sexta-feira, outubro 10, 2008

24 SINAENCO: Arquitetura Agressiva

A cor de fundo desse Blog é AZUL. Estão vendo? É AZUL.

Tal absurdo poderia partir do nosso atual Vice-Presidente de Patrimônio Emídio Ferreira, o qual tem afirmado conjuntamente ao Presidente Vitório Píffero que nosso estádio "já está aprovado pela FIFA", estando pendentes apenas alguns "ajustes".

Ontem, o SINAENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) apresentou em Porto Alegre o seu relatório sobre as condições atuais dos estádios gaúchos, dentre eles o Beira-Rio. Tal estudo ganhou repercusão na mídia nacional após o desastre da Fonte Nova, que havia sido condenado pelo referido estudo como o pior dos grandes estádios do Brasil.


Naquela versão divulgada inicialmente, que está na integra no link acima, não constava o Beira-Rio, apenas o Olímpico. Ora, o Olímpico está condenado pelos seus próprios dirigentes e torcedores que estão engajados em um projeto maior. Já o Beira-Rio, este sim candidato à sede da Copa, não constou no estudo, porque a direção do Clube não permitiu a entrada dos representantes do Sindicato no estádio, oferecendo apenas uma visita guiada, ou seja, aquela em que se mostra os camarotes e os vestiários, sem mostrar os lugares onde ficam a maioria dos torcedores.

Óbviamente que a SINAENCO, utilizando-se das normas técnicas e profissionais de conforto e segurança determinadas pela FIFA, desaprovou o nosso Estádio. Leia:



Claro que a direção colorada rebateu as críticas com aquilo que eles acreditam, a meu ver, doentiamente: que "O Beira-Rio foi aprovado pela Fifa, temos o sinal verde do Plano Diretor da cidade. Faltam pequenas adaptações com relação às cadeiras e aos degraus". Declaram ainda que seguem orientações da própria FIFA. Então por qual motivo a direção colorada não divulga qualquer tipo de documento comprovando tais afirmações? Não divulgam, porque é mentira. O que a FIFA fez foi marcar um jogo das Eliminatórias da Copa. Se eles tivessem aqui os mesmo critérios que têm na Europa, não saía jogo. Mas Copa do Mundo, é Copa do Mundo.


Outra pérola do nosso dirigente é que "O arame farpado é fruto da cultura local, para impedir que o torcedor invada o campo". Não é a primeira vez que ele declara isso, ofendendo a todos nós frequentadores dos jogos, que pagamos para estar lá (milhares têm que assistir aos jogos por meio desses arames). Que cultura é essa que não existe no Morumbi, onde o fosso é mínimo, nem na Arena da Baixada, onde o fosso será eliminado, nem no Rio de Janeiro. Vejam o "fosso" do Maracanã de quando estive lá no jogo contra o Flamengo:


Vejam o "fosso" do Engenhão em foto do Tiago Vaz do SupremaciaColorada.com:


E nosso Beira-Rio, "quase pronto para a Copa" em foto do SINAENCO:


Seria então, o Rio Grande do Sul um estado atrasado e sem cultura? Em verdade, o que impede a invasão de campo é o mesmo mecanismo eficiente que tem impedido o arremesso de objetos ao gramado: perda de mando de campo. O fosso serve para dificultar e auxiliar o serviço dos agentes de segurança. Agora, ARAME-FARPADO?! Eu me ofendo quando entro no Beira-Rio, que tem ainda a Coreia desativada até chegar ao campo.

O Beira-Rio possui vários defeitos que permanecem ignorados pela Gestão Píffero, todos eles são, na verdade, reflexos da forma como eles vêem o torcedor. Sem respeito, sem consideração. Fico muito feliz ao ler e ouvir profissionais do ramo fazendo as mesmas alegações que faço no meu Blog Beira-Rio 2014. Nas palavras de um dos arquitetos responsáveis pela vistoria, Oscar Escher, "O que mais nos preocupa é a pouca consideração com o torcedor, que é tratado como massa, não como pessoa". Tais críticas são feitas não para denegrir, mas para pressionar, ainda na esperança de ter um estádio moderno e digno do torcedor colorado nos próximos anos.


24 Comentários:

Roberto disse...

