Atualmente, em uma época de várias conquistas, quase não lembramos mais de fases terríveis que o clube viveu. Mas vale a pena recordá-las, para que nunca mais ocorram.
Em 10 de novembro de 1999 a torcida colorada estava apreensiva, sofrendo muito. O clube enfrentava o Palmeiras, na última rodada da fase classificatória do campeonato brasileiro, e precisava vencer, para escapar do rebaixamento.
Na rodada anterior, a derrota por 1x0 para o Paraná (que tinha um ataque formado por Washington e Ilan) havia complicado a vida do clube. Vencer o poderoso Palmeiras de Luís Felipe Scolari era obrigação. Para esta partida, o Internacional contava com o retorno de Elivélton, após dois meses afastado, devido a uma lesão. Já o Palmeiras estava desfalcado de Roque Júnior e César Sampaio, lesionados, e Alex, na Seleção. Mas tinha a volta de Paulo Nunes, suspenso.
Juventude e Botafogo SP já estavam rebaixados. Na partida Portuguesa x Paraná, um mataria o outro. Mais um clube iria para a segundona, o que seria definido nas seguintes partidas: Internacional x Palmeiras, Ponte Preta x Gama e Botafogo x Guarani. Internacional, Gama e Botafogo brigavam pelas duas últimas vagas na Série A.
Quarenta mil colorados foram ao Beira-Rio naquela noite angustiante. E o time começou dando mostras que queria resolver a situação logo. Aos 22 segundos de jogo Fabiano já obrigava Marcos a fazer uma grande defesa. Aos 15 minutos, Elivélton fica na cara do goleiro mas chuta fraco. O Internacional pressionava. Tinha facilidade para chegar à linha de fundo, mas os cruzamentos para a área acabavam sendo desperdiçados. O Palmeiras, na 1ª etapa, não levou perigo ao arco rubro.
No 2º tempo, o panorama muda um pouco. Aos 3 minutos, Paulo Nunes acerta o travessão colorado, assustando a torcida. Aos 8 minutos, Fabiano chutou, Marcos defendeu parcialmente, mas Denílson perdeu o gol. O tempo passava, e os resultados paralelos não eram bons: o Gama empatava com a Ponte e o Botafogo vencia o Guarani. O Colorado estava sendo rebaixado.
Aos 35 minutos, o Colorado atacava. Quase no semicírculo da área, Celso tentou um balãozinho em Galeano, e foi derrubado pelo volante alvi-verde. Para a cobrança da falta, apresentam-se Elivélton, o mlehor cobrador colorado, e o próprio Celso. Todos esperavam uma cobrança de Elvélton, mas Celso lança a bola e encontra Dunga livre, dentro da área. O volante colorado mal roça a cabeça na bola e manda-a para o fundos das redes: Colorado 1x0! Adeus rebaixamento!
Mas o sofrimento ainda não havia terminado. Nos minutos seguintes, o Palmeiras tenta o empate, o Internacional luta para manter o resultado. Aos 42 minutos, o técnico colorado Émerson Leão foi expulso. Aos 44 minutos, alguém tem a "genial" ideia de desligar as luzes do estádio. Após 14 minutos de escuridão, as luzes voltaram, com os dois times "esfriados". No recomeço de partida, a zaga colorada ainda voltando ao clima do jogo, uma bola rebatida na área cai nos pés de Pena, na linha da pequena área colorada. Com João Gabriel jogando-se aos seus pés, o atacante palmeirense chuta por cima do gol, quase marcando. Menos de um minuto depois, encerrava-se a partida.
Ficha do Jogo:
Internacional 1x0 Palmeiras
Beira-Rio
Público: 40.068
Juiz: Márcio Rezende de Freitas
Campeonato Brasileiro
Gol: Dunga 35' do 2º
INT: João Gabriel; Denílson, Lúcio, Ânderson e Gustavo (Celso); Enciso, Claiton, Dunga e Elivélton; Fabiano e Almir
Técnico: Émerson Leão
PAL: Marcos; Arce (Jackson), Cléber, Agnaldo e Júnior; Rogério, Galeano, Asprilla e Zinho; Paulo Nunes e Evair (Pena)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Lance do gol:
http://www.youtube.com/watch?v=pNSY16SNDQc&feature=related
27 Comentários:
Chorei demais este dia. Um dos piores dias da minha vida, até o gol do Dunga.
