quarta-feira, novembro 10, 2010

27 Sofrimento há 11 anos

Atualmente, em uma época de várias conquistas, quase não lembramos mais de fases terríveis que o clube viveu. Mas vale a pena recordá-las, para que nunca mais ocorram.

Em 10 de novembro de 1999 a torcida colorada estava apreensiva, sofrendo muito. O clube enfrentava o Palmeiras, na última rodada da fase classificatória do campeonato brasileiro, e precisava vencer, para escapar do rebaixamento.

Na rodada anterior, a derrota por 1x0 para o Paraná (que tinha um ataque formado por Washington e Ilan) havia complicado a vida do clube. Vencer o poderoso Palmeiras de Luís Felipe Scolari era obrigação. Para esta partida, o Internacional contava com o retorno de Elivélton, após dois meses afastado, devido a uma lesão. Já o Palmeiras estava desfalcado de Roque Júnior e César Sampaio, lesionados, e Alex, na Seleção. Mas tinha a volta de Paulo Nunes, suspenso.

Juventude e Botafogo SP já estavam rebaixados. Na partida Portuguesa x Paraná, um mataria o outro. Mais um clube iria para a segundona, o que seria definido nas seguintes partidas: Internacional x Palmeiras, Ponte Preta x Gama e Botafogo x Guarani. Internacional, Gama e Botafogo brigavam pelas duas últimas vagas na Série A.

Quarenta mil colorados foram ao Beira-Rio naquela noite angustiante. E o time começou dando mostras que queria resolver a situação logo. Aos 22 segundos de jogo Fabiano já obrigava Marcos a fazer uma grande defesa. Aos 15 minutos, Elivélton fica na cara do goleiro mas chuta fraco. O Internacional pressionava. Tinha facilidade para chegar à linha de fundo, mas os cruzamentos para a área acabavam sendo desperdiçados. O Palmeiras, na 1ª etapa, não levou perigo ao arco rubro.

No 2º tempo, o panorama muda um pouco. Aos 3 minutos, Paulo Nunes acerta o travessão colorado, assustando a torcida. Aos 8 minutos, Fabiano chutou, Marcos defendeu parcialmente, mas Denílson perdeu o gol. O tempo passava, e os resultados paralelos não eram bons: o Gama empatava com a Ponte e o Botafogo vencia o Guarani. O Colorado estava sendo rebaixado.

Aos 35 minutos, o Colorado atacava. Quase no semicírculo da área, Celso tentou um balãozinho em Galeano, e foi derrubado pelo volante alvi-verde. Para a cobrança da falta, apresentam-se Elivélton, o mlehor cobrador colorado, e o próprio Celso. Todos esperavam uma cobrança de Elvélton, mas Celso lança a bola e encontra Dunga livre, dentro da área. O volante colorado mal roça a cabeça na bola e manda-a para o fundos das redes: Colorado 1x0! Adeus rebaixamento!

Mas o sofrimento ainda não havia terminado. Nos minutos seguintes, o Palmeiras tenta o empate, o Internacional luta para manter o resultado. Aos 42 minutos, o técnico colorado Émerson Leão foi expulso. Aos 44 minutos, alguém tem a "genial" ideia de desligar as luzes do estádio. Após 14 minutos de escuridão, as luzes voltaram, com os dois times "esfriados". No recomeço de partida, a zaga colorada ainda voltando ao clima do jogo, uma bola rebatida na área cai nos pés de Pena, na linha da pequena área colorada. Com João Gabriel jogando-se aos seus pés, o atacante palmeirense chuta por cima do gol, quase marcando. Menos de um minuto depois, encerrava-se a partida.

Ficha do Jogo:
Internacional 1x0 Palmeiras
Beira-Rio
Público: 40.068
Juiz: Márcio Rezende de Freitas
Campeonato Brasileiro
Gol: Dunga 35' do 2º
INT: João Gabriel; Denílson, Lúcio, Ânderson e Gustavo (Celso); Enciso, Claiton, Dunga e Elivélton; Fabiano e Almir
Técnico: Émerson Leão
PAL: Marcos; Arce (Jackson), Cléber, Agnaldo e Júnior; Rogério, Galeano, Asprilla e Zinho; Paulo Nunes e Evair (Pena)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Lance do gol:
http://www.youtube.com/watch?v=pNSY16SNDQc&feature=related

27 Comentários:

Unknown disse...

