segunda-feira, março 01, 2010

16 O gol e a chuva

Nei ajeitou, bateu com força e a bola fez aquela trajetória que mais parece traço de Niemeyer, morrendo no canto direito do goleiro Elizaga. No exato instante em que o gol aconteceu, caíram os primeiros pingos d’água, ainda miúdos e esparsos. Mas dali até os graúdos durou poucos minutos e logo estávamos mais colorados do que nunca e ensopados como sempre, quando chove.

Poderíamos criar inúmeras interpretações para o acaso que envolveu o golaço e a chuva. A primeira delas é que choveu pra não “secar”.

A segunda pode ser: São Pedro se emocionou de tal maneira com aquela pintura de gol, que derramou lágrimas do céu. Mas aí o santo que me desculpe, vai chorar assim hein... Foi praticamente um desabafo.

Ou talvez tenham sido grandes colorados que passaram por aqui e lá em cima estão, como Gildo Russowsky. Imaginem um senhor distinto, despejando lágrimas de chuva sobre a torcida colorada, pelo gol que iniciou nossa trajetória continental em 2010. Esta versão me agrada, é poética.

Algumas crenças populares acreditam que chuva abençoa, lava os caminhos, limpa o que for ruim, purifica. Já ouvi sobre isso em casamentos, mas nunca sei se não é apenas consolo dos noivos que preparam aquelas festas ao ar livre.

De qualquer maneira, quando gritei gol, ergui as mãos, abracei meus amigos e olhei pra cima, havia algo de mágico naquelas gotas de chuva. Por poucos segundos lembrou cena de filme, em câmera lenta. Virei o rosto pra cima e me deixei levar por aquele movimento suave que sobre mim caía. Um leve transe de poucos segundos. E de repente, o canto da torcida retoma o ritmo da cena, a chuva engrossa e volto pro foco tenso e nervoso da disputa.

No final, já com a camisa pingando e os tênis encharcados, gritei gol pela segunda vez.

Há certo mistério nessa competição. Alguma coisa envolve os times que pisam no gramado. Tem um não sei que de raro brilho. Surge nas quatro linhas, se expande pela arquibancada e não sei mais onde vai parar. O céu já não é o limite.

Talvez o segredo esteja guardado no nome da copa, que carrega um tanto de luta, de ideologia, outra parte de sonho e de conquista: Libertadores da América.

Começou.


* Pra não dizer que não falei de flores: Mas é muita cara de pau do Daniel Carvalho. Aprendeu a não jogar por amor no Inter. E onde foi que aprendeu a jogar gordo, se arrastando, correndo mais na noite do que de dia?


16 Comentários:

geoband disse...

Escreve nada essa moça...

Geoabraço Di

J. disse...

Excelente texto - como sempre!

**Qto ao Daniel Carvalho... perfeito tb. Será q ele percebeu o desrespeito q teve com o "amado" Inter, ao estar c-o-m-p-l-e-t-a-m-e-n-t-e fora de forma (ou melhor: EM forma, de barril). Qquer um viu isso... ou tem algum corneta q acha q o "craque" foi injustiçado??

m.rodrigo.oliveira disse...

Tô perdido. O que foi que o Daniel "Gordalho" andou falando?

christianmiola disse...

ÓTIMO TEXTO!!!!

Soube transmitir a realidade com emoção!!!

Klaus disse...

Como a venda do Sandro é quase certa, MEXA-SE DIREÇÃO!!!

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL1510467-9866,00-TINGA+SE+EU+NAO+RENOVAR+AQUI+FLU+E+UMA+POSSIBILIDADE+MUITO+GRANDE.html

Jonatammm disse...

Apesar de ensopado, achei a chuva divina! A torcida se incendiou ainda mais, para se esquentar. E acendeu o time!

PS - O Inter NAO PODE perder Tinga para o Fluminense DE JEITO NENHUM.

cjr-sp disse...