Guilherme, gostaria apenas de fazer um comentário:
O uso do arame farpado e fosso, com a mais absoluta certeza é fruto da cultura local. Há pouco tempo um amigo me comentou que assistiu um fla-flu no Maraca e ele, colorado, foi com uma camisa do Fluminense. Um amigo dele foi com a do Flamengo, e assim como muitos torcedores rivais, sentaram lado a lado... eu fiquei pasmo com isso! Já imaginou isso, aqui, num grenal? seria morte certa! Agora já imaginou no ultimo grenal nao ter fosso ou arame farpado? A brigada teria de prender metade da torcida do grêmio... dentro do gramado!! É inviável. Talvez com as mudanças do Beira Rio para 2014, se pense em algo mais inteligente... mas até lá........

Fernando Gonçalves disse...

Belo texto, Mallet.

Realmente isso tudo só depõem contra a nossa tão comentada cultura.

O que o Roberto falou também está certo. Imagina se não houvesse o arame o que aquela "meia dúzia" de marginais (aqui eu faço questão de não generalizar) na torcida do Grêmio não faria ?

Voltamos então ao asunto de um post anterior. Urgentemente devem ser criadas medidas rigorosas de punição tanto aos "torcedores" que cometerem atos ilícitos quanto ao clube deles.

Só assim para se criar uma cultura de comportamento civilizado, como você mesmo exmplificou com o caso dos objetos atirados ao campo.

Vejam como as punições funcionam : já faz algum tempo que não se pune ninguém e mesmo assim não se tem ouvido falar de objetos sendo arremessados durante os jogos do brasileirão.

Anônimo disse...

Mallet e Roberto, concordo em relação ao arama-farpado e a Coréia desativada!!!
Arame-farpado é coisa de presídio e não de estádio de futebol!
Porque não usam placas de acrílico na divisória com o campo, assim como existe na Bonbonera???
É muito mais limpo e não dá a impressão que estamos num presídio...

m.rodrigo.oliveira disse...

Uma coisa que eu ainda não entendi.

Como é que os dirigentes dizem que o Beira-Rio só precisa de alguns ajustes, se no projeto de remodelação está previsto um alongamento da arquibancada inferior até a beira do campo?

E este alongamento, prevê que a inferior teria alterado o seu ângulo de inclinação.

Como pode isso ser apenas um "pequeno ajuste"?

Unknown disse...

Pela grandiosidade do projeto de remodelação do Gigante, acho que a questão "arame farpado" é um detalhe muito pequeno.
Cultural ou não, o arame farpado pode ser retirado ou substituído por um material mais "civilizado" a qualquer momento.
O que deve ser discutido são as outras reformas (cobertura, etc), que realmente vão onerar nossos cofres e que demandam tempo.

Abraço
Nando de Novo Hamburgo

Guilherme CB disse...

Isso é uma lastima, não existe projeto, o que existe é mais uma fanfarice do nosso presidente com a torcida.

FORA PIFERO!

Caio de Santi disse...

A coréia e o arame farpado poderiam ser retirados imediatamente. Não existe isso de Cultura.

Como que em outros estádios brasileiros isto é possível? Como diz o Mallet, o RS é mais atrasado culturalmente que o resto do país?

Se não há divisão, muros e arames, fica muito mais fácil identificar e pegar o transgressor. É muito fácil arrebentar uma grade de proteção e invadir a área do adversário e depois correr de volta para a jaula quando o bicho pegar.
Agora imagina sem as grades, quem se meter a valentão e ir desafiar o adversário, vai tomar, pois não poderá se esconder atrás das grades novamente!
É muito mais fácil atirar uma pedra detrás do muro, no meio da multidão do que enfrentar cara a cara...
Assim é na guerra também. É mais fácil lutar em campo aberto ou no meio do mato? No campo aberto ninguém se arrisca!!

Fora as divisórias!!!

Esta história toda me lembrou de quando os ônibus americanos tinham separações dos negros e brancos.

Daniel Chiodelli disse...

Quanto às exigências da FIFA, obras como a reforma da inferior e a cobertura não seriam necessárias. Isso é outro ponto interessante para se debater. Há uma expectativa muito grande da torcida quanto a essas obras, mas elas, embora possam trazer muito mais conforto aos torcedores no estádio, não são essenciais à segurança.

Itens como o arame farpado são de fácil resolução: "é só tirar". O que é difícil, nesse ponto, é a cultura, sim, mas dos dirigentes e dos órgãos de segurança do nosso estado.

Claro que o comportamento de torcedores como no caso dos greNAIS é problemática, mas já se viu por mais de uma vez que grades e arames não são o suficiente para conter bestas em fúria. Para isso, precisamos de medidas punitivas efetivas, que gerem um efeito didático na coletividade.