Chorei demais este dia. Um dos piores dias da minha vida, até o gol do Dunga.
Não sei se foi tua intenção Raul, mas acho que é um bom recado para os corneteiros novos ricos.

Carlos - Porto Alegre disse...

Eu estava com 15 anos na época e chorei como nunca naquele dia, primeiro por medo da obscura segunda divisão e depois pela "conquista" da permanência na Série A!

Luís Francisco disse...

Quanto sofrer neste jogo... Nesse daí eu não chorei, mas chorei depois em 2002, acho, quando perdemos para o Cruzeiro no Beira-rio... Depois fomos para o Pará vencer o Paysandu! Maicon Librelato ETERNO ! ! !

João Gabriel disse...

Eu chorei nesse gol do Dunga.

A merda tava feita.
Depois teve aquele jogo de Belém.

Maicon Librelato eterno! Esse guri ia ser uma Pato, um Nilmar, um Sóbis. O Carvalho buscou ele do Criciúma.

Ramon Dongo disse...

Bah, tempos complicados. Alguém da diretoria colorada dessa época ainda tá no Beira-Rio?

______________

OFF- Mas aproveitando que é um post histórico, vi esse tópico no orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=29755&tid=5537584347867341697) e achei a ideia muito boa. Se para erguer o Gigante contamos com a ajuda da torcida, por que não fazer o mesmo agora? Ou melhor, porque restringir a ajuda apenas ao pessoal mais privilegiado, que pode comprar os camarotes? Eu colaboraria com 5, 10 reais a mais por mes se isso fosse destinado exclusivamente às reformas do Beira Rio e acredito que mais colorados o fariam, desde que haja transparência no processo todo...

A maior parceria que o Inter tem é com a própria torcida.

col disse...

Lembro como se fosse hoje. Baita post, professor.

Luiz Felipe disse...

Chego a passar mal quando lembro desse jogo.

Fui muito mais sofrido do que belém.

Baita post. parabéns!

Jhonny_região do ABC disse...

A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COME FRIO ou SERIA JUSTIÇA!

Colorados olhem essa reportagem, achei interessante!

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/11/um-ano-apos-polemica-inter-tem-chance-de-dar-o-troco-no-gremio.html

O Futebol é uma CAIXINHA DE SURPRESAS, isso ninguém duvida, depois de o Grêmio ter feito corpo mole e entregado o jogo para o Flamengo ser Campeão no ano passado, apenas para impedir o Tetra do Inter, após 1 ano, o Colorado assim como em 2006 teve a chance de dar o troco no Corinthians, nesse ano tem a chance de dar o troco no gremio, já que enfrenta um concorrente direto pela vaga na Libertadores, o Botafogo. E aí que faço uma pergunta a vocês, entregar o jogo como o rival fez ou não?

A minha opinião é, fazer o que já vem fazendo, colocando um time misto, e poupando os jogadores que tem já um excesso de cansaço ou lesões. Mas se preparem pra choradeira do lado azul...

cjr-sp disse...

Se tivessemos o Librelato hoje tava resolvido o problema de lentidao. Se movimentava muito o guri.

Enfim...

Eu no momento to achando que o Roth deveria dar mais uma chance ao Sacha que me parece ser um que imprime velocidade...
Bem verdade que na sua primeira apariçao foi mal. Mas dado o que temos hoje, acho que dar mais uma chance para o Sacha seria de bom grado.

cjr-sp disse...

Esse final de campeonato irá abrir os olhos da rede globo que pontos corridos nao tem mais condiçoes por variadas razoes.

Jhonny_região do ABC disse...

Pois é CJR...

Mas imagino que a Globo fará vistas grossas no final das contas, afinal quem está se beneficiando, em ambos os anos, são times Cariocas e Paulistas, o que aumenta a audiência e o arrecadamento de $$$$$$$$$.

Marco disse...

Assino embaixo do Ricardo Lacerda, com uma correção (abaixo):


Chorei demais este dia. Um dos piores dias da minha vida, até o gol do Dunga.

Não sei se foi tua intenção, Raul, mas acho que é um bom recado para a beatagem novo-rica, que bate palminha até para os peidos que FC dá.

INTER ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!

Marco disse...

CJR

Roth deveria ter usado todo o campeonato, após a conquista da Libertadores, testar e para dar cancha a Derley, Sasha e Oscar.

É preciso saber do que estes garotos são feitos, e se aguentam jogo de gente grande.

Têm que se acostumar a jogar com os caras "de cima", suportar o pau e a pressão.