Tinga quer vir...mas primeiro quer a vaga dele de titular assegurada no meio campo colorado. Senao o flu leva...basicamente é isso nas entrelinhas. Resta vermos se o Giulano vai sair mesmo, aí traz o tinga. Se bem que no esquema Fossati...só joga um articulador por vez..é para MATAR O TORCEDOR MESMO...

Ou a direçao intervem como em 2006 ou vai ser duro de ver o time ligação, só no balão.

Bom testo da Diana.

cjr-sp disse...

CORRIGINDO...

Ou a direçao intervem como em 2006 ou vai ser duro de ver o time só na ligação direta, só no balão.

diana oliveira disse...

cjr, eu pensei q tu ia corrigir q texto é com X!

hehe

Fernando Moraes disse...

CJR,
não entendi. Se a DIREÇÃO É TÃO BURRA COMO TU FALAS, PQ QUERES A INTERVENCAO DELA??? O QUE PODE FAZER ESTA DIREÇÃO BURRA??? E mais: tu admite que este "bando de incompetente" tem algum mérito em 2006???

cjr-sp disse...

Po sacanagem da Diana...eu to me esforçando para escrever num laptop que me trouxeram do exterior e que o teclado é todo diferente...já que me a minha maquina deu pau...e ela me pega...hehhehee.


*********************


Fernando Moraes...

É que sou um cara muito exigente com as coisas que me importam...entao para eu poder ficar satisfeito é meio complicado mesmo...

Mas em 2006 a direçao tem merito total na LA, onde interveio, arrumou o time e deu um time capacitado para o tecnico burro e louco ganhar o torneio(o louco quase deu um jeito de perder na hora H, mas fomos salvos pelo gongo). Já no mundial a direçao nao teve merito algum, pois desfalcou o time e deixou tudo na mao do louco que fez a gente perder um Brasileirao com VARGAS no banco para michel e gabiru desfilarem o seu talento e onde nem ela acreditava ser possível ganhar do Barcelona e aquilo nós devemos exlusivamente aos jogadores em especial uns 8 caras que lideraram o projeto para trazer o mundial para nós. O MERITO DA DIREÇAO FOI ZERO PARA MIM NO TOCANTE AO MUNDIAL.

Daí em diante a direçao vem só cagando e dando umas esmolinhas de vez em quando como DUBAI E SULA. É profundamente incompentente na administraçao do clube principalmente na area do futebol embora sejam melhores que quase a totalidade dos seu pares no país.

Já que parece meio revoltado com as minhas criticas...vou te dar um pequeno ex...ou melhor...nao vou mais que é muito humilhante para o clube. Entao deixa eu ficar quieto pois se eu falar o que realmente penso fica muito pior as coisas...

Sds Coloradas.

cjr-sp disse...

Mais um detalhe Fernando Moraes...

Quando eu escrevi intervenção no post abaixo eu quiz dizer intervençao na direçao para nao aumentarem o salario e benesses do Waldo colorado e nao intervençao da direçao pq desta mesmo nao há muito o que esperar, haja visto que demoraram para ver um problema, mesmo convivendo de perto, coisa que muitos aqui, vendo de bem longe já viam a uns 2 anos atras. E isso que nao recebemos para ver o obvio. Lá os caras tem uma estrutura e nao conseguem ver as coisas e ter uma percepçao clara do negocio futebol e de suas nuances.

Mas como somos todos colorados a gente ri e dá a volta por cima e ate o proximo jogo. É opio do Brasileiro...fazer o que né....

Abços.

Davi disse...

Diana, fantastico o texto.

Abs

col disse...

our drama queen!

Eduardo Colorado disse...

DIANA, QUE É ISSO MOÇA, FANTASTICO, MUITO LOKO TEU TEXTO, PARABENS

Unknown disse...

Ótimo texto, Diana. Até em uma caixa de comentários de um ótimo texto como esse, aproveitam para cornetear! Um pouco de felicidade não faz mal a ninguém, tsghhfsdg.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]