sexta-feira, novembro 14, 2008

16 A Dinastia

Em decorrência do pleito colorado de que o Campeão da Sul-Americana ganhe uma vaga na Libertadores, surgiu mais um fato que facilitaria a inclusão do nosso Clube no principal campeonato do Continente de 2009: uma punição à Federação Peruana. Motivo: intervenção do Governo. Por qual motivo a FIFA não aceita esse tipo de "intervenção"?

O governo de um país, quando democrático, representa o seu povo, porque é eleito por ele. O que há de tão errado em o presidente de uma federação esportiva, de qualquer esporte, ser indicado ou regulamentado pelo Governo? O motivo é evidente: contraria o mecanismo de Poder das Federações.

A FIFA têm uma imagem bem melhor no inconsciente coletivo do que a CBF, mas a história de poder de ambas é intimamente ligado. João Havelange, o Presidente de Honra da FIFA, é o patriarca das duas. Ele foi presidente da antiga CBD, depois foi eleito presidente da Federação máxima do futebol, em 1974. Dizem que assumiu a FIFA com 20 dólares em caixa, e a deixou com 4 bilhões. Quando cansou, cedeu lugar para Josef Blatter, que era secretário-geral de Havelange desde 1981. Blatter venceu a disputa de Lennart Johansson, que tinha apoio do Pelé (que até hoje tem relações ruins com Teixeira).

Quem vota na escolha do presidente da Federação são as confederação nacionais. E quem vota nas entidades nacionais? Os clubes, que sabemos, nem todos são democráticos.

E como, enfim, funciona o mecanismo de pressão? Ora, vota-se no Novelleto, porque ele foi indicado pelo Perondi, o vice da CBF. Ricardo Teixeira também foi “rererereeleito” com voto do Inter. Motivo para nos revoltarmos contra nossa diretoria? Não. Se tu vota contra os "donos" das Federações, tu corre sérios riscos de represálias por parte de "instituições" de controle e pressão política: STJD, Paulo Schimit, Zveiters, Globo e deverivados. Teixeira conseguiu fazer a Globo “ganhar” a “concorrência” para transmitir a Copa de 2010 e 2014 juntas. E a Globo, por sua vez, aproveita-se da “vitória” sobre a concorrência e cala-se em críticas à CBF. Alguém viu criticarem a CBF pela Fonte Nova, por exemplo? Alguém viu o sistema Globo criticar o Zveitão 2005?

É assim que nem ouvimos falar sobre votações, eleições e debates sobre a FGF, CBF, Conmebol e FIFA. Elas tem donos e pronto, não é? Noveletto está lá e continuará por muito tempo, Teixeira ficará até cansar, Nicolas Leoz, idem, Blatter também. Mas parece que ele já tem data para sair.

DIZEM QUE EM 2015, APÓS A COPA, SAI BLATTER E ENTRA RICARDO TEIXEIRA, EX-GENRO DO JOÃO HAVELANGE, O REI.

Enfim, o futebol é uma monarquia. E viveremos sob a dinastia Havelange por muitos anos. Sempre pensei que o "Governo" deveria criar uma lei regulamentando eleições nas federações esportivas, limitando as reeleições, mas as notícias da questão da Federação Peruana fez eu perceber a minha ingenuidade.

---------------------------------

Para ler um pouco mais sobre a eleição Blatter x Johansson em 1998, clique aqui.

16 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Perfeito Mallet:

Esta Dinastia foi a mesma que PEDIU ao FC solicitar ao torcedor colorado (nome?) , tirar o processo contra a CBF no SVEITÃO 2005 sob pena de rebaixamento do Inter e da nossa não-participação da LA2006...

Eu lembro do absurdo que foi a PREMIAÇÃO DAQUELE CAMPEONATO, boa parte do Brasil em guerra contra o SVEITÃO e nenhuma palavra da imprensa carioca, principalmente sobre o roubo...

Anelise disse...

