terça-feira, março 16, 2010

91 A Encomenda

Sempre que um parente ou conhecido anuncia que vai a Rivera, já sabe, leva junto uma listinha de encomendas para os amigos. A cerca de 500 km da capital gaúcha, visitas à fronteira com o Uruguai tem quase sempre como principal objetivo fazer compras nos free shops da cidade uruguaia. E opções não faltam!

Para as mulheres, os preferidos são quase sempre os cosméticos. É perfume, shampoo, condicionador para cabelo, creme para tudo quanto é parte do corpo (tudo mesmo!) e por aí vai! Para a gurizada, aparelhos eletrônicos: video games, iPhones, iPods, mp3, mp4, mp5, CDs, DVDs, Pen Drives, etc. E para nós outros, homens, bebidas: whisky, vinhos, espumantes, e tudo mais!

Quem fica, manda uma listinha com as suas encomendas. Quem vai, ainda pode aproveitar para comer uma boa parrilla acompanhada por aquelas cervejas de litro uruguaias que tanto apreciamos. É um belo programa.

O fato é que saindo de Porto Alegre ou de outras cidades do sul do Brasil, amanhã eu terei milhares de amigos partindo para Rivera. Alguns voltam na quinta à noite, outros, ficarão até o fim de semana. Vai ter lista de compras que não acaba mais na fronteira. Presentes para mulheres e filhos, parentes e amigos. Olha, o comércio da fronteira vai ferver!

Pois como eu terei que ficar na capital esta semana, não vou perder a oportunidade de mandar, também, minha listinha de encomendas. Mas não vou pedir que me tragam alpargatas uruguaias, tênis de marca ou roupas de grife. Também dispensarei alfajores, queijos e doce de leite. Igualmente, podem deixar as bebidas para outra oportunidade. Minha encomenda é outra: a liderança do grupo.

Então, em vez de apresentar uma lista de encomendas, vou sugerir um roteiro para encontrar o que eu peço.

Minha primeira sugestão é que o meu amigo Fossati, que estará em Rivera e pode me ajudar com a encomenda, experimente jogar com apenas dois zagueiros. Não tenho nada contra o 3-5-2, só que na prática, a adoção dessa formatação tática tem feito com que o Inter não tenha posse de bola na meia-cancha e, consequentemente, ela quase nunca chega ao ataque pelo chão. Basta relembrar o primeiro tempo do jogo contra o Emelec e todo o jogo contra o Deportivo Quito.

Portanto, já que as notícias dão conta de que o Bolívar ainda não voltará e que o Eller voltou a sentir dores após o jogo contra o Veranópolis, eu sugiro ao Fossati um time jogando com dois zagueiros contra o Cerro.

Outra sugestão que eu gostaria de fazer seria no sentido de se procurar na fronteira um novo companheiro de ataque para o Alecsandro. O Edu não marca saída de bola a contento, não desarma, não cria jogadas de ataque, não segura bola na frente, não conclui a gol e, por óbvio, muito menos faz gols. Em todo ano, acho que ele tem duas assistências para gol, uma no grenal e outra contra o Deportivo. Duas assistências acidentais!

Resumindo, minha sugestão de roteiro para o Fossati em Rivera é o seguinte:

Abbondanzieri (25);
Nei (15), Índio (3), Sorondo (14) e Kleber (6);
Sandro (8), Guiñzu (5), Giuliano (11) e D’Alessandro (10);
Taison (7) e Alecsandro (9).

Sei que estou sendo pretensioso ao sugerir escalação e formatação tática diferentes para o Inter. Mas como torcedor, observador e, na condição de quem tem um espaço para suscitar a discussão do melhor caminho para a vitória, não posso, simplesmente, me omitir.

No mais, quero desejar uma boa viajem a todos os colorados que irão a Rivera. Sugiro que não abusem da farra na ida, nem do whisky no dia do jogo. Guardem energias para os 90 minutos, pois nosso time precisará muito do apoio da torcida, independentemente da escalação ou do esquema de jogo.

Lembrem-se: pra mim, não precisa trazer muamba! Do Uruguai, eu só quero os 3 pontos!


91 Comentários:

Rafael C Rodrigues disse...

Daniel,

Se quiser ainda pode colocar o Andrezinho no lugar do Taison, fazendo um 4-5-1, com a chegada dos 3, Andre, Giuliano e Dale a frente. Mas tem que ser por ai, se não a coisa fica feia.

Rafael C Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo - Santa Maria/RS disse...

Levantai-mos colorados!

Vamos erguer a cabeça e respirar fundo: chegou a nossa vez de ser o elo forte do Internacional.
Chega de lamentações. Elas não têm mais nenhuma serventia. Chega de críticas. O momento de fazê-las já passou. É preciso assumirmos uma nova postura. A postura da mobilização. Da superação. O Internacional está começando a disputa de um título difícil, mas alcançável. Temos bastante chances – é preciso aproveitá-las.

O time tem problemas? Sim, tem. E não é só o time. A comissão técnica tem claras limitações. A direção, então, cometeu neste ano os mesmos erros que cometera em 2007, 2008 e 2009, especialmente na condução de venda de jogadores no meio de campeonatos. Tudo isso é verdade inquestionável.

Mas agora já foi, meu amigo! Já passou! Azar!

Não adianta mais tirar a casca das feridas. É preciso erguer a cabeça e ir à luta com o que temos. Com o que restou. E nós, verdadeiros torcedores colorados, temos um papel fundamental nessa batalha: precisamos ajudar o Inter a reunir forças na seqüência desta LA.

Guardamos nossas críticas, por hora. Se perdermos o título, teremos todo o tempo do mundo para fazê-las. Vamos deixar o pessimismo em casa. Ninguém jamais conquistou nada pensando no pior. Levanta, colorado! Levanta! Vamos erguer a cabeça, botar a nossa camiseta vermelha e vamos pro estádio! Vamos gritar, cruzar os dedos, rezar e chorar de emoção: vamos fazer a nossa parte!

Chegou a nossa hora de sermos fortes, colorados. A hora de carregarmos o Inter nas costas. Mantermos a fé. Acreditarmos no imponderável. Torcemos pelo impossível. Darmos uma chance ao Inter, colorados! Darmos uma chance para o nosso sonho. Fazermos nossa parte para voltarmos ao posto que sempre foi nosso: o de CAMPEÃO DO MUNDO!

Levantai-mos, colorados! Levanta contigo o teu pai, os teus irmãos e os teus amigos. Levantar conosco uma nação colorada. É hora de começarmos a reação que marcará para sempre a centenária história do Sport Club Internacional. Só assim conseguiremos chegar lá. Só assim! Vamos erguer a cabeça e respirar fundo: é a nossa hora de ser o responsável pela glória maior do nosso clube. Só nossa e de mais ninguém.

E que venha o Cerro!!!

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Quanto às muambas Daniel...to com vc,tbm vou deixá-las pra uma próxima oportunidade.

Jonatammm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonatammm disse...

Amém Saulo, Amém!

Ramon Dongo disse...