No meu entender, BR-2010 serviria apenas para isto, após a conquista do Mundial.

Agora, vamos depender dos Cones e de 10zerinho e outros armandinhos.

Ninguém que parte prá cima, que arrisca, de inventa - além do D'Ale.

Unknown disse...

Marco, não lembro de ter mencionado o FC no meu comentário.
Mas, também não sei se foi tua intenção ironizar...

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Marco....lembro q a tempos eu e você sustentamos isso q vc falou!!

O ROTH e toda a comissão técnica do inter foi incompetente ao não usar o br2010 como laboratorio.......

isso a gente falava logo depois da LA2010!!!!

Planejamento é isso..........

Marco disse...

Ricardo

Em geral, aqueles que nos criticam (os cornetas) dizem amém para tudo que FC faz.

Não falo especificamente de você, porque não tenho elementos para fazer tal afirmação - se o fizesse, eu estaria sendo leviano.

A menção a FC só uma ironia e gozação com a beatagem.

Note que, no final, dou o grito "INTER ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!".

Marco disse...

Leandro

É verdade, até teve um posto do Luis sobre isto: "o que é priorizar o Mundial?", algo assim.

Seria testar alternativas às perebas que, já sabemos, não darão resultado - porque, de resto, já não deram até hoje (tirando um ou outro golzinho de falta do 10zerinho).

É tolice achar que todas estas perebas devem jogar o Mundial, porque um deles pode ser o "novo Gabiru".

O "novo Gabiru" pode ser, muito bem, um cara que jogue prá caramba: Guiñazu, Tinga, D'Ale etc.

Aliás, imagina se o Guiñazu faz o gol do título????

m.rodrigo.oliveira disse...

Bahhh.

E o pior de tudo é que três anos depois quase fomos novamente.

E eu não lembrava que o Filho da Puta do Márcio Rezende havia apitado esse jogo.

Nunca fiquei tão nervoso assistindo a um jogo como naquela noite.

Fiquei sozinho em casa, na frente da TV. Não queria conversa com ninguém. Eu tinha certeza que a vaca já tinha ido pro brejo. Assiti o jogo como quem assiste a um sorteio de loteria com o bilhete na mão.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Lembro de tudo, inclusive dos meus joelhos quase sangrando. Assisti todo o jogo ajoelhado e rezando, mesmo sabendo que Deus deveria ter outros assuntos para resolver..

Adriano disse...

tá loko meu!!!!

qdo acabou aquele jogo pra mim foi como se o inter tivesse ganho uma libertadores!!!

lembro do chute do porco na risca da pequena area...naquele entrevero onde a bola inssiste em ficar ali se assanhando pros atacantes, passou raspando o travessão!foi como se uma flexa tivesse me atravessado o peito!!!!

gelei por um segundo!!!

pra fóóóóraaaa!!! gritou o narrador...e eu? procurando a desgraçada dentro do gol colorado!

atonito, com 100% de meu corpo transformado em adrenalina desabei no apito final!

aquele lance mudou a história desse clube!

dali pra frente o inter foi outro!!

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Se o guina fizer o gol do mundial pode fazer uma estatua pra ele e pagar 500 mil pra ele por mes pra ele ficar so ali dando autografo!!!

O cara é fora-de-série!!!!!!!

Luís Francisco disse...

Se o Guiña fizer o gol do título mundial, ele se elege o que quiser no RS: Governador, Deputado, Vereador, Prefeito... Vai ser o primeiro Argentino eleito alguma coisa no Brasil.

signori http://blogsignori.blogspot.com disse...

Eu lembro disso, salve Dunga! Por isso que sou grato a ele até hoje!

Foranelson1954 disse...

achei q tivesse sido soh eu... mas lebro perfeitamente desse dia... akele chute do pena no final...
cena inesqeucivel q aumentou meu coloradismo: eu e meu pai ajoelhados, chorando abraçados de emoção e alivio no termino do jogo... q dia, o mais emocionante como colorado ate hj.... esse e o 16/08/2006...
NA ALEGRIA DE NA TRISTEZA!

humildade, corenteragem, humildade e reconhecimento pelos bons tempos por quais passamos

EXCELENTE POST!

Anônimo disse...

Bons tempos, 10.11.1999, ainda não existia a "beatagem e a corneta nova-rica" e o Matinho da Unisinos era um ótimo lugar para bancar o "Dr. Love"!!!

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Também o Inter teve coragem de botar este time em campo....

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Também o Inter teve coragem de botar este time em campo....

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]