terça-feira, novembro 16, 2010

22 Campeão de Democracia

Quem acompanha o Blog Vermelho sabe bem o que penso e o que sinto quando o assunto é o Inter. Comecei a escrever aqui em 2008. Pouco tempo depois, o Guilherme Mallet, que já escrevia neste espaço, me convidou para participar do Movimento Político INTERnet/BV.

Nos dois anos seguintes, trabalhei como Secretário do Movimento e atuei na formação do Convergência Colorada, grupo no qual ajudei, também, a elaborar um Plano de Gestão (www.convergenciacolorada.com.br/planodegestao). Hoje, meu nome consta na lista da CHAPA 2, nas Eleições para o Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional.

Não tenho palavras para relatar o tamanho da responsabilidade! Olho para outros nomes da minha Chapa e me orgulho. Olho para nomes de outras Chapas e me surpreendo! Não sou uma personalidade da mídia, não sou político, nem tenho dinheiro para investir na campanha. Sou, simplesmente, colorado!

Me bastou tal condição para que a CHAPA 2 tenha valorizado meu trabalho, minha postura e, principalmente, minha crença nos princípios e valores insculpidos em todos os materiais produzidos pelo grupo, na certeza de que é um trabalho voltado àquilo que acreditamos ser o melhor para o futuro do Inter.

Ao meu lado, na mesma nominata, tenho o orgulho de dizer que tenho vários amigos. Alguns, eu conheci antes de me envolver na política do clube. Outros tantos, tamanha foi a afinidade, que se tornaram muito mais que companheiros de grupo.

É por tudo isso que hoje eu me sinto completamente à vontade para fazer campanha e pedir votos para a CHAPA 2. Tenho a certeza de que não pedirei votos para este ou aquele, mas para um grande grupo de amigos que compartilham dos mesmos ideais, dos mesmos valores.

O Internacional está acima de tudo e de todos. O melhor para o Inter será sempre a nossa meta, em qualquer hipótese, em qualquer circunstância.

Respeito demais os outros grupos, bem como quem, por suas convicções, preferir votar em outra chapa. O que importa é poder fazer parte da democracia do clube, algo que todos os sócios aptos a votar terão o privilégio já a partir desta semana, quando as cédulas enviadas pelos Correios começarão a chegar nas casas dos eleitores vermelhos.

Nesta disputa, tenho certeza absoluta, todos os colorados sairão vencedores!

E dá-lhe, Inter! Campeão de Tudo, até de Democracia! Rumo ao Bi Mundial!


22 Comentários:

Henze Saci disse...

Enquete> Quem será o novo Gabiru?
Vote em:
http://henze-saci.blogspot.com/

Filipe Gonçalves disse...

Obra prima, Daniel!!!

É exatamente esse o sentimento. Dá gosto e orgulho de fazer campanha porque ao nosso lado sabemos que temos colorados movidos unicamente pela PAIXÃO... E que DEMOCRATICAMENTE estão ocupando o seu espaço!

VAMOS FORTES DE CHAPA 2 PARA O CONSELHO!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Um grupo de amigo aqui do BV tiveram a idéia de se candidatarem ao CD do Inter e FIZERAM 23 conselheiros, por isto a CHAPA 2 - CONVERGENCIA COLORADA é a única porta de entrada do Torcedor ao Conselho...

QUER SER ATENDIDO ?

A CHAPA 2 É DA TORCIDA COLORADA e sua única chance (ainda dificil) ou ´ligue` para a Ouvidoria

Anônimo disse...

Realmente é um clube democrático.

Registro minha indignação com a ligação que recebi sábado de um Instituto de Pesquisa Método, que teria sido encomendada pelo SCI.

Percebi depois que o objetivo era angariar votos para o candidato Afatato.

Ao utilizar o nome do Inter dessa maneira conseguiram definir o meu voto para o candidato Luigi.

Adriano disse...

CHAPA 2 NA CABEÇA!!!!!

INTER CADA VEZ MAIS GIGANTE!!!!

Gonçalves disse...

Acredito que as eleições serão bem parelhas a nível de Conselho, fizemos uma campanha limpa e exemplar pra Presidência, idéias claras e objetivas e que certamente não fossem colocadas em pauta por nossa iniciativa, assuntos esses discutidos durante esses dois anos pelo nosso grupoo e depois extendido a nivel de CONVERGÊNCIA, hoje não seriam foco das discussões inclusive das outras candidaturas.

Em meio as brigas, nos mantemos focados no nosso, e na idéia já prometida em tempos de campanha em 2008, de garantir o voto para Presidência para o Associado.