Eu gostaria de ver esse meio campo que o Rafael falou no primeiro post... É o esquema da "moda" na Europa e que o Mano usou no Corinthians ano passado (e parece que tá voltando pra esse esquema de novo.)

Comentário em OFF: Que acharam do Zveiter dando uma lição de moral no Vagner Love por causa da ida do jogador rubro-negro à uma favela?
Ao menos ele tem moral pra falar...

Kraint disse...

Excelente post, Chiodelli!

Concordo com a tua escalação. Será que o tio Fossa finalmente vai deixar de ser cagão? A esperança é a última que morre hehehe.

João Gabriel disse...

Vou a Rivera e já tenho extensa lista de presentes para trazer (namorada, mãe, irmã, colega de trabalho...).

Só quero mesmo é buscar os três pontos. Esse jogo tem cara de decisão. É um jogo chave.

Espero que seja realmente isso: uma vitória para colocar o Inter no rumo, no 4-4-2 com D'Alessandro e menos um zagueiro.

Quanto ao Saulo, assino embaixo.

A torcida do Inter tem que fazer um mea-culpa, que desde 2006, raros foram os momentos de apoio irrestrito e pulsante.

Tirando uma única pausa na Sulamericana/2008 (Inter...Estaremos Contigo....), é só críticas e apupos.

Não é momento de razão. É momento de torcer com as entranhas!

Ike disse...

Que seja um Inter 'peleador"!

Se o Fossatti botar 3 zagueiros que estes se desprendam da intermediaria e sufoquem o adversário!

Se o Fossati colocar 2 volantes atras, que Sandro e Guina assumam as vezes de meias quando de posse da bola e se acheguem perto da area pra dar opções de jogo pro time!

Se Fossatti prender os laterais, que os mesmo se soltem a revelia e ocupem as beiradas ofensivas, abrindo a retranca que se adivinha.

Qu Giuliano e Dalessandro ingressem na grande area na hora dos cruzamentos e que não abandonem o centroavante em meio a zaga uruguaia!

E que alecsandro entre uma canelada e outra faça o que tem feito na maioria dos jogos e guarde ao menos 1 golzinho pra nos dar os 3 pontos!


Enfim que o esquema não seja o time. Valentia, garra, vontade de vencer não se planejam em nenhuma prancheta ou quadro negro, e esses são os principais valores pra se conquistar uma LA!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Alem da liderança, encomendei um wiskiezinho tbm...

mas se for escolher um, que venha os três pontos...

To contigo na escalação... Vai ser a noite do alecsandro...

abs

Eduardo Colorado disse...

Belo texto, to contigo.
A hora é essa e até quinta poderiam parar com as cornetagens. Temos time e sairemos de Rivera vencedores.
Achei a tua escalção perfeita, mas o OMI vai de Bruno e Edu.
Para este jogo acho melhor o Bruno, porque no 4x4x2, vamos precisar de um lateral mais fixo e quanto ao Edu essa é a última chance dele mostrar serviço.
No mais, vamos a luta.
O que estamos precisando é de uma baita vitoria, convincente, prá dar moral para esse grupo e no 4x4x2, mudar a cabeça do Fossati.

Marco disse...

Jonatammm

Se Sandro e Guina não são volantes clássicos, então tira o Sandro e bota uma "volante clássico".

O que não dá é inventar o Guina de meia, o Dale de atacante e por aí vai...

Unknown disse...

Daniel:

Excelente post, concordo plenamente com tuas palavras.

Como sou nascido e criado na fronteira da Paz como é carinhosamente chamada a região de Livramento/Rivera - mas residindo em Porto Alegre e, infelizmente, nâo poderei ir ao jogo junto com TODOS os meus familiares colorados 'dos 4 costados' que lá residem -, sugiro para aqueles que lá estarão degustar um 'chivito' ou um 'pancho' (como é chamado o nosso cachorro quente), nos trailers localizados na Praça Flores, que fica na Av. Sarandi e mais ou menos nas proximidades do Estádio Atílio Paiva. Se tais 'quitutes' forem degustados junto com um chopinho e depois de uma boa vitória colorada garanto que o passeio terá sido completo. Fica aí a dica!!!

Falando de futebol, se o o Fossati não inventar - como tem feito ultimamente - e escalar o esquema que entendo seja o mais adequado atualmente para o Inter, considerando as peças que o grupo dispõe, ou seja, o 4-4-2, acho que a vítoria é bem possível e sem os apertos passados ultimamente. Até porque esse jogo (pelo menos antes da bola rolar), pode ser considerado como sendo em casa, tendo em vista que as notícias vindas da Fronteira dão conta de que a mobilização colorada é muito grande (20 mil ingressos adquiridos pela torcida Colorada).

Vamo, Vamo INTER!!!

Abraço e Saudações Coloradas.

Jonatammm disse...

Marco,

A posição de origem do Guina sempre foi a 3a. do meio campo, e nunca como volante. Não há invenção aí.

Na atual posição Guina não tem jogado tão bem como jogou no final de 2008 e boa parte de 2009, como 3o. homem do meio campo.

Também não se trata de "inventar" o Dale de atacante. Ele seria o 5o. do meio campo, num 4-5-1 (esquema "da hora" na europa, com alguém já comentou) - ou um 4-4-1-1, como voce preferir chamar.

Só sei que esse 4-2-2-2 que estão corneteando para o Fossati fazer é muito aberto, na minha opinião.

Já "inventaram" o Sandro de primeiro volante e o Guina de segundo volante...

Mas vamos adiante, comparemos o meio-campo de 2006 com o que estão pedindo agora: Edinho, Fabinho (WM), Tinga e Alex (JW) vs. Sandro, Guina, Giuliano e Dalessandro. Qual o mais combativo e que melhor defende?

E em 2006 não tinhamos um ALA como o Kleber, que, pela

Mas tudo bem, se for esse 4-4-2 que todos pedem, pode dar certo, claro.

Mas não importa o esquema, o Inter vai meter os uruguaios de qualquer forma.

Jonatammm disse...

* E em 2006 não tinhamos um ALA como o Kleber, que, pela qualidade que tem, não pode ficar preso na defesa.

PS - Prefiro botar o Guina no banco que o Sandro, mas sei que tua sugestão foi só uma provocação.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não tínhamos uma ala como o Kleber tinhamos um meia que fazia tudo, J. Wagner... armava. defendia, cruzava e fazia gols de falta...e o ´cara` das beatas era o Alex...que era secretário do Eller e J. Wagner...

Vai entender !

Jonatammm disse...

Nelson, se tu ou outro viesse descer o pau no JW naquela época, assim como fizeram com o Alex, eu defenderia o jogador colorado da mesma forma. O pior é meter o pau no Alex e criticar o Inter por liberar Chiquinho e Roger peladeiro.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Tenho duas encomendas para rivera:

1 - Vitória do Inter

2 - Deixar o JF no Uruguai, pois acho que maluco não tem jeito SÓ INTERNANDO) ...falando nisto ele NÃO VAI DE 4.4.2...SERIA MUITA OUSADIA !

