sábado, março 13, 2010

15 Previnir ou Reagir contra a Violência? II

Confusão em estádio de futebol é sempre igual: ninguém sabe de quem é a culpa. Os graves e lamentáveis atos de violência ocorridos no Estádio Couto Peireira, do Coritiba, em 07/12/2009 não foram suficientes para produzir nenhuma mudança significativa em direção ao nosso objetivo em termos estádios seguros para os bons torcedores. Clube, Polícia, Imprensa e STJD seguem com a mesma leitura e abordagem sobre o tema: individualizar os erros e omitir-se em suas respectivas parcelas de responsabilidade.

O grande marco de mudança no futebol inglês foi o Relatório Taylor. O Hooliganismo e os estádios de arquitetura agressiva deram lugar a grandes centro de lazer, que hoje são fontes fundamentais de receitas para os clubes europeus. Esse "Taylor Report" foi importante exatamente por constatar que clubes, federações e imprensa deveriam chamar para si as responsabilidades e mudar o "conceito de estádio". Não mais focado em conter "hooligans", mas em atender com conforto e segurança aos bons torcedores.

Voltando ao caso do Couto Pereira, a excelente reportagem do repórter Vitorino Chermont da SporTv abaixo, mostra como foi a reabertura do Couto Pereira, a manutenção do péssimo e comprovadamente ineficiente método de trabalho por parte da Polícia e algumas conseqüências lamentáveis, como o jovem que teve o crânio afundado por uma "arma branca" (pistola de bala de borracha), que continua a ser usada. Enquanto que atitude que tiveram em relação a torcida organizada responsável foi proibir o uso das camisetas e a entrada de meia dúzia de imbecís (não dá para dizer que são torcedores, por favor).

Um dos recursos de inteligência imposto pela legislação é punir o Clube. Se não fizer como sempre de punir, depois reduzir a pena, o STJD está certo em punir o Coritiba, não porque eu tenha algo contra o Clube, mas porque considero bom e positivo para o Coxa e, pelo exemplo, para todo o futebol brasileiro. Ao sair do julgamento, os dirigentes do Alviverde paranaense sentiram-se "injustiçados". Pediam a absolvição do Clube, pois os "responsáveis"(aquela meia dúzia de imbecís) já estavam sendo punidos e o Clube era "vítima". Estão errados. A atitude correta, seria aproveitar a previsível punição, para reeducar e conscientizar seus bons torcedores e afastar os maus, usar o fato para mobilizar o torcedor coritibano para uma nova postura em seu Estádio, proibir e acabar de vez com vantagens às torcidas organizadas, como uso de faixas (que até foram usadas para pular o fosso), intrumentos e, claro, os ingressos subsidiados.

Além disso, o Clube é o responsável pela segurança no Estádio. De nada adianta retirar as grandes, como eu sempre defendi (aqui, aqui ,aqui...), sem substituir por uma proteção humana, devidamente treinada (aqui, aqui, aqui...). E no caso de um jogo de risco (como era aquele), reforçar essa segurança. Com equipe própria "do estádio", treinada para as necessidades do Clube e auxiliada pela Polícia, a qual, no caso, ainda demorou um bom tempo para reagir, reagiu errado, e sem ter um plano de ação de emergência resultando em uma ação desesperada, desorganizada e incompetente.

Muitos desses erros, da polícia, do Clube e da imprensa (que por vezes mostra-se perdida nessas questões de violência nos estádios) devem ser corrigidos para o crescimento do futebol brasileiro. A melhor gestão, desde a divulgação, transporte, conforto, segurança, serviços e opções de lazer extra-jogo é o que os Clubes devem buscar para beneficiarem-se com a renda dos jogos e também a maior capacidade de mobilização de seus torcedores.



15 Comentários:

Anônimo disse...

o, mallet! poque tu abandonou o bog beira rio, cara? tem que continuar escrevendo la! abrass

Jhonny_região do ABC disse...

