quarta-feira, junho 13, 2012

Balança mas não cai

Eu adoraria ver o Dorival treinando outro clube que não o SC INTERNACIONAL. Gostaria de ter no comando do time um GRANDE colorado ou um GRANDE técnico. Mas, desejo e realidade muitas vezes não estão juntos. Assim, não vou gastar nosso tempo com isso. O assunto não é esse. Até porque sabemos que ele irá sair somente quando a pressão para isso for insustentável (WAIT! frase com link a esquerda =) e chame a revolta contra a administração do clube. Então, como em todo o futebol brasileiro, chamam um funcionário que foi demitido por incompetência e volta como a solução mágica dos problemas... só no futebol mesmo. Tá, mas o assunto não é esse. 

Será que já nos ofereceram
o prato principal desse ano?
O "Balança" do Título é referência ao Balanço Contábil do clube. Todo ano, faça chuva ou faça sol, aumente ou diminua as receitas... as despesas com a folha de pagamento sempre sobem.

Para Futebol a lógica de remuneração dos atletas e técnicos não deve ser comparada com um funcionário qualquer. Isso é um erro comum tanto na torcida quanto nos agentes da imprensa.

A comparação que cabe é com aqueles vendedores comissionados. Quanto mais dinheiro conseguem fazer girar (atrair em consumo, marketing, prêmios de competições ganhas, etc...) maior é o seu salário. Isso envolve questões como a qualidade técnica, carisma e mais uma série de características tanto do jogador quanto do clube em que ele vai jogar (perfil da torcida, da cidade sede, etc.). É subjetivo? Claro que sim. Tem como montar uma regra geral fixa? Aparentemente Não, só parcial.

Mas a lógica que vemos no INTER foge de qualquer compreensão. Não gosto de falar em nomes porque isso não tem nada de avaliação pessoal, é apenas uma avaliação profissional. 

O que aconteceria com um engenheiro que errasse um projeto, dimensionasse mal uma peça e a empresa perdesse um grande valor por quebra de contrato e manchasse sua marca no mercado... teria seu contrato de trabalho renovado e com aumento salarial? O que aconteceria com um operador de empilhadeiras que derrubasse três caixas de peças prontas e caras no chão, lá no porto de Santos, e não fosse a primeira vez a aprontar... ganharia uns sete milhões garantidos até o final de 2013? 

Não quero acreditar que a forma de avaliação seja "tu é meu amigo" ou "tenho o rabo preso contigo".

MAS, as vezes é tão fácil e rápido achar emprego para alguém que não querem mais no grupo. Por outro lado, é tão difícil desinchar a folha de pagamento ou contratar alguém de fundamento...

É, meus amigos, aparentemente enquanto a gente grita GOL... somos pilhados?




PS: com a devida licença aos amigos (Ateus ou não simpatizantes) - viva Dr. Antonio! ("Amigo" do SC INTERNACIONAL - Na final de 2010 colocaram uma imagem em campo). Paz e Bem. =)