A folha de pagamento do Cerro é U$ 60 mil, o salário do JF deve ser uns U$ 100 mil.

APOSTO QUE O TIME DO CERRO É MUITO MAIS ORGANIZADO !

Klaus disse...

Para deixar minha posição:

Gosto muito do 4-5-1.
Sempre defendi esse esquema aqui.

Mas para dar certo, esse esquema precisa de dois meias abertos que tenham velocidade e um que tenha ótimo passe, para distribuir e cadenciar o jogo.

De onde concluo que:

- O Andrézinho é muito lento para ser um meia aberto.

- O D´Ale Também é lento.

- Um dos dois, seria o meia centralizado. VOTO NO D´Ale.

- Giuliano é o dono da posição pela direita.

- A PRINCIPAL QUESTÃO: FALTA O MEIA PELA ESQUERDA!

Seria o Edu?

Para cruzar por esse lado, já temos o Kleber. Faz um esquema de proteção para o seu apoio e TESTA o Edu por ali. Além disso, poderia alternar com o D´Ale facilmente.

Se der errado, coloca o Kleber ali! Rápido, técnico, com ferramentas... Deixa outro de lateral!


Pato

NEI
Bolivar
Eller
Kleber

Sandro
Guina

Giuliano
D´Ale
Edu

Alecsandro.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Jonatammm. Perfeita colocação relativa ao desguarnecimento do sistema defensivo. E PRINCIPALMENTE A COMPARAÇÃO 2006-2010.
Lembro que tem um companheiro de são Paulo que insistentemente alerta para a necesidade de solidez jogadores(não com pilha de jogadores...). Outro colega vem fazendo menção a semanas das características que, tanto historicamente como recentemente, tem sido demonstradas pelos vencedores da LA...

Tou contigo no alerta (2009...) do equivoco de ter em Sandro e Guiña como os guardiães do sistema defensivo. Primeiro porque é disperdício de gente colocar 2-3 para 1 função (vale o mesmo para os zagueiros), o que aliás tira responsabilidade dos 2-3 envolvidos. Futebol é instantâneo... deixou pra alguem... já era...
Segundo, porque nenhum deles tem a característica necessária e a aptidão adequada. Só porque são fortes, ou altos, ou de resguarde poderiam fazer um papel realizado ao redor da área, dentro da área ou colado em um atacante adversário.
Ao contrário!!! Suas características e méritos são outros e como tal devem ser aproveitados.

Não sou crítico nem a Sandro nem a Guiña. Mas nenhum dos dois é o '5' que resolve.

************

No mais é 1000% o que o Saulo disse:

Vamo, Vamo, Vamo, Vamo, Vamo, Inter !!!!!

m.rodrigo.oliveira disse...

Pela entrevista do Fossati ontem, já deu pra entender que ele vai mesmo com os três zagueiros, com o Bruno Silva de titular, com o Edu no ataque e o Giuliano saíndo para a entrada do D'Ale.

Até parece que o nosso técnico fica lendo os jornais e sites, pesquisando as opiniões, para fazer exatamente o oposto do que imaginam ser o correto.

O Fossati é o Muricy uruguaio. Não tem outra explicação.

Almilano disse...

Da maneira como estamos jogando, um empate já me serve.

E é ÓBVIO que o Fabinnnnn prefere o uísque aos 3 pontos, ele tá mentindo afú aí ahuahuahuahahuahua

Jonatammm disse...

Rodrigo,

Estando certo ou errado, a última coisa que eu espero de um técnico do Inter é que ele se deixe influenciar pela imprensa esportiva gaúcha.

Klaus disse...

Está na hora de começarem uma aproximação para trazer ele novamente ao gigante... Já está rico, fez o seu nome e poderá fechar tudo isso erguendo a taça do hexa.


http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1532473-9842,00-APOS+GRANDE+ATUACAO+LUCIO+E+CHAMADO+DE+REI+DA+SELVA+POR+COLUNISTA+INGLES.html

Klaus disse...

Um off: Quando os dirigentes do Real Madrid aconrdarão para o fato que a idéia de time deve sair da defesa para o ataque e não ao contrário?


A defesa é uma peneira faz anos e eles só contratam atacantes!


http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol,2840808,Contratacao-de-Aguero-e-prioridade-no-Real-Madrid-diz-jornal.html

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Prá mim 2 Lt de Jack Daniell's prá aguentar esse técnico retranqueiro!

Jonatammm disse...

Pra mim um tapa ouvidos para aliviar o barulho das cornetas.

Marco disse...

Klaus

É um time interessante, mas Fossati tem uma síncope, só de pensar em jogar com menos que 3 zagueiros.

Da forma como vai, amanhã, a Rivera, serão 5 zagueiros, pois ele fixa também os 2 laterais na marcação.

Aí, fica aquele vazio no meio-campo, que Nelson assinalou muito bem em seu último post: como ele também fixa os 2 volantes, ficamos com 7 jogadores em 25% do campo, e 3 jogadores para 75% do restante.

Assim, fica humanamente impossível contralar o meio (e o jogo, consequentemente), empurrar o adversário para trás, se adonando da maior parte do campo.

Jonatammm disse...

Marco, discordo quando voce diz que o Fossati prende os 2 alas atrás. Isto aconteceu em Quito apenas, pois lá ele foi mesmo para garantir o empate. Nas demais partidas o Kleber tem aparecido muito bem na frente, e o Nei também (não tão bem, é claro). O problema é que ele prefere o Bruno Silva.

Com o Eller jogando pela esquerda, o time pode muito bem formar um 4-4-2 durante a partida, com o Kleber deslocado para o meio, coisa que o Maguio Seguio já fez, e o Fossati já ensaiou em alguns jogos também.

E o 5 do 3-5-2 significa 5 jogadores no meio, 1 a mais que o 4 do 4-4-2. SÓ fica vazio no meio se o esquema for o 5-3-2 de Quito.

Marco disse...

Não gosto de discutir esquema, sempre preferi discutir o posicionamento dos jogadores e a forma como o treinador os posta em campo. É óbvio que um 4-4-2 nunca é igual ao outro, por exemplo.

Mas se o post é sobre esquemas e o 3-5-2, vou dar meu pitaco.

O grande problema do 3-5-2, no Brasil, é que ele frequentemente vira 5-3-2, seja pelo posicionamento ordenado pelos treinadores, seja pela incapacidade dos laterais se transformarem em alas.

A primeira vez que vi o 3-5-2 foi com a "Dinamáquina" que encantou na Copa do Mundo 1986, metendo um vexatório 6x1 no Uruguai. Dois anos antes, já tinha feito bonito na Eurocopa, mas novamente não ganhou. Era um timaço, que tinha os Laudrup e Elkijaer (algo assim).

Depois, a Holanda tentou também este esquema, e vário outros, até que chegou ao Brasil com o "Carrossel Caipira", o Mogi-mirim do Vadão.

Depois deste time do Vadão, o esquema virou moda entre treinadores do Brasil, com a etiqueta de "esquema moderno", mas dificilmente ganhou algo de importante.