Sabe o que falta Guilherme: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO e EDUCAÇÃO! Se nosso povo fosse bem educado, isso não aconteceria, pois teríamos pessoas responsáveis no poder tanto legislativo, executivo e judiciário, se esses baderneiros estão aprontando cada vez mais, é porque a LEI PERMITE se safarem uma, duas, ´várias das vezes, até hoje fico imaginando se os banheiros químicos no Beira-Rio foram queimados "SOZINHOS", pois não houve culpado, mesmo com provas suficientes (filmagens), caminham entre nós como se não fizeram nada, e até são "HERÓIS" por alguns gremistas, isso é educação?Venerar alguém que ateou fogo em banheiros! E esse é apenas um exemplo, temos na nossas entranhas casos parecidos, como o vandalismo que foi feito em Bento Gonçalves na pré-temporada, onde gerou revolta, e como toda ação tem reação, o onibus do Inter foi apedrejado, isso não teria acontecido se os baderneiros que se dizem colorados não tivessem estragados o bannner gremista (pode parecer pequenos atos, porém para alguns já é uma grande oportunidade de começar uma "guerra"), se no Reino Unido eles conseguiram acabar com a violência nos Estádios, foi porque o povo tem EDUCAÇÃO, sabe que aquilo é apenas um esporte, algo para se divertir, aqui a CULTURA já é bem diferente, os governantes que o digam, QUANTO MAIS BURRO O ELEITOR FOR, MAIS FÁCIL DE EU SER ELEITO! E não estou falando em candidato algum, ou apologia a algo, pois não importa quem for eleito, o "SISTEMA" já está implantado desde os primórdios da "DEMOCRACIA" (que até hoje é distorçida, se é democracia porque somos obrigados a votar?)
Então lamentavelmente acho IMPOSSIVEL mudar algo, teria que começar com um BRASIL NOVO para isso acoontecer, pois parece já estar no DNA brasileiro, deixar TUDO VIRAR PIZZA e se conseguir COMER UM PEDAÇO!

Klaus disse...

Desculpa invadir o post, mas a notícia é boa!


http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=126533&u=0\


Sugiro um post com uma enquete sobre quem increver!!!

Klaus disse...

Pontos da entrevista do árbitro do jogo:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL1527885-9869,00-ARBITRO+QUE+VOLTOU+ATRAS+EM+PENALTI+DIZ+QUE+JOGADOR+ATRAPALHOU+SUA+VISAO.html


O que os jogadores do Inter disseram?

– Eles não foram grosseiros. Apenas reclamaram normalmente, sobretudo o senhor Abbondanzieri. Não foram ostensivos, por isso se tomou a decisão de voltar atrás.

Abbondanzieri foi decisivo para o senhor ouvir o auxiliar?

– Sim, foi de alto nível e sua experiência ajudou. Ele insistiu: “Consulta, consulta, consulta o assistente”. Então, decidi ouvir o assistente para ter o panorama do lance.




E tinha gente que se contentava com o Lauro...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

É isso Mallet !

Um dos problemas da violencia nos esportes ou no nosso cotidiano é a morosidade e moleza nas decisões...

Quem apela sempre leva algum ´desconto` na penalidade, nós somos latinos demais...disciplina, educação, cultura,respeito pelo próximo...nem no século XXII

Estive de férias fora do país, pode deixar TUDO (celular, dinheiro, cartão de crédito, relógio, etc...) em um cadeira de praia, ninguém ´toca` em seus pertences, mesmo nas praias lotadas de turistas de todas as partes do mundo !

Klaus disse...

TCHAU SANDRO!!!

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL1528167-9869,00.html

E a Libertadores?

Como fica a cabeça do atleta?

Guilherme Mallet disse...

É claro que os vândalos devem ser exemplarmente punidos.

O GRANDE problema é limitar-se a isso.

O mesmo Coronel responsável pela segurança naquele evento, continua sem qualquer parcela de responsabilidade ou mudança de métodos.

O Clube continua querendo rasgar o Código Civil para fugir de sua responsabilidade pelas pessoas presentes em seu estádio.

E a imprensa não sabe o que dizer, ou a quem responsabilizar. Inclusive questionando o fato de não haverem "alterações físicas", ou seja, eles acabam defendendo o mais retrógrado: resolver com grades.

Abraços.

Klaus disse...

http://www.futebolportenho.com.br/2010/03/10/palermo-admite-possibilidade-de-nao-renovar-com-o-boca/

Foranelson1954 disse...