Não sei se foi tua intenção Raul, mas acho que é um bom recado para os corneteiros novos ricos.
Eu estava com 15 anos na época e chorei como nunca naquele dia, primeiro por medo da obscura segunda divisão e depois pela "conquista" da permanência na Série A!
Quanto sofrer neste jogo... Nesse daí eu não chorei, mas chorei depois em 2002, acho, quando perdemos para o Cruzeiro no Beira-rio... Depois fomos para o Pará vencer o Paysandu! Maicon Librelato ETERNO ! ! !
Eu chorei nesse gol do Dunga.
A merda tava feita.
Depois teve aquele jogo de Belém.
Maicon Librelato eterno! Esse guri ia ser uma Pato, um Nilmar, um Sóbis. O Carvalho buscou ele do Criciúma.
Bah, tempos complicados. Alguém da diretoria colorada dessa época ainda tá no Beira-Rio?
______________
OFF- Mas aproveitando que é um post histórico, vi esse tópico no orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=29755&tid=5537584347867341697) e achei a ideia muito boa. Se para erguer o Gigante contamos com a ajuda da torcida, por que não fazer o mesmo agora? Ou melhor, porque restringir a ajuda apenas ao pessoal mais privilegiado, que pode comprar os camarotes? Eu colaboraria com 5, 10 reais a mais por mes se isso fosse destinado exclusivamente às reformas do Beira Rio e acredito que mais colorados o fariam, desde que haja transparência no processo todo...
A maior parceria que o Inter tem é com a própria torcida.
Lembro como se fosse hoje. Baita post, professor.
Chego a passar mal quando lembro desse jogo.
Fui muito mais sofrido do que belém.
Baita post. parabéns!
A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COME FRIO ou SERIA JUSTIÇA!
Colorados olhem essa reportagem, achei interessante!
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/11/um-ano-apos-polemica-inter-tem-chance-de-dar-o-troco-no-gremio.html
O Futebol é uma CAIXINHA DE SURPRESAS, isso ninguém duvida, depois de o Grêmio ter feito corpo mole e entregado o jogo para o Flamengo ser Campeão no ano passado, apenas para impedir o Tetra do Inter, após 1 ano, o Colorado assim como em 2006 teve a chance de dar o troco no Corinthians, nesse ano tem a chance de dar o troco no gremio, já que enfrenta um concorrente direto pela vaga na Libertadores, o Botafogo. E aí que faço uma pergunta a vocês, entregar o jogo como o rival fez ou não?
A minha opinião é, fazer o que já vem fazendo, colocando um time misto, e poupando os jogadores que tem já um excesso de cansaço ou lesões. Mas se preparem pra choradeira do lado azul...
Se tivessemos o Librelato hoje tava resolvido o problema de lentidao. Se movimentava muito o guri.
Enfim...
Eu no momento to achando que o Roth deveria dar mais uma chance ao Sacha que me parece ser um que imprime velocidade...
Bem verdade que na sua primeira apariçao foi mal. Mas dado o que temos hoje, acho que dar mais uma chance para o Sacha seria de bom grado.
Esse final de campeonato irá abrir os olhos da rede globo que pontos corridos nao tem mais condiçoes por variadas razoes.
Pois é CJR...
Mas imagino que a Globo fará vistas grossas no final das contas, afinal quem está se beneficiando, em ambos os anos, são times Cariocas e Paulistas, o que aumenta a audiência e o arrecadamento de $$$$$$$$$.
Assino embaixo do Ricardo Lacerda, com uma correção (abaixo):
Chorei demais este dia. Um dos piores dias da minha vida, até o gol do Dunga.
Não sei se foi tua intenção, Raul, mas acho que é um bom recado para a beatagem novo-rica, que bate palminha até para os peidos que FC dá.
INTER ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!
CJR
Roth deveria ter usado todo o campeonato, após a conquista da Libertadores, testar e para dar cancha a Derley, Sasha e Oscar.
É preciso saber do que estes garotos são feitos, e se aguentam jogo de gente grande.
Têm que se acostumar a jogar com os caras "de cima", suportar o pau e a pressão.
No meu entender, BR-2010 serviria apenas para isto, após a conquista do Mundial.