Bah, CBF, Rede Globo fedem!!!
Pior é que parece que a Globo não está lá muito satisfeita com a possibilidade do São Paulo levantar o tri. Já começaram a falar que "sem os erros de arbitragem" o gfpa seria o líder. HEIN??? HÃ??? Quem analisou os jogos, o Zveiter???
E esse lance da Sula dar vaga pra LA, devido aos "bocas de jacaré" tem tudo para melar, pois já tem clubes se sentindo prejudicados e manifestando contrariedade. Parece que o Pífio e o FC ainda não aprenderam aquele antigo ditado: "em boca fechada..."

Duda-NH disse...

E aí meu, seguinte, não é mais um motivo, é O MOTIVO.

Sem isso, só em 2010 rola esse lance de sulamericana com vaga na libertadores...e pelo que entendo seria mesmo o campeão da recopa que teria a vaga.

Abraço.

diana oliveira disse...

guilherme,
eu só não sei o q aconteceu de fato na federação peruana.

q tipo de interferência foi feita pelo governo?

Schroder-EUA disse...

Jones UK

Teu topico apareceu hoje, então eu o salvei para que apareça no seu dia, ok. Valeu

Unknown disse...

Olha, eu também sou contra a dinastia. Não há dúvida de que não é a melhor forma. Mas eu também sou contra liberarem a intervenção de governos e da justiça comum. Imaginem a bagunça que ia ser se cada país impusesse suas leis sobre o futebol. Basta pensar um pouco para ver que não tem como deixar que cada país determine regras diferentes. Se for assim, simplesmente não vai ser possível a existência de competições internacionais.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Guilherme,

Legal este post. Confirma o que ouvi outro dia num programa de esportes em POA.

Estou em SP, e almoçei na churrascaria Fogo de Chão. Sabem quem almoçava lá?

O pessoal do Santos. Tinha um lateral almoçando lá.

Óbvio que fui dar uma assuntada, como bom mexirico. E falamos de algumas coisas. Ele comentou da entrada do Internacional na Libertadores e de que andou ouvindo que os Bambis e os palmeirenses ficaram sabendo da oportunidade do "atalho" para LA e não gostaram muito.
O dirigente santista até concorda que a Sulamericana deveria ter mais glamour, mas acha que de última hora fica ruim.
Eu avisei que isto já havia sido vinculado na Folha de SP em agosto. Ele não lembrava, mas ficou meio sem resposta.

A Band e a RBS estão na linha do esquecimento , mas o pessoal da Record/Guaíba não...

De qualquer forma a FIFA exige um nível de relacionamento no âmbito do futebol, sem permitir a intromissão de outros agentes de outras esferas.

Mais uma,
O Filho do Ricardo Teixeira, teria recebido o mesmo nome do ex-sogro para agradás-lo. Isto é uma prática comum (de alguns genros, noras sobrinhos, e outros "experts") em empresas familiares, partidos e entidades, e claro no futebol não poderia ser diferente.

No Inter isso já aconteceu...

Mas o que fica é a idéia de arrajo, mesmo que há uma boa gestão.

Polaco na Serra disse...

Muito bom Guilherme, os únicos que são movidos exclusivamente pela paixão, injetando tempo e dinheiro, somos nós, meros torcedores... fazer o que...
Da-lhe Inter!!!

m.rodrigo.oliveira disse...

Diana.

No Peru aconteceu o seguinte. O Governo Peruano destituiu os presidentes de federações e nomeou novos. Me parece que não foi só no futebol.

Este tipo de interferência não é admitido pela Fifa, assim como levar questões para a justiça comum antes que todas as instâncias da própria Fifa tenham sido percorridas.

Na verdade um Governo é soberano pra fazer o que quizer dentro das suas fronteiras, desde que esteja de acordo com as suas leis.

Mas se pretende que seus clubes e federações disputem competições com a chancela da Fifa, tem que cumprir com as exigências da mesma.

m.rodrigo.oliveira disse...

Com relação a esse negócio de Libertadores, pra mim está muito claro.