Como ja relatei anteriormente em outro topico, esse é perfeito para re-escrever o que escrevi....
Moro em frente ao estadio Couto Pereira, em Curitiba. Devo reafirmar que NAO EXISTE QUALQUER SEGURANCA para os moradores do Alto da Gloria (bairro onde esta o estadio) em dias de jogos e MESMO NOS DIAS QUE NAO OCORREM JOGOS! Somos constantemente incomodados com os batuques fora de hora e com mendigos dormindo nas marquizes do estadio; em dias de jogos, é impossivel sair ou entrar em casa, pois os "torcedores" invadem as calcadas, nao se importando com quem vai ou vem, e há COMPLETA CONIVENCIA DOS POLICIAIS, que nao auxiliam os moradores da regiao. No dia da reabertura do Couto pelo campeonato PR, NOVAMENTE HOUVE COMFUSAO, CORRERIA E PRISOES nos arredores do estadio, fato nao noticiado, incrivelmente... mas infelzmente, como todo doingo, tive que VER no quintal da minha casa... O problema é cronico, DIÁRIO. Quando acontecem as barbaridades que aconteceram no final do ano passado, as pessoas se perguntam o porque, sem se tocarem que essa baderna acontece TODOS OS DIAS DO ANO. Os gritos e a baderna dessa gente é ouvida claramente em todo Hospital de Clinicas, o maior do PR, que recebe diariamnte pacientes graves de todo Brasil.
É uma pena, mas gigantes "podres" como estes estadios obsoletos encravados no coracao das grandes cidades NAO TEM MAIS LUGAR! Mal posicionados e principalmente, MAL FREQUENTADOS.

Por Inter e Coxa na CdB 2009 (semi-finais, que jogo duro...) eu e minha namorada quase apanhamos de um policial, apenas pq aguardavamos,SENTADOS, instantes para sairmos do estadio, a fim de que o fluxo de pessoas fosse menor e mais tranquilo... Enquanto isso, ao nosso lado, baderneiros colorados ateavam fogo em montanhas de papel, e nada foi feito...A bagunca
é geral, e realmente, enquanto esse povo nao for educado (na boa, ou na paulada!), nao ha condicoes de pessoas de bem frequentarem tranqulamente estadios no Brasil com seguranca!
E agora, veronhasamente, a punicao foi revogada: Moradores de curitiba, torcedores do bom futebol brasileiro, colorados.. oremos...

Guilherme Mallet disse...

Ilustre anônimo Foranelson1954 (eu sei que o meu amigo Nelson é difícil).

Legal e intrigante o teu relato.

A cultura de guerra é amplamente difundido nas organizadas (comandos, facções, etc.).

Recebem dinheiro e subsídios dos Clubes, mas denigrem e afaçam os bons torcedores dos estádios.

Só interessa aos que compram esses caras eleitoralmente, sem exigir o bom comportamento como contrapartida.

Abraço.

xrmarsx disse...

O ano acabou. Vamos esperar por 2011.
Na verdade se o FC continuar mandando, vamos esperar por 2013, aliás, elevando ao limite e negativismo inerente a 80% dos colorados: Nem vamos mais torcer pro colorado nos próximos 30 anos, não vai dar certo.

O calção de treino é azul, esviscerem o Luiggi!

O Fossati é técnico de time pequeno, queimem o Vitorio!

Não temos zaga, meio campo nem ataque, enforquem o FC!

Ou melhor, queimem os três em praça pública depois imolem o Beira Rio e ameacem queima-lo também. Usem-o de refém para conseguir um time que jogue SEMPRE bem e que ganhe TODAS as partidas.

Peçam a contratacao do Kaká, caso ele não venha sequestrem a mãe de algum jogador e a cada pedido não realizado quebrem um dedo da moça.


Ah, pre encerrar:
Se depois de todas as medidas citadas acima o Inter ainda perder uma partida, favor repetir todos os passos anteriores trocando o nome dos diretores.

Saudações coloradas.

Foranelson1954 disse...

Aposto que os relatos no entorno de outros grandes estadios do Brasil seja exatamente igual. Penso que nao se trata de uma exclusividade da torcida Coxa Branca e tampouco me sinto um "privilegiado". Resta saber quem deve ter a voz escutada: Moradores, trabalhadores, pacientes de um grande hospital? Ou vandalos enlouquecidos embasados numa paixao, que devo crer, ser apenas paixao por sangue alheio?

Onde fica o planejamento urbano? o dito "bem comum" deve superar a integridade fisica e moral das pessoas "comuns"? e as individualidades, devem seguir sendo patroladas para atender insanos doentes?

A sensacao que tenho é que os mesmos que cantam e vibram bandeirolas sao os que roubam seus carros quadras a diante e paedrejam o portao de sua casa, por pura e simples impunidade...

As maças podres devem ser retiradas do cesto? Acho que sao muitas as maçãs podres, e ESTÁ NA HORA É DE RETIRAR O CESTO MESMO! Chega de arenas de violencia como o Couto Pereira, chega!!

