sábado, novembro 08, 2008

14 Por favor, alguém pode me explicar??

Eletrocardiograma. Acho que esta é a melhor definição para o Internacional no ano de 2008. Mas por quê? Muitas são as explicações, as opiniões, as teses, mas poucas ou raríssimas, me parecem bem fundamentadas. No ano em que começamos montando um dos melhores times do país, sonhando com a vaga na libertadores 2009 já no primeiro semestre, e acreditando que atingiríamos a marca dos 100 mil sócios ainda em 2008, chegamos no dia 6 de novembro, ou seja, faltando um mês pra terminar o ano futebolístico e ainda ouvimos o nosso treinador dizer que o time está em formação. Mas o que que aconteceu? Alguém pode me explicar? Se não vejamos:

07 de janeiro - Inter x Internazionale: depois de vencermos o campeão alemão no nosso primeiro jogo na temporada, terminamos a primeira semana do ano vencendo o bicampeão italiano, e levantando a primeira taça na temporada. Foram dois jogos fantásticos do colorado, nos fazendo acreditar que teríamos um ano mágico.

24 de abril – Inter X Paraná: depois de um início de gauchão complicado e duas partidas na Copa do Brasil só pro gasto, chegamos a terceira fase e perdemos o jogo de ida por dois a zero. Porém, no jogo da volta, vimos o gigante rugir pela primeira vez em 2008, com mais de 40 mil pessoas empurramos o Inter para aquela que parecia ser a partida que nos levaria ao bi da Copa do Brasil. Foi 5 a 1 e poderia ter sido mais. Parecia que as coisas estavam estavam no lugar.

04 de maio – Inter x Juventude: num domingo chuvoso em Porto Alegre, vimos os guerreiros colorados voltarem a campo de branco, pra jogar uma partida histórica. Destroçamos a touca, humilhamos a papada e levantamos a segunda taça na temporada. Era a volta da hegemonia vermelha no Rio Grande. Parecia que vinha mais pela frente.

23 de julho Inter x São Paulo: já havia acabado o sonho de ser campeão do Brasil, não tinhamos mais Fernandão nem Abel e o brasileirão começava muito mal. Mas naquela noite fria de julho vimos a primeira grande atuação do Nilmar no brasileirão e parecia que o time tinha “encaixado” e que agora ia. Foi 2 a 0 no São Paulo ao natural.

28 de setembro – Inter x grêmio: jogamos nossas últimas fichas no brasileirão 2008 naquele que foi anunciado como o grenal do século XXI. E valeu a pena. Simplesmente destroçamos o grêmio, tiramos eles da liderança e voltamos a sonhar com a vaga na libertadores. Ainda tinhamos chances.

06 de novembro – Inter x Boca Juniors: poderiamos ter entrado de férias muito antes do esperado. Não tinhamos mais nenhuma chance no campeonato brasileiro e tínhamos uma decisão na Bombonera. E outra vez, o time correspondeu. Jogou muita bola, vencemos o temido boca e sua caixa de bombom e vimos renascer a esperança de voltarmos a ser campeões em 2008. E agora, será que vai?

Fiz este relato daqueles que foram nossos principais jogos em 2008 só para provar que temos time capaz de vencer o campeão alemão, o campeão italiano, o líder do argentino e os 3 primeiros colocados do brasileirão. E por que não conseguimos vencer o Ipatinga, o Náutico e a Portuguesa? Por que este time que vence e joga bem quando não acreditamos mais não conseguiu vencer o Santos e o Figueirense no Beira-Rio e foi ser goleado pelo Vasco? Eu juro: por mais que eu tente, não consigo entender. Por favor, alguém pode me explicar?

14 Comentários:

Guilherme CB disse...

culpa do tal do Bixo.. tenho impressão que nossos jogadores não sabem jogar sem motivaçãi financeira.

Outra coisa é talvez sofremos do mesmo mal que ataca a seleção brasileira, só sabe jogar quando o outro time se abre pra nos atacar.

Guilherme L. disse...

falta ainda aquele 4 a 1 contra o palmeiras

Pedro H. disse...

porque isso é futebol, não é matemática.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Fernando, legal tu escreveres isto.

Tem muitos que freqüentam este blog que costumam detonar o time, e alguns jogadores em particular. As vezes, estão certos, outras nem tanto, mas eu também não sou muito de estar certo, então ficamos nesse vagar...

O que muito me importuna, é pensar que estes jogos que mencioonastes , mas o jogo lembrado 4 x 1 , são na verdade jogos televisionados, e dados com muita importância na mídia esportiva.
Eu não queria atentar para isso , mas me parece que nossos queridos atletas são mais esforçados frente ao badalado mundo da exposição televisiva.

Acho que contra isso uma política clara de planejamento poderia ajudar, mas é impossível precisar.

Quem televisionou, ou escreveu manchetes do Náutico , Ipatinga e Portuguesa?