Com o avanço dos alas, fica um problema para a cobertura, e uma bola em diagonal, da ponta para o meio, pega um buraço ali.

Aí, os treinadores brasileiros, mais preocupados em manter o emprego, transformaram o 3-5-2 em 5-3-2.

Com Fossatite é pior, porque os uruguaios sempre jogaram retrancados, e os equatorianos eram faceiros como os colombianos.

Ao privilegiar a defesa, Fossatite "revolucionou" (digamos! digamos!) o futebol equatoriano, mas em terra de cego...

Ao chegar ao Brasil, ele transforma esta salada de guacamole em um salseiro trilígüe, com muito pouca chance de dar certo.

São muitas variantes que têm que se comunicar, seja a cultura uruguaia acostumada ao Equador, seja a cultura brasileira de alas e meio-campistas...

Pelo pouco tempo para acomodar todas abóboras na carruagem, acho tudo muito complicado de dar certo de cara.

É algo que levaria mais tempo, talvez um ou dois anos.

POr ser inteligente e compreender esta dificuldade, isto talvez explique sua preferência por Bruno Silva e Edu, jogadores com mais bagagem internacional, em detrimento a jogadores como Nei e Giuliano - sabidamente muito superiores.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Se marcar o Kleber ele NÃO JOGA, ele precisa de companhia para fazer a transposição da defesa para o ataque, pois não tem o ´cacoete` nem o talento para jogadas individuais, é um jogador de futebol clássico e refinado, tirou o espaço (vide Emelec) dançou...Não pode ir todas as bolas para frente pois não tem energia para tanto...

No lado direito o B. silva é um ´brutamontes` com pouquíssimosd insights de condutor de bola / cruzamento...

Então o esquema fica 5.3.2, coitados dos Sandro e Guina...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Prá se ter maioria no meio-campo tem que se colocar mais JOGADORES DE MEIO-CAMPO !

Como o Fla que joga no 4.4.2 consegue se impor no meio-campo ? Eles tem 02 volantes fixos e 02 laterais que quando vão ao ataque se transformam em meio-campistas e atacantes que fazem bastante assistencias e não raro comparecem no placar, um deles é o L Moura (o que não servia pro FC...)

Quer maioria no meio-campo do Inter neste esquema estúpido? Faz assim:

Pato
Indio, Sorondo e Eller
Mathias (ala), Sandro, Guina, Dale e TH (sei que não está inscrito na LA) ou Marquinhos
Edu e Alec

Ficando quase um 3.2.3.2, Mathias mais avançado e Guina na cobertura ao lado esquerdo da defesa...

Mas o time poderia ser (não na cabeça do JF):
Pato
Nei, Indio (pqp..), Eller e Kleber
Mathias, Sandro, Guina e Dale
Giuliano e Walter

ou

Pato
Mathias, Indio (pqp..), Eller e Kleber
Sandro, Guina, Giuliano e Dale
Alec (TH) e Walter

TEM QUE PRIVILEGIAR O SETOR ONDE TEMOS OS MELHORES JOGADORES / COINCIDENTEMENTE ONDE SE GANHAM OS JOGOS...NO MEIO-CAMPO !

É RETRANQUEIRO ? sim
Tem 05 BONS JOGADORES NO MEIO-CAMPO ? sim

Então poooorra...coloca todos eles, o time fica forte sem perder a técnica

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Genial Marco !

Com Fossatite é pior, porque os uruguaios sempre jogaram retrancados, e os equatorianos eram faceiros como os colombianos.

Ao privilegiar a defesa, Fossatite "revolucionou" (digamos! digamos!) o futebol equatoriano, mas em terra de cego...

Ao chegar ao Brasil, ele transforma esta salada de guacamole em um salseiro trilígüe, com muito pouca chance de dar certo.[2]

Klaus disse...

E o pior do 3-5-2 "abrasileirado": o líbero só faz a cobertura dos outros zagueiros.

No original, o líbero jogava livre e muitas vezes à frente da zaga. Lembram o Mathaus na Alemanhã?

O líbero tem que saber passar, lançar e armar jogadas, além de ter velocidade para sair por vezes para o jogo.

LÍBERO NÃO É APENAS PARA MARCAR OU FAZER COBERTURA como os técnicos utilizam aqui!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Nem é preciso dizer isto Klaus !

O Mathaus e anteriormente o Kaiser Beckenbauer era além de cracassos....jogadores de meio-campo !

Inclusive o Mathaus não tinha lá uma estatua muito alta, talvez 1,75m e era quando jovem um baita meia-esquerda, quando a idade ´pesou´ daí sim foi prá libero...

Mas nossos líberos aqui no BR são do estilo Pereirão (coxa e ex-Gremio), tirando o Eller que sabe jogar, o resto é PEREIRÃO que é muito melhor na bola alta do que todos os nossos zagueiros (exceto Sorondo...).

Não cheguei a ver, pois estava viajando, mas a idéia do JF de colocar o Mathias não é de todo ´ruim`, mas tem que ver quem colocar na frente dele, não pode ser meias leves...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Se é prá colocar uma zaga de 03 Pereirão, SEMPRE É MELHOR COLOCAR SOMENTE 02 PEREIRÃO....

Se isto não for entendido o time não funciona, pois tem que ´puxar` o time prá trás, compromete o meio, e compromete mais ainda os atacantes, daí a frase do CJR (não minha...)

SOBRA 70% DO CAMPO PRÁ 03 JOGADORES JOGAR (os da frente, INTEENDIII) e isso é HUMANAMENTE impossível...

Marco disse...

Viram como é muito mais produtivo discutir posicionamento em campo, do que sopa de números (3-5-2, 4-4-2, 4-5-1...)???

Fossati já percebeu esta barreira cultural do jogador brasileiro, além do problema do portunhol.

Já sentiu que um Inter brasileiro equivale a uma seleção uruguaia ou equatoriana (peso, pressão, poder de mídia, etc).

Então, está apelando para jogadores inferiores, mas com mais bagagem internacional.

João Gabriel disse...

Mudando um pouco o assunto:

Depois dizem que é paranóia dizer que a RBS é azul.

O Inter vai para o terceiro jogo na Libertadores 2010. Pergunta: Quantos foram transmitidos pela RBS em horário nobre???

Lembro de ter acompanhado diversos (se não todos) jogos do Grêmio na LA 2007/2008 diretamente pelo canal 12 em Porto Alegre.

Inclusive o "privilégio" de assistir jogos do Grêmio que aconteciam EM PORTO ALEGRE.

Hoje a TVCom transimite PortoAleregrense e Votoraty pela Copa do Brasil.


Jogo do Inter pela Libertadores na telinha da RBS? Só quando for transmissão da GLOBO!!

Aliás, foi assim em 2006 (só as finais na telinha da emissora "a gente faz pra você") e em 2008 (só transmitiu a segunda partida da decisão, narração de GALVÃO BUENO, que fez questão de narrar mais um título internacional conquistado pelo Inter para o Brasil.

VTNC RBS!