Na nominata, mais uma vez com pessoas não ligadas diretamente a politica partidaria, engraçado que esses mesmos politicos figuram em outras candidaturas, esses sim, queriam numa reunião absurda , podar o eleitor do culto a democracia, encontrando brechas em estatutos, indo totalmente contra o que eles mesmos, politicos profissionais , deveriam defender.

Sem nomes repetidos em duas nominatas ao mesmo tempo, mais um absurdo que o estatuto permite, mas que traduz de forma clara que o importante é ser conselheiro, as idéias defendem todas , desde que sejam conselheiros, assim como a negociação de vagas em nominatas, vendendo a idéia de poder de aproximação, sendo que pessoas integradas a uma nominata, dias antes davam discursos de apoio a outra candidatura, realmente non sense.

Que continuemos nesse espirito, claro e transparente em busca de força e apoio nas urnas para as idéias contidas no plano de Gestão que inclusive tenho escutado nas rádios os mesmos discursos dos quais desde sempre defendemos e constam no plano de gestão. Nada se cria , tudo se copia .

Alexandre R. disse...

Chapa 2 para o conselho.

Para presidente ainda não decidi meu voto. Tanto o Luiggi como o Affa estão usando argumentos e fazendo coisas que não concordo.

E só + uma pergunta? E O MUNDIAL?
FC,volta pro vestiario e para de fazer campanha politica, por favor...

cjr-sp disse...

Eu discordo que o clube seja totalmente democratico. Ainda não é. Poderá vir a ser.

Hoje a porta de entrada para torcedores comuns para a politica colorada via CD, é só com o convergencia como já foi falado...por isso a importancia de votar no Convergencia para o conselho...pois com o convergencia fortalecido no conselho acredito que o mesmo lutará para mudar o estatuto, baixando consideravelmente as clausulas de barreira para que novos grupos politicos mesmo que pequenos possam se candidatar e ganhar em futuras eleiçoes.

Entao resumidamente...só considerarei por completo o processo de democratizaçao do clube a hora que abaixarem ou mesmo eliminarem as clausulas de barreira para quem quer entrar no conselho.

Gostaria inclusive de ouvir um posicionamento de alguem do convergencia sobre o que o grupo pensa sobre as clausulas de barreiras para entrar no CD.

Em suma...o que o CONVERGENCIA fará se continuar no CD com mais integrantes, de maneira a facilitar para outros grupos possam concorrer e entrar nas eleiçoes futuras...FICA AQUI A MINHA PERGUNTA AO CONVERGENCIA ?

cjr-sp disse...

E se aparecerem aqui responsaveis pelas chapas do LUIGI e AFFATATO, fica a mesma pergunta acima para ambas as chapas.

O QUE FARÃO PARA CONSOLIDAR A DEMOCRACIA NO TOCANTE A REDUZIR OU ELIMINAR AS CLAUSULAS DE BARREIRAS PARA QUE NOVOS GRUPOS POSSAM ENTRAR NO CONSELHO DELIBERATIVO ???

A pergunta tem lógica pq hoje temos 47 mil associados votando...e nas proximas serao muito mais que isso, o que inviabiliza monetariamente qq grupo que por mais qualificado que seja possa concorrer numa eleiçao desse porte devido aos custos que se imagina precisariam para concorrer e ter a possibilidade de entrar no CD.

Enfim...taí o que eu gostaria de saber das 3 chapas...

Gonçalves disse...

Eu tenho a opinião, que fique bem claro que é minha opinião, de que com a clausula de barreira de 15%, para o Conselho é justa, vou dizer o porque eu penso assim.

Nesse aprendizado de dois anos, conhecendo a estrutura do Clube e as pessoas que trabalham ou vivem direta e indiretamente, avalio o nosso grupo por exemplo, o INTERnet/BV, reunimos um grupo de pessoas realmente interessadas e comprometidas, mas nesse meio tempo desde 2008 pra cá, apareceu muita gente querendo participar, mas muitas não aguentam o volume de reuniões, palestras, convites de eventos, participação de reuniões de CD, envolvimento em listas de discussões e troca de informações que "roubam" tempo etc etc etc...muita gente vem empolgada, mas não guenta o tranco, imagina depois dentro do Clube se um dia vier a cumprir obrigações que não são remuneradas, são obrigações voluntárias e de grande responsabilidade?

Sem clausula de barreira ,poderia muito bem reunir um monte de pessoas num grupo, sem ao menos uma organização inicial necessária pra de certa forma se inserir na politica do Clube.

É bem diferente no caso do Portoalegrense, que a clausula é de 30% , onde pode apenas um grupo entrar 100% como aconteceu, se não com 3 chapas por exemplo, de certo com uma fazendo 40% as outras duas poderá entar somente uma mais, por conta de que dificilmente farão 30% exatos pra entrar as duas.

