quarta-feira, dezembro 08, 2010

7 Mundial FIFA

Hoje inicia-se a sétima edição do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA (sexta consecutiva).

A ideia de uma competição mundial de clubes, se concretizou-se oficialmente em 2000 (ou 2005, levando em conta a regularidade do torneio), mas já existia há muito tempo.

Em 1955 a UEFA, partindo de experiências como a Mitropa e a Copa Latina, criou a Copa dos Campeões Europeus. Cinco anos depois, era disputada pela primeira vez a Taça Libertadores da América, já com o objetivo explícito de disputar um tira-teima com os europeus: a Copa Intercontinental, organizada conjuntamente pela UEFA e Conmebol.

A falta de interesse dos europeus por esta competição levou à sua extinção, em 1979. No ano seguinte, patrocinada por uma empresa automobolística, foi criada a Copa Toyota, disputada no Japão, envolvendo dos campeões da Europa e América do Sul.

No final do século XX, a FIFA decidiu organizar oficialmente um campeonato mundial. A primeira edição ocorreu no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), em janeiro de 2000. O regulamento previa a participação dos seis campeões continentais, mais o campeão nacional do país sede e o campeão anterior da Copa Intercontinental. Mas objetivos políticos causaram mudanças nos participantes. Da Europa, África, Concacaf e Oceania vieram os campeões continentais de 1999, como deveria ser.

No Brasil, porém, para garantir a participação do Corinthians, foi escolhido como representante o campeão nacional de 1998 (o clube paulista venceria também o campeonato de 1999, e teria a vaga, de qualquer maneira, mas ela foi "conquistada" inicialmente de forma imoral). O campeão da Libertadores de 1999, Palmeiras, ficou de fora. Não agradava aos interesses comerciais da FIFA/Conmebol/CBF duas equipes paulistas e nenhuma carioca na competição. Assim, o Vasco da Gama, campeão de 1998, foi indicado como o representante da Conmebol.

O campeão da Copa Intercontinental de 1999 havia sido o Manchester United, já classificado como campeão da Copa da UEFA. O Palmeiras, vice-campeão, seria um terceiro brasileiro na competição. Assim, foi convidado o Real Madrid, campeão intercontinental em 1998. Da Ásia, veio o campeão da Recopa Asiática de 1998, e não o campeão da Copa dos Campeões de 1999.

Os clubes foram divididos em dois grupos de 4 clubes, classificando-se os primeiros colocados para a decisão do título, e os segundos para a decisão do 3º lugar. Os brasileiros foram para a final, e o Corinthians levou o título.

Em 2001, o Mundial seria disputado na Espanha, com 12 participantes. Europa, Ásia, Conmebol, Concacaf e África teriam dois representantes, a Oceania um representante, e o país-sede também teria uma vaga. Mas, com a falência da ISL, a FIFA cancelou a competição, anunciando para 2003 o retorno do campeonato mundial.

Entretanto, só em 2005 a competição voltaria a ser disputada, no Japão, com o apoio da Toyota, que desistiu de seu torneio para patrocinar o campeonato da FIFA. Participaram os 6 campeões continentais de 2005, o São Paulo foi o campeão.

Em 2006, o torneio foi disputado novamente no Japão, e com o mesmo regulamento. O Internacional bateu o Barcelona e ficou com o título.

Em 2007, novamente disputado no Japão, o país-sede passou a ter direito a um representante no Mundial. Porém, como o Urawa Red Diamonds, do Japão, venceu a Copa dos Campeões da Ásia, para evitar que o país tivesse dois representantes na competição, a vaga do país-sede foi preenchida pelo vice-campeão asiático, o Sepahan, do Irã. Pela primeira vez o título não ficou com uma equipe brasileira. O Milan levou a taça.

Em 2008, a situação de 2007 repetiu-se. O japonês Gamba Osaka venceu a Copa dos Campeões da Ásia, e o vice, Adelaide United, ficou com a vaga do país-sede. O Manchester United venceu a competição.

Em 2009 o torneio transferiu-se para os Emirados Árabes Unidos. O Barcelona bateu o Estudiantes, na prorrogação, e conquistou o título que havia perdido dois anos antes.

Agora, em 2010, o Brasil volta à competição. O Internacional, conquistando o título, manterá os 100% de aproveitamento dos brasileiros no Mundial, e colocará novamente os sulamericanos em vantagem em relação aos europeus, no número de títulos (4x3).

7 Comentários:

Carlos - Porto Alegre disse...

O mundialito de 2000 foi uma vergonha! Menos mal que a FIFA mudou o regulamento em 2005 e desde então temos uma competição que tem somente os campeões de cada continente (além de uma equipe do país convidado). Que Allah te ouça e possamos manter os 100% dos sulamericanos.

geoband disse...

BAMO INTER!

Schroder-EUA disse...

e eu nen fui ao aeroporto ainda e um time já ta eliminado....Hekari United já era.

Rubens Borges disse...

Vamo vamo Inter! Como eu queria ter ido assistir ABSOLUTO no Gigante.

TPM pegando forte!

Ramon Dongo disse...

Acabei de ler no clicrbs: Fifa nega substituição de Rodrigo por Sorondo, pois só poderia ser feita 1 substituição na lista, o que já ocorreu com a troca de Glaydson por Sasha...

Vamos com 22.

Schroder-EUA disse...

Gostei da confiança final do Raul!

PS: Bah e então vamos de 22? Foda perder uma possivel peça no time.

Ramon Dongo disse...

Sem querer amenizar o erro da nossa diretoria, mas a Fifa bem que podia ter avisado isso na lista provisória dos 30...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]