João Gabriel disse...

E digo mais: Isto merecia post no BV e repercussão na mídia e no Conselho!

È sacanagem! Isto é boicotar o Inter.

Os novos torcedores ligam a TV e assistem os jogos dos segundinos. Inclusive os jogos que passam em Porto Alegre.

Tenta assitir um jogo do Inter sem Sky/Net? Tem que ir para algum boteco ficar até a meia noite (ou duas da manhã, no último jogo).

Fico P. da vida com isso. A exposição na mídia ajuda (e como) a conseguir novos torcedores, novos sócios e novas rendas.

A RBS passa o Grêmio em sinal aberto e o Inter a Sportv passa cobrando os olhos da cara.

E ninguém se insurge.

Dica para quem não vai trabalhar de tarde: Assistir Grêmio e Votory no 36 - e de graça!

Aposto que muito estudante de 1º, 2º e até 3º Grau vai ficar em casa dando aquela "espiadinha".

VTNC!

Marco disse...

É a presença o ataque que difere, principalmente, o líbero europeu da "sobra fixa" existente no Brasil.

E lembrem-se que o líbero não é exclusividade do 3-5-2, pois tanto Alemanha 1974 quanto a Itália de Franco Baresi (outro grande líbero) jogavam no 4-4-2.

Os ingleses, também muito afeitos ao 4-4-2 também tiveram seus líberos em 1966 e 1970.

---

Nelson

Vendo o sensacional Wilson Mathias jogar, notei que seu estilo de posicionar-se, de tocar e de conduzir a bola lembram muito o Elson, que jogou no Inter na década de 1990.

Inclusive o Elson, se bem me lembro, atuava algumas vezes de lateral.

Só eu notei isto?
(Além da semelhança física, pela altura e corpo esguio).

Marco disse...

Pergunta:

Alguém sabe por quê Marquinhos caiu em desgraça no Inter?

Fossatite mandou a imprensa comparar o desempenho de Edu com outros atacantes, dizendo que todos jogaram.

Marquinhos jogou?

E, outra: quantas bolas Edu chutou a gol? Ou chute a gol não conta como desempenho de atacante?

m.rodrigo.oliveira disse...

Jonatan.

O meu ponto é exatamente sobre técnico se influenciar pelo ambiente externo.

Da maneira que o Fossati está agindo, parece que ele está se influenciando com o que a maioria defende. Só que a reação dele a isso é fazer exatamente o contrário.

Quem aqui acha o Bruno Silva superior ao Nei? Quem aqui prefere jogar com três zagueiros ao invés de manter a estrutura de meio de campo que tínhamos com Sandro, Guina, Giuliano e D'Ale? Quem aqui prefere ver Edu a Giuliano em campo?

Eu sou capaz de afirmar que praticamente ninguém.

Mas serão essas as escolhas do Fossati para o jogo de amanhã.

Tem gente comparando o nosso técnico com o Tite. Já saiu até um "Fossatite" outro dia.

Mas o uruguaio está muito mais para "Fossaricy".

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Vamos Inter!

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Marquinhos caiu em desgraça pq trouxe sua lesão das férias... Peladinha com os amigos em Selbach... Primeiro dia, primeira hora e primeiro minuto de treino o guri acusou... Conclusão: depois da recuperação time, jogador e torcida punidos pelo Clube (direção).

P.S.: Com o Walter o motivo da punição é notório e justo... Mas quem mais sofre tambem são o time e a torcida...

Jonatammm disse...

Marquinhos nâo está recém recuperado da lesão, talvez sem a melhor condição física?

GILSON - PR disse...

João Gabriel, não precisa você ir para um buteco ou pagar uma sky, use uma azbox, sinal digita, sportv, de graça. Boicote a rbs com seus azulinos.
Aqui no Paraná o povo compra no Paraguai o kit está em torno de 350,00 reais. Aproveite a viagem em Rivera.

Jonatammm disse...

Não acho que seja do interesse da RBS nao transmitir os jogos do Inter, ja que eles deixam de faturar muito com essa situação. Com flamingos e coringuinhas na Liberta, a dona globo só vai passar jogos deles. Hoje, mais uma vez, os dois times jogam no horário da TV aberta. Quem influencia forte na tabela é a Globo, não a RBS.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Marco !

A semelhança do Mathias com o elson é grande, porém acho o Mathias mais jogador em todos os fundamentos, mas que teria de ser melhor aproveitado teria...

O que acontece quando a maioria dos jogadores de um plantel é sub-aproveitado ? Tem um monte de jogadores jogando muito abaixo do que sabem...pelo que sei o JF tem o time na mão...então acho que é sub-competencia mesmo...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ouvi agora há pouco no ´carro` o treinador do Votoraty, nem sei o nome do cara.

Perguntado o porquê da utilização do esquema 3.5.2 ele disse:

- A diferença é que APENAS um DOS 03 ATRÁS É ZAGUEIRO DE ORIGEM, os outros não são (não sei o que são, ou não ouvi...) e seguidamente se somam ao ataque.

Informação do repórter, após o término da rápida entrevista:
- A maioria dos gols do Votoraty é feitos por zagueiros...

Bingoooo !

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Marquinhos caiu em desgraça pq trouxe sua lesão das férias... Peladinha com os amigos em Selbach... Primeiro dia, primeira hora e primeiro minuto de treino o guri acusou... Conclusão: depois da recuperação time, jogador e torcida punidos pelo Clube (direção).

P.S.: Com o Walter o motivo da punição é notório e justo... Mas quem mais sofre tambem são o time e a torcida...

Jhonny_região do ABC disse...

*RB$ e ZH é uma merda, não sei como vocês continuam a assistir e dar ibope, começando por aquele velho gaga de nome de carro santaana que só caga pela boca, depois vêm aquelas reportagens que quando o Inter vence por apenas um gol, o título é "Inter sofre, pena pra vencer", "Inter vacila, vence mas não convence", e quando o portoalegrense vence por 1x0 ou empata "Grêmio heroico arranca empate", "Gremio vence mais uma batalha", "Gremio copero e pelador", sem falar que quando o gremio está na LA e o Inter não, são 10 minutos de reportagens gremistas e 5 min do Inter, quando é o inverso, os minutos se igualam (comprovado ano passado com agora.)
Vale a pena se tiver um dim dim sobrando comprar um pacote SKY/NET ou pegar mesmo um piratão AZbox/Az america (já que estão sendo injustos com a massa colorada, que sejamos com eles também).
MAS ISSO TAMBÉM É PARANÓIA!

Paranóia fui eu que gravei os minutos que são dadas as reportagens para os dois, quem não acredita basta procurar no youtube.


Se eles são gremistas eu não sei, pode ser que o gremio pague mais que o Inter para terem mais espaço na mídia, essa nossa Diretoria cada dia me surpreende que não duvidaria nada.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Boa!

Fossarici é a designação mais adaquada !
E não pelo trato com a imprensa, em que ele seria mais um 'Fossarreira', mas sim quanto a suas prioridades estratégicas (... pq ambos veem disponizados 'N' recursos e se agarram ao sua convicção. Alem de reagirem mal, ou vagarosamente, a fatos.