15% é um mecanismo de defesa e ao mesmo tempo é um percentual aceitavel, até mesmo pra que não apareça daqui a pouco trocentos grupos politicos, que ao meu ver sem um alinhamento definido seria o caos.

Gonçalves disse...

E tem mais, quando recebemos as newsletters via email dos movimentos sempre há aquele convite no final delas, venha participar da politica do Clube conhecendo o nosso Movimento X ou Y, aí cabe a cobrança de quem atender ou se interessar por aquele convite de cobrar desses próprios Movimentos X ou Y de lhes dar a oportunidade explicita no convite.

Nos nossos primeiros 50 nomes do CONVERGÊNCIA COLORADA , temos 22 nomes, que tentam a entrada no CD pela primeira vez. Oxigenação de verdade.

cjr-sp disse...

Muito boa a explicaçao do Gonçalves. Elucidativa.

Eu pessoalmente consideraria 10% mais justo. Acho 15% num universo de mais de 70/80 mil na proxima eleiçao um numero muito grande e teríam que ter uma campanha muito onerosa afinal necessitaria-se de mais de 10/12 mil votos, o que é muito voto para entrar no conselho.

Mas tb pelos motivos expostos pelo Gonça...acho que deve-se ter realmente uma clausula inicial para afastar os curiosos e os que somente pensam em virar conselheiros para frequentar as suites e usufruir do posto na sociedade e nada de trabalho pró-Inter.

Entretanto acho que 15% é muito alto. 10% seria o numero ideal a meu ver. Opiniao pessoal minha logicamente.


No Gremio, escutei na radio que havia movimentos no sentido de zerar a clausula de barreira. Nao sei como ficou isso. 30% como é lá hoje...é gozaçao...é simplesmente impeditivo. Nao configura uma democracia ao meu ver, no caso do Gremio.


****************************

De qq forma obrigado pela resposta Gonça...

Nada melhor que clarear tudo antes da eleiçao.

E por isso, o meu voto, justamente por esse modus operandi de transparencia total vai para o CONVERGENCIA no conselho.

Abço.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O Gonça falou tudo...

CJR, esta turma azul que quer zerar a cláusula de barreira ´ficou` fora do Conselho, quando lá estavam, se ´lixavam` pro resto...

Isto não vai acontecer com o Convergencia....

O Projetista disse...

Cara uma idéia que não tem nada haver com o post.. mas vem me passando na cabeça ha algum tempo...

leio o blog ja faz algum tempo e sempre achei bem diréto os posts publicados... tipo dedo na firida mesmo. Mas uma coisa que sabemos é que o blog é lido por jogadores e comissão téc e talves até diretoria.

Quem sabe um destes ilustres leitores não se anima a responder tais questionamentos feitos no blog . ja sei... ja sei, a diretoria vai diser que se comunicam atraves do site oficial ou de imprensa mas eu considero este talves o blog official da torcida e quem sabe se algum deles tives culhão pra postar tbm não faz um bate bola aqui no blog. ia ser legal ter tal membro postando e talves resolveria tantas duvidas da torcida colorada.

Abraço a todos
Giovane

Gonçalves disse...

Giovane..uma das primeiras incursões no CD, nosso colega Conselheiro Tiago Vaz, sugeriu ao Presidente do Clube e demais dirigentes de maior responsabilidade de criarem blogs e instrumentos afins para até de certa forma se aproximar do torcedor e dar uma quebrada de gelo, mas é aquele lance de não se expor ou seja la o que eles pensem.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Está no site do Convergencia, nossos principios:


===================================
* Adotar e implantar no clube uma administração pautada por princípios éticos, que fortaleçam a credibilidade do Clube não só perante o torcedor, mas também perante o mercado – especialmente às vésperas da realização da Copa do Mundo no Brasil.

* Fazer com que o Sport Club Internacional tenha um crescimento sustentado em boas práticas de governança corporativa, com pluralidade de fontes de receitas, capazes de fazer com que o Clube sustente o Futebol e não mais o Futebol sustente o Clube. Esse crescimento deve ter como base as iniciativas de ponta em gestão esportiva, cujo sucesso já foi experimentado e comprovado pelos maiores clubes europeus.

* Fazer com que a profissionalização da gestão do Sport Club Internacional seja fruto de um amplo debate e não fique restrito à ação e interesse de alguns poucos grupos políticos. É preciso lembrar que profissionalizar a gestão é bem mais do que remunerar pessoas. Trata-se de um processo cujas repercussões deverão influir na solidez do clube por muitos anos, independentemente do grupo político que estiver no seu controle administrativo.

* A profissionalização deve ser vista como uma nova cultura organizacional montada para otimizar o Clube e protegê-lo de instabilidades na esfera política. É preciso manter o Clube sólido economicamente e com processos operacionais eficientes independentemente do grupo político que estiver em seu comando.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

segue....

