terça-feira, novembro 30, 2010

9 O Hexa 100%

Há exatos 36 anos, o Internacional entrava em campo, no Beira-Rio, para lutar pelo seu segundo hexacampeonato gaúcho, e igualar o feito do Rolo Compressor.

Em 1974 o campeonato gaúcho teve um regulamento simples. No 1º semestre, enquanto a dupla Gre-Nal disputava o campeonato brasileiro, 14 equipes jogaram entre si, classificando as 8 melhores. No 2º semestre, já com a dupla Gre-Nal, o campeonato foi disputado em dois turnos. Os campeões de turno enfrentariam-se em uma final.

No 1º turno, enquanto o Internacional vencia todas suas partidas, o Grêmio perdia pontos nos empates com Encantado e Esportivo. No Gre-Nal da última rodada, o Colorado jogava pelo empate, para chegar ao título do turno, mas não se contentou com a igualdade, e venceu o clássico por 1x0, gol de Escurinho.

No 2º turno, o Colorado manteve o aproveitamento máximo, mas o rival também venceu todas suas partidas. Assim, no dia 1º de dezembro de 1974, no Beira-Rio, as duas equipes estavam em igualdade de pontos. Porém, o melhor saldo de gols favorecia o Colorado, que jogava pelo empate para conquistar o returno e o campeonato. O Grêmio precisava vencer, para conquistar o turno e forçar um novo Gre-Nal, para decidir o título.

Na tarde daquele domingo, mais de 63 mil torcedores compareceram aos estádio, apesar da chuva forte. Precisando da vitória, o Grêmio começou pressionando. Iúra caía na ponta-direita, confundindo a marcação de Falcão e Vacaria. Tarciso lançava-se na esquerda, em cima de Cláudio Duarte, apenas parcialmente recuperado de uma lesão no tornozelo. Aos 17' do 1º tempo, Carlos Alberto ficou livre, na cara de Manga, mas o goleiro salvou. Aos 29', Iúra e Carlos Alberto foram tabelando quase até o gol. Aos 40', Manga fez um milagre em chute de Luís Carlos. O Colorado estava tão perdido em campo que Falcão fez 5 faltas nos primeiros 10 minutos de partida. O craque chegou mesmo a acertar um soco em Iúra, enquanto Figueroa foi "agredido" pelo rosto de Tarciso em seu cotovelo. A única conclusão colorada foi um chute de longe, de Lula.

Mas no intervalo o Internacional mudou. Falcão e Vacaria acertaram a marcação, e Carpegiani passou a apoiar, e não apenas marcar. Mesmo assim, aos 13' Carlos Alberto acertou a trave colorada. Porém, esta foi a última chance gremista. O Internacional começou a tomar a iniciativa do jogo. Aos 20', Claudiomiro, mesmo fora de forma, entrou no lugar de Sérgio Lima, melhorando o time, pois passou a tabelar com Valdomiro e Lula, desorientando a zaga gremista. Aos 25', após uma confusão na área gremista, Ancheta cortou de cabeça, mas a bola caiu nos pés de Valdomiro, que mandou um foguete para as redes, sem deixar ela tocar no chão: Colorado 1x0!

O técnico gremista Sérgio Moacir Torres tentou reagir, colocando Dionísio no lugar de Iúra, mas era tarde. Carpegiani entortava os meias tricolores com seus dribles. Aos 31', Valdomiro cobrou uma falta no poste. Poucos minutos depois, Picasso fez milagre em cabeçada de Escurinho. O Grêmio começou a perder o controle dos nervos. Tabajara, que já havia acertado Cláudio Duarte, na 1ª etapa, acabou fazendo uma dura falta em Valdomiro. No final da partida, voltaria a acertar Claudião, no tornozelo machucado. Mesmo sem conseguir caminhar direito, o lateral recusou-se a sair de campo, e jogou os dois último minutos da partida como se fosse um verdadeiro saci.

Quando Agomar Martins apitou o fim da partida, o Beira-Rio explodiu em festa. Já os rivais, pareciam não estar muito alegre. Tarciso, aquele mesmo que diria, um ano depois, que não aguentava mais perder para o Colorado, saiu de campo reclamando do juiz. Ancheta saiu chorando. E, no vestiário colorado, os gladiadores rubros, vitoriosos, cuidavam de seus feridos. Os médicos precisaram cortar a chuteira de Cláudio Duarte, de tão inchado que estava o pé.

O Colorado sagrava-se hexacampeão, alcançando a marca do Rolo Compressor, e com um desempenho incrível: 18 partidas, 18 vitórias.

