segunda-feira, novembro 10, 2014

S.C.O.

Dá prá botar a culpa de uma derrota de 4 x 1 pro rival no cara que não entra em campo? No cara que não escala? No cara que não orienta? No cara que não dirige? No cara que não assume? No cara que não lidera? No cara que não fala? NO CARA QUE NÃO TORCE?

Não.

Não mesmo?

A cultura de uma organização é um treco intangível. Tu não toca, tu não ve. Tu sente. Tu vive. Apesar de poder ser descrita, é pelas atitudes das pessoas que tu ve a cultura sendo firmada, se desenvolvendo, maturando e estabilizando.
Não é do dia prá noite, mas com tempo, não muito, isso acontece. Quer tu queira, quer não. Sendo feito esforço, ou não.

A cultura de uma organização é o melhor filtro, o melhor selecionador de perfil que existe. Quem não se adapta, não concorda, não gosta... não fica! Sai, ou é saído.

A primeira associação que se faz ao falar de cultura de uma organização, pelo menos prá mim, é com uma empresa. Qualquer empresa tem a sua culutra. Algumas tenta efetivamente construir uma, baseada nos seus valores, missão, bottom line (dicas BV #401). Outras deixam prá lá. No fim, dá no mesmo. Uma cultura vai se formar.

Apesar do clube não ser uma empresa, existe o mesmo conceito. Até porque deveria ser administrado como uma empresa, mas isso é prá outra discussão....
E com um clube, onde a liderança troca a cada 2 ou 4 anos, a cultura é algo tão dinamico, e ao mesmo tempo tão instável, que é difícil de se estabilizar. Mas mesmo assim ela exerce uma força tremenda. Não pelas ações, mas pelas omissões.

O não fazer nada, o não dar as caras, o não abrir a boca, o não meter o pé na porta, todas essas omissões tem um poder tão grande quanto as ações. Eu diria até maior.

E é disso que o Inter (o clube, e todas as pessoas envolvidas com ele) vive hoje. De omissões.

Ah, mas tava invicto a dois anos contra o Grenit! Beleza! Que legal! Muita flauta! Faz bem né? Mas e isso nos deu o que, além da flauta? Título? Taça? A famigerada vaga? Então eu prefiro resultados equilibrados em grenais, perde, vence, empata, mas com o objetivo lá no fim cumprido. Ou pelo menos, a vontade durante a trajetória. Nem isso temos.

Como eu disse ontem, falta bem pouco prá isso acabar. Não sei o que vem pela frente, mas nunca, nunca antes nesse clube eu vi, ou melhor, deixer de ver tanta coisa. Sport Club Omissão.

Ainda bem que eu já larguei de mão há tempo. A única coisa que me estressa no Inter ultimamente, é achar um assunto prá escrever um texto interessante E NÃO REPETITIVO toda segunda.

Mas isso também tá tão difícil quanto acertar 3 passes seguidos no meio campo.


ps. Desculpem o atraso, mas agora com horários de verão trocados, estou há 5 horas do Brasil. E 15cm de neve a mais.