Agora, vamos depender dos Cones e de 10zerinho e outros armandinhos.
Ninguém que parte prá cima, que arrisca, de inventa - além do D'Ale.
Marco, não lembro de ter mencionado o FC no meu comentário.
Mas, também não sei se foi tua intenção ironizar...
Marco....lembro q a tempos eu e você sustentamos isso q vc falou!!
O ROTH e toda a comissão técnica do inter foi incompetente ao não usar o br2010 como laboratorio.......
isso a gente falava logo depois da LA2010!!!!
Planejamento é isso..........
Ricardo
Em geral, aqueles que nos criticam (os cornetas) dizem amém para tudo que FC faz.
Não falo especificamente de você, porque não tenho elementos para fazer tal afirmação - se o fizesse, eu estaria sendo leviano.
A menção a FC só uma ironia e gozação com a beatagem.
Note que, no final, dou o grito "INTER ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!".
Leandro
É verdade, até teve um posto do Luis sobre isto: "o que é priorizar o Mundial?", algo assim.
Seria testar alternativas às perebas que, já sabemos, não darão resultado - porque, de resto, já não deram até hoje (tirando um ou outro golzinho de falta do 10zerinho).
É tolice achar que todas estas perebas devem jogar o Mundial, porque um deles pode ser o "novo Gabiru".
O "novo Gabiru" pode ser, muito bem, um cara que jogue prá caramba: Guiñazu, Tinga, D'Ale etc.
Aliás, imagina se o Guiñazu faz o gol do título????
Bahhh.
E o pior de tudo é que três anos depois quase fomos novamente.
E eu não lembrava que o Filho da Puta do Márcio Rezende havia apitado esse jogo.
Nunca fiquei tão nervoso assistindo a um jogo como naquela noite.
Fiquei sozinho em casa, na frente da TV. Não queria conversa com ninguém. Eu tinha certeza que a vaca já tinha ido pro brejo. Assiti o jogo como quem assiste a um sorteio de loteria com o bilhete na mão.
Lembro de tudo, inclusive dos meus joelhos quase sangrando. Assisti todo o jogo ajoelhado e rezando, mesmo sabendo que Deus deveria ter outros assuntos para resolver..
tá loko meu!!!!
qdo acabou aquele jogo pra mim foi como se o inter tivesse ganho uma libertadores!!!
lembro do chute do porco na risca da pequena area...naquele entrevero onde a bola inssiste em ficar ali se assanhando pros atacantes, passou raspando o travessão!foi como se uma flexa tivesse me atravessado o peito!!!!
gelei por um segundo!!!
pra fóóóóraaaa!!! gritou o narrador...e eu? procurando a desgraçada dentro do gol colorado!
atonito, com 100% de meu corpo transformado em adrenalina desabei no apito final!
aquele lance mudou a história desse clube!
dali pra frente o inter foi outro!!
Se o guina fizer o gol do mundial pode fazer uma estatua pra ele e pagar 500 mil pra ele por mes pra ele ficar so ali dando autografo!!!
O cara é fora-de-série!!!!!!!
Se o Guiña fizer o gol do título mundial, ele se elege o que quiser no RS: Governador, Deputado, Vereador, Prefeito... Vai ser o primeiro Argentino eleito alguma coisa no Brasil.
Eu lembro disso, salve Dunga! Por isso que sou grato a ele até hoje!
achei q tivesse sido soh eu... mas lebro perfeitamente desse dia... akele chute do pena no final...
cena inesqeucivel q aumentou meu coloradismo: eu e meu pai ajoelhados, chorando abraçados de emoção e alivio no termino do jogo... q dia, o mais emocionante como colorado ate hj.... esse e o 16/08/2006...
NA ALEGRIA DE NA TRISTEZA!
humildade, corenteragem, humildade e reconhecimento pelos bons tempos por quais passamos
EXCELENTE POST!
Bons tempos, 10.11.1999, ainda não existia a "beatagem e a corneta nova-rica" e o Matinho da Unisinos era um ótimo lugar para bancar o "Dr. Love"!!!
Também o Inter teve coragem de botar este time em campo....
Também o Inter teve coragem de botar este time em campo....
Postar um comentário
Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________
Para colocar LINK faça assim
Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:
[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]