Campanha Colorada
1º Turno:
1x0 Atlético - F - Lula
5x1 Associação Santa Cruz - C - Claudiomiro (2), Valdomiro, Paulo César Carpegiani e João Ribeiro
2x0 Ypiranga - F - Figueroa e Claudiomiro
4x0 Esportivo - C - Claudiomiro, Escurinho, Valdomiro e Cláudio Duarte
2x0 Encantado - F - Ademir (contra) e Escurinho
1x0 Associação Caxias - C - Escurinho
1x0 Gaúcho - F - Valdomiro
4x0 Internacional SM - C - Claudiomiro (2), Adílson (contra) e Borjão
1x0 Grêmio - F - Escurinho
2º Turno:
4x0 Gaúcho - C - Escurinho (2), Sérgio Lima e Manga
1x0 Esportivo - F - Figueroa
3x0 Ypiranga - C - Sérgio Lima, Escurinho e João Ribeiro
2x1 Internacional SM - F - Escurinho (2)
3x0 Encantado - C - Borjão, Vacaria e Lula
1x0 Associação Santa Cruz - F - Sérgio Lima
4x0 Atlético - C - Sérgio Lima (2), Betinho (contra) e Borjão
3x0 Associação Caxias - F - Escurinho (2) e Sérgio Lima
1x0 Grêmio - C - Valdomiro

Gol do título:


9 Comentários:

Julio.Colorado em Sampa disse...

HEHE Professor, que alegria relembrar. Eu estava lá.

Pode parecer piegas, mas é indescritível a minha emoção em lembrar esses momentos da década de 70. Lembro claramente de tudo, até dos deles, como o Iura que fez aquele gol aos 17 segundos, do Ancheta e do "negão" Tabajara que batia até na mãe. Do Tarciso chorão não preciso nem falar, ele adorava bater no cotovelo do Figueroa.
Mas bom mesmo é lembrar daquele time maravilhoso com Manga, Claudio, Figueroa, Hermínio e Vacaria. Caçapava(ou era o Tovar?)Falcão e Paulo Cesar. Valdomiro, Claudiomiro* e Lula. E se o negócio apertasse era só colocar o Escurinho para resolver a parada.

Só uma dúvida: O Sérgio Lima que você se refere é o Sérgio Galocha?

Anônimo disse...

Muito show a foto do senhor seu Pai comemorando a conquista do Estadual de 1969 aí na América. Também tenho esta revista da Placar de onde extraíste a lógica do texto relativo à conquista do Hexa Estadual em 1974. Nem imaginava que Encantado havia tido um time no Estadual.

Ike disse...

Parabéns professor! Gostaria de ver esta e outras das histórias que o Sr resgata melhor representadas no nosso museu!

Adriano disse...

Figueroa foi "agredido" pelo rosto de Tarciso em seu cotovelo.

rachei o bico de tanto rir dessa rsrsrsrs.

duvido o clube que tenha a história mais linda que a do SPORT CLUB INTERNACIONAL.

e os pijamas ainda dizem que nascemos em 2006, pobres imortais hehe

parabens prof. apareça mais vezes por mim sera sempre bem vindo

Gonçalves disse...

Era "ruim" essa zaga hein?...2 golzinhos sofridos só.

geoband disse...

Excelente Prof. Raul.

Se não me engano, existe uma fotografia do momento exato em que Tarciso agride o cotovelo do Figa.

Led ZeppelInter!

Geoabraço

Luiz Cezar Oliveira - Porto Alegre/Rs disse...

No OCTA Campeonato eu tinha 9 anos e fui ao Beira Rio com meu Pai, tenho vaga lembrança do que foi o Jogo, estava mais preocupado em comer meu picolé e pipocas...hehehe, mas uma imagem não me sai da lembrança,quando voltavamos para casa pela Av Salvador França ( Na época com uma só uma faixa)um veiculo que passava ao lado do nosso carro com uma bandeira enorme vermelha com o numero 8 em branco, isso não me sai da lembrança até hoje.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Eis a foto...

http://www.futebolforca.com/wp-content/uploads/2008/10/figueroa-cotovelada.jpg

Raul Pons disse...

Júlio:

Sérgio Lima e Sérgio Galocha eram jogadores distintos. O Sérgio Lima veio do América RJ, pouco depois do Sérgio Galocha sair do Colorado.

O Sérgio Lima veio com a missão de disputar posição com o Claudiomiro, envolvido em eternas disputas com o peso. Mas no final, para o título brasileiro de 1975, nenhum dos dois ficou com a 9. Ela ficou com o repatriado Flávio.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]