Aliás, um exame mais apurado nas Mentes de Técnico de Futebol está a caminho...

André "Braddock" disse...

Aqui começamos a responder o porquê do Bruno de titular...

http://www.youtube.com/watch?v=LUGnA1MP-gM

O início dessa jogada tem o Kléber de posse de bola quase na linha de fundo... O que se vê nesse momento é o Guina no combate ao jogador com a posse de bola, 3 zagueiros do Inter com 2 atacantes adversários, até aí tudo normal, dentro da proposta de jogo pra que um sobre... Na seqüencia Sandro vêm dobrar marcação no jogador que conduz a bola... Quem deveria estar marcando o desgarrado do Emelec no alto do vídeo?

Algumas coisas realmente só quem jogou responde, marcar não é só tomar a bola do adversário, marcar exige do cérebro também, exige posicionamento, exige do lateral discernimento pra saber quando ir ao ataque ou quando ficar fixo, quando se posicionar na função de outro companheiro... Nem sempre joga melhor, cumpre melhor a função, o jogador que faz mais embaixadas ou dribla mais... Nunca, em qualquer esquema, um ala/lateral sobe simultâneo ao outro, ao menos até certa profundidade do campo...

No jogo de domingo o Nei correu demais no primeiro tempo, jogou bem realmente, no ataque, mas e o que aconteceu no segundo? Cansou e prejudicou o time... Não ganhava uma disputa na defesa, não subia ao ataque, e quando subia era na hora errada, houve duas expulsões do Inter no seu lado de campo... Isto, não saber dosar o esforço é típico de jogador sem experiência, Nei tem 23 anos apenas... Se jogasse no Equador, ia cansar com 25 min de jogo e ia deixar o Índio, que ainda tava pesadão, numa ruim... Ele escalou o Bruno lá exatamente por isso, pra proteger o Índio, e o Kléber foi aconselhado a não subir pra proteger um jogador de 17 anos, Juan, que mal havia sido colocado de titular no Gauchão...

Que o Nei se mostrou mais desenvolto na ofensiva, ninguém discute, mas alguns jogadores são mais táticos que outros, sabem melhor o momento de apoiar, dosam melhor o esforço físico...

E isso, reconhecer o jogador que dosa melhor o esforço físico, que sabe quando apoiar ou ficar fixo, só consegue quem já jogou...

Mas quem tem que ser titular? Em posicionamento de 4 na primeira, comigo jogaria o Bruno, no 3-5-2, não sei realmente o que falar? Pesam fatores positivos e negativos pros dois lados, mas deixar de contar com a experiência do Bruno numa Libertadores? Esse se levar uma catarrada dentro da orelha eu sei o que vai fazer, o Nei não tenho nem idéia...Falaram, falaram do Pato, mas o primeiro a correr no bandeirinha semana passada foi o Bruno...

E olha só, eu não sou do tipo que finge que não enxerga, sempre fui um crítico do Bolívar, fiquei com uma imagem de 2006 de um inconstante zagueiro de miolo, aquelas duas falhas contra os bolso, ainda mais contra os eles, meio que determinavam o que pensava do Bolívar... Mas hoje reconheço que evoluiu e é muito importante pro time na zaga central... Se o Nei evoluir taticamente, tem condições de assumir a titularidade logo logo... E vai ter que ser, por que o Nei que se apronte, o Brasileirão vai ser com ele...

André "Braddock" disse...

Eu noto que tem torcedor do Inter que não conhece bem a Libertadores, se conhecesse, algumas coisas já estariam sendo assimiladas e a corneta diminuiria um pouco... Não viram os bolso ontem? O Vélez? Experiência decide essa competição...

E muito cuidado com o Nacional, esses hijo de puta tão querendo crescer na competição... Média de idade de quase 30 anos e correndo feito guri... O Lembo tá de xerife, mas o Coates aquele que o Inter tentou trazer ano passado, que zagueiro...

O Vélez tá com uma proposta que nunca vi em time argentino, os baixotinho no meio-de-campo, movediços que só eles, e um ataque de força com Lopez e Santiago... Sei lá o que vai dar isso, mas se der liga, vai complicar a vida de muita gente...

Não sei realmente se ele vai no 4-5-1 que eu gostaria de ver ou vai manter o 3-6-1, mas uma coisa é certa, o Inter pra segunda fase precisa de reforços, pelo menos dois ao nível de titularidade...

Velho, é triste falar isso, mas eu acho que o Inter tava precisando disso, sair um pouco do Porto Alegre, pegar um torcedor com um pouco mais de gana pelo time, um pouco mais sedento... A quem for, nos encontramos lá... Vou com fé na vitória, que joguemos em busca dela, mas se empatar não será um mal resultado...

Jonatammm disse...

Também concordo que precisamos de reforços, até por isso acho errado crucificar o Fossa. Precisamos de um atacante de primeira linha e um ótimo zagueiro.

Poderiam usar o dinheiro da venda do Nilmar... onde está esta grana afinal?

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Como já disse anteriormente, vamos erguer a cabeça, botar a nossa camiseta vermelha e vamos pro estádio! Vamos gritar, cruzar os dedos, rezar e chorar de emoção: vamos fazer a nossa parte! Só assim conseguiremos chegar lá. Só assim! Vamos erguer a cabeça e respirar fundo: é a nossa hora de ser o responsável pela glória maior do nosso clube. Só nossa e de mais ninguém.

A propósito, alguns versos de cantos conhecidos das nossas queridas torcidas como: "...não importam o que digam sempre levarei comigo minha camisa vermelha...", e mais "...colorado é coração..." está valendo ainda pra todo torcedor colorado??
- TEORIA + MAIS SENTIMENTO

Edu disse...

Klaus,

no meu 4-5-1 jogam dale pela esquerda, andrezinho centralizado e giuliano pela direita.

canhotos tem q jogar no lado esq sempre.

Klaus disse...

Pode ser "Pasquetti"... Se ele correr o que correu no último jogo.

Mas o que vimos dele até agora, é um jogador que perde o fôlego rápido.

E nessa posição, de meia aberto, o jogador tem que ter fôlego para atacar (somando-se ao centro-avante) e defender (repondondo o meio).

Acho que os dois disputam uma posição no time.

E a despeito das demais opiniões, ainda aposto no D´Ale.

Isso, sem contar que em "meu esquema", o Kleber chegaria sempre ao fundo, e a presença do D´Ale por ali acabaria embolando tudo. Um jogador de pé direito faria a jogada mais pelo meio, deixando o fundo para os cruzamentos do, quem sabe, melhor lateral esquerdo em atividade do Brasil.

Daniel - Sta. Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel - Sta. Maria disse...

João Gabriel

Tens toda a razão quanto fala da atuação nefasta da RBS.

No ano passado, com exceção do jogo das gazelas birrebaixadas no chiqueiro contra o Cr$, TODOS os jogos foram transmitidos. E a razão dessa exposição maciça dos segundinos é premeditada, e é exatamente essa que tu referiu: ser o time mais visto/lembrado/reconhecido pelos novos torcedores.