O Campeão da Sul-Americana deste ano só ganha a vaga se a punição ao Peru for confirmada.

Pra alterar a regra que dá vaga automática pra LDU (Campeã da Libertadores 08) precisa da aprovação de todas as confederações. E alguém imagina que o pessoal do Equador aprove essa medida?

Aí, se for através de vagas vindas do Peru, a pergunta que fica é a seguinte:

- O que é mais justo, dar ao Campeão da Sul-Americana uma destas três vagas ou convidar times pelo seu histórico?

Lembro que o Santos, que briga pra não cair no Brasileirão, deve ganhar uma dessas vagas por convite.

Fabiano- POA-Germany disse...

Anelise, acho que foi a imprensa gaúcha que abriu o bocão, não vi o Piffero e FC falando antes de todos os meios noticiarem isso. Agora, que fede essa porra de fifa e cbf fede. Por que eles não pagam o salário do jogador que é convocado???

Anelise disse...

Pois é Fabiano. Mas eles deviam ter se feito de "rogados" e desmentido, fazer que não sabiam de nada. A firmeza apresentado por ambos ao confirmar a notícia foi o combustivel que faltava pra imprensa dissecar o assuinto...
Mas aguardemos o desfecho...
Mas a gremistada tá tão preocupada com a Sula, com o São Paulo, com o Peru, que tô com um "cutuco" que serão enCOXADOS no domingo...

Lúcia Bastos disse...

Punido o Peru pela FIFA e, a consequente perda de suas vagas na LA, muito mais coerentes serem convidados clubes que legitimamente ganharam algum título recente, do que premiar com vaga/convites clubes que estão a viver de passados de glória.

CONMEBOLL ainda não se pronunciou oficialmente sobre nada !!!
Mas não vejo nenhum impecilho para que tirem a vaga de LDU...
A pretendida alteração, de que campeões de LA e SUDA ao disputarem Recopa definam quem vai jogar próxima LA é válida.
Retira do campeão da LA o privilégio de jogar na próxima.
Esta alteração deve valer mesmo só para 2010.

Quanto a vlorização da Sudamericana, poderiam tb dar ao campeão uma vaguinha no mundial que a FIFA organiza pra japonês ver futebol...
Hoje são 6 times, com mais 2, poderiam fazer um torneio que realmente valesse alguma coisa !
Todos jogando contra todos e, os dois melhores classificados fazendo uma final.
Seria mais justo para outorgar ao vencedor o título de campeão Mundial !

Schroder-EUA disse...

Vale lembrar que o Brasil ganhou a copa de 2002 e so depois a FIFA decidiu que o Brasil teria que jogar as eliminatorias para ir em 2006...não foi assim? Seria o mesmo se falarem ao LDU a mesma coisa.

Guilherme Mallet disse...

Não se atenham ao caso específico(Peru e Sul-Americana), mas ao assunto geral (os mecanismos de pressão e chantagem para sempre temer as federações).

As arbitrariedades do STJD fazem parte de um mecanismo de Poder da CBF. Isso faz os Clubes temerem a CBF e perpetuarem seus donos no Poder. Assim como na FGF, Conmebol, FIFA...

-------------

Leonardo,

PELAMORDEDEUS! Quem disse que cada país teria "regras diferentes de futebol"!?

Só acho que seria moralizador se houvesse uma lei que determinasse a lisura das eleições e a limitação de reeleições.

Abraços.

Unknown disse...

Eu concordo com o Leonardo, a CBF, a FIFA, Globo dão nojo mas a interferencia dos governos nas mesmas do modo como feito no Peru não é o mais adequado. Alguem já imaginou o que o Chavez faria se permitissem o que o gov. Peruano fez?

Outra coisa é que muitas pessoas não entendem que a FIFA e as confederações são Empresas Privadas, que visam lucro acima de tudo e que tem os clubes como espécie de sócios, ao invés de empresas públicas que devem privar pelo bem-estar social.

Saudações coloradas!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]