Estes jogos simplesmente aconteceram e o Glorioso foi prá eles sem disposição.

Tem algo nebuloso no ar, tem algo estranho que não consegue transparecer o porquê de alguns jogadores e o time como um todo apresentar este vai e vem qualitativo nos gramados do Brasil.

Espero que o time faça na Sul-americana só o vai, e melhor ainda: poderia adotar o Vai-Vai, parodiando a escola de samba paulista...

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Quem votou na Cabeçuda pra governo deve estar contente de pagar o IPVA mais 1 bilhão para as concessionárias dos pedágios fazerem investimentos...

Como se os quase 50 reais pagos para ir de Porto Alegre até Erechim não bastassem para recuperar o solo lunar que nos é oferecido pela malha rodoviária estadual pública e privada.

Show de bola Cabeçuda, pagando as oferendas de campanha com dinheiro do povo.

geoband disse...

Fernando, as putas gostam é de dinheiro...



por Severo
Abçs.

Guilherme Mallet disse...

Eu entendo como falta de foco no campeonato. Os jogadores, talvez por falta de um assessoria técnica psicológica e motivacional, preocuparam-se mais com os jogos "difíceis" do que com os fáceis.

Além disso, o preparo físico estava muito ruim durante quase todo o primeiro turno.

Brasileirão é assim, pontinho aqui, pontinho ali e perde-se várias posições.

É lamentável.

Pedro H. disse...

Quem votou no sapo boi deve estar feliz de ver que ele não sabe de nada. Não sabe de nada, nem do que devia, nem do que não devia.

Fanatismo político, no Brasil ou nos USA, só resulta em merda. E em bitolados frustrados.

col disse...

Com perdao da arrogancia, a resposta, nao-matematica, eh simples:

Falta de planejamento e carencias em posicoes chave.

Ha dois anos jogadores qualificados chegam no meio da temporada. E ha dois anos nao temos alas e temos um centromedio titular que nao sabe jogar bola. Todas as tres posicoes sao chaves.

Claro que com Nilmar, DA, Alex, Indio, Magrao e Guina motivados, E com o BR cheio, ganhar 1 jogo de times fortes eh possivel.

Mas nao temos time/mecanica que aguente um campeonato inteiro.

Talvez o Fred, ou o foranelson1954 ou algum outro passe por aqui e diga "MAS NAO EXISTE ALA PARA COMPRAR NO MERCADO".

Poxa, se nao entao tem que investir pesado na categoria de base (investimento de longo prazo, FC deveria ter visto isso 5 anos atras). Ou TESTA/INVENTA.

Alguem duvida que com Bolivar e Taison nas duas alas nao estariamos fazendo uma campanha bem melhor?

col disse...

Como o f.moura colocou, futebol nao eh uma ciencia, mas fazer o obvio ajuda a minimizar os erros.

Agora me expliquem como um clube aposta num lateral de 30 anos que nunca estourou em clube algum? E o Andrezinho? Que Dvd milagroso foi esse? Sao pequenos exemplos..existem muitos outros.

Nao venham com esse papinho que impossivel acertar sempre nas contratacoes. Ricardo Lopes eh um exemplo claro que seria quase impossivel dar certo.

Temo o ano de 2009: muitas vendas pela frente.

col disse...

E o Bustos? Ninguem viu ele jogando no Azenha?

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

f.moura, que debate fraquinho...

Tá difícil argumentar razoavelmente?!?!?

Guilherme CB disse...

Clube de empresarios, tem que arrancar de la certas pessoas..

Adir disse...

Bom Fernando, como você mesmo diz há muitas teses. Vou escrever sobre a minha.

Copa Dubai foi um torneio de pré-temporada. Os times europeus estavam começando os trabalhos depois das férias e não estavam completos também. Verdade seja dita, não deram a importância que nós, terceiromundistas demos ao torneio. Para nós era visibilidade internacional, para eles quase nada.

Sobre a sulamericana. Até aqui, inclusive o Boca, quase todos os times puseram a sulamerica em segundo plano. Nós teríamos feito o mesmo se tivéssemos disputando o título do brasileiro ou apenas uma vaga para a libertadores.

Comentário que ouvi de quem vive o INTER diariamente: "jogos que tem TV o neguinho se mata jogando; quando não tem TV provoca terceiro amarelo no jogo anterior ou não joga nada". Como disse o Fábio "nossos queridos atletas são mais esforçados frente ao badalado mundo da exposição televisiva".

E como disse o Guilherme "tenho impressão que nossos jogadores não sabem jogar sem motivaçãi financeira". É de conhecimento de todos que a premiação pela libertadores e pelo mundial foi GRANDE. Esta premiação costuma a ser diferenciada em jogos decisivos como aquele contra o Paraná.

Parece que o binômio mídia-finaças é fator decisivo. Nossos comandantes precisam ter pulso firme e inteligência para administrar isso.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]