É a repetição de uma tática que já deu muito certo para eles nos anos 90 (não esquecendo, obviamente, que os nossos fracassos naquela época contribuíram bastante com isso, embora eu não acredito que isso, por si só, não fosse a imprensa se portar como uma agência de marketing tricolor, fosse capaz de reverter tão profundamente a vantagem que tínhamos em termos de torcida).

Marco disse...

Duas (ou 3 coisas):

1) Se for para tirar Sandro ou Guiñazu, prefiro jogar o 3-6-1 que é muito mais ofensivo que um 3-alguma-coisa-2 com Edu. Qqer um no meio vai fazer mais que Edu no ataque;

2) Jonatammm. não estava provocando. Guiñazu pode ser 3° volante, mas nunca um meia. Falta-lhe a centelha do gol, ali perto da área. Melhar deixá-lo com o que bem sabe fazer (como poucos, aliás), que é roubar a bola e passá-la redonda para quem sabe armar, que obrigá-lo a finalizar ou dar o último passe.

Temos funções a cumprir, então bota os melhores em cada uma.

Giulano marca, toca, dribla e, às vezes, chuta a gol. Edu nem sei o que faz, é "taticamente perfeito"... lembra-me alguém da Era Abelhão-rei...

O resto está encaminhado, mas falta Fossatite descobrir que o jogador brasileiro é tão bom, que consegue marcar e atacar ao mesmo tempo.

Não precisa ter tanto medo, Fossatite.

Ou algo como "Vem, Totó, vem...."

Marco disse...

Jonatammm

Não estava provocando, Guiñazu é tão bom no desarme e armação do contra-ataque, que eu tiraria até o goleiro pela dar-lhe esta função. No banco, NUNCA!!!! (E não é beatagem)

E, outra: sou canhoto, e posso jogar de qualquer lado do campo, como qualquer canhoto ou destro. Isto é preconceito e burrice.

É o mesmo que dizer que destros só podem jogar do lado direito.

Vejam a Seleção de 1970 e contem quantos canhotos haviam ali.

Klaus disse...

Quanto a RBS, concordo plenamente com as opiniões que aqui foram postadas.

E acrescento: essa história de que as vitórias do time é que fazem a torcida aumentar é MENTIRA!

Basta observarmos alguns fatos:

- as equipes que caem para a segunda divisão, lotam estádios e sempre voltam com mais torcida do que quando cairam.

- como explicar o fato do Corinthians ter ficado décadas sem ganhar nada tendo o São Paulo, que ganhou tudo, como concorrente e mesmo assim possuir cada vez mais seguidores?

RESPOSTA: EXPOSIÇÃO NA MÍDIA!

E não me venham com a história de quem ganha aparece mais.
Quem ganha e não é do "eixo", aparece o mínimo possível.

Ou então, como se explica o "Timão", que ficou décadas sem ganhar ao menos um estadual?

Essa postura da RBS é histórica. Quem não se lembra das Sul Americanas, que não passaram em lugar algum, enquanto as "batalhas épicas" da segundona passavam em todos os canais?

Ano passado, todos os jogos do segundino passaram, já esse ano... Agora o que importa é a Copa do Brasil!

E dizem que é paranóia minha...

Klaus disse...

"E sabe pq que essa emissora faz isso? (RBS) pq eles vestem azul, e eu como colorado odeio azul."
Abel Braga

Cel espiao disse...

O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
www.celularespiaobrasil.com

GILSON - PR disse...

A mídia no Brasil tendencia sempre para um time, um exemplo muito claro ocorreu com a globo o o seu flamerda. Esse time ficou 17 anos sem ganhar um título no brasileirão e com a entrega do campeonato pelo INter o framerda aumentou 2% de sua torcida, sendo que tanto o Inter como o gemio tem 3% cada.

O que seria do curintia e do framerda sem a mídia centralizarem tanto em seus noticiários esportivos? Não seriam mais do que um vaxco ou um parmera.

Na década de noventa a rbs conseguiu passar o gemio em torcida o Inter, teve até um reporter gremista que foi promovido para a globo rio por suas matérias puxando o saco do seu time. Esqueci o nome desse repórter (um carequinha) está até hoje entre os cariocas.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Regis Hoesing...não esqueço !
Risadinha de palhaço...

O cara entrevistou o Christian que ingenuamente aceitou, era véspera da semifinal do BR1998 (se não me engano).

O Grupo era Palmeiras (porco), Atlético-MG (galo) e Santos (peixe), o cara levou o JC prum restaurante e a reportagem focou nos alimentos (simbolos dos times) que o JC iria papar na semifinal, isto deu um combustível pros times de cima...e nusfu, também graças ao RH, fdp azulaço...

Felipe disse...

O meu time ideal com os jogadores que tem (pro futuro, quando todos estiverem em condições):

Pato

Nei
Bolivar
Eller
Kleber

Sandro
Guina
Giuliano
D´Ale

Walter
Kleber Pereira

Time pro 2º semestre e mundial:

Pato

Nei
Bolivar
Eller
Kleber

Tinga
Guina
Giuliano
D´Ale

Walter
?

? = Sóbis, Fred, Kleber Gladiador, Nilmar, Ricardo Oliveira...

Felipe disse...

Informação:

Resultado de hoje / classificação por aproveitamento / classificação por pontos

Cerro 0 x 1 Inter / 5º / 8º

Cerro 1 x 2 Inter / 3º / 6º

Cerro 0 x 2 Inter / 2º / 5º

Cerro 0 x 5 Inter / 1º / 4º

nando lb disse...

ESTE REGIS RESING é o maior CAPACHO que esta RBS BOSTA conseguiu até hoje. O cara é o maior nojento, mandaram ele para o RIO , mas o cara era tão mala que no RIO colocaram na geladeira e hoje não sei nem onde esta esta coisa patetica que se achou jornalista um dia. A RBS na decada de 90 FOI UM CANCER, simplesmnte ignorava o INTER em todos os sentidos, naquela época em semana de jogo do Gremio na Libertadores eles simplesmente faziam reportagem exclusivamente do Gremio , era uma coisa revoltante.
ATÉ hoje é assim, acompanhem o click RBS no setor de esportes para ver o quadro central gremista e o inter sempre para direita tendo de rolar o navegador.

milton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
milton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
milton disse...

Ja pararam pra pensar porque os gremistas sao chamados de racistas? Eis um link pra tirar as duvidas:

http://gremiolibertador.blogspot.com/2010/03/liga-dos-canelas-pretas-ou-o-fim-da.html

Um trecho reproduzo aqui:

"O ponto onde os gremistas passaram a chamar colorados de macacos foi na reforma do Beira-Lago, onde eles tiveram que assistir os jogos do lado de fora do estádio, subindo nas árvores."

milton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

A minha escação ideal é esta do colega aí de cima, inclusive com o Tinga para o 2o semestre... porem com Wilson Matias de '5' SEMPRE...

