

O BRADDOCK coloca aí acima que em geral o esquema de linha de 4 fracassou ano passado conforme esse extrato abaixo do comentario dele.

" Acho que não, em mata-mata o esquema de linha de 4 fracassou ano passado..."


Eu gostaria de observar duas coisas...a primeira...na verdade o esquema titikaniano era um 4-1-2-1-2. ou seja, um losango no meio nao chegando a formar as famosas duas linhas de 4 em paralelo, esse sim o esquema ingles e perfeito na minha opiniao. Usamos as duas linhas em paralelo somente no jogo contra o AVAI onde ganhamos com um show e um a menos que o bolivar senao me engano fez das suas e acabou expulso e ainda sim as duas linhas funcionaram com perfeiçao com DALE na ponta esquerda da segunda linha dando um show.

Outro ponto abordado pelo Braddock foi onde ele diz que em mata mata o esquema de linhas de 4 fracassaram e citou como ex a final contra o curintia. Veja bem...o que fracassou foi o 4-1-2-1-2 do tite contra exatamente o melhor futebol praticado no mundo ano passado que foi o curintia com 2 linhas de 4 paralelas executadas a perfeiçao...ou seja o 4-3-3- com a posse de bola e 4-5-1 sem a posse de bola do MANO mataram sem dó nem piedade o mal executado e fracassado 4-1-2-1-2 do tite. Portanto, tite perdeu foi para um esquema de duas linhas de 4 e nao um 3-5-2...entao dizer que o 442 mal montado, em losango pelo ttka fracassou é meia verdade...pois fracassou contra outro com duas linhas de 4 perfeitamente executado.

Outro detalhe...nao acho bom negocio empatar lá no Equador. Penso que esse ano, poucos pontos podem tirar o time da proxima fase. E temos time para ganhar lá, talvez nao tenhamos é um esquema que nos propicie isso...

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

2008. 4-4-2
Defesa com 4 ZAGUEIROS
Meia-Cancha em Losango: Edinho CENTROMÁDIO(tudo bem... podia ser outro... mas ele era CENTROMÉDIO...) + Giñazu VOLANTE-ARMADOR-CACADOR DE INTEMEDIARIAS + Magrão VOLANTE-ARMADOR-GOLEADOR + D'Ale na PONTA DE LANCA.
Ofensiva: um 2o ATACANTE de arremate e movimentacão + um CENTROAVANTE crapue de velocidade e movimentacão.
Vencemos Rosário Central, Boca Juniors e Estudiantes na Argentina

2009.
Trocamos Marc_ao por Kleber; Edinho por Sandro; Alex por Taison; e Nilmar (contando saída pra CBF, cabe;a na $$$ e venda...) por Alecsandro.
Espuema 4-4-2 em puadrado.
Defesa com 3 zagueiros e 1 Ala preso.
Meia-cancha com puadrado: Sandro e Giñazu e Magrão 3 VOLANTES (1+CACADOR DE INTERMEDIÁRIA, outro bem ARMADOR, outro ARMADOR + ofensivo) e outro PONTA DE LANCA ISOLADO...)
Ofensiva: Taison Verde... e marelou
Alecsandro "CENTROAVANTE DE RECUO"
Perdemos fora para Curitiba, puase no Rio pro Fla (e em casa foi "10zinho salva aos 46...") e perdemos em São Paulo.

Nomes, times, esuemas e estratégias diferentes. Acho pue o de 2008 ganhava bem...

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

2009 no 1o semestre, é claro...
A partir do 2o semestre foi ainda mais complexo...
minha an,alise, a uem interessar possa, está no Post "Espuema"do BV Forum...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]