Contudo, o que mais carecemos, ainda, no Beira-Rio, são melhores acessos, desde as vias públicas, que ficam engarrafadas em dias de grande público nos jogos, até o acesso ao estádio. Questões como o acúmulo de pessoas nas entradas da superior, por exemplo, que ficam em pé e obrigam a outros torcedores a tambem ficarem em pé. Os banheiros também são insuficientes e desconfortáveis, especialmente se comparados com estádios europeus. Enfim, há ainda, muito o que fazer, mas o projeto, por enquanto, parece não passar de uma plataforma política do presidente do clube.

Fabiano- POA-Germany disse...

E vi gente querendo colocar cerca elétrica por causa das brigas no grenal, aí sim seria absurdo.

Gonçalves disse...

Bom quanto aos passos de targtaruga é inegável que vai a passos lentos...e aparentemente perdidos...

e quanto ao arame farpado por mim tirava...e deixava o fosso cheio de gasolina..se neguin pulasse dentro pra invadi um daqueles trocentos segurança que fica olhando pra torcida ia lá e acendia com isqueiro e pronto em dois toques se reprimia a invasão...huiauhuia..desculpe..sei que o assunto é sério, mas não resistí.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

PQP:

E tem (tinha) gente que acreditava que o problema do Inter era só dentro do gramado e que fora ia tudo ´às mil maravilhas`.

Quem é fanfarrão no futebol é fanfarrão em tudo !

EU NÃO VOU VOTAR NO PÍFFERO !

Lúcia Bastos disse...

Nelson !!! Vc não vai votar no Vitório mesmo !!!
Sabe pq ??? Ele será aclamado no conselho, não irá para o voto do torcedor...
Leia meus primeiros post lá no AV, tá tudo explicadinho...


***********************************

A "reforma" é para a copa de 2014...
Uma administração que espera se perpetuar no poder não está contando os anos que faltam...
Aliás, eleger presidente é mais uma das ilusões que torcedor tem !!!

cjr-sp disse...

É A FANFARRONICE TOTAL.

CLUBE DECADENTE. HOJE AINDA NAO SE VE AS MAZELAS E PALHAÇADAS DOS DOIS ULTIMOS ANOS.

IREMOS VER A PARTIR DO ANO QUE VEM.

QUEM ACHA QUE O PIOR JÁ PASSOU, TÁ ENGANADO. AGORA SIM É QUE COMEÇA A RUIR O CASTELO DE FANFARROES E INCOMPETENCIA GENERALIZADA.

5 ANOS JOGADOS FORA NA LATA DO LIXO EM DOIS ANOS.

Agora o quadro social vai despencar, nao tem nada na base para revelar, nao tem quem vender...os que tem se forem o time ficará muito ruim, nao tem gigante para sempre, e nao temos quem entenda de futebol para conseguir montar um time competitivo com menos dinheiro.

Fim do ano...saem alguns bons e entram mais perebas que o FC adora...tipo o andrezinho e rosinei.

Entao Srs....ainda pode ficar pior.

SDS.

cjr-sp disse...

E SOBRE POLÍTICA INTERNA...

TEMOS A PERPETUAÇAO DO PODER...COMO DISSE A PV.

O QUE NAO CHEIRA BEM, SE É QUE ME ENTENDEM...HEHEHEHEHEHE.

SDS.
FUI.

Guilherme L. disse...

Eu acredito que essa reforma esteja saindo do papel... quem via o Beira-Rio a 5,6 anos atras sabe do que eu to falando... a diferença nao é estetica como uma cobertura nova, mas estrutural

O que me preocupa é a demora em começar a que pra mim será a parte mais dificil da remodelação do Beira-Rio, o alongamento da arquibancada inferior juntamente com o aumento do tamanho dos degraus. O fosso e a coreia estao ainda lá sem serem mexidos pois acredito que estão esperando para mexer tudo de uma vez.

Provavelmente as reformas "que aparecem" começarao no fim de outubro, novembro, do mesmo jeito que é feito com obras publicas, um pouco antes das eleições pra arrecadar votos, é a unica explicação plausivel.

Mas que o projeto seja apenas uma apresentação bonita eu nao acredito, apesar da demora. Apesar do Piffero ter todos os defeitos conhecidos, deve-se lembrar que ele é engenheiro, e nao designer. Ele gosta de ve o projeto saindo do papel, e nao bonito em slides.

Mas é bom que se façam esses relatorios, ja que chamam a atençao da maior parte da torcida e da imprensa.

Sacuga disse...