Apesar da semi-anonimato, acompanho diariamente esse espaco democratico do BV (apesar de, como esta claro no nome, obviamente, nao aturar esses corneteiros descabidos, rebeldes sem causa) e realmente sei que (meu xara antonimo, inclusive) há pessoas com transito no futebol, e que, se possivel, levem adiante esse relato... Pesquisem, aposto que muito mais pessoas compartilharao dessa opiniao.
Obrigado pelo espaco, boa tarde, pra cima deles Inter!

Marco disse...

A violência no futebol não é mero traço cultural, e tampouco tem a ver com a violência, já crônica, das médias e grandes cidades brasileiras.

Briga em estádio sempre houve e haverá, como há em qualquer evento que reúna multidões. É questão estatística.

A diferença desta violência no atacado, com gangues se apossando das arquibancadas, cercanias e até, em certos casos, dos caminhos que levam aos estádios, é que a mesma se alimenta da certeza da impunidade.

A violência cotidiana, ao contrário, alimenta-se da necessidade de dinheiro, seja para consumo de alimentos como de drogas - crack à frente.

Outro agravante da violência nos estádio é que o anonimato, em meio às multidões, faz qualquer rapa-bosta virar valentão, o bom da boca.

No caso do rebaixamento do Coxa, um dos mais excitados em campo, no momento de sua prisão, deixou toda sua valentia escorrer pelo intestino, e borrou-se todo.

Há maneiras de dizimar a violência, e com uso de tecnologia até bastante acessível, hoje.

Mas, os cartolas e "otoridades" têm que querer fazê-lo... eles querem?

Marco disse...

Vou dar um exemplo prático, fácil de fazer e muito barato, mas que choca-se de frente com o interesse dos cartolas - o que é bem diferente do interesse dos clubes.

Monta, num datacenter ligado à internet rápida, um banco de dados com nome, RG, CPF foto e o polegar de todos que se envolverem em confusões nos estádios.

Se for por questões legais, entrega o controle disto à tal e inútil Força Nacional de Segurança Pública, à PF, a um comando geral das PMs, sei lá... mas alguém tem que coordenar isto...

O brigão não precisa ser condenado pela justiça, não é caso de reclusão, o que confrontaria com cláusulas pétras da Constituição.

Mas estádio é propriedade privada, e o dono do estádio (ou o que alugar um estádio público para evento privado) pode impedir qualquer um de acessá-lo.

Então, ficha-se todo brigão que envolver-se em confusão no estádio e arredores - esta área pode ser até aquela que foi delimitada pelo Estatuto do Torcedor.

O cara está fichado, fica 2 anos sem poder entrar nos estádios. Excluído sumariamente de qualquer jogo de futebol, no Brasil todo.

Quanto mais perto da Copa 2014 estivermos, menos gente vai se envolver em confusão, pois vai perder jogo da Copa.

Ah, é. E como saberão se o cara é brigão.

1) Abram os portões dos estádios mais cedo, assim não fica aquela aglomeração na hora do jogo começar. E dá tempo para as pessoas de bem chegarem antes dos valentões;

2) Na catrata de cada estádio, um leitor biométrico, que consultará o datacenter com o banco de valentões;

3) A identificação é bem rápida, que usa "Sem parar" nas estradas sabe;

4) O banco de brigões pode ser ligado às Polícias Civis, ou a um banco de dados unificado delas. Se o cara é foragido da justiça, já vai em cana ali. Mas, sabendo que há integração com as polícias, o marginal nem vai ao estádio.

Um leitor biométrico, hoje, custa em torno de U$ 300. Internet banda larga (100Mps), em torno de R$ 1 mil mensais.

Para montar um sistema destes é muito barato, minha empresa faria um destes por uns R$ 500 mil.

Pergunto: por quê não o fazem?
Mais: a quem (não) interessa afastar os marginais dos estádios?

Última: será que querem, mesmo, ver as famílias de volta aos estádios?

Há uma resposta para todas estas questões: duvido que ninguém ainda tenha pensado em fazer como propus. Só que "eles" não quiseram.

Eles, sempre eles...

Guilherme Mallet disse...

"Foranelson",

Há em nosso dia-a-dia o costume de nivelar por baixo. É muita atenção para esses vândalos. A polícia é treinada para cassar os tais vândalos e não recebe nenhum treinamento para respeitar o cidadão.

Abraço.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]