* A profissionalização não deve afastar o torcedor das principais decisões do clube. A paixão deve continuar sendo, sempre, o grande norte estratégico do Sport Club Internacional. Nesse contexto, a profissionalização do clube deve permitir que os representantes eleitos democraticamente pelo quadro-social continuem controlando os rumos estratégicos do Clube.

* O Sport Club Internacional deve ser palco de uma verdadeira escola de dirigentes capazes de implementar e defender tais premissas na gestão do Internacional e de ter compromisso com a forma colorada de jogar futebol, baseada sempre na conjugação de técnica, determinação e força. Não acreditamos no destaque personalizado, de que este ou aquele dirigente seja o responsável pelo sucesso do time no campo.

* O Inter deve estar na vanguarda do mundo do futebol e nós acreditamos que esse objetivo só será atingido por meio da democracia, da gestão profissional e de um futebol com vocação para ser campeão.

* Adotar e implantar no clube uma administração pautada por princípios éticos, que fortaleçam a credibilidade do Clube não só perante o torcedor, mas também perante o mercado – especialmente às vésperas da realização da Copa do Mundo no Brasil.

* Fazer com que o Sport Club Internacional tenha um crescimento sustentado em boas práticas de governança corporativa, com pluralidade de fontes de receitas, capazes de fazer com que o Clube sustente o Futebol e não mais o Futebol sustente o Clube. Esse crescimento deve ter como base as iniciativas de ponta em gestão esportiva, cujo sucesso já foi experimentado e comprovado pelos maiores clubes europeus.

* Fazer com que a profissionalização da gestão do Sport Club Internacional seja fruto de um amplo debate e não fique restrito à ação e interesse de alguns poucos grupos políticos. É preciso lembrar que profissionalizar a gestão é bem mais do que remunerar pessoas. Trata-se de um processo cujas repercussões deverão influir na solidez do clube por muitos anos, independentemente do grupo político que estiver no seu controle administrativo.

* A profissionalização deve ser vista como uma nova cultura organizacional montada para otimizar o Clube e protegê-lo de instabilidades na esfera política. É preciso manter o Clube sólido economicamente e com processos operacionais eficientes independentemente do grupo político que estiver em seu comando.

* A profissionalização não deve afastar o torcedor das principais decisões do clube. A paixão deve continuar sendo, sempre, o grande norte estratégico do Sport Club Internacional. Nesse contexto, a profissionalização do clube deve permitir que os representantes eleitos democraticamente pelo quadro-social continuem controlando os rumos estratégicos do Clube.

* O Sport Club Internacional deve ser palco de uma verdadeira escola de dirigentes capazes de implementar e defender tais premissas na gestão do Internacional e de ter compromisso com a forma colorada de jogar futebol, baseada sempre na conjugação de técnica, determinação e força. Não acreditamos no destaque personalizado, de que este ou aquele dirigente seja o responsável pelo sucesso do time no campo.

* O Inter deve estar na vanguarda do mundo do futebol e nós acreditamos que esse objetivo só será atingido por meio da democracia, da gestão profissional e de um futebol com vocação para ser campeão

=================================

claudio disse...

NELSON,

Esse ultimo paragrafo é perfeito.

"O Inter deve estar na vanguarda do mundo do futebol e nós acreditamos que esse objetivo só será atingido por meio da democracia, da gestão profissional e de um futebol com vocação para ser campeão"

Muito bom.

João Gabriel disse...

Acabei de votar na eleição do Inter!

Que barbada!!

Recebe tudo em casa, entra no site, libera o voto pelo correio, monta a carta resposta com a cédula e não precisa sequer pagar o envio! Parabéns ao Inter!

Até o momento Luiggi 1 x 0 Affatato!

E um voto para o InterNet/BV!

Gonçalves disse...

Mazááá valeu João!!! tomara que a gente consiga batalhar pelos projetos e continuar merecedor da tua confiança, valeu mesmo!!!

Fernando Gonçalves disse...

Estou inclinado a votar no Luigi.

Mas para o CD estou convicto, meu voto é da CHAPA 2, o torcedor colorado no conselho.

Mas não recebi ainda a correspondência ...

Gonçalves disse...

Bacana Fernando pena que em meio aquela euforia daquele dia pudemos tão somente trocar algumas palavras lá naquela final de Libertadores contra o Chivas.

Valeu por tua confiança também, não adianta ter boas idéias , sem força no Conselho , para defendê-las, mas acredito que só o fato de levarmos elas pro debate dos presidenciáveis alguma mudança de atitude quanto a elas um dos dois candidatos haverá de colocar em prártica em suas gestão, se assim for, com certeza estaremos lá para apoiar não a pessoas, mas sim o ideal que ela ajudará a por em prática.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]