Olha pessoal no que diz respeito ao arame farpado ser um fato cultural.
Acho que isso realmente denigre a imagem do povo Gaúcho.
Sou Gaúcho nascido e criado em Bagé e a mais de dez anos vivo fora do RS.
Acho sim que é uma questão de cultura do nosso povo a pouca tolerancia as coisas que nos divergem de ponto de vista.
Somos sim muito bairristas extremamente radicais em defesa de nossos ideais e de nossas preferencias.
Mas coisas como esta fazem parecer que somos bichos porra.
Assim como todo o bom Gaúcho nascido e criado na campanha sei que a base de nossa educação é o respeito.
Embora as gerações mais novas; por culpa da criação liberal que vem tendo , tenham se esquecido disto.
Fiquei muito triste em minha ultima visita a minha cidade a 6 anos quando vi que pessoas de um bairro vizinho não podiam cruzar pelo outro pois guangues de marginais se rivalizavam pelo dominio do território só faltando urinar nos postes para demarcar a sua área."pelo menos eu acho que faltava "

Logo colocarão alguém nos cutucando com uma máquina de choque no estádio como se fossemos gado no curral..."ou será que já tem?"

Não somos bichos somos pessoas,e de respeito sabemos sim ponderar diferenças porque nascemos com o dom da racionalidade e fomos ensinados a respeitar e alterar hábitos que não mais nos convém.

A cultura não é desculpa para justificar atitudes falhas e ultrapassadas.


Senhores diretores do Sport Club Internacional de Porto Alegre, SEJAM HOMENS ASSUMAM SEUS ERROS E RESOLVAM SEUS PROBLEMAS SEM ATRIBUIR A CULPA DELES A NINGUÉM.

Unknown disse...

Vamos fazer o seguinte: Volta Asmuz, volta Zachia! Assim os problemas do time, do treinador e do Beira-Rio estão resolvidos.

Sacuga disse...

Bahh , Tbm não precisa apelar !!!!
hauhauahuauah

Abraços

Anônimo disse...

Uma administracao desastrada no futebol também tem que ser desastrada em outros setores. a fruta nao cai longe do pé.

inter 2009, rumo a falencia e a 2a divisao.

Guilherme Mallet disse...

Prezados,

Passei o dia fora e não pude dar atenção aos comentários. Mas quanto ao primeiro deles, o do Roberto, gostaria de acrescentar uma informação.

ROBERTO(se é que o cara vai voltar para ler),

Esses teus amigos que foram ao FLA-FLU lado a lado com camisas dos times opostos foram nas cadeiras brancas. É um setor do Maracaranã com torcida MISTA, específico para isso.

Já sugeri isso aqui, seria assim:

GREMISTAS - 10m - MISTA - 10m COLORADOS

Não haveria provocações, nem pedras, nem violência. Se eu jogar uma pedra lá no meio, posso atingir um colorado. Entendem? E os arruaceiros estariam a 30 metros de distancia.

Zona mista é viável.

Abraços.

col disse...

Cara, zona mista na atual conjuntura eh a mesma coisa que atirar querosene na fogueira. Talvez tu nao atiraria a pedra, mas e os outros?

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Fácil ou não de ser retirada, a verdade é que aqueles arames farpados no Beira-Rio trazem uma impressão horrível e estão se perpetuando lá, pelo que sei, há décadas. A gente se sente como um animal. Aliás, os animais, as vezes, têm um tratamento mais "humano" e digno, se é que se pode falar assim. Não vejo nos bretes e mangueiras da Expointer arames tão "agressivos" como aqueles. Arames enferrujados e ameaçadores. Pode parecer pouco ou de fácil retirada, mas estes arames são emblemáticos e representativos. Simbolizam a selvageria entre as torcidas; simblizam o nosso atraso e a distância que estamos de um projeto de estádio moderno e civilizado.

frederick disse...

Aconselho a alguns amigos um belo livro de Thomas Morus, chamado de A UTOPIA.

Tirem as grades e arame farpado e não jogarem mais no BR. Respondam por vocês, pessoas com estudo, educação. Muitos que vão ao estádio é só pra fazer confusão ,assltar e brigar. Infelizmente é a realidade.

Guilherme Mallet disse...

Fred,

"Muitos que vão ao estádio é só pra fazer confusão ,assltar e brigar."

Pode ser, mas são a minoria.

E o estádio tem que ser feito para nós, bons torcedores.

Não para bandidos.

E no Rio não tem esses caras?

Abraço.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]