Só lembrando o vaticínio de 2a-feira:

1º 4-4-2: Pato; Bruno-Indio-Sorondo-Kleber; Sandro-Guiña-Giuliano-D'Ale; Edu-Alecsandro

2º Dificuldades. Espero que não, mas não me surpreenderia se sairmos perdendo (de novo? Como nas 2 anteriores...) pois esta era a tônica desta escalação em 2009. Mas como já estaremos 'com meio caminho andado' só com 2 zagueiros, a entrada do '5' (WM) e do '9' (KP) vai resolver o jogo...

3º O que pensará Fossati após o jogo? Que precisa de 3 zagueiros mesmo ou se dá pra usar 2 zagueiros desde que escolhendo outro '5' para protegê-los... e outro atacante realmente bom de área...

GILSON - PR disse...

Pode ser essa a desculpa do motivo, mas o gemixo é um time recista, lembro que desde pequeno quando morava no RS os gremistas diziam que não era para eu torcer para o Inter porque era um time dos "pretos", isso nunca me incomodou.

Talvez por ter feito essa escolha não carrego essa vergonha comigo. Não sou racista e luto contra isso.

A torcida adversária, em sua grande parte, usa como crítica ao colorado que é um time "dos pretos".

O bloguista, que tentou fazer a defesa, também não consegue conter seu veneno recista, substituindo o termo macaco pelo símio( que burradamente o bloguista escreve de símeo).

milton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cjr-sp disse...

Enfim hoje a noite saberemos o que esperar de vez do FOSSATI.

Se entrar com 3 zagueiros...aí é pq nao tem jeito mesmo...

Se mudar o esquema poderá começar a encaminhar o INTER para uma vida melhor.

**************

TEMOS QUE GANHAR, POIS NAO PODEMOS FICAR ATRAS DO CURINTIA NA PONTUAÇAO GERAL.

Contra brasileiros depois...temos que decidir em casa. SP, CRU E FLA já tem uma derrota. Só o Curintia ainda nao perdeu dos brazucas. Entao no meu entender temos que ganhar o jogo hoje de qq maneira. EMPATE É MAU NEGÓCIO.

milton disse...

So coloquei o link pra iluminar a questao, caro Gilson. Cada um pensa o que quer. Fato eh que pessoas, e nao instituicoes sao racistas, se nao teras que dizer que todo brasileiro eh racista porque existia escravatura deles desde 1500, que so foi abolida no final do seculo XIX.

milton disse...

E Gilson, o correto eh escrever "racista" e nao "recista".

Ike disse...

o Fossatti tem uns critérios estranhos, escala Nei na LD, o cara salva a pele do Inter na estreia da LA e vai pro banco. Giuliano salva a pele dele em Quito e já tem notícia dizendo que vai pro banco também...

Hoje ganhamos mesmo se colocarem os gandulas em campo, a torcida vai empurrar o Inter pra cima do cerro, mesmo que o fossatti não queira.

Marco disse...

Sinceramente, acho que devemos parar de chamar o greminho de gaymio, gazelas e outros pejorativos.

Acho até que o moderador do blog poderiar excluir os comentários.

Eu parei, e vivo me policiando a respeito.

Não é fácil, principalmente quando leio provocações rascistas.

Mas não precisamos nos igualar a eles, rebaixando ao nível destas criaturas.

Sempre lembrando que não é "a torcida" do gremio que é rascista, mas membros desta torcida.

Conheço muito gremista gente boa, e você também.

Marco disse...

Sinceramente, acho que devemos parar de chamar o greminho de gaymio, gazelas e outros pejorativos.

Acho até que o moderador do blog poderiar excluir os comentários.

Eu parei, e vivo me policiando a respeito.

Não é fácil, principalmente quando leio provocações rascistas.

Mas não precisamos nos igualar a eles, rebaixando ao nível destas criaturas.

Sempre lembrando que não é "a torcida" do gremio que é rascista, mas membros desta torcida.

Conheço muito gremista gente boa, e você também.

Daniel - Sta. Maria disse...

Uma coisa que me marca até hoje como exemplo da parcialidade da RBS ocorreu quando o Inter foi eliminado na semi-final da LA de 89pelo Olímpia, nos pênaltis.

Terminado o jogo, a RBS entrou ao vivo do estádio Olímpico repercutindo a derrota colorada com os conselheiros do segundino, que não sei por que motivo estavam reunidos naquele dia.

Aquele escárnio todo ainda hoje não me sai da cabeça...

Outro fato que demonstra o lado da RBS: no programa de maior audiência da emissora, o Jornal do Almoço (especialmente no interior, onde as pessoas normalmente almoçam em casa), desde que me conheço por gente há um verdadeiro porta-voz do Grêmio, o Paulo Santana. De algum tempo para cá, até mesmo porque o time dele anda por baixo, ele tem se detido sobre outros assuntos, mas nos anos 80 e 90 os segundinos tinham um espaço diário assegurado para vomitar parta todo o Estado aquele tipo de bobagem prepotente que faz parte do discurso histórico deles. Enquanto isso, o Inter nunca teve voz em qualquer programa da RBS para equilibrar essa exposição midiática dos interesses tricolores.

E outra coisa que me chamou muito a atenção ocorreu na Zero Hora do dia 04.04.2003, dia do aniversário de 94 anos do Colorado. Não fosse por um anúncio institucional do próprio Inter lembrando a data, essa ocasião tão importante para todos nós teria passado em branco no jornal. Já o centenário do Grêmio, que só viria a ocorrer dali a meio ano, estava devidamente registrado em uma coluna diária que relembrava fatos de sua história.

São apenas alguns exemplos que eu recordo... se fosse registrar cada atitude que demonstra a parcialidade da RBS daria para escrever um livro, ou talvez uma enciclopédia...

Marco disse...

Quanto ao Cúrintia e cúrintianos, vou tentar não errar na colocação do acento agudo.

Ainda não dá.

GILSON - PR disse...

Milton, do time racista,

quando se escreve um texto oficial para ser publicado num blog, o correto é redigir dentro das normas oficiais da escrita (não foi isso que seu coleguinha de time fez), comentários não tem essa obrigatoriedade.

Agora se você quer discutir como se escreve corretamente procure acentuar o "é" e não escrever como uma criança "eh".

Não adiante se justificarem, a essência do grêmio é racista. O clube é racista, a torcida é racista, a metade do RS é racista.
Procure conhecer outros mundos e aí, você vai perceber que seu mundo, onde está vivendo, é só uma ilusão. Quem produz essa ilusão são vocês e a companheira rbs.

milton disse...

Pois eh, Gilson. Eu escreveria com acento, mas vivendo nos EUA fica dificil encontrar computadores com o acento agudo disponivel.
E lamento muito tua posicao, de que metade do RS eh racista. Mas eh o que escolhes acreditar, e nao vou discutir. Ao menos temos a maioria dos torcedores colorados que aqui participam do blog que reconhecem que membros da torcida o sao, nao a torcida em si.
Abraco amigo, e sem magoas.

Jonatammm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]